• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] O papo é energia solar (fotovoltaica)

Atualizando meus status aqui, vieram trocar o medidor no sábado e logo que trocaram fui correndo ligar o disjuntor do inversor já que tava um sol desgraçado kkkk

Ai a surpresa, o idr caiu na hora... comentei com o pessoal que fez a instalação e me perguntaram se meu padrão (neutro ali do poste/relógio) é aterrado junto a casa, e de fato era... Ai solicitaram pra eu fazer uma haste separada para cada item, sendo assim hoje fui lá comprei a outra haste de 5/8 de 2,4m ou mais não lembro agora e coloquei mais ou menos 4,5m de distancia da haste já existente (minha fiação é tudo 16mm até o quadro, então segui com o fio de 16mm até a haste nova).

Deixei a ligação da seguinte forma, a haste que ja existia deixei o padrão ali aterrado, e na nova visto que é maior e mais grossa aterrei a casa.

Fui ligar o negócio de novo, e pau mesma coisa o negócio desarmando, agora nem sei oq pode ta pegando.... o instalador foi ver com o engenheiro lá e vai me retornar.

Spoiler da bagunça e também do buraco que ta fazendo aniversário ai pela prefeitura:
Whats-App-Image-2021-09-13-at-08-54-26.jpg

Edit:
O estranho é que com o disjuntor do inversor off, o idr não cai e minha casa toda está nele ali 100%.

Quando fizeram a instalação, ainda não tinha o idr então solicitaram pra colocar e eu coloquei um weg de 30mAh/40a. No dia foi testado e funcionou, tanto que gerou 0,04kw entre as medições dele de acordo com o FusionSolar.
cara, inversor e micro inversor tem que ligar ANTES de idr/dr.

quando o inversor injeta energia na rede(se for 220v bifásico igual aqui[duas fases 127v pra ter 220v]) quando vc liga algo 127v dentro da sua casa a corrente da fase vai vir balanceada entre a produção das placas + rede(dependendo do que as placas geram), mas o neutro praticamente sempre vai ter retorno de corrente pela concessionária. nesse caso o idr acusa essa diferença de corrente entre fases e neutro e atua.

é questão de ligar o disjuntor da produção solar antes do idr apenas, e depois do disjuntor geral do qdc e dos dps.
inclusive o dps tem que ligar antes do idr tb.

e haste de aterramento não pode ser separado, tem que ser tudo equipotencializado e conectado, inclusive o neutro tem que estar aterrado tb.

se fizeram aterramento a parte ae, aterramento TT, tem que fazer um esquema de ligação especifico entre dps, fases, neutro e o aterramento tt conforme a nbr 5410, se não for como la esta errado e corre risco alto de choques elétricos e de fuga de corrente sem atuação de nem um sistema de proteção.
 
Última edição:
cara, inversor e micro inversor tem que ligar ANTES de idr/dr.

quando o inversor injeta energia na rede(se for 220v bifásico igual aqui[duas fases 127v pra ter 220v]) quando vc liga algo 127v dentro da sua casa a corrente da fase vai vir balanceada entre a produção das placas + rede(dependendo do que as placas geram), mas o neutro praticamente sempre vai ter retorno de corrente pela concessionária. nesse caso o idr acusa essa diferença de corrente entre fases e neutro e atua.

é questão de ligar o disjuntor da produção solar antes do idr apenas, e depois do disjuntor geral do qdc e dos dps.
inclusive o dps tem que ligar antes do idr tb.

e haste de aterramento não pode ser separado, tem que ser tudo equipotencializado e conectado, inclusive o neutro tem que estar aterrado tb.

se fizeram aterramento a parte ae, aterramento TT, tem que fazer um esquema de ligação especifico entre dps, fases, neutro e o aterramento tt conforme a nbr 5410, se não for como la esta errado e corre risco alto de choques elétricos e de fuga de corrente sem atuação de nem um sistema de proteção.
Opa, buenas

Tentei ilustrar aqui como está hoje o meu qdc (ve se ficou meio "entendivel" kkkk
Quadro.png

Nele eu tenho um disjuntor geral na qual na entrada dele vem do meu medidor (tem dps no poste já) e também o inversor está conectado ali na entrada do geral.
Saindo desse geral, é passado pelo idr para depois então ir aos outros disjuntores.

O neutro do inversor se conecta após o DR e o terra junto aos demais (o neutro do inversor deveria ser antes do DR tbm?)

O meu qdc junto ao inversor está assim:
(não tem reboco pois está no sótão o inversor + o quadro dele)
quadro-inversor.jpg

A casa já veio desse jeito, somente foi colocado o idr a mais no quadro e agora a haste na qual difere um aterramento do outro.

Edit: aqui é 220v neutro+fase, está tudo funcionando normalmente só quando ligo o disjuntor do quadro do inversor que cai o dr
 
Última edição:
Opa, buenas

Tentei ilustrar aqui como está hoje o meu qdc (ve se ficou meio "entendivel" kkkk
Quadro.png

Nele eu tenho um disjuntor geral na qual na entrada dele vem do meu medidor (tem dps no poste já) e também o inversor está conectado ali na entrada do geral.
Saindo desse geral, é passado pelo idr para depois então ir aos outros disjuntores.

O neutro do inversor se conecta após o DR e o terra junto aos demais (o neutro do inversor deveria ser antes do DR tbm?)

O meu qdc junto ao inversor está assim:
(não tem reboco pois está no sótão o inversor + o quadro dele)
quadro-inversor.jpg

A casa já veio desse jeito, somente foi colocado o idr a mais no quadro e agora a haste na qual difere um aterramento do outro.

Edit: aqui é 220v neutro+fase

toda a instalação do inversor tem que ser antes do dr, seja fase + fase ou fase + neutro.
se colocar o neutro do inversor ae antes, não vai ter problemas com o dr desarmando.

lembra de que os aterramentos tem que ser interligados entre si, não rola de fazer sistemas de aterramento pra residência separado.
se não cai la no esquema da nbr que falei dos problemas.

e o neutro, antes do dr tb, no seu qdc principal, com cabo de seção igual ao do neutro, liga ele no aterramento tb pra equipotencializa-lo junto ao aterramento.
 
toda a instalação do inversor tem que ser antes do dr, seja fase + fase ou fase + neutro.
se colocar o neutro do inversor ae antes, não vai ter problemas com o dr desarmando.

lembra de que os aterramentos tem que ser interligados entre si, não rola de fazer sistemas de aterramento pra residência separado.
se não cai la no esquema da nbr que falei dos problemas.

e o neutro, antes do dr tb, no seu qdc principal, com cabo de seção igual ao do neutro, liga ele no aterramento tb pra equipotencializa-lo junto ao aterramento.
Show cara, obrigado pelo help até o momento.

Vou fazer logo logo essa questão do neutro do inversor pra colocar na entrada direto do DR ao inves de depois dele junto com os demais.

Sobre a questão do terra antes estava correto então, tanto o do padrão (neutro lá) e o terra da casa na mesma haste? Pois pela recomendação deles eu fiz essa separação colocando a outra haste.
 
Ai a surpresa, o idr caiu na hora... comentei com o pessoal que fez a instalação e me perguntaram se meu padrão (neutro ali do poste/relógio) é aterrado junto a casa, e de fato era... Ai solicitaram pra eu fazer uma haste separada para cada item, sendo assim hoje fui lá comprei a outra haste de 5/8 de 2,4m ou mais não lembro agora e coloquei mais ou menos 4,5m de distancia da haste já existente (minha fiação é tudo 16mm até o quadro, então segui com o fio de 16mm até a haste nova).
O cara que fala isso não sabe do que está falando. Incrível como pouquíssimos realmente sabem o que é aterramento
 
Update @dudu1505,

Fiz o ajuste pro neutro do inversor conectar antes do DR (igual estava o fase) e agora sim ligou essa por@# :nothing:

Obrigado pelo help! 16:45 gerando 0,2kw sendo que tem nada de sol e quase chovendo ta massa... vou acompanhando pra ver!

Só essa questão do terra agora tenho que ver e entender ainda pq to confuso, infelizmente falaram pra eu fazer isso ali e eu fiz na inocencia pois não conheço muito sobre isso a fundo, eu sempre paro e estudo as coisas antes mas como só queria ligar saporra e falaram eu fui lá e fiz.
 
Update @dudu1505,

Fiz o ajuste pro neutro do inversor conectar antes do DR (igual estava o fase) e agora sim ligou essa por@# :nothing:

Obrigado pelo help! 16:45 gerando 0,2kw sendo que tem nada de sol e quase chovendo ta massa... vou acompanhando pra ver!

Só essa questão do terra agora tenho que ver e entender ainda pq to confuso, infelizmente falaram pra eu fazer isso ali e eu fiz na inocencia pois não conheço muito sobre isso a fundo, eu sempre paro e estudo as coisas antes mas como só queria ligar saporra e falaram eu fui lá e fiz.
sobre o aterramento, veja esse video do pessoal da engehall, começa ali pelos 7mim, a explicação deles do pq preferem o aterramento TN vai ti ajudar.


questão do aterramento TT, pode ate se fazer, mas tem que obrigatoriamente ter resistência bem baixa, e esquema de ligação específica de dps, simplesmente não vale a pena.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

e a produção aqui esta como, torando já.
nem é verão ainda, mas o sol esta brilhando loucamente.

se não fosse as queimadas insanas que estão rolando aqui na rmbh, com o céu mais limpo e sem fumaça, bateria fácil os 63~65kWh de produção.
image.png
 
Última edição:
cara, inversor e micro inversor tem que ligar ANTES de idr/dr.

quando o inversor injeta energia na rede(se for 220v bifásico igual aqui[duas fases 127v pra ter 220v]) quando vc liga algo 127v dentro da sua casa a corrente da fase vai vir balanceada entre a produção das placas + rede(dependendo do que as placas geram), mas o neutro praticamente sempre vai ter retorno de corrente pela concessionária. nesse caso o idr acusa essa diferença de corrente entre fases e neutro e atua.

é questão de ligar o disjuntor da produção solar antes do idr apenas, e depois do disjuntor geral do qdc e dos dps.
inclusive o dps tem que ligar antes do idr tb.

e haste de aterramento não pode ser separado, tem que ser tudo equipotencializado e conectado, inclusive o neutro tem que estar aterrado tb.

se fizeram aterramento a parte ae, aterramento TT, tem que fazer um esquema de ligação especifico entre dps, fases, neutro e o aterramento tt conforme a nbr 5410, se não for como la esta errado e corre risco alto de choques elétricos e de fuga de corrente sem atuação de nem um sistema de proteção.
toda a instalação do inversor tem que ser antes do dr, seja fase + fase ou fase + neutro.
se colocar o neutro do inversor ae antes, não vai ter problemas com o dr desarmando.

lembra de que os aterramentos tem que ser interligados entre si, não rola de fazer sistemas de aterramento pra residência separado.
se não cai la no esquema da nbr que falei dos problemas.

e o neutro, antes do dr tb, no seu qdc principal, com cabo de seção igual ao do neutro, liga ele no aterramento tb pra equipotencializa-lo junto ao aterramento.
Perfeito, uma aula.
 
Muito bom o vídeo mesmo, mas agora me bateu uma raiva desgraçada deles e que tive que fazer uma buraqueira aqui em casa e gastar 200 conto pra no final meio que dar rollback pro jeito que tava antes.

Mas enfim, agora está chovendo e é pra chover a semana toda... vou ver se no final de semana se o tempo estiver melhor desfaço as coisas ou corrijo pra deixar o aterramento correto ali nesta haste nova que é maior que a antiga e está mais distante também da haste do vizinho (os postes quase são colados muro/muro).
 
Atualizando
Aqui o meu sistema foi instalado dia 09/11
Agora estou aguardando a homologação na concessionaria, vistoria e troca do medidor. No site deles esta com previsao de conclusao ate dia 02/10, segundo a empresa que instalou o sistema,
vai ocorrer antes, vamos ver, pq pelo que vi demoram 1 mes pra enviar a documentação pra homologação e eu vou reclamar bagarai se o prazo que me foi passado nao for cumprido
São 8 paineis de 450W, inversor 3K. Dei uma ligada rapida no domingo só pra ver o quanto estava gerando e bateu 2490W por volta do meio dia, ainda q tinha muitas nuvens, mas o sol tava legal.
 
Compartilhando meu post em outro fórum:

Nem sabia que por aqui tinha um tópico sobre fotovoltaica. Usava mais o finado htforum.

Infelizmente aqui na minha região só tem empresa picareta.

Aliás uma dica importante para quem vai instalar sua usina, fiquem de olho nos instaladores e não deixem que subam nas placas. Os picaretas inventam qualquer desculpa para justificarem esta falta de profissionalismo. Só deixem subirem se não houver outro jeito mesmo e ainda assim peçam que façam um termo se responsabilizando.

Nossa usina aqui tem 23kwp.
Recentemente configurei o pvoutput(achei muito superior ao solarweb da fronius)
Caso alguém queira comparar com sua usina: https://pvoutput.org/intraday.jsp?id=95104&sid=83908

Infelizmente não ficamos satisfeitos com a empresa que nos vendeu a usina. Atrasaram entrega da usina em quase 6 meses, usaram furadeira como parafusadeira o que estragou várias porcas e nos fez ter prejuízo para contratar outra empresa para consertar este problema.

Contratamos outra empresa para fazer a manutenção e afastar as placas deixando um espaço para andar entre elas. A obrigação de fazer este serviço deveria ser da empresa que nos vendeu a usina, mas além dos problemas que já tivemos com eles antes, os caras queriam subir em cima das placas de qualquer jeito. O @regisviolli mais uma vez ajudou bastante ao dar ideia de pedir para que eles fizessem um termo se responsabilizando por danos, o que eles se negaram.




--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Lavei as placas hoje, infelizmente não deu para tirar uma foto antes porque comecei lavar 5h e ainda estava escuro.

Excesso de poeira na parte de baixo das placas:


Obra dos passarinhos:


As placas foram afastadas um pouco para deixar um pequeno espaço para poder lavá-las.
Placas lavadas:


Lavei apenas com água e vassoura com cerdas animal.

Eu mesmo lavei porque pessoal aqui é foda, usam produtos químicos, pisam nas placas e usam vassouras normais.
 
Última edição:
@anc uma das minhas placas aqui caiu durante a instalação, o maluco caiu junto e se lascou todo mas a principio não houve quebra nem nada e usaram ela mesmo (era na grama recem colocada aqui, ta bem "fofa" ai amorteceu legal.


Aqui agora que está funcionando, o tempo não ajuda. Segue ultimos 3 dias:

1409.jpg


1509.jpg



1609.jpg
 
@anc uma das minhas placas aqui caiu durante a instalação, o maluco caiu junto e se lascou todo mas a principio não houve quebra nem nada e usaram ela mesmo (era na grama recem colocada aqui, ta bem "fofa" ai amorteceu legal.


Aqui agora que está funcionando, o tempo não ajuda. Segue ultimos 3 dias:

1409.jpg


1509.jpg



1609.jpg

Complicado heim. Eu não estava aqui no dia que as placas chegaram mas meu irmão disse que deixaram cair umas 4 placas também, por sorte não danificou nenhuma. Porém nas minhas vistorias vi uma placa com arranhão enorme, como não afetou a geração deixei quieto.

Olha diferença que fez depois que lavei as placas. E isto porque a última lavagem tinha sido a 4 meses atrás..
10% de diferença.

Antes de lavar 14-09-21: 104.9

Depois de lavar 15-09-21: 115.9
 
@anc rapaz, um telhado aí ate facil de instalar e os caras pra fazer mal feito tem que ser muito ruim
Aqui minha casa é 2 andares com telhado colonial com um certa inclinação, como é alto tem muito mais risco
aparentemente ficou muito bem instalado, to aguardando dar uma chuva pra certificar que nao vai ter vazamentos.
Interessante esse site que vc passou, assim que meu sistema estiver rodando vou configurar la pra vê como funciona
 
  • Curtir
Reações: anc
Compartilhando meu post em outro fórum:

Nem sabia que por aqui tinha um tópico sobre fotovoltaica. Usava mais o finado htforum.

Infelizmente aqui na minha região só tem empresa picareta.

Aliás uma dica importante para quem vai instalar sua usina, fiquem de olho nos instaladores e não deixem que subam nas placas. Os picaretas inventam qualquer desculpa para justificarem esta falta de profissionalismo. Só deixem subirem se não houver outro jeito mesmo e ainda assim peçam que façam um termo se responsabilizando.

Nossa usina aqui tem 23,3kwp.
Recentemente configurei o pvoutput(achei muito superior ao solarweb da fronius)
Caso alguém queira comparar com sua usina: https://pvoutput.org/intraday.jsp?id=95104&sid=83908

Algumas infos sobre nossa usina:
São 64 placas da canadian solar de 365w
Inversor FRONIUS Eco 25.0-3-S (trifásico)
Transformador ATS 30kva
Preço saiu em torno de R$ 3,68 por watt
total de 86 mil.

Infelizmente não ficamos satisfeitos com a empresa que nos vendeu a usina. Atrasaram entrega da usina em quase 6 meses, usaram furadeira como parafusadeira o que estragou várias porcas e nos fez ter prejuízo para contratar outra empresa para consertar este problema.

Contratamos outra empresa para fazer a manutenção e afastar as placas deixando um espaço para andar entre elas. A obrigação de fazer este serviço deveria ser da empresa que nos vendeu a usina, mas além dos problemas que já tivemos com eles antes, os caras queriam subir em cima das placas de qualquer jeito. O @regisviolli mais uma vez ajudou bastante ao dar ideia de pedir para que eles fizessem um termo se responsabilizando por danos, o que eles se negaram.




--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Lavei as placas hoje, infelizmente não deu para tirar uma foto antes porque comecei lavar 5h e ainda estava escuro.

Excesso de poeira na parte de baixo das placas:


Obra dos passarinhos:


As placas foram afastadas um pouco para deixar um pequeno espaço para poder lavá-las.
Placas lavadas:


Lavei apenas com água e vassoura com cerdas animal.

Eu mesmo lavei porque pessoal aqui é foda, usam produtos químicos, pisam nas placas e usam vassouras normais.

É realmente uma pena trabalharem desse jeito, as peças do seu sistema estão entre as melhores do mercado, e por isso mesmo têm um custo bastante elevado.
Infelizmente, por ser algo relativamente fácil de se montar, muitas empresas contratam pessoal pouco qualificado.
 
  • Curtir
Reações: anc
@anc rapaz, um telhado aí ate facil de instalar e os caras pra fazer mal feito tem que ser muito ruim
Aqui minha casa é 2 andares com telhado colonial com um certa inclinação, como é alto tem muito mais risco
aparentemente ficou muito bem instalado, to aguardando dar uma chuva pra certificar que nao vai ter vazamentos.
Interessante esse site que vc passou, assim que meu sistema estiver rodando vou configurar la pra vê como funciona

PvOutput é muito bom e fácil de configurar. Muito mais completo que o solarweb da fronius.
Mais pra frente vou ver se compro o Smart Meter da fronius.
 
Atualizando
Vieram e trocaram o medidor, sistema ja rodando e gerando
Os caras vem no ultimo dia do prazo, mas enfim na ativa
 
Última edição:
PvOutput é muito bom e fácil de configurar. Muito mais completo que o solarweb da fronius.
Mais pra frente vou ver se compro o Smart Meter da fronius.
como vc fez pra pegar os dados do inversor e jogar no pvoutput, meu inversor é growatt, nao encontrei no monitoramento dele uma opção de baixar os dados em algum tipo de arquivo que pudesse carregar no site do PV
 
como vc fez pra pegar os dados do inversor e jogar no pvoutput, meu inversor é growatt, nao encontrei no monitoramento dele uma opção de baixar os dados em algum tipo de arquivo que pudesse carregar no site do PV

O inversor da fronius tem um opção para enviar os dados pela net, tem que ver se o growatt em o mesmo sistema.
O push service da fronius fica assim:
Push-Service.jpg

Parece que precisa de um raspberry pi para funcionar.


Muito mais trabalhoso do que o fronius mas se o monitoramente da growatt for ruim como o solarweb da fronius, acho que vale muito a pena usar o pvoutput.
 
Última edição:
Deve ser isso, eu vi la no pvoutput algumas instalações usando growat mas deve ser pelo uso do raspberry
 
Em caso de temporais com raios, o sistema fica ligado?
Um raio pode queima-lo?

Pergunto, pois em caso de raios, tenho costume de retirar os aparelhos da tomada, ou desligar o disjuntor no caso da cozinha. Pois se queimar o inversor e as placas, imagino a dor de cabeça para a Energisa te indenizar, e atualmente os 24 mil que gastei em agosto/2020 não compram um sistema igual.
 
Em caso de temporais com raios, o sistema fica ligado?
Um raio pode queima-lo?

Pergunto, pois em caso de raios, tenho costume de retirar os aparelhos da tomada, ou desligar o disjuntor no caso da cozinha. Pois se queimar o inversor e as placas, imagino a dor de cabeça para a Energisa te indenizar, e atualmente os 24 mil que gastei em agosto/2020 não compram um sistema igual.
aqui deixo ligado, contratei seguro na porto seguro para o sistema completo.

em caso queima de algum aparelho(seja por rede elétrica ou chuva), por quebra dos aparelhos(chuva de granizo por ex.) por roubo e umas coisas a mais, de alguma placa ou inversor ta segurado com a apólice.

no meu caso simplesmente não da pra desligar o sistema da rede elétrica, o mesmo fica na casa na roça e durante a semana fico em BH a uns ~80KM de distancia.
 
Em caso de temporais com raios, o sistema fica ligado?
Um raio pode queima-lo?

Pergunto, pois em caso de raios, tenho costume de retirar os aparelhos da tomada, ou desligar o disjuntor no caso da cozinha. Pois se queimar o inversor e as placas, imagino a dor de cabeça para a Energisa te indenizar, e atualmente os 24 mil que gastei em agosto/2020 não compram um sistema igual.
Dependendo da usina, é necessário recorrer à "sagrada trindade":

- dps (protetor de surto)
- aterramento
- spda (para-raios)

Cada projeto é específico, se possível eu gosto de incluir os 3 e minimizar qualquer risco, mas às vezes o spda não é necessário dada a incidência mínima de descarga direta (por exemplo se a casa estiver no meio de edifícios mais altos com sistema para-raios). De qualquer forma eu sou sempre inclinado a usar a solução mais completa mesmo se a residência já estiver na área protegida por outros.
Enfim ... se o projeto foi bem feito, não há necessidade de se preocupar. E normalmente tem o seguro também, que cobre esse tipo de problema.


Edit: quanto ao possível dano ... sim, se o raio atingir seu sistema pode queimar placas/componentes ou diminuir a eficiência dos mesmos.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: anc
Recomendo o video abaixo sobre o assunto.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E esse:

 
Última edição:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo