• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] O papo é energia solar (fotovoltaica)

Falou instalador, só o que vc vende é valido.

Eu não tenho empresa e nem instalo nada, eu faço projetos de fotovoltaico e automação residencial para 2 empresas e só isso.
Pra você ver, ganho a vida fazendo algo que você acha inútil. Talvez não seja tanto assim...

Você simplesmente não consegue lidar com o fato de que alguém com conhecimento específico na área possa discordar de você, que é um ser tão superior que não precisa de estudo ou experiência pra saber das coisas. E ainda faz ataques pessoais inconclusivos pra ver se consegue sair por cima.
 
com o aumento da tecnologia nessa area seria possivel criar um ar-condicionado veicular movido a energia solar?
 
com o aumento da tecnologia nessa area seria possivel criar um ar-condicionado veicular movido a energia solar?

O limite teórico de eficiência de um painel solar supera de pouco os 33% em sistemas monocélulas, pois vem da máxima utilização do espéctro luminoso visível.
Hoje as placas estão num patamar de 20%, algumas um pouco mais que isso, portanto digamos que podemos aumentar em até 50% a produção de eletricidade por área útil.

Com isso, dado o alto consumo de um ar-condicionado tradicional (ciclo Carnot) é basicamente impossível conseguir alimentar um carro e o condicionamento com essa tecnologia em tempo real, é necessária uma área muito extensa. Mas nada impede de ter um sistema bem dimensionado em casa e fazer o carregamento da bateria de um carro elétrico por ele.
 
O limite teórico de eficiência de um painel solar supera de pouco os 33% em sistemas monocélulas, pois vem da máxima utilização do espéctro luminoso visível.
Hoje as placas estão num patamar de 20%, algumas um pouco mais que isso, portanto digamos que podemos aumentar em até 50% a produção de eletricidade por área útil.

Com isso, dado o alto consumo de um ar-condicionado tradicional (ciclo Carnot) é basicamente impossível conseguir alimentar um carro e o condicionamento com essa tecnologia em tempo real, é necessária uma área muito extensa. Nada impede de ter um sistema bem dimensionado em casa e fazer o carregamento da bateria de um carro elétrico por ele.

minha ideia seria apenas alimentar o ar condicionado em um carro com motor a combustao, vi isso a muitos anos atraz em um carro japones mas parece que realmente nao da certo.
 
minha ideia seria apenas alimentar o ar condicionado em um carro com motor a combustao, vi isso a muitos anos atraz em um carro japones mas parece que realmente nao da certo.

Ah sim, esqueci de falar que para revestir um carro com material fotovoltaico acompanhando o formato, perde-se bastante eficiência, fica bem pior que um painel convencional. É uma espécie de insulfilm solar, normalmente de silício amorfo.

Então é um desafio e tanto pra fazer. Acho que é mais provável que se encontre um tipo de condicionamento melhor. Vi anos atrás um artigo sobre uma película que fazia diretamente essa conversão térmica, era um artigo científico promissor, mas os caras literalmente sumiram do mapa. Se não me engano era da Universidade do Colorado.
 
Ah sim, esqueci de falar que para revestir um carro com material fotovoltaico acompanhando o formato, perde-se bastante eficiência, fica bem pior que um painel convencional. É uma espécie de insulfilm solar, normalmente de silício amorfo.

Então é um desafio e tanto pra fazer. Acho que é mais provável que se encontre um tipo de condicionamento melhor. Vi anos atrás um artigo sobre uma película que fazia diretamente essa conversão térmica, era um artigo científico promissor, mas os caras literalmente sumiram do mapa. Se não me engano era da Universidade do Colorado.
opa valeu vou dar uma pesquisada, quem sabe.....
 
opa valeu vou dar uma pesquisada, quem sabe.....


Aqui tem um exemplo muito bom do que estou falando. Esse é um carro que deverá sair em 2024.
É pequeno, razoavelmente leve, tem 7,5m² de placas solares (células, não film, mas creio eu sempre de silício amorfo por causa da curvatura).

Temos uma autonomia 100% solar de 112km por semana (16km/dia), isso com certeza em condições bem especiais (pouco uso do motor de 120kW e sem ar condicionado, que são mais 6kW no mínimo). Dá pra ver que o trabalho "pesado" será feito recarregando em casa a bateria de 54kWh, o solar não dá conta. Sem falar que ele recupera 50% da energia motriz usada com um sistema tipo KERS. Esse carro é sensacional pra quem usa pouco, na cidade, em baixas velocidades se sem uso de AC, ou seja na Europa. Pra quem mora em cidades mais extensas e quentes, como aqui, é inviável usar apenas o sol.

No seu caso específico, pra garantir os 6kW mínimos de AC instântaneos, teria que gastar bastante em bateria no projeto, já que a potência instantânea do sistema é claramente insuficiente (são na melhor das hipóteses cerca de 150W por m², ou seja 1.1kW de pico com o sol a pino). Sem recuperação de energia e sem possibilidade de carregar por fora, vai ter aí 25-30 minutos de AC por dia. Nesse caso melhor focar no 100% elétrico com KERS e usar a rede elétrica também, fica algo mais completo, eficiente e flexível.
 
Eu não tenho empresa e nem instalo nada, eu faço projetos de fotovoltaico e automação residencial para 2 empresas e só isso.
Pra você ver, ganho a vida fazendo algo que você acha inútil. Talvez não seja tanto assim...

Vc em nenhum momento rebateu nada que eu disse, só veio querendo fazer comparação de pica, e tentando e me desqualificar.

O único argumento que deu contra o offgrid é que aqui no brasil ele geralmente é mal feito(grandes bost) , é só fazer bem feito oras.

Você simplesmente não consegue lidar com o fato de que alguém com conhecimento específico na área possa discordar de você,
Não vejo isso com natualidade afinal quem está nessa por dinheiro, quer apenas apenas vender seu peixe, e vai fazer de tudo para vender o que lhe beneficia mais, está claro que pro seu negocio enganar os consumidores recomendando o sistema ongrid é o que te dará mais lucro.
Vc é parcial, sua opinião é de vendedor.

que é um ser tão superior que não precisa de estudo ou experiência pra saber das coisas.
E vc por a caso sabe o quanto eu estudei?

E ainda faz ataques pessoais inconclusivos pra ver se consegue sair por cima.
Não tenho a menor intenção de sair por cima.

On grid é furada, pesquisem, não caiam em lábia de qualquer um.

Enquanto vc pode ficar livre da conta de luz das faltas de energias e surtos que estragam seus eletrônicos, não vai lá e troca isso por desconto na conta, cedo ou tarde vão cobrar imposto, e pra ganhar em cima de quem está aceitando ceder não tem limite, um dia vão pegar sua energia gerada e não te dar nada em troca.

E se duvida, saiba que se for descoberto recurso natural em um terreno seu, o estado desapropria, e pega pra ele, um dia poderão dar entendimento que a energia solar é de todos e que vc não poderá se beneficar sozinho dela, se for olhar a proibição(velada) da venda já é isso, e poderão extender isso pra nem creditos vc conseguir.
 
Vc em nenhum momento rebateu nada que eu disse, só veio querendo fazer comparação de pica, e tentando e me desqualificar.

O único argumento que deu contra o offgrid é que aqui no brasil ele geralmente é mal feito(grandes bost) , é só fazer bem feito oras.

Não vem se fazer de vítima não, não te cai bem. Eu comecei apenas rebatendo argumentos, enquanto você, quando percebia que estava com dificuldades, começava a fazer ataques pessoais;
Vamos na ordem:

- Tolo que faz os outros detolo
- Tecnicalidades
- Mago da energia solar
- O google não te ajudou

Aí eu respondi à altura, e virei o vilão querendo comparar pica. Sem falar nos seguintes:

- Engenheiro autoproclamado
- Instalador

Bom, acho que já é suficiente. Quanto ao Off Grid, eu já dei inúmeros argumentos contra, alguns em posts diretamente direcionados a você, outros conversando com outro colega.
Resumindo:

- É muito mais caro de fazer (e isso reflete diretamente no custo por kWh gerado)
- É ainda mais caro se for fazer realmente bem feito
- Tem limite de consumo mensal
- Tem limite de potência instantânea, portanto tem que tomar cuidado com o que está ligado
- Tem necessidade de criar um perfil de consumo pra bateria durar mais

E isso vale, em maneira menos acentuada, pro híbrido também.

Não vejo isso com natualidade afinal quem está nessa por dinheiro, quer apenas apenas vender seu peixe, e vai fazer de tudo para vender o que lhe beneficia mais, está claro que pro seu negocio enganar os consumidores recomendando o sistema ongrid é o que te dará mais lucro.
Vc é parcial, sua opinião é de vendedor.

Tá aí mais uma tentativa de desqualificar o interlocutor, mas depois sou eu quem faz isso.
Como eu já repeti eu não vendo nada, eu projeto apenas.

Mas vamos supor que eu fosse um vendedor, e daqueles bem desonestos. Você não acha que eu venderia o sistema mais caro? É só falar que a Distribuidora é malvada, que a independência energética não exige compromissos e PUF...vendi um sistema que custa o dobro, tem o dobro de lucro e vai ter mais gastos com manutenção...feita pela minha empresa! Porque será que isso não é feito?

E vc por a caso sabe o quanto eu estudei?

Nesse assunto específico, sim. Ou pelo menos eu espero saber, caso contrário vou ficar bastante preocupado.
Com certeza na sua área de atuação, seja ela qual for, você sabe muito mais do que eu. E não se preocupe, não vou ficar inventando teorias da conspiração pra te desmerecer.


Não tenho a menor intenção de sair por cima.

On grid é furada, pesquisem, não caiam em lábia de qualquer um.

Enquanto vc pode ficar livre da conta de luz das faltas de energias e surtos que estragam seus eletrônicos, não vai lá e troca isso por desconto na conta, cedo ou tarde vão cobrar imposto, e pra ganhar em cima de quem está aceitando ceder não tem limite, um dia vão pegar sua energia gerada e não te dar nada em troca.

E se duvida, saiba que se for descoberto recurso natural em um terreno seu, o estado desapropria, e pega pra ele, um dia poderão dar entendimento que a energia solar é de todos e que vc não poderá se beneficar sozinho dela, se for olhar a proibição(velada) da venda já é isso, e poderão extender isso pra nem creditos vc conseguir.

Esse é um cenário totalmente hipotético e bastante pessimista. Um engenheiro tem que trabalhar com o que tem em mãos, não pode botar a cara a tapas, vender um sistema que custa o dobro, e depois ser desmentido pelos fatos.
Pra ter uma ideia, um Off Grid (com todas as limitações que eu falei) continua sendo mais caro do que um On Grid com ICMS na troca de energia. Talvez nos próximos anos a estratégia mude, mas hoje seguimos uma linha de pensamento que é unanimidade no setor, e pode ter certeza que não é por questões financeiras da empresa, é em benefício do consumidor. Quando um fotovoltaico é vendido, a empresa espera ter o cliente junto por 20 anos.
 
Última edição:
Mês de maio o sistema produziu 906 kWh.
Destes 906 kWh, foi injetado 400 na rede (consumo instantâneo de 506 kWh no mês)
Consumi da Energisa (distribuidora) 528 kWh.
528 distribuidora + 406 solar = 934 kWh que a casa gastou

Valor do kWh em MT com imposto = R$ 0,983720
R$ 918,79 seria a conta sem o on-grid (fora bandeira vermelha e contribuição de iluminação)
Valor da conta referente maio (com taxação estadual do sol) = R$ 156,30 (incluindo bandeira e contribuição de iluminação pública)

Obviamente antes de ter on-grid a casa gastava cerca de 550 kWh mês, porém regrava AC, banho quente, não minerava com PC, usava menos as panelas elétricas...
 
atualmente ele tem uma conversão no mundo das maravilhas 1:1 sendo que muitos trafos usado nos postes não são assim (80% e olhe la) ja gerando uma perda de compensação
ai a galera que se diz estudada em vez de defender os fatos fica com a besteira de taxar o sol assim que entra as taxas das perdas o on grid esta morto
e antes era muito melhor era so entra em contato com a concessionaria e pronto nei selinho escroto do inmetro tinha que ter
dai veio o sindiputa pra mamar e os malandros que vendem o sistema pelo dobro do valor e meteram a "lei da caneta obrigatória"
ai vc não pode montar aos poucos senão pra adicional cada painel ja perde um $$$$ ja que tem que modificar o projeto genérico que ninguém se importa no residencial
 
Bom dia pessoal, recebi o seguinte orçamento que estou pensando em fechar:
1 inversor GGROWATT de 5 kw
12 painéis PHONO de 450wp
Com instalação fica 22,2k o que acham do valor e dos materiais :hmm:?
 
Bom dia pessoal, recebi o seguinte orçamento que estou pensando em fechar:
1 inversor GGROWATT de 5 kw
12 painéis PHONO de 450wp
Com instalação fica 22,2k o que acham do valor e dos materiais :hmm:?
Eu acho muito importante pesquisar bem, é uma quantia considerável, tem um pessoal que chega cheio de pompa mais sabemos que os cursos e universidade no brasil em geral são fracas, cursos antigos e material antigo a pessoa não se atualiza, diferente dos entusiastas que estão muito a frente dos professores do cursos, conectados com o que já tem de melhor lá fora.

Olhem esse inversor


Com um desse vc já faz um sistema hibrido, pega da concessionária só quando precisa, não precisa de bateria(tem um pessoal aqui bem desatualizado né? falando que offgrid é caro por causa das baterias), não é gambiarra, nem lego.



Então o pessoal que vai investir uma grana é melhor saber bem no que está entrando pq depois que vier a taxação vai ter que gastar outra grana pra desfazer e fazer direito pra fugir da taxação ou vai ficar perdendo energia sendo roubado pelo sistema.(ficar de tonto na história.).

Cuidado com o vendedores, eles estão em todos lugares e te jogam no buraco pra lucrar.

Faça sistema On grid somente se estiver animado para taxarem sua energia solar.

E tem mais no ongrid a concessionária exige a troca do medidor por aquele que novo que cobra um valor diferente dependendo do horário, e que todos fogem, e ainda fica sempre a mercê da concessionária para cada passo do processo de homologação.
 
Última edição:
Bom dia pessoal, recebi o seguinte orçamento que estou pensando em fechar:
1 inversor GGROWATT de 5 kw
12 painéis PHONO de 450wp
Com instalação fica 22,2k o que acham do valor e dos materiais :hmm:?

A GGROWATT é uma boa marca e a Phono está ficando bem conhecida no mercado, tem ótimos produtos.
O preço, se for Turn Key está na faixa, como é a garantia que eles te ofereceram? Esse é um ponto importantíssimo.
Por curiosidade, qual o local, a inclinação dos paineis e a produtividade esperada?

No mais vou responder ao nosso querido estudante de youtube, pode ter alguma informação interessante sobre o híbrido.

Eu acho muito importante pesquisar bem, é uma quantia considerável, tem um pessoal que chega cheio de pompa mais sabemos que os cursos e universidade no brasil em geral são fracas, cursos antigos e material antigo a pessoa não se atualiza, diferente dos entusiastas que estão muito a frente dos professores do cursos, conectados com o que já tem de melhor lá fora.

Não consegue ficar sem as indiretinhas, né. O ego não deixa, precisa tentar estar certo a todo custo..

Olhem esse inversor


Bonitão, né. Belo unboxing. Pena que esse inversor custa pelo menos 3-4 mil reais a mais (5kW), e isso faz uma baita diferença na hora de calcular o custo de energia. Não existe almoço grátis, a bateria tem um custo.

Com um desse vc já faz um sistema hibrido, pega da concessionária só quando precisa, não precisa de bateria(tem um pessoal aqui bem desatualizado né? falando que offgrid é caro por causa das baterias), não é gambiarra, nem lego.

Nunca falei que híbrido é gambiarra (diferente de vários off grid que tive o desprazer de ver), mas pode ser lego caso seja montado por alguém que não sabe o que está fazendo. Deixo no ar quem possa ser, já que parece que o objetivo desse tópico é desmerecer os outros.



Espero que você tenha visto todo o vídeo, assim como eu fiz...

- Grid Zero: como diminuir a potência do seu sistema pra não injetar energia na rede. Só serve pra clientes MLE (merca dolivre de energia) ou off grid caso seja sem bateria.

- 7:00 por mais que esteja se denhando melhor do que o esperado, vai ter uma pequena taxação da energia injetada

- 7:40 vendo os preços, ainda poderemos chegar a conclusão de que valerá a pena conectar à rede, mas dependendo do perfil de consumo do cliente poderá valer a pena usar as baterias

- 8:00 perfis beneficiados: aqueles com diferença de preço de energia ponta/fora ponta (tarifa branca ou azul com demanda contratada)

O cara basicamente tá falando o que repito aqui, ainda não se sabe NADA direito, está cedo pra mudar a estratégia de projeto desses sistemas.
Me diz aqui como um vendedor pode dizer pro cliente: vai, paga mais 4000 reais (20%) do valor do seu sistema, adicionando mais custo de manutenção por causa das baterias, além de uma manutenção mais cara caso o inversor estrague, porque TALVEZ algo aconteça.

Então o pessoal que vai investir uma grana é melhor saber bem no que está entrando pq depois que vier a taxação vai ter que gastar outra grana pra desfazer e fazer direito pra fugir da taxação ou vai ficar perdendo energia sendo roubado pelo sistema.(ficar de tonto na história.).

Cuidado com o vendedores, eles estão em todos lugares e te jogam no buraco pra lucrar.

Mais ataques indiretos, pra variar.

Faça sistema On grid somente se estiver animado para taxarem sua energia solar.

Ainda não sabemos quanto e como vai ser feita essa taxação, isso está no vídeo que você mesmo postou, então gastar mais é um risco de qualquer jeito.
Se for apenas atrelado à perdas, como espero, vai ser pouca coisa. Caso contrário, vai ser uma porrada pro mundo do solar, pelo simples fato que vender sistemas 20% mais caros vai diminuir as vendas. E vai ser uma porrada pro cliente também, porque vai gastar mais pra gerar a mesma energia.

E tem mais no ongrid a concessionária exige a troca do medidor por aquele que novo que cobra um valor diferente dependendo do horário, e que todos fogem, e ainda fica sempre a mercê da concessionária para cada passo do processo de homologação.

Se injetar energia na rede o medidor bidirecional é necessário (óbviamente), mas a Tarifa Branca, que você está descrevendo aí, é totalmente opcional. Sem fake news, por favor.

Aliás, a tarifa branca pode ser o fator determinante pra que no futuro o híbrido seja viável.
Você sabe tanto do assunto que está demonizando logo o que pode ajudar a viabilizar o sistema que está aconselhando.
 
Última edição:
A GGROWATT é uma boa marca e a Phono está ficando bem conhecida no mercado, tem ótimos produtos.
O preço, se for Turn Key está na faixa, como é a garantia que eles te ofereceram? Esse é um ponto importantíssimo.
Por curiosidade, qual o local, a inclinação dos paineis e a produtividade esperada?
Isso, é turn key, o vendedor me disse que eles trocariam caso houvesse problemas, a inclinação da casa não sei mas dei o endereço para eles e eles devem saber porque certamente visitaram pelo menos por google maps, a média que me deram foi de 638 kw se não me engano, mas enfim, vou ligar para eles e exigir a garantia por eles e não pela fábrica por escrito, obrigado pelas observações amigo :joia:
 
Isso, é turn key, o vendedor me disse que eles trocariam caso houvesse problemas, a inclinação da casa não sei mas dei o endereço para eles e eles devem saber porque certamente visitaram pelo menos por google maps, a média que me deram foi de 638 kw se não me engano, mas enfim, vou ligar para eles e exigir a garantia por eles e não pela fábrica por escrito, obrigado pelas observações amigo :joia:

Sim, é importante responsabilizar a empresa instaladora pra lidar com o material na garantia, pra evitar atrasos e ter alguém conhecido pra cobrar.
E o monitoramento de performance e a manutenção caso haja algum problema técnico?
 
Não consegue ficar sem as indiretinhas, né. O ego não deixa, precisa tentar estar certo a todo custo..
Os ataques que recebi
@Shin_akuma amigo, acho que você tem um probleminha sério de EGO, já tinha notado em outros tópicos mais idealistas, mas aqui estamos falando de engenharia. Você está tentando, sem sucesso algum, ensinar um engenheiro a fazer um projeto, é uma situação tragicômica. Eu poderia simplesmente chutar o balde, ficar puto pelo desrespeito, descer um esculacho verbal e simplesmente parar de responder (me chamou de tolo, meus argumentos de "tecnicalidades", de mago da energia solar). Mas não, vou engolir a ofensa e tentar explicar, principalmente pros outros, o tamanho da cagada em que você se meteu.

Passamos do efeito Dunning Kruger pro pombo jogando xadrez. Vai lá e monta um sistema sozinho, me mostra funcionando e a gente volta a conversar. Com fluxo de caixa, por favor.

Tem até linkado um TCC aprovado por 2 doutores e 1 engenheiro da área com um tutorial básico, é bem simples.

Você é uma piada, não sabe nada de nada, acha que 5 anos de engenharia e 1 de especialização são substituíveis pelo seu EGO infinito. Não vale a pena desperdiçar mais tempo que isso

Então monta seu lego e depois vamos conversar.
Depois eu PROJETO e monto o meu, e vemos as diferenças.

Você é literalmente a personificação do efeito Dunning Kruger.

No mais vou responder ao nosso querido estudante de youtube, pode ter alguma informação interessante sobre o híbrido.

Tudo isso pq ironizei chamando de mago da energia,o problema do ego não é comigo.

É bom manerar no seu linguajar e respeitar mais seus colegas de forum, e se convence muito mais com argumentos do que com carteiradas,e disputa de titulos,é sabemos que humildade não se não se aprende na faculdade.

E claro não refutou a imensa maioria dos meus argumentos

Eu falei o consumidor não pode vender, vc refutou falando que podia mas não valia a pena,

E segundo a Resolução Normativa nº 678/2015 fica claro que é necessário cnpj pra vender ou seja o consumidor jamais poderá vender energia, somente empresas podem vender.
E não foi feita nenhuma norma ou facilitação para incluir a pessoa física na possibilidade da venda.

A solução apresentada foi a troca de energia com a concessionária ao qual eu apresentei diversos argumentos do que não valia a pena, e o consumidor saia prejudicado isso antes mesmo de chegar na questão da taxação, inclusive ficando no escuro quando falta luz, sendo a pessoa geradora de energia e fica sem energia mesmo durante o dia com os paineis gerando.

Bonitão, né. Belo unboxing. Pena que esse inversor custa pelo menos 3-4 mil reais a mais (5kW), e isso faz uma baita diferença na hora de calcular o custo de energia. Não existe almoço grátis, a bateria tem um custo.
Onde que o kra vai gastar pelo menos 20k e quer algo gratís? o barato sai caro, isso sim, se não dá comprar,utilize menos paineis,melhor ter um sistema melhor, e o custo desse inversor está longe de inviabilizar para o consumidor.

Nunca falei que híbrido é gambiarra (diferente de vários off grid que tive o desprazer de ver), mas pode ser lego caso seja montado por alguém que não sabe o que está fazendo. Deixo no ar quem possa ser, já que parece que o objetivo desse tópico é desmerecer os outros.



Espero que você tenha visto todo o vídeo, assim como eu fiz...

- Grid Zero: como diminuir a potência do seu sistema pra não injetar energia na rede. Só serve pra clientes MLE (merca dolivre de energia) ou off grid caso seja sem bateria.

- 7:00 por mais que esteja se denhando melhor do que o esperado, vai ter uma pequena taxação da energia injetada

- 7:40 vendo os preços, ainda poderemos chegar a conclusão de que valerá a pena conectar à rede, mas dependendo do perfil de consumo do cliente poderá valer a pena usar as baterias

- 8:00 perfis beneficiados: aqueles com diferença de preço de energia ponta/fora ponta (tarifa branca ou azul com demanda contratada)

O cara basicamente tá falando o que repito aqui, ainda não se sabe NADA direito, está cedo pra mudar a estratégia de projeto desses sistemas.
Me diz aqui como um vendedor pode dizer pro cliente: vai, paga mais 4000 reais (20%) do valor do seu sistema, adicionando mais custo de manutenção por causa das baterias, além de uma manutenção mais cara caso o inversor estrague, porque TALVEZ algo aconteça.
Um vendedor honesto expoem todo cenário aos clientes com todas vantagens e desvantagens de cada cenário, o vendedor ruim diz só dá desse jeito, só assim vale a pena.

Mais ataques indiretos, pra variar.
Essa parte é importante tratar uma indireta como um ataque demonstra fragilidade do seu ego, ser ofendido ,e se sentir ofendido são coisas diferentes que não estão necessariamente ligadas, e vc desferiu inúmeras ofensas diretas a minha pessoa, ao ser contrariado e não conseguir contra-argumentar.

Ainda não sabemos quanto e como vai ser feita essa taxação, isso está no vídeo que você mesmo postou, então gastar mais é um risco de qualquer jeito.
Se for apenas atrelado à perdas, como espero, vai ser pouca coisa. Caso contrário, vai ser uma porrada pro mundo do solar, pelo simples fato que vender sistemas 20% mais caros vai diminuir as vendas. E vai ser uma porrada pro cliente também, porque vai gastar mais pra gerar a mesma energia.

Não , a taxação é que o risco, investir num sistema hibrido ou offgrid é segurança é garantir que não vão taxar sua energia.

E sabemos o pais que vivemos,os politicos que temos, a sanha por impostos, e a falta de caratér somada a ideologia de tratar os cidadões como trouxa, torna quase inevitável que um dia surja essa taxação , que alias jáz tem projeto.

https://www.canalrural.com.br/noticias/energia-solar-taxacao-camara/

E como podem ver querem tirar tb os subsidios para que na realidade(diferente do que está na materia e na demagogia dos politicos) quando for chegar a vez do pobre, ele não tenha subsidio nenhum, pq o rico, muito rico já tem o sistema e já se beneficiou.

Efeito semelhante ao carro elétrico onde tinha muitos postos de carregamento gratuito, e foi aprovada uma lei para proibir que carregue de graça, longe de beneficiar o consumidor com o mesmo argumento furado, e quem se beneficiou foram os ricos que tinham eletrico, agora quando o povo, conseguir comprar um carrinho eletrico lá em 2040, jamais poderá se beneficiar de carregamento gratuito, embora vão dizer que cedo ou tarde iriam cobrar, isso poderia ser um chamariz de cliente pro estabelecimento, um mimo.

Se injetar energia na rede o medidor bidirecional é necessário (óbviamente), mas a Tarifa Branca, que você está descrevendo aí, é totalmente opcional. Sem fake news, por favor.
Aqui eu errei, e vc foi junto,

Já que o medidor atual da tarifa branca é incompativel com a energia solar, pelo menos eu não sou especialista.

E o que ai viabilizar mesmo vai ser a redução dos preços dos paineis que longo prazo irão cair.
 
Os ataques que recebi

Tudo isso pq ironizei chamando de mago da energia,o problema do ego não é comigo.

É bom manerar no seu linguajar e respeitar mais seus colegas de forum, e se convence muito mais com argumentos do que com carteiradas,e disputa de titulos,é sabemos que humildade não se não se aprende na faculdade.

Nem vem se fazer de vítima, mais uma vez. Esse que você citou foi apenas um, o mais leve dos seus ataques. A grande maioria dos mesmos visaram ferir não só a minha conduta ética como profissional da área, como também meu percurso de estudos. Você chegou a cuspir nas Universidades Federais pra tentar me desqualificar. É pior do que ser uma piada, isso é canalhice pura e simples.

E claro não refutou a imensa maioria dos meus argumentos

Eu falei o consumidor não pode vender, vc refutou falando que podia mas não valia a pena,

E segundo a Resolução Normativa nº 678/2015 fica claro que é necessário cnpj pra vender ou seja o consumidor jamais poderá vender energia, somente empresas podem vender.
E não foi feita nenhuma norma ou facilitação para incluir a pessoa física na possibilidade da venda.

A solução apresentada foi a troca de energia com a concessionária ao qual eu apresentei diversos argumentos do que não valia a pena, e o consumidor saia prejudicado isso antes mesmo de chegar na questão da taxação, inclusive ficando no escuro quando falta luz, sendo a pessoa geradora de energia e fica sem energia mesmo durante o dia com os paineis gerando.

Eu disse nos meus posts que para vender energia é preciso se inscrever na CIEE e virar autoprodutor, mas parece que ignorou essa parte, incluindo aquela onde eu dizia que era caro, trabalhoso e inviável para um usuário residencial.

Eu nunca falei que o sistema de acumulação é tecnicamente ruim, só disse que é CARO e na grande maioria das vezes ainda não vale a pena.

Onde que o kra vai gastar pelo menos 20k e quer algo gratís? o barato sai caro, isso sim, se não dá comprar,utilize menos paineis,melhor ter um sistema melhor, e o custo desse inversor está longe de inviabilizar para o consumidor.


Um vendedor honesto expoem todo cenário aos clientes com todas vantagens e desvantagens de cada cenário, o vendedor ruim diz só dá desse jeito, só assim vale a pena.

Você parte do pressuposto de que uma empresa força o cliente a comprar o que ela quer. Não é assim, até agora todos os clientes optaram pelo sistema com maior custo benefício e ele se chama On Grid. Isso porque mostramos o financeiro preliminar de cada escolha, inclusive o Off Grid.

Eu não sei se você conhece as limitações do sistema que você está propondo, ele tem sim algumas vantagens dos dois mundos, mas carrega também limites que podem mudar seu estilo de vida, caso o projeto o defina.

Essa parte é importante tratar uma indireta como um ataque demonstra fragilidade do seu ego, ser ofendido ,e se sentir ofendido são coisas diferentes que não estão necessariamente ligadas, e vc desferiu inúmeras ofensas diretas a minha pessoa, ao ser contrariado e não conseguir contra-argumentar.

Esse joguinho é realmente cansativo, você se faz de vítima, ignora meus comentários técnicos, e depois repete tudo novamente.

Não , a taxação é que o risco, investir num sistema hibrido ou offgrid é segurança é garantir que não vão taxar sua energia.

E sabemos o pais que vivemos,os politicos que temos, a sanha por impostos, e a falta de caratér somada a ideologia de tratar os cidadões como trouxa, torna quase inevitável que um dia surja essa taxação , que alias jáz tem projeto.

https://www.canalrural.com.br/noticias/energia-solar-taxacao-camara/

Os dois são um risco, você não leva em conta, novamente, o lado financeiro da coisa. Gastar 20% a mais num produto e 40-50% a mais na manutenção do mesmo é um risco sim.
Porque se a taxação for baixa, estará pagando caro por um no-break.
Provavelmente nos próximos anos o híbrido se tornará uma excelente solução, principalmente com a progressiva diminuição dos preços das baterias. Hoje, por como estão as coisas, é um risco, a menos que queira pagar um premium para ter sua casa ligada uma vez a cada 4-5 meses quando faltar energia (essa é a média aqui onde eu moro). Isso tudo é mostrado pros clientes.

E como podem ver querem tirar tb os subsidios para que na realidade(diferente do que está na materia e na demagogia dos politicos) quando for chegar a vez do pobre, ele não tenha subsidio nenhum, pq o rico, muito rico já tem o sistema e já se beneficiou.

Efeito semelhante ao carro elétrico onde tinha muitos postos de carregamento gratuito, e foi aprovada uma lei para proibir que carregue de graça, longe de beneficiar o consumidor com o mesmo argumento furado, e quem se beneficiou foram os ricos que tinham eletrico, agora quando o povo, conseguir comprar um carrinho eletrico lá em 2040, jamais poderá se beneficiar de carregamento gratuito, embora vão dizer que cedo ou tarde iriam cobrar, isso poderia ser um chamariz de cliente pro estabelecimento, um mimo.

Subsídios servem (ou deveriam servir) para impulsionar uma tecnologia.
Hoje o solar custa a metade comparado a quando eu fiz meu TCC. Por isso que acabam sendo destituídos, aconteceu a mesma coisa na Itália.

O problema principal é que apenas os ricos acabam se beneficiando inicialmente, mas pode ter certeza de que o "pobre" também se beneficiou, pois está pagando menos no sistema.

Aqui eu errei, e vc foi junto,

Já que o medidor atual da tarifa branca é incompativel com a energia solar, pelo menos eu não sou especialista.

E o que ai viabilizar mesmo vai ser a redução dos preços dos paineis que longo prazo irão cair.

Você misturou o medidor obrigatório do FV (bidirecional) com a tarifa branca, eu apenas mostrei que são coisas separadas e a tarifa nova é opcional.

O preço do sistema sempre será um diferencial, mas a tarifa branca pode sim impulsionar o híbrido, é só configurar a bateria pra funcionar no período de ponta.
O que eu quero que fique claro é que hoje, financeiramente, o On Grid ainda vale mais a pena. Futuramente as coisas poderão mudar, mas qualquer coisa feita antes de uma certeza acaba sendo um risco.
 
Eu disse nos meus posts que para vender energia é preciso se inscrever na CIEE e virar autoprodutor, mas parece que ignorou essa parte, incluindo aquela onde eu dizia que era caro, trabalhoso e inviável para um usuário residencial.
Mesmo desmentido repete, e ainda acha que está certo?consumidor não pode vender e ponto final, tá na norma, vc falou besteira.
Não tem essa de se inscrever são empresas que se inscrevem,pessoa fisica não pode,não tem como.

Eu nunca falei que o sistema de acumulação é tecnicamente ruim, só disse que é CARO e na grande maioria das vezes ainda não vale a pena.
Não vale a pena em que sentido? vc pensa que sua forma de pensar é única, nem todo mundo vai entrar nessa visando somente dinheiro.

Você parte do pressuposto de que uma empresa força o cliente a comprar o que ela quer. Não é assim, até agora todos os clientes optaram pelo sistema com maior custo benefício e ele se chama On Grid. Isso porque mostramos o financeiro preliminar de cada escolha, inclusive o Off Grid.
O cliente em sua grande maioria leigo, que não sabe onde está entrando, claro que tb convencido inloco, e que obviamente assim que começarem a taxar vão chamar a empresa novamente para transformar em hibrido, mais um projetinho no bolso né?

Os dois são um risco, você não leva em conta, novamente, o lado financeiro da coisa. Gastar 20% a mais num produto e 40-50% a mais na manutenção do mesmo é um risco sim.
Porque se a taxação for baixa, estará pagando caro por um no-break.
Provavelmente nos próximos anos o híbrido se tornará uma excelente solução, principalmente com a progressiva diminuição dos preços das baterias. Hoje, por como estão as coisas, é um risco, a menos que queira pagar um premium para ter sua casa ligada uma vez a cada 4-5 meses quando faltar energia (essa é a média aqui onde eu moro). Isso tudo é mostrado pros clientes.
E vc não está levando em conta o custo para transformar em hibrido quando a taxação vier forte,qualquer taxação ao longo de 20 anos vai ser impactante, e foi cogitada pela aneel uma taxação acima de 60%.

O preço do sistema sempre será um diferencial, mas a tarifa branca pode sim impulsionar o híbrido, é só configurar a bateria pra funcionar no período de ponta.
O que eu quero que fique claro é que hoje, financeiramente, o On Grid ainda vale mais a pena. Futuramente as coisas poderão mudar, mas qualquer coisa feita antes de uma certeza acaba sendo um risco.
https://oglobo.globo.com/sociedade/...a-do-congresso-abre-disputa-no-setor-25019932

mais materia sobre txa/imposto que vai cair no colo dos usuários do On Grid.

Os politicos já falaram estão fazendo um favor de não taxar, claro com suas argumentações cômicas.

Mas podem colocar on grid ai , garantia sou jóh, se taxar ,não é problema de quem instala.
 
Assim é bem melhor de debater, com toda a certeza.

Mesmo desmentido repete, e ainda acha que está certo?consumidor não pode vender e ponto final, tá na norma, vc falou besteira.
Não tem essa de se inscrever são empresas que se inscrevem,pessoa fisica não pode,não tem como.

Eu disse que é trabalhoso, caro e não vale a pena. Um dos passos é criar uma PJ. Depois vem toda uma série de cobranças e garantias, pois quem vai comprar vai exigir um monte de coisa.
Depois ainda vem o montante de energia contratada, então pra atingir esse valor é necessário ter uma cooperativa. Enfim...é uma porcaria mesmo. Mas meu comentário inicial foi pra dizer que é possível vender energia sim, não existe apenas o mercado regulado.

Inclusive em seguida falei que mesmo num cenário hipotético onde fosse possível uma venda direta e sem cobranças de garantias (o que acredito ser complicado) não valeria a pena, porque o preço da energia hoje é de 29-30 centavos. Com uma planta FV é impossível, em pequena escala, atingir esse valor. Só com grandes impreendimentos.

Não vale a pena em que sentido? vc pensa que sua forma de pensar é única, nem todo mundo vai entrar nessa visando somente dinheiro.

Não vale a pena no sentido de que hoje, repito hoje, as vantagens de um sistema híbrido são pequenas. Como eu disse aqui temos no máximo 2-3 faltas de energia no ano e duram minutos. Então um sistema híbrido seria um premium de 20% no valor do investimento, mais um premium de 40-50% no custo de manutenção, para usar um no-break por 40-50 minutos no ano.

Agora vamos pensar no caso de um sistema usando tarifa branca (onde as vantagens são maiores). Você realmente faz um uso inteligente da bateria, tentando zerar o consumo no horário de ponta. Apesar de ainda, financeiramente, não ser tão vantajoso quanto um On Grid, tem um sentido fisiológico em usar. Se as tarifas em cima do solar forem absurdas, talvez compense. Mas tem limitações também:

- A carga máxima instalável no inversor é definida pela potência nominal. Ou seja, seu "no-break" não vai funcionar pra tudo. Traduzindo: ar condicionado pára, chuveiro idem. Só vejo vantagens, sinceramente, se o cara morar no Amapá, mas aí estamos falando de estados problemáticos e vale o mesmo conceito do cara isolado e sem serviço.

- Se quer realmente economizar, esquece tomar banho no horário de ponta. E outras cositas mas. O horário de ponta se chama assim por um motivo, é o horário onde a grande maioria da população gasta mais. Quando você fala isso pra um cliente, que trabalha suas 8-10h por dia, ele simplesmente torce a cara pois tem que mudar hábitos de consumo por causa do sistema. Muita gente quer conforto, e não virar um escravo da própria escolha. E normalmente uma pessoa que gasta 20-30k reais num sistema tem um padrão de vida bom, quer conforto.

- O sistema como um todo tem sua depreciação. Os painéis tem uma vida útil de 20-25 anos dependendo da marca, equivalente à própria garantia. Os inversores normalmente 10-12 anos e precisam ser trocados, apesar da garantia ser de 5-8 anos. Então uma troca de inversor precisa ser colocada no papel (mesmo sendo um fator de "sorte"). Os 3-4000 reais de diferença vão virar 3-4000 reais de diferença na hora da troca também. Isso se a bateria não morrer antes do inversor, aí tem a possibilidade de ter duas trocas (sendo uma apenas as baterias). Por isso que a manutenção é mais cara.

O cliente em sua grande maioria leigo, que não sabe onde está entrando, claro que tb convencido inloco, e que obviamente assim que começarem a taxar vão chamar a empresa novamente para transformar em hibrido, mais um projetinho no bolso né?

Agora imagina a situação contrária: fiz o cara pagar 4000 reais a mais no sistema, 4000 reais a mais na troca do inversor, se o cara der azar mais baterias. A taxação foi pífia. O cara vai querer comer meu rabo e vai largar a empresa, se sentiu enganado. Nisso a empresa lucrou mais por conta do equipamento, e eu também, pois o projeto é mais caro devido à modulação de cargas.

A empresa onde trabalho está decidindo o rumo a ser tomado caso a taxação venha a ser pesada. Eu estou pensando em colocar na mesa uma atualização de sistema a preço de custo com instalação gratis. Afinal a empresa já oferece seguro contra mau tempo (2 anos prorrogáveis), transferência gratuita do sistema caso o cliente se mude (5 anos prorrogáveis), pacotes de manutenção periódica, monitoramento remoto de performance (pacotes anuais ou mais). Enfim...dá pra fazer, eu reduziria bastante o custo de projeto (afinal é uma atualização), a propriedade por trás da empresa é boa e pode lidar com isso. E o cliente tá fidelizado.

Pra empresas menos estruturadas, qualquer das duas opções é um risco, e esse é o mal do Brasil. As mudanças das condições do "ambiente de trabalho" são drásticas e retroativas. Ser empresa realmente não é fácil, e muito menos ser cliente.

E vc não está levando em conta o custo para transformar em hibrido quando a taxação vier forte,qualquer taxação ao longo de 20 anos vai ser impactante, e foi cogitada pela aneel uma taxação acima de 60%.

Sobre o custo acho que já foi tudo esclarecido, quanto à uma taxação de 60% eu acho altamente improvável.

https://oglobo.globo.com/sociedade/...a-do-congresso-abre-disputa-no-setor-25019932

mais materia sobre txa/imposto que vai cair no colo dos usuários do On Grid.

Os politicos já falaram estão fazendo um favor de não taxar, claro com suas argumentações cômicas.

Mas podem colocar on grid ai , garantia sou jóh, se taxar ,não é problema de quem instala.

Uma coisa é certa: do jeito que está, a conta não fecha. Talvez uma pequena taxação realmente possa ser uma solução "justa" pois hoje quem paga pelo aumento do custo no sistema é o consumidor cativo. Mas estamos falando de valores baixos, se chegar um valor absurdo não vai fazer o menor sentido. Não que o Brasil não possa me surpreender, principalmente com decisões "políticas".
Mas sim, a garantia soy yo (ou melhor, não yo, mas a empresa), até agora nenhum dos clientes teve algo a reclamar. E espero continue assim, porque a empresa, mesmo com os mimos ao cliente, lucra mais, e eu com eles.
 
Conheço uns moleques (20~anos) que abriram uma empresa disso aí há alguns poucos anos.

Hoje estão faturando na casa dos 30 milhões de reais.
 
Conheço uns moleques (20~anos) que abriram uma empresa disso aí há alguns poucos anos.

Hoje estão faturando na casa dos 30 milhões de reais.
Pois é, estou pensando seriamente na possibilidade de fazer algo assim :hmm2:
 



Este vídeo me fadigou só de pensar no assunto, imagina em executar o serviço na casa.
 
Ontem chamei um vendedor pra fazer orçamento aqui pra mim,
deve me passar amanha, me passou bastante confiança.
Aqui no ES parece que o FDP comunista do governador esta taxando a energia solar

Hj vem um vendedor de outra empresa pra orçar o projeito, vou fazer com todas que tem na cidade, tem umas 8 aqui
Quero algo na casa dos 400 Kwh / Mês - Assim que sair, passo os valores
 



Este vídeo me fadigou só de pensar no assunto, imagina em executar o serviço na casa.

Bom, no calculo dele ali ficou comprometido por usar baterias automotivas(não lembro se ele especifica isso no vídeo mas por citar 30% de profundidade de carga só deve ser automotiva mesmo), imagina vc controi um banco de baterias e vai usar somente 30% delas, é lógico que ai parece caro e ineficiente pq é mesmo.

Agora usando baterias estácionárias vc consegue uma profundidade de carga de 80% sem comprometer a vida util,esse é o motivo que sempre indicaram esse tipo de bateria pro sistema solar, é muito estranho agora sugerir o uso de bateria automotiva,por isso temos que ter cuidado pois ha desinformação por todos os lados.

Só nesse pequeno equivoco(intencional?) , ai leva a encarecer o projeto pois precisa de mais baterias, no calculo se corrigir consegue diminuir o numero de baterias ou armazenar muito mais.

eu fiz os calculos, depois posto aqui.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo