• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Tudo sobre natação: Benefícios, saúde, dicas e curiosidades

Benefícios para a saúde do exercício aquático


Fonte:

O Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Preventio) é uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos


A natação é a quarta atividade esportiva mais popular nos Estados Unidos e uma boa forma de obter atividade física aeróbica regular 1 . Apenas duas horas e meia por semana de atividade física aeróbica, como nadar, andar de bicicleta ou correr, pode diminuir o risco de doenças crônicas 2 , 3 . Isso também pode levar à melhoria da saúde de pessoas com diabetes e doenças cardíacas 2 . Os nadadores têm cerca de metade do risco de morte em comparação com pessoas inativas 3 . As pessoas relatam que gostam mais de exercícios aquáticos do que em terra 4 . Eles também podem se exercitar por mais tempo na água do que na terra, sem aumento de esforço ou dores nas articulações ou músculos 5 , 6 .

Exercícios à base de água e doenças crônicas

Os exercícios aquáticos podem ajudar pessoas com doenças crônicas. Para pessoas com artrite, melhora o uso das articulações afetadas sem piorar os sintomas 7 . Pessoas com artrite reumatoide apresentam mais melhorias na saúde após a participação na hidroterapia do que com outras atividades 8 . O exercício aquático também melhora o uso das articulações afetadas e diminui a dor da osteoartrite 9 .

Exercício à base de água e saúde mental

O exercício aquático melhora a saúde mental. A natação pode melhorar o humor em homens e mulheres 10 . Para pessoas com fibromialgia, pode diminuir a ansiedade e a terapia com exercícios em água morna pode diminuir a depressão e melhorar o humor 11 , 12 . Os exercícios aquáticos podem melhorar a saúde das mães e de seus filhos não nascidos e têm um efeito positivo na saúde mental das mães 13 . Os pais de crianças com deficiência de desenvolvimento descobrem que as atividades recreativas, como natação, melhoram as conexões familiares 14 .

Exercícios aquáticos e adultos mais velhos

Os exercícios aquáticos podem beneficiar os idosos, melhorando a qualidade de vida e diminuindo a incapacidade 15 . Também melhora ou mantém a saúde óssea de mulheres na pós-menopausa 16 .

Uma boa escolha


Praticar exercícios na água oferece muitos benefícios para a saúde física e mental e é uma boa escolha para pessoas que desejam ser mais ativas. Quando estiver na água, lembre-se de proteger a si e aos outros de doenças e lesões, praticando comportamentos de natação saudáveis e seguros.
 
Olá pessoal, sou novo no fórum, mas nadador de bom tempo.
Acabei comprando uma Xiaomi Mi Band 7 para acompanhar os treinos. E ao realizar o treino usando prancha, ou seja, somente perna ela não marca a distância. Gostaria de saber se é uma limitação do equipamento, pois ele realmente não faz esse tipo de medição, ou se há alguma configuração a ser feita para que ela funcione corretamente para o meu cenário.
 
Acabei desistindo da Xiaomi Mi Band 7, pois não marca direito a natação e nem a corrida...
Por acaso há alguma smartband ou smartwatch que faça a medição de natação e corrida que indiquem?
 
Acabei desistindo da Xiaomi Mi Band 7, pois não marca direito a natação e nem a corrida...
Por acaso há alguma smartband ou smartwatch que faça a medição de natação e corrida que indiquem?

Também queria saber..
 

Natação como moderador positivo do envelhecimento cognitivo: um estudo transversal com uma abordagem multitarefa​



Resumo​


Este estudo examinou se a natação regular em adultos mais velhos estava relacionada a um melhor funcionamento cognitivo e se havia algum efeito positivo global ou seletivo dessa atividade física (AF) na cognição. O desempenho cognitivo de três grupos de dezesseis participantes voluntários (adultos jovens, idosos sedentários e idosos que praticam natação regularmente) foi avaliado por meio de uma abordagem multitarefa. Todos os participantes realizaram uma bateria de dez tarefas: duas tarefas de tempo de reação avaliando a velocidade de processamento da informação e oito tarefas experimentais avaliando três funções executivas (FEs), (inibição comportamental, atualização da memória de trabalho e flexibilidade cognitiva). Os resultados mostraram que os adultos jovens tiveram um desempenho significativamente melhor do que os adultos mais velhos em todas as funções cognitivas examinadas. No entanto, em adultos mais velhos, natação regular foi relacionada ao melhor desempenho nas três FEs, mas não na velocidade de processamento da informação. Mais precisamente, cinco tarefas experimentais das oito FEs de batida mostraram-se sensíveis aos efeitos positivos da prática de natação. Finalmente, os benefícios demonstrados da natação nas FEs não foram necessariamente associados a uma melhor aptidão cardiorrespiratória. Os resultados atuais ilustram a validade do uso de uma abordagem multitarefa para examinar os benefícios potenciais da AF regular no envelhecimento cognitivo.

Discussão

Para resumir os principais achados, este estudo demonstrou a validade do uso de uma abordagem multitarefa ao examinar os benefícios potenciais da natação regular no envelhecimento da função cognitiva. Tal abordagem teórico-metodológica permitiu mostrar que a prática crônica de natação está relacionada a melhores funções executivas em idosos e que esses benefícios são observados nas três FEs estudadas, mas que algumas tarefas são menos sensíveis à detecção desses benefícios. Por fim, os benefícios demonstrados da AF não estavam necessariamente ligados a uma melhor aptidão cardiorrespiratória, mostrando a potencial independência relativa desses moderadores comportamentais ou fisiológicos no desempenho executivo.
 
Acabei desistindo da Xiaomi Mi Band 7, pois não marca direito a natação e nem a corrida...
Por acaso há alguma smartband ou smartwatch que faça a medição de natação e corrida que indiquem?

Também queria saber..

No primeiro post da primeira página do tópico, tem várias sugestões de modelos e marcas...
 

Como a natação pode ajudar sua mente​



Como a Semana de Conscientização sobre Saúde Mental, que vai até 20 de maio, se concentra no estresse, Hayley Jarvis , gerente de programas comunitários para a organização beneficente de saúde mental Mind, explica como a natação pode beneficiar o bem-estar mental .

“Todos nós sabemos que praticar atividades físicas como nadar faz bem ao corpo. Mas nossa saúde física e mental estão intimamente ligadas e ser fisicamente ativo também pode ser muito benéfico para nossa saúde mental.

“Quando você nada ou faz qualquer tipo de exercício, libera hormônios do tipo 'se sentir bem', chamados endorfinas, que ajudam a reduzir os sentimentos negativos e melhorar o seu humor. Os exercícios também reduzem os níveis de cortisol, o 'hormônio do estresse', que tem sido associado a uma série de problemas de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade.

“Algumas pessoas acham que o exercício ajuda a quebrar os pensamentos acelerados. À medida que o corpo se cansa, a mente também se cansa, deixando você mais calmo e mais capaz de pensar com clareza. O simples fato de se exercitar também pode dar às pessoas espaço para pensar sobre as coisas e ajudar a limpar a mente.

Reduza o risco de depressão​


“Se você é mais ativo, há boas evidências que sugerem que, na maioria das idades, tanto para homens quanto para mulheres, há uma tendência de taxas mais baixas de depressão. Na verdade, um estudo descobriu que ao aumentar seus níveis de atividade de não fazer nada para se exercitar pelo menos três vezes por semana, você pode reduzir o risco de depressão em até 30 por cento.

“Algumas das muitas razões pelas quais a natação é uma opção mais acessível para melhorar sua saúde mental é que é uma forma de atividade física de baixo impacto e apenas moderadamente intensa, que coloca muito pouco estresse nas articulações. Estar na água em si pode ser terapêutico e a flutuabilidade da água também é útil se você tiver movimentos restritos ou estiver acima do peso.

“Sabemos que as mulheres atualmente se exercitam com menos frequência do que os homens, mas desejam fazer mais atividades físicas. Nossa própria pesquisa sugere que, para as mulheres com problemas de saúde mental, elas frequentemente deixam de fazer exercícios porque não se sentem 'preparadas para a academia' e têm vergonha de seu formato ou tamanho corporal. Oportunidades como sessões exclusivas para mulheres podem tornar a natação uma opção mais acessível para muitos.

“Exercícios ao ar livre, como nadar no lido local, podem ser particularmente benéficos e pesquisas sugerem que podem ser tão eficazes quanto os antidepressivos no tratamento da depressão leve a moderada. As cores, sons e cheiros que encontramos ao ar livre estimulam nossos sentidos de uma forma que a academia ou os ambientes urbanos não fazem e, portanto, praticar atividades físicas ao ar livre pode ser melhor do que dentro de casa.

Melhore o seu humor geral​


“Ir para o lido local ou, se você for mais aventureiro, tentar nadar ao ar livre, pode ser uma ótima alternativa para dar braçadas em uma piscina coberta. Estar rodeado pela natureza pode melhorar seu humor geral e estar em contato social regular com outras pessoas enquanto faz isso pode ajudar a aumentar sua auto-estima e reduzir a solidão.

“O projeto Get Set to Go da própria Mind, que ajuda pessoas com problemas de saúde mental a se envolverem em atividades físicas, oferece oportunidades como nadar em várias áreas do país. Recentemente, recebemos a notícia de que o Sport England usará o financiamento da Loteria Nacional para estender o Get Set to Go por mais três anos e você pode descobrir mais sobre como se envolver em mind.org.uk/sport .

“Embora a natação traga benefícios para o bem-estar mental de muitas pessoas, o mais importante é encontrar um tipo de atividade que você ame e possa praticar. Um grupo de natação ou outra atividade de equipe pode ser melhor para você se achar que ser sociável lhe dá um impulso, enquanto para outras pessoas que gostam de um tempo para si, uma atividade como correr pode funcionar melhor. Não sinta que precisa se concentrar em algo que não está funcionando para você.

“Existem centenas de atividades que você pode fazer e é muito mais provável que continue fazendo se for divertido.”
 

Este artigo foi revisado clinicamente por Joey Thurman , CSCS, CPT, FNS, um especialista em fitness baseado em Chicago e treinador de MYX Fitness .

Os benefícios da natação para a saúde podem incluir condicionamento cardiovascular, alívio do estresse e redução do risco de hipertensão e diabetes.


A natação é especialmente boa para aliviar o estresse, porque as braçadas envolvem respiração rítmica que pode ativar a parte do sistema nervoso responsável pelo descanso e relaxamento.

Além de divertida, a natação é um exercício aeróbico que pode reduzir o risco de doenças crônicas como pressão alta e diabetes. Além disso, a natação oferece recompensas de treino exclusivas. Aqui estão seis maneiras pelas quais a natação pode melhorar sua saúde.

1. A natação é um treino de corpo inteiro

Você usa grandes segmentos da parte superior e inferior do corpo ao nadar, diz Brian Wright , professor associado de cinesiologia na DePauw University. Diferentes movimentos funcionam para diferentes grupos musculares , e misturá-los proporcionará um treino completo. aqui estão alguns exemplos:

  • Nado livre ou crawl , enfatiza os músculos do ombro e do peito e inclui um chute que envolve as coxas e as costas também.
  • O nado costas trabalha os músculos posteriores do ombro e a parte superior das costas, o que promove uma boa postura.
  • O nado peito exercita o bíceps, tríceps, peitorais, dorsais, deltóides e parte interna das coxas.

2. Queima de calorias na natação

Mover todos esses músculos requer muita energia e, em troca, queima muitas calorias. Quanto mais vigoroso o treino, mais calorias você queima.

A natação de lazer, por exemplo, queima cerca de 220 calorias a cada 30 minutos em uma pessoa de 155 libras. Considerando que, golpes mais vigorosos, como borboleta, queimam mais de 400 calorias a cada 30 minutos.

Porém, o número de calorias queimadas também depende de quão habilidoso você é como nadador.

"Um bom nadador vai se mover pela água sem esforço, enquanto alguém que não nada bem vai gastar muito mais calorias", diz Lori Sherlock , professora associada de fisiologia do exercício na West Virginia University, que coordena a terapia aquática da escola. programa.

3. A natação melhora a saúde cardiovascular

A American Heart Association sugere duas horas e meia por semana de atividade física de intensidade moderada para uma saúde ideal. A natação pode fornecer um treino tão bom quanto atividades terrestres como andar de bicicleta, caminhar ou uma aula de dança.

Outro fator é a pressão hidrostática , que é a força que um fluido exerce sobre um objeto. Essa pressão da água no corpo empurra o sangue para o coração e melhora a circulação. Quanto mais fundo você estiver submerso, maior será a pressão.

Para avaliar o quanto de treino você está fazendo, Sherlock sugere o uso da escala de esforço percebido , que mede os sinais do corpo, como fadiga muscular. Normalmente, os monitores de frequência cardíaca são uma boa ferramenta para medir a intensidade do treino, mas geralmente são menos precisos na água.

"Meu melhor conselho é trabalhar em todos os níveis de intensidade, se for clinicamente apropriado. Isso significa que você pode conversar um pouco algumas vezes e outras vezes respirar com tanta dificuldade pela boca que mal consegue falar", diz Sherlock.

4. A natação é uma atividade de baixo impacto

O corpo flutua na água, o que reduz o peso corporal em cerca de 90% quando uma pessoa está submersa até o nível do peito.

"Como a atividade é menos pesada, certos grupos de pessoas podem aproveitá-la se quiserem ser ativos. Também é possível continuar a praticá-la tarde da idade, em oposição a atividades de sustentação de peso, como correr", Wright diz.

Pessoas que sentem dores, como dores nas articulações, quando se exercitam em terra podem desfrutar de mais liberdade de movimento na água. Além disso, a pressão hidrostática pode ajudar a reduzir a sensibilidade à dor nas articulações. Em particular, estudos sugerem que pessoas com artrite, problemas no pescoço e nas costas, fibromialgia e obesidade podem se beneficiar mais de exercícios à base de água.

5. A natação alivia o estresse

A atividade física regular, incluindo natação, tem sido associada a níveis mais baixos de estresse psicológico e melhora do humor.

Quando feito com a técnica correta, os movimentos de natação envolvem respiração rítmica que pode acionar o sistema nervoso parassimpático – a parte do nosso sistema nervoso responsável pelo descanso e relaxamento.

Muitas pessoas acham a pressão da água relaxante "como um abraço", diz Sherlock, acrescentando que a água morna é particularmente reconfortante.

6. A natação é uma boa opção para quem tem asma

A natação pode ser uma atividade mais segura para pessoas com asma. A menos que seja uma corrida competitiva, a natação promove esforço constante e moderado em comparação com exercícios que envolvem respiração pesada e repetitiva, como corrida de longa distância. As piscinas cobertas são ambientes quentes e úmidos com menos alérgenos.

As pessoas são menos propensas a ter ataques de asma induzidos por exercícios enquanto nadam em comparação com atividades ao ar livre, como andar de bicicleta ou caminhar, diz Wright. Alguns estudos sugerem que a natação pode melhorar a função pulmonar, especialmente em crianças .
 

Quais são os 12 principais benefícios da natação?​

Visão geral

Você deve ter ouvido que os especialistas recomendam que os adultos façam 150 minutos de atividades moderadas ou 75 minutos de atividades vigorosas por semana. A natação é uma excelente forma de trabalhar todo o seu corpo e sistema cardiovascular. Uma hora nadando queima quase tantas calorias quanto correr, sem todo o impacto nos ossos e nas articulações.
A natação é a quarta atividade mais popular de fonte confiável nos Estados Unidos. Mas por que exatamente? Há uma série de benefícios que você pode obter ao nadar regularmente. Continue lendo para aprender sobre os benefícios da natação e como incorporar a natação à sua rotina.

Benefícios

1. Trabalha todo o seu corpo​


Um dos maiores benefícios da natação é que ela realmente trabalha todo o seu corpo, da cabeça aos pés. Natação:
  • aumenta sua frequência cardíaca sem forçar seu corpo
  • tonifica os músculos
  • constrói força
  • constrói resistência
Existem várias braçadas que você pode usar para adicionar variedade ao seu treino de natação, incluindo:
  • nado peito
  • nado costas
  • sidestroke
  • borboleta
  • estilo livre
Cada um se concentra em diferentes grupos musculares, e a água oferece uma resistência suave. Não importa a braçada que você nade, você está usando a maioria dos grupos de músculos para mover o corpo na água.

2. Funciona por dentro também​


Enquanto seus músculos estão se exercitando, seu sistema cardiovascular também está. A natação fortalece o coração e os pulmões. A natação é tão boa para você que os pesquisadores compartilham que pode até reduzir o risco de morte. Em comparação com pessoas inativas, os nadadores têm cerca de metade do risco de morte no Trusted Source . Alguns outros estudos demonstraram que a natação pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea Trusted Source e controlar o açúcar no sangue, Trusted Source .

3. É apropriado para pessoas com lesões, artrite e outras condições​


A natação pode ser uma opção segura de exercícios para pessoas com:
  • artrite
  • prejuízo
  • incapacidade
  • outras questões que tornam os exercícios de alto impacto difíceis
A natação pode até ajudar a reduzir um pouco a dor ou melhorar a recuperação de uma lesão. Um estudo mostrou que pessoas com osteoartrite relataram reduções significativas na dor e rigidez nas articulações e experimentaram menos limitação física após se envolver em atividades como natação e ciclismo.

Ainda mais interessante, havia pouca ou nenhuma diferença nos benefícios entre os dois grupos. Portanto, a natação parece ter muitos dos mesmos benefícios dos exercícios terrestres frequentemente prescritos. Se você quiser atividades aquáticas que não sejam nadar, experimente estes impostos especiais sobre a água para pessoas com artrite.

4. Boa opção para pessoas com asma​


O ambiente úmido das piscinas cobertas faz da natação uma ótima atividade para pessoas com asma . Além disso, exercícios respiratórios associados ao esporte, como prender a respiração, podem ajudar a Trusted Source a expandir sua capacidade pulmonar e obter controle sobre a respiração.

Alguns estudos sugerem que a natação pode aumentar o risco de asma por causa dos produtos químicos usados para tratar piscinas. Converse com seu médico sobre os riscos potenciais de nadar se você tiver asma e, se possível, procure uma piscina que use água salgada em vez de cloro.

5. Benéfico para pessoas com EM também​


Pessoas com esclerose múltipla (EM) também podem considerar a natação benéfica. A água torna os membros flutuantes, ajudando a sustentá-los durante o exercício. A água também oferece uma resistência suave.

Em um estudo Trusted Source , um programa de natação de 20 semanas resultou em redução significativa da dor para pessoas com esclerose múltipla. Essas pessoas também apresentaram melhorias com sintomas como fadiga, depressão e deficiência. Saiba mais sobre a terapia da água para MS.

6. queima calorias​


A natação é uma forma eficiente de queimar calorias . Uma pessoa de 160 libras queima aproximadamente 423 calorias por hora enquanto nadava em um ritmo baixo ou moderado. Essa mesma pessoa pode queimar até 715 calorias por hora nadando em um ritmo mais vigoroso. Uma pessoa de 90 quilos fazendo as mesmas atividades queimaria entre 528 e 892 calorias por hora. Uma pessoa de 240 libras pode queimar entre 632 e 1.068.

Para comparar esses números com outras atividades populares de baixo impacto, essa mesma pessoa de 160 libras queimaria apenas cerca de 314 calorias caminhando a 3,5 milhas por hora por 60 minutos. A ioga pode queimar apenas 183 calorias por hora. E o aparelho elíptico pode queimar apenas 365 calorias nessa hora.

7. Melhora o seu sono​


A natação pode ter o poder de ajudá-lo a dormir melhor à noite. Em um estudo Trusted Source sobre adultos mais velhos com insônia , os participantes relataram um aumento na qualidade de vida e no sono após a prática regular de exercícios aeróbicos.

Quase 50 por cento de Trusted Source das pessoas idosas experimentam algum nível de insônia, portanto, esta é uma excelente notícia. O estudo se concentrou em todos os tipos de exercícios aeróbicos, incluindo elíptico, Stairmaster, bicicleta, piscina e vídeos de exercícios.

A natação é acessível a uma ampla gama de pessoas que lidam com problemas físicos que tornam outros exercícios, como correr, menos atraentes. Isso pode fazer da natação uma boa escolha para adultos mais velhos que procuram melhorar o sono.

8. Melhora o seu humor​


Os pesquisadores Trusted Source avaliaram um pequeno grupo de pessoas com demência e viram uma melhora no humor após participar de um programa aquático de 12 semanas. Natação e exercícios aquáticos não são apenas psicologicamente benéficos para pessoas com demência. Demonstrou-se que os exercícios também aumentam o humor de outras pessoas.

9. Ajuda a gerenciar o estresse​


Os pesquisadores entrevistaram um grupo de nadadores imediatamente antes e depois de nadar em um YMCA na cidade de New Taipei, Taiwan. Das 101 pessoas pesquisadas, 44 relataram estar levemente deprimidas e sentindo estresse relacionado à vida acelerada. Depois de nadar, o número de pessoas que ainda relataram sentir-se estressadas diminuiu para apenas oito.
Embora mais pesquisas precisem ser feitas nessa área, os pesquisadores concluem que a natação é uma forma potencialmente poderosa de aliviar o estresse rapidamente.

10. Seguro durante a gravidez​


Mulheres grávidas e seus bebês também podem colher recompensas maravilhosas da natação. Em um estudo Trusted Source em animais, a natação de uma mãe-rato alterou o desenvolvimento do cérebro de sua prole. Pode até proteger os bebês contra um tipo de problema neurológico chamado hipóxia-isquemia, mas são necessárias mais pesquisas. Além de potenciais benefícios para a criança, a natação é uma atividade que pode ser realizada nos três trimestres.

Outro estudo Trusted Source não mostra efeitos adversos de nadar em piscinas cloradas durante a gravidez. Na verdade, as mulheres grávidas que nadaram durante o início da gravidez e tiveram um risco menor de parto prematuro e defeitos congênitos.

Lembre-se de que, embora nadar seja geralmente considerado seguro durante a gravidez, algumas mulheres podem ter restrições de atividade devido a complicações na gravidez. Converse com seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios durante a gravidez e, se tiver complicações, pergunte sobre atividades seguras.

11. Ótimo para crianças também​


As crianças precisam de um mínimo de 60 minutos confiável fonte de exercício aeróbico por dia. Também não precisa parecer uma tarefa árdua. A natação é uma atividade divertida e não necessariamente parece um treino formal.
Seu filho pode fazer aulas de natação estruturadas ou fazer parte de uma equipe de natação. O tempo de natação não estruturado é outra opção sólida para fazer as crianças se movimentarem.

12. Acessível​


A natação também pode ser uma opção de exercício acessível em comparação com algumas outras, como o ciclismo. Muitos pools oferecem taxas razoáveis de adesão. Algumas escolas públicas e outros centros oferecem horas de natação gratuitamente ou em uma escala de acordo com sua renda.
Se você ainda está preocupado com os custos de adesão a um pool, verifique com seu empregador ou com seu seguro saúde. Alguns oferecem reembolso para ingressar em um programa de condicionamento físico.
 

Quer desenvolver novas células cerebrais e ficar mais inteligente? Ir nadar​

Boas notícias da ciência se o seu canto do mundo está escaldante: a natação é a forma de exercício favorita do seu cérebro.​



O título desta postagem é um pouco enganador. Praticamente qualquer tipo de exercício ajudará a estimular o crescimento de novas células cerebrais e a torná-lo um pouco mais inteligente, conforme demonstrado pela ciência. Então, o que há de tão especial em nadar, especificamente?

Esse é o tópico de um novo artigo aprofundado sobre The Conversation, escrito pela neurobiologista (e ávida nadadora recreativa) Seena Mathew. Nele, ela aprofunda-se em ciência nova, mas intrigante, que mostra que passar algum tempo chapinhando na piscina pode oferecer benefícios cognitivos únicos, além do que você obtém quando sai para correr, caminhar ou andar de bicicleta.

A natação é o melhor tipo de exercício para o cérebro?​


Para os interessados em neurociência (ou em busca de motivação para ir à academia), o artigo de Mathew se aprofunda sobre as coisas boas que acontecem em seu cérebro quando você faz qualquer tipo de exercício aeróbio. (Eu já escrevi sobre isso aqui no Inc.com também.) Mas o resultado final é suar muito. Parece aumentar a memória, matar o estresse, melhorar o desempenho cognitivo e ajudar a evitar a demência.

O que é uma lista impressionante de benefícios. Mas a natação, sugerem as pesquisas, pode ser ainda melhor para o cérebro do que outros tipos de exercício. A maioria das evidências disso vem de pesquisas com ratos. Em um estudo, os cientistas forçaram os ratos a nadar por uma hora por dia enquanto testavam periodicamente as memórias das pequenas vagabundas peludas da praia, fazendo-as navegar por um labirinto.

"Depois de apenas sete dias de treinamento de natação, os pesquisadores viram melhorias nas memórias de curto e longo prazo, com base na redução dos erros que os ratos cometiam a cada dia", relata Mathew. Essas melhorias foram além do que você esperaria apenas dos ratos serem mais ativos.


Ratos dando voltas são fofos, mas isso diz alguma coisa sobre os humanos? Mathew insiste que sim. "Embora o salto dos estudos em ratos para humanos seja substancial, a pesquisa em pessoas está produzindo resultados semelhantes que sugerem um claro benefício cognitivo de nadar em todas as idades", escreve ela.

Um estudo comparando nadadores com atletas em esportes terrestres mostrou que a natação parece dar um impulso extra ao cérebro. Outro estudo analisou a capacidade das crianças de memorizar o vocabulário depois de nadar, colorir e fazer uma atividade semelhante ao CrossFit. As crianças se lembraram de muito mais palavras depois de nadar. "Essas descobertas indicam que nadar por curtos períodos de tempo é altamente benéfico para cérebros jovens em desenvolvimento", afirma Mathew.


Entra a agua esta bem​


Mathew deixou claro que ainda há muito trabalho a ser feito para confirmar esses resultados e entender por que a natação pode estar entre os melhores tipos de exercício para o cérebro. Mas se você está entre os que estão lendo isto em um lugar onde o verão tem sido especialmente escaldante, não há necessidade de esperar pela confirmação antes de ir para a piscina, praia ou lago.

A natação sempre foi uma ótima maneira de manter a forma e se refrescar. Agora, da próxima vez que você mergulhar, pode se parabenizar por fazer algo especialmente bom para o seu cérebro também.
 

Os 3 principais alongamentos para ajudar a tratar e prevenir o ombro do nadador​



ombro de nadador


O ombro do nadador é um termo que abrange uma ampla gama de lesões que ocorrem em nadadores. Você pode ferir várias partes do ombro enquanto nada. É importante saber quais estruturas estão envolvidas e por quê. Existe um grande equilíbrio entre a mobilidade e a estabilidade do ombro que ocorre durante os esportes que exigem movimentos acima da cabeça. Um nadador competitivo pode realizar 4.000 braçadas para um ombro em uma única sessão de treinamento. Essa ação repetitiva pode causar grande estresse no ombro e resultar em lesões.

Dor no ombro é a queixa musculoesquelética mais comum na natação (até 87% dos nadadores em um estudo específico). Também cobrimos a dor no ombro em um post anterior. Como corrigir a dor no ombro - fisioterapia ou cirurgia? . O ombro do nadador pode variar de uma dor localizada perto da articulação do ombro a uma dor irradiada ou aguda. O objetivo desta postagem é fornecer informações sobre a biomecânica da natação, as causas, o diagnóstico e o tratamento do ombro do nadador e os três alongamentos mais comumente utilizados para ajudar a tratar e prevenir o ombro do nadador.

Anatomia do Ombro

O ombro é uma articulação esférica, com uma borda de cartilagem (chamada lábio) que circunda a cavidade para torná-la mais profunda e estável. Ao redor da articulação está sua cápsula articular com partes mais grossas da cápsula formando ligamentos. Um grupo de 4 músculos chamado manguito rotador envolve a articulação e fornece mais estabilidade e controle para o movimento da cabeça do úmero. Outros músculos se fixam em vários locais no úmero, escápula, clavícula e caixa torácica para fornecer movimento e suporte.

anatomia da articulação do ombro


músculos do ombro


Mecânica de Natação

A natação requer vários movimentos de ombro diferentes, dependendo da braçada. A maioria dos movimentos envolve movimentos circulares do ombro com vários graus de rotação interna e externa e movimentos escapulares em direção e para longe da coluna. A natação é composta por quatro estilos diferentes, incluindo nado livre, borboleta, nado costas e nado bravo. A maioria dos golpes é dividida em duas fases principais, conhecidas como fases de recuperação e recuperação. A fase pull-through fornece a propulsão e é dividida em diferentes fases que consistem na entrada manual, na recepção, no meio do pull-through e no final ou pull-through final. Usarei uma linguagem ligeiramente técnica para descrever os movimentos do ombro. Se você não estiver familiarizado com esses termos, consulte o diagrama.
movimento do ombro


Estilo Livre

lesões no ombro do estilo livre


O estilo livre requer um movimento combinado de retração e elevação escapular, com abdução umeral e rotação externa durante a fase de recuperação. Durante a fase de pull-through, a escápula é alongada enquanto o úmero é aduzido, estendido e girado internamente. A força da braçada é obtida por meio dos adutores, extensores e rotadores internos do ombro, com o serrátil anterior e o latissumus dorsi sendo os principais músculos de propulsão para nadadores.

Borboleta

Butterfly-768x576.jpg


Butterfly tem um movimento semelhante no ombro do nado livre, mas as tensões são diferentes porque ambos os braços são movidos no mesmo movimento simultaneamente, em vez de alternar. Por esse motivo, não ocorre rotação do tronco, de modo que a demanda dos estabilizadores e afastadores escapulares mediais durante a recuperação é maior no estilo borboleta do que no estilo livre. Além disso, a cabeça do úmero se move para uma posição de impacto de elevação, adução horizontal e rotação interna na entrada da mão.

Costas

lesões de ombro nado costas


O nado costas é oposto ao estilo nado livre com o ombro em retração, abdução horizontal e rotação externa na entrada da mão e no início da fase de puxada. Essa posição aumenta o estresse na frente da cápsula do ombro. A posição do braço durante a fase de recuperação é diferente do estilo livre porque o cotovelo está estendido (ao invés de flexionado).

Nado peito

Lesões no ombro de brecha


A técnica de braçada é muito diferente das outras braçadas, pois os braços são movidos simultaneamente em um movimento que começa em flexão total com rotação interna. No entanto, os cotovelos permanecem flexionados durante a tração até que o úmero esteja totalmente aduzido e levado à adução horizontal com os antebraços se tocando. Ao contrário dos outros movimentos, as mãos nunca se movem abaixo dos quadris, de modo que a alta tensão no manguito rotador que ocorre durante os outros movimentos não ocorre durante o nado peito.

O que é o ombro do nadador

Como aprendemos, o ombro é uma articulação muito móvel e precisa ser bem controlado pelos músculos e ligamentos que circundam a articulação. Excesso de treinamento, fadiga, hipermobilidade, técnica inadequada de braçada, fraqueza ou rigidez podem causar sobrecarga nos músculos e ligamentos. Se isso continuar, lesões como choque do manguito rotador e tendinite, rupturas do manguito rotador, bursite, ligamento ou danos à cartilagem podem ocorrer. O ombro do nadador é um termo amplo que abrange todas essas condições que podem ocorrer em nadadores. Portanto, um diagnóstico mais preciso é necessário para tratar adequadamente sua lesão no ombro.

Causas do ombro do nadador

O ombro do nadador geralmente se apresenta como impacto envolvendo o tendão do manguito rotador, tendão do bíceps ou bursa subacromial (pequeno saco cheio de líquido sob o acrômio). O impacto primário envolve a compressão dessas estruturas entre o acrômio (extremidade da escápula) e a tuberosidade maior (parte superior do úmero). A causa do impacto primário é geralmente uma cápsula posterior apertada (parte de trás do ombro) ou formato anormal do acrômio. No entanto, a síndrome do impacto primário é menos comum em nadadores competitivos do que o impacto secundário.

O mecanismo de impacto secundário ocorre por meio de uma série de deficiências. A amplitude de movimento do ombro em nadadores normalmente tem rotação externa excessiva e rotação interna limitada. Essa mudança no movimento em direção ao aumento da rotação externa é um ajuste às demandas da articulação do ombro. A frouxidão adquirida permite rotação externa excessiva, mas impõe maior demanda ao manguito rotador.

A falha do manguito rotador e dos estabilizadores escapulares em manter a posição correta do ombro pode levar ao aumento da tensão nos tendões ou compressão dos tendões na parte superior do ombro. Esse problema geralmente começa com fadiga muscular e rigidez.

Os sintomas que se desenvolvem como resultado da fadiga também podem afetar a mecânica do derrame. Em nadadores com ombros doloridos, a mão pode entrar mais longe da linha média com o cotovelo caindo mais perto da superfície da água. Essa mudança geralmente é feita para evitar uma posição de impacto de elevação total com rotação interna e adução horizontal.

Diagnóstico de Ombro do Nadador

Obter o diagnóstico correto é muito importante para obter o melhor tratamento e para colocá-lo de volta na piscina o mais rápido possível. Seus fisioterapeutas farão uma avaliação de seu ombro para determinar que parte dele está causando a dor. Eles também examinarão o que fez com que seu ombro doesse em primeiro lugar. Em alguns casos, imagens do ombro, como ultrassom ou ressonância magnética, podem ser úteis.

Tratamento do ombro do nadador

O primeiro passo no tratamento do ombro do nadador é tratar de quaisquer deficiências relacionadas. Como o quadro clínico costuma envolver dor relacionada à inflamação, os tratamentos iniciais podem utilizar gelo, antiinflamatórios e técnicas manuais, como mobilizações articulares, massagens e alongamentos. Possíveis deficiências comuns que precisam ser tratadas incluem disfunções posturais, músculos torácicos anteriores tensos, rigidez da coluna torácica. Além disso, a perda de mobilidade articular ou mobilidade articular excessiva, cápsula posterior apertada e força e resistência prejudicadas do manguito rotador precisam ser abordadas.

As deficiências posturais são tratadas por meio de mobilização articular / tecido mole, flexibilidade e exercícios de fortalecimento / estabilização dos afastadores escapulares e músculos posturais do pescoço.

A estabilidade escapular e o movimento adequado são elementos essenciais para a reabilitação e prevenção do ombro. A posição escapular afeta diretamente a posição da cabeça do úmero, o que pode aumentar a pressão sobre os músculos do manguito rotador, podendo causar lesões.

Normalmente são prescritos exercícios de fortalecimento do manguito rotador. O fortalecimento do ombro pode começar com exercícios isométricos (manter uma posição contra resistência). Em seguida, pode ser progredido para o fortalecimento dinâmico do manguito rotador e ombro em diferentes posições. A resistência pode ser aplicada com faixas de resistência ou com pesos. Esses exercícios podem ser avançados com base na amplitude de movimento e nos sintomas.

Frequentemente, é necessário alterar o programa de treinamento dos atletas. Reduzir sua distância ou frequência de treinamento é benéfico. Alterar os padrões de treinamento para que haja mais variação nas braçadas também pode ser uma boa ideia. Essa alteração reduzirá o estresse repetitivo no ombro e permitirá que os músculos funcionem de forma diferente. Evitar o uso de pás manuais reduzirá ainda mais o estresse no ombro. O uso de nadadeiras para aumentar a propulsão das pernas também pode reduzir esse estresse.

Os 3 principais alongamentos para ajudar a tratar o ombro de nadadores

As áreas problemáticas mais comuns ou áreas de tensão / rigidez que precisam ser corrigidas em lesões nos ombros de nadadores são os músculos peitorais, os músculos do manguito rotador posterior e a coluna torácica. Nossos 3 principais trechos abordarão essas 3 áreas. Eles podem ser úteis para você, mas observe que esses alongamentos não são para todos. Se você sofre de dores no ombro, consulte primeiro seu fisioterapeuta para diagnosticar com precisão sua lesão antes de fazer esses alongamentos.
  1. Pec Major Stretch - Sinal de Stop

Sinal de Pare

Sente-se no chão. Coloque as pernas para o lado com os joelhos dobrados e as solas dos pés juntas. Mantenha as costas retas, apoie os cotovelos nas coxas ou joelhos e empurre para o chão com os antebraços.

  1. Rotadores externos do ombro / alongamento das pontas

Rotação externa do ombro

Contra a porta - fique próximo a uma moldura de porta com o cotovelo ao lado do corpo e dobrado para fora em 90 °. Gire o corpo para a frente, mantendo o cotovelo ao lado do corpo até sentir um alongamento na frente do ombro. Sustentada no chão - Deite-se de costas com o cotovelo ao lado do corpo e dobrado a 90 °. Coloque a mão sob um item fixo e mantenha o ombro apoiado no chão.

  1. Mobilidade da coluna torácica (com cunha torácica ou rolo)

    Posição da cunha torácica
Deite-se de costas com os joelhos dobrados para cima e coloque a cunha sob a coluna torácica e relaxe sobre a cunha. Coloque uma toalha sobre a cunha se for muito desconfortável. Principiante - braços cruzados sobre o peito. Avançado - braços atrás da cabeça. Torácica superior - levante o traseiro no ar e empurre para cima através das pernas para aumentar a força através da cunha. Torácica médio-inferior - de baixo para baixo

Resumo

O ombro do nadador é uma lesão comum para nadadores recreativos de alto nível ou dedicados. O ombro tem grande mobilidade em comparação com as outras articulações do corpo, mas essa mobilidade sacrifica a estabilidade. Qualquer comprometimento do movimento ou disfunção do ombro pode causar lesões. Se você sentir dor no ombro por causa da natação, deve ter seu ombro avaliado por um fisioterapeuta antes de tentar qualquer exercício. Esses 3 alongamentos também são particularmente úteis na prevenção de lesões nos ombros.
 

Treinamento Esportivo Específico para um Nadador Competitivo de Sprint de Estilo Livre​




Treinamento Esportivo Específico para um Nadador Competitivo de Sprint de Estilo Livre​

Resumo​


O TREINAMENTO DE FORÇA ESPECÍFICO PARA O ESPORTE PARA NADADORES É ALCANÇADO REALIZANDO EXERCÍCIOS QUE ESTIMULAM OS MESMOS MÚSCULOS DA MESMA MANEIRA QUE A NADADA. EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS PARA O ESPORTE PODEM AJUDAR A AUMENTAR A FORÇA, A POTÊNCIA E O CONTROLE CORPORAL E REDUZIR O RISCO DE LESÕES NO OMBRO. QUANDO O 100º DE UM SEGUNDO PODERIA DETERMINAR O PRIMEIRO PARA O TERCEIRO LUGAR, O OBJETIVO DESTE ARTIGO FOI DESENVOLVER UM REGIME DE TREINAMENTO DE FORÇA ESPECÍFICO PARA O ESPORTE PARA UM NADADOR COMPETITIVO DE ESTILO LIVRE .

“Em corridas de natação competitivas, o centésimo de segundo de diferença pode determinar o vencedor ( 3 ).” Um nadador concentra-se principalmente na força e potência muscular dentro de seu regime de treinamento de força. Cada corrida tem 3 componentes principais: a largada, a (s) virada (ões) e a própria natação - em uma natação de 50 m há apenas uma virada. A contribuição de cada componente em uma corrida de estilo livre de 50 m inclui a largada em aproximadamente 20,5% ( 9 ), a virada em aproximadamente 30% ( 4 ) e a natação em aproximadamente 49,5%. Com metade de uma corrida de estilo livre de 50 m consistindo em movimentos de força e explosivos e a outra metade consistindo em força e técnica, o objetivo deste artigo foi desenvolver um regime de treinamento de força específico para natação.

A natação de estilo livre é geralmente conhecida como a braçada mais rápida na natação ( 7) Com a técnica adequada, o corpo do nadador ficará na superfície da água com os olhos para baixo e os ombros, quadris e tornozelos rompendo a superfície da água. Conforme o nadador se move na água, sua cabeça ficará voltada para o fundo da piscina, enquanto as regiões abdominais (ombro aos quadris) e inferiores (quadril aos tornozelos) rolarão de um lado para o outro. Quando um nadador alcança seu braço para frente, rolando para um lado e pegando água, ele engaja seus músculos deltóide, tríceps braquial, trapézio, latissimus dorsi, abdominais, serrátil anterior, supraespinhal, subescapular, infraespinhal e redondo menor . Conforme um nadador rola para o outro lado puxando a água atrás de si, ele / ela irá engajar seu deltóide, tríceps braquial, grande dorsal e músculos abdominais. Ao longo de ambos os movimentos,A natação de estilo livre é geralmente conhecida como uma das braçadas mais rápidas, mas apenas se o nadador puder controlar esses movimentos a partir da região abdominal.

Força e potência muscular são aspectos importantes do regime de treinamento de um nadador para o sucesso em suas corridas. Freestyle é um dos 4 estilos competitivos usados por nadadores em todo o mundo.
A Figura 1 ilustra os músculos primários (ombros, tórax e pernas) e os músculos de suporte (braços, núcleo e panturrilhas) usados durante a natação em estilo livre .
Com força e técnica adequadas, a parte superior do corpo é elevada até o topo da água ( Figura 2 ), guiando o corpo pela água acelerando ou desacelerando o nadador conforme desejado.
Sem força e técnica adequadas, o corpo fica mais baixo na água ( Figura 3) criando mais resistência e aumentando o risco de lesões. Incluindo exercícios de força específicos do esporte ao regime de treinamento de um nadador, sua força, potência e técnica provavelmente aumentarão de maneira equilibrada.

O treinamento esportivo específico para nadadores pode ser alcançado ao realizar exercícios que estimulam os mesmos músculos da mesma maneira que eles nadam. O treinamento específico para esportes pode incluir sala de musculação, piscina, peso corporal ou tubos de borracha. Em um estudo de 2007, 21 nadadores competitivos foram aleatoriamente designados a 1 de 3 grupos: grupo de força, grupo de resistência e sprint assistido e um grupo de controle. Após 12 semanas, o único grupo que mostrou melhorias em todas as 3 áreas de desempenho de natação, parâmetros técnicos e força muscular foi o grupo de resistência e sprint assistido ( 2 ). Este estudo demonstra como o treinamento de força específico do esporte pode melhorar todos os componentes da corrida de um nadador e não apenas 1 ou 2 componentes ( 2 ).

Vários estudos demonstraram que o treinamento de força específico para esportes tem contribuído para melhorias na saúde, força e potência do ombro, bem como uma diminuição nas lesões do ombro ( 1 , 2 , 4 , 6 , 8 ). Um nadador competitivo médio durante todo o ano realizará aproximadamente 2.500 rotações de ombro por treino na piscina, com lesões no ombro ocorrendo em 47-80% de todos os nadadores competitivos ( 8 ). Os exercícios que fortalecem o supraespinhal, o subescapular, o infraespinhal e o redondo menor podem ajudar a reduzir o risco de lesões no ombro. Ramsi et al. ( 5) avaliaram os músculos rotadores internos e externos do ombro antes, meia e pós-temporada de 27 nadadores competitivos do ensino médio. Eles demonstraram um aumento na força de rotação interna e externa da pré-temporada para a pós-temporada. Concluíram que desequilíbrios na relação força de rotação interna e externa podem contribuir para lesões no ombro ( 5 ). A Temple University conduziu um estudo de 6 semanas ( 6 ) investigando maneiras de adicionar exercícios específicos ao esporte para aumentar a estabilidade dos músculos ao redor da articulação glenoumeral e diminuir a dor no ombro. Eles descobriram ao longo de seu estudo que o grupo de treinamento específico para esporte tinha 40% menos lesões no ombro do que o grupo de treinamento não específico para esporte ( 6 ).

Os componentes de partida e virada de uma corrida de estilo livre de 50 m combinados consomem 50,5% do tempo do evento ( 4,9) Durante uma largada, um nadador deve gerar impulso e força por meio da extensão tripla das articulações do quadril, joelho e tornozelo fora do bloco, entrando na água em uma linha aerodinâmica apertada (braços travados além da cabeça, mãos sobrepostas e bíceps apertando o orelhas) posição preparada para manter um chute antes de atingir a superfície da água. Durante uma virada, um nadador deve estender com força seu quadril, joelho e tornozelos para fora da parede paralelamente ao fundo da piscina, mantendo a mesma posição alongada da largada e dando uma batida de perna antes de atingir a superfície da água. O treinamento pliométrico concentra-se principalmente na aceleração e na explosão dos músculos, “ativando as mudanças musculares de rápida ação muscular excêntrica [desaceleração] para rápida ação muscular concêntrica [aceleração] ( 4). ” Um estudo de 12 semanas ( 8 ) concluído em 2011 demonstrou como adicionar um regime de treinamento pliométrico ao treinamento normal de um nadador pode diminuir seu tempo total de corrida. Os investigadores descobriram que em um sprint de 50 m, um nadador poderia diminuir seu tempo total em aproximadamente 6,5 segundos, adicionando 2 horas de treinamento pliométrico por semana ( 4 ).

As Figuras 4 e 5 demonstram 2 tipos diferentes de exercícios pliométricos úteis para nadadores.
Agachamento simplificado ( Figura 4 ) e interruptores de lunge jump ( Figura 5 ) focam principalmente na extensão tripla usada fora do bloco durante a largada e fora das paredes durante as curvas.

O componente de natação de uma corrida de estilo livre de 50 m consome 49,5% do tempo do evento ( 4 , 9 ). Durante o componente de natação, o nadador se concentra na posição corporal correta, pegada, puxada e batida de perna. Para uma posição corporal adequada, o nadador deve ter controle total sobre seu corpo, começando no núcleo. O core é definido como “a área entre o esterno e os joelhos, com foco na região abdominal, região lombar e quadris ( 1 )”. Ao contrário dos esportes terrestres (futebol, corrida, patinação, futebol, etc.) onde os pés do atleta estão em contato com o solo, na natação, a estabilidade dos músculos centrais fornece a flutuabilidade e alongamento necessários. Quanto mais fraco o core, mais energia é necessária para nadar, resultando em puxadas e chutes menos poderosos (1 ).

As Figuras 6–12 fornecem vários exercícios de força específicos para cada esporte para aumentar a força e a potência dabraçadado estilo livre .
As flexões do nadador ( Figura 6 ) concentram-se no tríceps, serrátil anterior, peitorais e deltóides anteriores que são necessários durante a recepção e finalização da braçada.
Os exercícios de rotação interna / externa ( Figuras 7 , 8 ) e de captura ( Figura 9 ) se concentram em aumentar a estabilidade e fortalecer os músculos circundantes das articulações glenoumerais.
A prancha ( Figura 10 ) e o super-homem aerodinâmico ( Figura 11 ) ativam os músculos abdominais e paravertebrais, respectivamente.
O estilo livre O exercício catch and roll ( Figura 12 ) envolve o nível mais alto de coordenação e é a simulação mais próxima da braçada de estilo livre real .
Agachamentos aerodinâmicos ( Figura 13 ), estocada com uma torção ( Figura 14 ) e batida de perna ( Figura 15 ) exigem levantamento através do núcleo e controle total do corpo.

O treinamento de força específico para esportes com esses exercícios pode aumentar a força e a estabilidade do core, o que aumentará o controle corporal e a técnica do nadador ( 2 ).

Ao adicionar esses exercícios a um regime de treinamento semanal conforme indicado na Tabela , você diminuirá o risco de lesões nos ombros e aumentará sua força, potência e técnica de natação.

RESUMO​


Foi demonstrado que o treinamento de força específico para esportes ajuda a aumentar a força, a potência e o controle do corpo, se implementado corretamente. Um nadador precisa treinar em todas as 4 áreas de força, potência, estabilidade e técnica porque metade de uma corrida de 50 m consiste em potência e força, enquanto a outra metade consiste em estabilidade e técnica. Um regime de treinamento de força adequado também é crucial porque um nadador médio realiza aproximadamente 2.500 rotações de ombro por treino. Sem a estabilidade e força adequadas da articulação glenoumeral e dos músculos correspondentes, podem ocorrer lesões nos ombros. Ao realizar os exercícios demonstrados 2–3 vezes por semana, cada nadador pode aumentar sua força e estabilidade em todo o corpo, o que pode resultar em técnica adequada, menos lesões e tempos de natação mais rápidos.

XX26u3H.png


lNgyEB6.png
 

Novo estudo importante sobre os benefícios da natação para a saúde é divulgado​



M02h4DG.jpeg

  • A natação tem uma posição única para apoiar as pessoas ao longo de toda a sua vida.
  • A natação reduz o risco de morte prematura em 28%.
  • As aulas de natação ajudam as crianças a desenvolver habilidades mais rapidamente.
  • A natação e a atividade aquática são uma opção segura, econômica e viável para
    os profissionais de saúde orientarem os pacientes.
  • Chamada para mais pesquisas sobre o impacto da atividade física na saúde mental e condições de longo prazo.
yrUDeyc.jpeg


Um novo estudo que evidencia os benefícios de saúde e bem-estar da natação foi divulgado pela Swim England. O relatório mostra que os benefícios exclusivos da água a tornam o local perfeito para pessoas de todas as idades se exercitarem, principalmente aquelas com problemas de saúde prolongados. O relatório também encontrou evidências de que os nadadores vivem mais e a natação regular ajuda os idosos a manterem-se mental e fisicamente aptos. É importante ressaltar que também mostrou que a participação em aulas de natação pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades físicas, cognitivas e sociais mais rapidamente do que aquelas que não têm aulas.

A Swim England encomendou o relatório independente e usará as descobertas para conscientizar os profissionais da saúde de que a natação é uma opção segura, econômica e viável para orientar os pacientes.

rqHEIt4.jpeg


O órgão regulador nacional da natação na Inglaterra também está convocando o setor de saúde e esportes em geral a se unir e investir em mais pesquisas sobre o impacto da atividade física na saúde mental e nas condições de longo prazo.

Jane Nickerson, CEO da Swim England, disse: “É evidente no relatório que a natação tem um enorme potencial para apoiar a saúde e o bem-estar da nação. As propriedades únicas da água significam que, ao contrário de outras atividades, ninguém está impedido de participar.

“O relatório destaca particularmente os benefícios da natação e das atividades aquáticas para pessoas com problemas de saúde mental ou problemas nas articulações e músculos. Isso apóia as descobertas de nosso projeto Dementia Friendly Swimming, mas é uma área em que são necessárias mais pesquisas nos setores de saúde e esportes. “Usaremos as descobertas do relatório para continuar a desenvolver nosso Modelo de Saúde e Bem-Estar e nossa qualificação de Atividade Aquática para a Saúde. Também trabalharemos em estreita colaboração com a força de trabalho da natação e os profissionais de saúde para aumentar a conscientização sobre os benefícios da natação e torná-la uma opção viável para sinalizar pacientes”.

Mike Farrar, presidente do conselho do Swim England Group e ex-CEO da Confederação do NHS, disse: “Por muito tempo, as diretrizes nacionais se concentraram nos benefícios cardiovasculares do exercício realizado por pessoas saudáveis, e não naqueles que são menos aptos ou têm longa condições de saúde a termo. “Para entender completamente as ligações entre atividade física e saúde na população em geral, precisaríamos ver mais recursos nacionais investidos em pesquisa. Este relatório mostra que atividades como a natação realmente têm o potencial de mudar o jogo no apoio à saúde desta nação, especialmente em um momento em que cortes nos serviços significam menos dinheiro para cuidados de longo prazo”.

O mandato dos relatórios foi desenvolvido pela Comissão de Natação e Saúde sob a presidência do Professor Ian Cumming. O Diretor Executivo da Health Education England disse: “A Comissão de Natação e Saúde foi criada pela Swim England para explorar a base de evidências dos benefícios da natação para a saúde. O relatório acadêmico resultante é uma coleção inovadora de artigos que identificam evidências impressionantes e robustas das melhorias significativas na saúde e na qualidade de vida que a natação produz.

cMOFLXh.jpeg


A Swim England é o primeiro órgão regulador do esporte a apoiar uma investigação tão aprofundada de sua relação com a saúde e o bem-estar e gostaria de parabenizá-los por sua visão e por produzir um trabalho que tenho certeza que se tornará um documento de referência. por muitos anos ainda.”

O relatório completo dos Benefícios da Natação para Saúde e Bem-Estar e a resposta da Swim England podem ser acessados via: j.mp/HealthCommissionReport

O relatório Health and Wellbeing Benefits of Swimming foi encomendado pela Swimming and Health Commission em nome da Swim England para explorar o impacto da natação no bem-estar físico, mental e social. Ele foi escrito por uma série de acadêmicos eminentes e é apoiado pela Diretora Médica, Professora Dame Sally Davies.

Sobre a Swim England

Formalmente conhecida como Amateur Swimming Association, a Swim England é o órgão regulador nacional da natação na Inglaterra. Ele ajuda as pessoas a aprender a nadar, aproveitar a água com segurança e competir em todos os esportes aquáticos. A visão da Swim England é de uma nação nadando e se esforça para inspirar todos a aproveitar a água da maneira que mais lhes convier. A cada mês, milhões de pessoas podem praticar natação, mergulho,pólo aquático e nado sincronizado, tendo participado do programa Swim England Learn to Swim. A Swim England também apóia seus membros, clubes e atletas, e executa programas de qualificação e educação para desenvolver a força de trabalho. Para mais informações, visite swimming.org/swimengland
 

Como a natação pode ajudar sua mente​



Como a Semana de Conscientização sobre Saúde Mental, que vai até 20 de maio, se concentra no estresse, Hayley Jarvis , gerente de programas comunitários para a organização beneficente de saúde mental Mind, explica como a natação pode beneficiar o bem-estar mental .

“Todos nós sabemos que praticar atividades físicas como nadar faz bem ao corpo. Mas nossa saúde física e mental estão intimamente ligadas e ser fisicamente ativo também pode ser muito benéfico para nossa saúde mental.

“Quando você nada ou faz qualquer tipo de exercício, libera hormônios do tipo 'se sentir bem', chamados endorfinas, que ajudam a reduzir os sentimentos negativos e melhorar o seu humor. Os exercícios também reduzem os níveis de cortisol, o 'hormônio do estresse', que tem sido associado a uma série de problemas de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade.

“Algumas pessoas acham que o exercício ajuda a quebrar os pensamentos acelerados. À medida que o corpo se cansa, a mente também se cansa, deixando você mais calmo e mais capaz de pensar com clareza. O simples fato de se exercitar também pode dar às pessoas espaço para pensar sobre as coisas e ajudar a limpar a mente.

Reduza o risco de depressão​


“Se você é mais ativo, há boas evidências que sugerem que, na maioria das idades, tanto para homens quanto para mulheres, há uma tendência de taxas mais baixas de depressão. Na verdade, um estudo descobriu que ao aumentar seus níveis de atividade de não fazer nada para se exercitar pelo menos três vezes por semana, você pode reduzir o risco de depressão em até 30 por cento.

“Algumas das muitas razões pelas quais a natação é uma opção mais acessível para melhorar sua saúde mental é que é uma forma de atividade física de baixo impacto e apenas moderadamente intensa, que coloca muito pouco estresse nas articulações. Estar na água em si pode ser terapêutico e a flutuabilidade da água também é útil se você tiver movimentos restritos ou estiver acima do peso.

“Sabemos que as mulheres atualmente se exercitam com menos frequência do que os homens, mas desejam fazer mais atividades físicas. Nossa própria pesquisa sugere que, para as mulheres com problemas de saúde mental, elas frequentemente deixam de fazer exercícios porque não se sentem 'preparadas para a academia' e têm vergonha de seu formato ou tamanho corporal. Oportunidades como sessões exclusivas para mulheres podem tornar a natação uma opção mais acessível para muitos.

“Exercícios ao ar livre, como nadar no lido local, podem ser particularmente benéficos e pesquisas sugerem que podem ser tão eficazes quanto os antidepressivos no tratamento da depressão leve a moderada. As cores, sons e cheiros que encontramos ao ar livre estimulam nossos sentidos de uma forma que a academia ou os ambientes urbanos não fazem e, portanto, praticar atividades físicas ao ar livre pode ser melhor do que dentro de casa.

Melhore o seu humor geral​


“Ir para o lido local ou, se você for mais aventureiro, tentar nadar ao ar livre, pode ser uma ótima alternativa para dar braçadas em uma piscina coberta. Estar rodeado pela natureza pode melhorar seu humor geral e estar em contato social regular com outras pessoas enquanto faz isso pode ajudar a aumentar sua auto-estima e reduzir a solidão.

“O projeto Get Set to Go da própria Mind, que ajuda pessoas com problemas de saúde mental a se envolverem em atividades físicas, oferece oportunidades como nadar em várias áreas do país. Recentemente, recebemos a notícia de que o Sport England usará o financiamento da Loteria Nacional para estender o Get Set to Go por mais três anos e você pode descobrir mais sobre como se envolver em mind.org.uk/sport .

“Embora a natação traga benefícios para o bem-estar mental de muitas pessoas, o mais importante é encontrar um tipo de atividade que você ame e possa praticar. Um grupo de natação ou outra atividade de equipe pode ser melhor para você se achar que ser sociável lhe dá um impulso, enquanto para outras pessoas que gostam de um tempo para si, uma atividade como correr pode funcionar melhor. Não sinta que precisa se concentrar em algo que não está funcionando para você.

“Existem centenas de atividades que você pode fazer e é muito mais provável que continue fazendo se for divertido.”
 
Voltei a nadar tem uns 2~3 meses, meu desempenho ainda tá uma bela bosta, mas está melhorando aos poucos. O importante é não desanimar:oremos:
 
Tem algum objetivo em mente?
O principal é voltar a praticar alguma atividade depois de uns 10 anos (ou mais) sedentário. Estou indo para os 30 e se não me resolver agora as consequencias seriam bem ruim no longo prazo de acordo com médicos.

Além disso, se no meio tempo conseguir aprender outros tipos de nado que não sei e me divertir um pouco não vejo problemas. Sempre gostei de nadar e nas ultimas vezes que estive em piscinas/lago/praia vi que já não tinha mais a mesma eficiencia de quando era jovem. Mas não planejo competir nem nada do tipo:haha:

Voltei com 2x na semana, vou seguir assim até outubro quando repito meus exames, se tiver tudo ok vou começar com 3x. Queria ir até mais mas minha agenda não me permite.
 
Última edição:
Subindo aqui o tóco.

Alguém tem alguma dica de relógio para monitorar dentro d'agua, batimentos etc? Vi alguns exemplos no tópico mas fiquei mais confuso que antes.

Outro ponto, alguém aí que nada usando relógio, atrapalha o nado?
 
Nos links abaixo está explicado porque é tão difícil encontrar rastreadores para a natação que tenham precisão para analisar corretamente o que foi praticado

De forma resumida, é necessário a empresa fazer investimentos em pessoas altamente qualificadas, tecnologia e software com foco no rastreamento da atividade física da natação, é por essa razão que em várias marcas famosas, caras e populares não possuem precisão no rastreamento da natação









Marcas de smarwatch recomendadas como rastreadores para natação que são mais precisas atualmente, quando comparadas a outras marcas disponíveis no mercado

A anos que acompanho sobre os aparelhos de rastreamento para natação, as únicas marcas em 2023 que atualmente possuem precisão na natação, e de forma geral também possuem mais recursos e mostram mais dados que foram rastreados na natação, falo isso com base em diversas fontes na internet, bem como em reviews, testes, análises e no feedback dos próprios usuários desses aparelho, são essas marcas abaixo

HUAWEI (rastreador no punho da mão)
Garmin (rastreador no punho da mão)
Apple (rastreador no punho da mão)

Form Swim Goggles (rastreador no óculos "cabeça")
Ciye FINIS Smart Goggle (rastreador no óculos "cabeça")
Phlex Swim (rastreador no óculos "cabeça")





O melhor custo x benefício de rastreadores para a natação no nível intermediário e de entrada é a HUAWEI

Melhor custo x benefício na faixa de preço de entrada

HUAWEI BAND (rastreador no punho da mão)

HONOR BAND utiliza o mesmo APP da HUAWEI, portanto a precisão do aparelho para registros físicos é o mesmo da HUAWEI BAND, além do que a estrutura, design e etc., é uma versão da HUAWEI BAND alternativa

HUAWEI BAND 7 e 6 possuem sensores de 6 eixos (sensor de acelerômetro, sensor de giroscópio) com o sensor de monitoramento de frequência cardíaca HUAWEI TruSeen 4.0
HUAWEI BAND 8 possui sensores de 6 eixos (sensor de acelerômetro, sensor de giroscópio e bússola) com o sensor de monitoramento de frequência cardíaca TruSeen 5.0


No caso de um review do HONOR BAND 6 (é uma HUAWEI BAND com nome de HONOR, ambos são os mesmos aparelhos na prática e utilizam o mesmo software), de acordo com o jornalista Michael Sawh que fez o review comparativo usando o Form Swim Goggles para natação, e a diferença foi de apenas 1 volta para o HONOR / HUAWEI BAND

O Form Swim Goggles é mais preciso que os relógios da garmin na contagem de voltas para natação de acordo com o review do DC RAINMAKER https://www.dcrainmaker.com/2019/07/hands-on-form-swim-goggles-with-smart-display.html

1650 metros na HONOR / HUAWEI BAND
1675 metros Form Swim Goggles

HUAWEI BAND 8 - $ 40 dólares - 190 reais
Form Swim Goggles - $ 250 dólares




honor-band-swimming-1619170861-2Pfu-column-width-inline-jpg.webp

Rastreamento de natação comparado: Honor Band 6 (à esquerda) e Form Swim Goggles (à direita)

Na frente de precisão, corremos, nadamos, pedalamos (indoor) e usamos para remo indoor e, em geral, tivemos um bom desempenho. Para o remo, ele rastreou uma taxa de braçada média idêntica e apenas um pouco mais de braçadas totais. Na piscina, a visibilidade da tela na água era muito boa e a precisão do rastreamento resistia bem aos óculos de natação da Form.



Melhor custo x benefício na faixa de preço intermediário

Huawei Watch Fit 2

Huawei Watch Fit 2 possui sensores de 9 eixos (sensor de acelerômetro, sensor de giroscópio, sensor geomagnético) com o sensor de monitoramento de frequência cardíaca HUAWEI TruSeen 5.0
De acordo com o melhor canal de review no youtube sobre precisão de sensores de smarwatch que é o "The Quantified Scientist", a Huawei Watch Fit 2 está entre as melhores e mais precisas dos smartwatch para heart rate

Em relação ao review do HUAWEI WATCH FIT 2, o jornalista Michael Sawh realizou a comparação na natação usando o GARMIN EPIX GEN 2

HUAWEI WATCH FIT 2 - custo de $ 100 dólares - 500 a 650 reais
GARMIN EPIX GEN 2 - custo de $ 900 dólares - quase 10.000 reais na loja oficial no Brasil

"Huawei Watch Fit 2 forneceu dados semelhantes em comparação ao rastreamento de natação da Garmin Epix Gen 2."

É mostrado que a diferença de dados de ambos, tanto do rastreamento dos batimentos cardíacos durante a natação bem como o rastreamento da natação, são muito próximos de acordo com o review do jornalista Michael Sawh





swimming-1653572868-QrkY-column-width-inline-jpg.webp

Rastreamento de natação comparado: Huawei Watch Fit 2 (à esquerda) e Garmin Epix (à direita)

Também passamos algum tempo fora da corrida com o Watch Fit 2, e ele teve um bom desempenho na maioria das frentes. nós o levamos para nadar na piscina e ele forneceu dados semelhantes ao suporte de rastreamento de natação da Garmin.


garmin-swim-two-data-1579182541-wQPJ-column-width-inline-jpg.webp

Rastreamento de dados comparado: Garmin Swim 2 (esquerda) , Form Swim Goggles (centro) , Honor / Huawei MagicWatch 2 (direita)

Comparamos Garmin Swim 2 com o Form Swim Goggles e o rastreamento de natação no Honor / Huawei MagicWatch 2 em piscinas principalmente de 25 m e ficamos satisfeitos ao ver se foram enviados dados semelhantes em tempo real e no aplicativo após a natação.

Dados como distância percorrida e ritmo médio e pontuações SWOLF estavam geralmente alinhados com os outros dois wearables de natação contra os quais testamos.







Atividades como natação em piscina, onde a precisão geral do Honor / Huawei Watch 4 correspondia ao rastreamento de natação da Garmin e aos óculos de natação Form Swim.




Faixa de preço de topo de linha

Garmin (rastreador no punho da mão)

250 dólares em diante




Apple (rastreador no punho da mão)

250 dólares em diante

Apple que nas atualizações do watchOS já trouxe melhorias no rastreamento e outros recursos para a natação







Phlex Swim

Phlex Swim (rastreador no óculos "cabeça") utiliza o Polar Verity Sense para fazer o rastreamento da natação, requer obrigatoriamente assinatura mensal ou anual




FORM Swim Goggles




Form Swim Goggles possui parceira com a Polar, com o objetivo de complementar o óculos smart com o registro de batimentos cardíacos (Polar Verity Sense, OH1 e OH1+), todos esses dados são registrados num só aplicativo. Por fim você escolhe qual dado você quer ver na lente do seu óculos enquanto treina, ou apenas mostrar de vez em quando.




A frequência cardíaca baseada no pulso é notoriamente imprecisa na água. Em meus próprios testes, havia mais de 40 bpm de diferença entre minha frequência cardíaca medida manualmente e a frequência cardíaca medida pelo meu Garmin Forerunner 945 enquanto nadava. O OH1 montado na alça de óculos, no entanto, estava sempre no local.

Com todas essas coisas anotadas - você apenas nada e acompanha tudo. É tão simples quanto isso e, para seu crédito, contra três relógios diferentes (Garmin FR945, Garmin MARQ e COROS Vertix), foi a única unidade a acertar perfeitamente todos os meus banhos contra esses relógios. Eu tive outros mergulhos perfeitos com esses relógios, mas nesses mergulhos em particular contra o óculos FORM, apenas o FORM produziu o número exato de voltas corretamente.

Em termos de precisão, os óculos Form foram o vencedor claro contra o nosso Garmin Forerunner 245. Não é certo que seja um dos relógios de alta especificação da Gamin, mas a distância total estava correta nos óculos e curta no relógio.

Review































Ciye Finis Smart Goggles (rastreador no óculos "cabeça")

200 a 250 dólares

Ciye FINIS Smart Goggle (adicionaram um novo recurso esse mês, que agora também rastreia a posição e movimentação da sua cabeça durante toda a prática da natação e depois você visualiza no aplicativo)




Review






ACOMPANHE A POSIÇÃO DA SUA CABEÇA COM O FINIS SMART GOGGLE





Form Swim Goggles vs Ciye Finis Smart Goggles








Outros rastreadores:

A Triton Wear (rastreador na "cabeça") possui foco no rastreamento de várias pessoas praticando natação ao mesmo tempo e mostrando os dados no visor de uma tela, só está disponível para equipes de natação

Rastreador somente para equipes




Swimtraxx One

500 dólares

Swimtraxx One (rastreador no óculos "cabeça") que custa 500 dólares e não existe nenhum review desse aparelho na internet




Marcas de smarwatch para evitarem como rastreadores para natação

MI BAND

Muito imprecisa na natação, como proprietário de várias versões da MI BAND e baseado nos relatos de diversos proprietários dispersos pela internet
A alternativa nessa faixa de preço é comprar HUAWEI BAND que é infinitamente mais precisa na natação comparado a MI BAND

Amazfit

Muito imprecisão no rastreamento da natação e na falta de visualização básica dos dados do rastreamento, acompanho a anos o review e comentários dessa marca para natação


Samsung Galaxy Watch

Além do que, não foi fabricado para prática da natação em piscinas com cloro e água do mar

O Galaxy Watch 5 pode oferecer 3 métricas diferentes quando você está fazendo seu treino de natação. Frequência cardíaca, calorias queimadas e duração do treino. É isso. Não estou dizendo que essas não são métricas importantes, mas se você estiver procurando por dados mais detalhados, como distância, ritmo ou até tipo de braçada, este relógio não oferecerá isso.


































Polar

Imprecisão no rastreamento da natação, muitos comentários de proprietários sobre esse problema, inclusive de muitos brasileiros por aí na internet




COROS

Esmagadora maioria dos comentários dos proprietários na internet (reddit, em review's e etc.) reclamando de total imprecisão

Até a equipe da COROS relatou que estão cientes desses problemas e até hoje, nada...


FITBIT

Imprecisão no rastreamento e falta de vários recursos básicos para a natação











Suunto

Possui preço de relógio Garmin, porém a Garmin é mais precisa na natação e oferece mais recursos no geral




Outros acessórios tecnológicos para a natação

Para o treinador se comunicar com o atleta, enquanto o mesmo está nadando


Para ouvir música / streaming / e etc., nadando no fone de ouvido


Opções mais baratas, mas só colocando arquivo MP3 armazenado no aparelho


Outra alternativa


 
Última edição:
Alguém tem alguma dica de relógio para monitorar dentro d'agua, batimentos etc? Vi alguns exemplos no tópico mas fiquei mais confuso que antes.

Qual comprou ?
 
O fisiologista do exercício Christopher Travers, MS , explica por que a natação – junto com outros exercícios aquáticos, como caminhada na água e hidroginástica – é tão boa para o corpo e a mente.


Nadar é um bom exercício?​

A natação não é apenas um bom exercício, é um ótimo exercício. Isso graças à própria água, que oferece flutuabilidade e resistência que facilitam o trabalho de todo o corpo do que outras formas de exercício.

“No que diz respeito aos exercícios cardiovasculares, a natação oferece um pouco menos de desgaste ao corpo do que outras opções”, diz Travers. “É uma boa escolha para praticamente qualquer pessoa.”

Benefícios para a saúde da natação

Amamos uma atividade física com oportunidades iguais! A natação é para pessoas de diversas idades, pesos e condições de saúde e, independentemente do seu nível de atividade, você colherá alguns de seus benefícios. Travers compartilha nove deles.

Fácil para suas articulações​

Não estamos dizendo que nadar é fácil (longe disso!), mas nadar causa muito menos danos ao seu corpo do que, digamos, correr ou andar de bicicleta. Isso porque praticar exercícios na água diminui o impacto do peso corporal nas articulações .

“A flutuabilidade da água alivia o peso”, diz Travers. “Também adiciona resistência, mas tem baixo impacto.” Isto é especialmente útil se você tiver uma condição que causa rigidez ou dor nas articulações:

  • Artrite: A natação é conhecida há muito tempo por ser uma das melhores opções de exercícios para pessoas com artrite, ajudando a reduzir os sintomas e melhorar a força muscular.
  • Fibromialgia: Um estudo com mulheres com fibromialgia descobriu que nadar regularmente durante oito meses levou a uma melhoria de 20% na sua função física geral e a uma melhoria impressionante de 53% na sua rigidez.
  • Obesidade: O excesso de peso pode pressionar as articulações, tornando-as rígidas e doloridas. Mas a flutuabilidade da água faz da natação e de outros exercícios aquáticos uma ótima opção para pessoas obesas e com sobrepeso .
  • Gravidez: Estar grávida pode trazer todo tipo de desconforto, inclusive dores musculares e articulares, mas fazer exercícios na água pode ajudar a proteger as articulações e trazer alívio.
  • Mobilidade reduzida: Se você tem uma deficiência que afeta sua mobilidade, como distrofia muscular, paralisia cerebral ou esclerose múltipla, os exercícios aquáticos podem ajudar a reduzir a dor e a espasticidade .

Mantém seu coração forte​

Quer manter seu ticker em funcionamento máximo? A atividade cardiovascular é uma das chaves para um coração saudável e os benefícios cardiovasculares da natação são claros. Foi demonstrado que:

  • Melhorar os níveis de colesterol.
  • Reduza a pressão arterial.
  • Reduza o risco de doenças cardíacas.
Um grande estudo encomendado pela Swim England descobriu que os nadadores têm um risco 41% menor de morte devido a doenças cardíacas ou acidente vascular cerebral do que os não nadadores”, partilha Travers, “além de um risco 28% menor de morte precoce em geral”.

É até uma opção para pessoas que estão em reabilitação cardíaca . Estudos mostram que a natação pode ser bem tolerada por pessoas que estão se recuperando de insuficiência cardíaca ou doença arterial coronariana.

Claro, sempre consulte seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios, especialmente se você estiver se recuperando de um problema cardíaco grave ou tiver uma condição médica conhecida. E se você fez uma cirurgia de coração aberto ou outro procedimento, fique fora da piscina até que as incisões cirúrgicas cicatrizem.

Fortalece seus pulmões​

Se você quiser respirar melhor, nadar pode ajudar. Foi descoberto que melhora a força e a capacidade pulmonar .

“A natação faz com que seu corpo use o oxigênio com mais eficiência”, diz Travers, “então, se você foi diagnosticado com asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), pode ser um bom exercício para tentar”.

Dito isto, estudos também demonstraram que a exposição prolongada aos desinfetantes utilizados para limpar piscinas pode, na verdade, aumentar o risco de asma. Portanto, proceda com cautela e sempre consulte seu médico para ter certeza de que nadar é seguro para você.

Queima calorias​

Como outras formas de cardio, a natação pode ajudar a queimar calorias e perder peso.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, uma pessoa de 154 libras que nada em estilo livre lento por 30 minutos queima 255 calorias. Mas essa quantidade varia dependendo do seu peso, velocidade e braçada.

Swim England relata que o nado borboleta queima mais calorias, mas como pode ser muito difícil de aprender e manter - especialmente para iniciantes - não é recomendado como uma opção para perder peso. Freestyle é a melhor opção, e só depois de aprender como fazê-lo da maneira certa.

Constrói músculos​

A resistência incorporada que a água oferece ajuda a construir músculos e torna você mais forte. E como a água é mais resistente que o ar, a natação faz isso mais rápido do que exercícios em terra, como corrida e ciclismo.

“Quando você nada, você obtém melhor capacidade aeróbica e trabalha os músculos porque trabalha contra a resistência da água”, afirma Travers.

Mantém sua mente afiada​

São necessárias mais pesquisas, mas estudos sugerem que a natação regular pode melhorar a função cognitiva (mental), o que é especialmente importante à medida que envelhecemos. E por falar em envelhecimento…

Apoia o envelhecimento saudável​

Ficando mais velho? Ei, não somos todos - mas nadar é uma ótima opção de exercício para ajudá-lo a manter sua saúde com o passar dos anos.

Um estudo realizado com mulheres na pós-menopausa com pressão alta descobriu que a natação reduziu a pressão arterial e melhorou a rigidez arterial .

A menopausa também faz com que a densidade óssea diminua, o que pode causar ossos fracos e quebradiços. Mas foi demonstrado que a natação tem um efeito positivo na saúde óssea em pessoas na pós-menopausa. Pode até ajudar a prevenir a osteoporose em pessoas que ainda não entraram na menopausa.

“Quando você está na pós-menopausa, é importante estar sempre procurando maneiras de aumentar a densidade óssea”, aconselha Travers.

Ajuda sua saúde mental​

Não é nenhum segredo que sentir-se melhor fisicamente pode ajudá-lo a se sentir melhor mentalmente.

Lembra daquele estudo que mencionamos anteriormente, de mulheres com fibromialgia que nadaram durante oito meses? Eles não mostraram apenas melhorias na saúde física: eles também relataram uma melhora de 41% na ansiedade e uma melhora de 27% na depressão.

Além disso, a natação é uma daquelas atividades que permite bloquear o mundo ao seu redor e simplesmente ser . Quer você se perca em seus próprios pensamentos ou use tecnologia à prova d'água para ouvir música enquanto faz isso, a natação pode ser uma ótima maneira de desestressar e colher alguns dos benefícios da meditação , ao mesmo tempo que pratica exercícios físicos.

Uma boa escolha se você é novo no treino​

Você não precisa começar a nadar em nível olímpico para colher os benefícios de estar na água. Outras atividades aquáticas também podem ser benéficas.

“Se você é um pouco relutante em se exercitar ou se está se recuperando de um ataque cardíaco ou arritmia cardíaca, pode começar aos poucos com algo como caminhada na água ou hidroginástica”, sugere Travers. “Essas atividades podem parecer um pouco mais acessíveis do que nadar.”

Caminhada na água​

Comece com água que vai até a cintura. Caminhando lentamente pela piscina, balance os braços e mantenha as costas retas.

“À medida que você aumenta sua força e resistência, você pode adicionar pesos de água ou teias de mão, que agem como pesos trabalhando com a resistência da água”, sugere Travers.

Se você se sentir confortável, poderá entrar em águas mais profundas. Algumas piscinas até oferecem um horário designado para caminhadas aquáticas em seu “rio lento”, um rio artificial raso e corrente.

Aeróbica aquática​

À medida que você aumenta sua tolerância aos exercícios aquáticos, você pode se interessar em se matricular em uma aula de hidroginástica na academia ou centro de saúde local. Estas aulas combinam os benefícios de um treino aquático com a camaradagem e a diversão de estar num ambiente de exercício em grupo.

Quanto você deve nadar para obter os benefícios?​

As diretrizes de atividade física do American College of Sports Medicine exigem 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada todas as semanas. Mas o que isso significa, especialmente se você não é atleta?

Travers coloca de forma simples: qualquer exercício é melhor do que nenhum exercício, especialmente se você não tem feito nenhum exercício. Se você começar a nadar (ou caminhar na água ou fazer hidroginástica), experimentará alguns de seus benefícios, ponto final - mesmo que não faça isso por 150 minutos por semana.

“Um dos maiores equívocos que as pessoas têm é que elas precisam suar muito quando estão fazendo exercícios aeróbicos”, diz ele. “Mas, na verdade, você só precisa se levantar e se mover. Qualquer coisa é melhor do que ser sedentário.”

Se você fica sentado em uma mesa o dia todo, qualquer movimento adicional é melhor do que nenhum movimento. Comece onde puder e trabalhe até a quantidade recomendada semanalmente.
 
Quero voltar ainda esse ano, melhor cardio que existe.
 



Image4.jpg
Image6.jpg



Analise sua braçada de natação de maneiras que você não imaginou serem possíveis com eo SwimBETTER

A tecnologia inovadora da Austrália oferece uma nova maneira revolucionária de melhorar sua técnica​





Vicent_SwimBetter__DSC8923_200522_cDaniel_Vazquez-Large-1200x675.jpeg
Foto: eo/ Daniel Vazquez
REVISTA TRIATHLON 7 DE JUNHO DE 2023
Compartilhar no X (Twitter)Compartilhar no FacebookCompartilhar por e-mailCompartilhar por SMS
Quando Jaimie Fuller, ex-presidente executivo da SKINS, conheceu o ex-cientista-chefe do New South Wales Institute of Sport (NSWIS), de renome mundial, Dr. Kenneth Graham, ele ficou imediatamente intrigado com o tipo de tecnologia em que o cientista esportivo estava trabalhando. Anteriormente, Fuller ajudou a SKINS a desenvolver uma tecnologia de compressão inovadora. Agora, ele viu a oportunidade de desenvolver tecnologias esportivas mais inovadoras. Fuller decidiu criar uma empresa que daria vida a um pouco da tecnologia na mente de Graham, para ajudar atletas e treinadores de todo o mundo a redefinir seus limites.
Trabalhando com Graham e Dean Hawkins, ex-executivo da adidas, Fuller co-fundou a eo (que significa “progresso” em latim) com o ambicioso objetivo de usar “aplicações inspiradas de pesquisa científica para capacitar os atletas a liberar seu potencial e trazer o tipo de precisão que não apenas vence a corrida, mas estabelece novos padrões para o que pode ser alcançado.”
Vicent_SwimBetter__DSC7593_200522_cDaniel_Vazquez-Large-682x1024.jpeg
Foto: eo/ Daniel Vázquez
O primeiro produto lançado no mercado traz uma nova abordagem revolucionária para treinamento e treinamento de natação. eo SwimBETTER oferece uma capacidade revolucionária de medir a força aplicada de suas mãos enquanto elas puxam a água em seis direções. Os insights de dados resultantes oferecem aos treinadores e nadadores análises de natação sem precedentes, resultando em melhorias na braçada para atletas de todos os níveis. Quer você seja um iniciante tentando dominar sua braçada ou um competidor de elite em busca de vantagem em sua competição, o eo SwimBETTER pode ajudá-lo a atingir seus objetivos. E é apoiado por alguns dos melhores do ramo, incluindo o bicampeão mundial da ITU Vincent Luis (foto) e o medalhista de ouro olímpico dos 100m livre, Kyle Chalmers.

Informações exclusivas

As coisas começam com dois aparelhos que cabem na palma das suas mãos. Os aparelhos rastreiam muitas métricas que você pode obter de um relógio esportivo sofisticado – distância, tempo, número de braçadas, frequência de braçadas e distância por braçada, por exemplo – mas, mais importante, eles também capturam informações exclusivas que são críticas para analisar seu nadar, incluindo a consistência da braçada, trajetória da braçada e velocidade da mão, a força que você gera e onde essa força está sendo aplicada.

Essas últimas métricas podem fazer uma grande diferença quando se trata de melhorar sua técnica de natação. Nadar rápido nem sempre requer mais força. (Pense naquelas garoupas de 10 anos que passam voando por você na piscina – você certamente consegue fazer supino muito mais do que elas, certo?). O que você quer garantir é que a energia que você está gerando está empurrando seus pés para impulsioná-lo para baixo da piscina, e não para os lados, onde é desperdiçada. As informações que você pode obter do eo SwimBETTER permitem que você analise sua braçada de natação e refine sua técnica diretamente no deck da piscina por meio do aplicativo eo . Você pode testemunhar o efeito de cada ajuste para descobrir imediatamente quais mudanças estão melhorando sua velocidade e eficiência.
Vicent_SwimBetter__DSC0389_200522_cDaniel_Vazquez-Large-1024x682.jpeg

Insights práticos

Analisamos o SwimBETTER, em uma sessão de coaching individual onde pudemos ver exatamente quanta diferença havia entre a potência dos braços esquerdo e direito do nadador. Com algumas mudanças técnicas, conseguimos melhorar sua braçada, equilibrando a força entre os dois braços e melhorando drasticamente sua velocidade e distância por braçada.
Os dados coletados do eo SwimBETTER podem ser quase esmagadores. Ser capaz de analisar exatamente como suas mãos se movem na água proporciona uma excelente visão. Para os atletas pode ser uma informação reveladora, enquanto para os treinadores pode ser um reforço inestimável do que eles intuitivamente sabem que está acontecendo debaixo d'água.

Filiação

Os aparelhos eo SwimBETTER vêm em duas versões, uma que pode registrar até 15 minutos de dados (CA$ 999) entre downloads e outra que pode gravar até 90 minutos (CA$ 1.249). Embora muitos triatletas possam optar por investir em seus próprios aparelhos, os treinadores podem adquirir um conjunto para compartilhar entre seus atletas, que podem então adquirir uma assinatura eo para acompanhar seus próprios dados. A associação eo permite que os indivíduos armazenem seus dados e os visualizem em um telefone, tablet ou computador. Existem dois níveis disponíveis, prata fornecendo dados básicos (US$ 14/mês) e ouro fornecendo dados mais aprofundados (US$ 19/mês).

Vicent_SwimBetter__DSC7216_200522_cDaniel_Vazquez-Large-1024x682.jpeg

Análise inovadora de AVC

eo SwimBETTER oferece uma nova maneira de observar sua braçada de natação, fornecendo uma quantidade incrível de dados que o ajudarão a melhorar sua eficiência na perna de natação. Esta tecnologia revolucionária oferece uma nova maneira de analisar o que você está fazendo na água e fazer os ajustes para nadar mais rápido... mais rápido.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo