[TÓPICO OFICIAL] O papo é PiX

Sobre o PIX, pelo que eu vi parece que é pro mês que vem que as mudanças deverão ser todas implementadas. Mas até agora nenhum banco se mexeu pra corrigir os apps, exceto o INTER.
Verdade. O do Inter tá bem bacaninha. Dá pra organizar legal colocando limites diferentes pra cada tipo de transação.
 


Só complementando o que foi dito, é 16 de novembro mesmo que irão implementar as seguintes medidas:

********
II - prazo mínimo de vinte e quatro horas para a efetivação do aumento de limites para transações de pagamento a pedido do cliente, formalizado nos canais de atendimento eletrônicos disponibilizados pela instituição.

§ 1º As transações de pagamento citadas no caput contemplam:

I - transações realizadas no âmbito de arranjos de pagamento de transferência com emprego de instrumentos de pagamento com função que permita a movimentação de:

a) contas de depósitos; ou

b) contas de pagamento pré-pagas;

II - transferências entre contas na própria instituição;

III - Transferência Eletrônica Disponível (TED);

IV - transação de pagamento instantâneo (Pix);

V - transferências por meio de Documento de Crédito (DOC); e

VI - boletos de pagamento.

§ 2º O disposto no inciso I do caput se aplica também às transações de pagamento agendadas pelo cliente no período das vinte horas às vinte e quatro horas cuja liquidação ocorra antes das seis horas do dia subsequente ao agendamento.


********

Esse ponto aqui especifica que se alguém quiser cadastrar uma conta (ou chave PIX) pra burlar o limite autoimposto, então a efetivação disso deverá levar no mínimo 24 horas pra surtir efeito.

***************
Art. 3º As instituições referidas no art. 1º devem facultar aos seus clientes:

II - o cadastro prévio de contas de depósitos ou de pagamento pré-pagas autorizadas a receber valores acima dos limites estabelecidos no inciso I do art. 2º e no inciso I deste artigo.

§ 1º As instituições devem comunicar aos seus clientes os procedimentos para o exercício da faculdade de que trata o caput, observado o prazo mínimo de vinte e quatro horas para a efetividade do cadastro de que trata o inciso II, caso efetuado nos canais de atendimento eletrônicos disponibilizados pela instituição.

***************

Ou seja, se após 16/11 vocês abrirem qualquer app bancário e ainda assim algum deles não respeitar esses prazos para:

1) Aumentar limite (mínimo de 24h) - pra baixar é no mesmo instante;

2) Permitir cadastrar contas que deverão receber valores diferenciados (acima do limite. - digamos que eu coloque 0.01 pra tudo, mas 1000 reais pra chave PIX 28937193 - o banco deve me dar esse direito);

3) Não levar no mínimo 24 horas pra cadastrar a conta/chave PIX mencionada em 2):

- RECLAMEM COM O BANCO CENTRAL ou acionem o banco na justiça, porque 1), 2) e 3) TODOS são obrigados a cumprir.

Então não vai ter essa do PAG-INSEGURO (por exemplo) que pra baixar ou aumentar leva 9 dias, e que pra pagar boletos é libera geral, ainda que você coloque limite de 1 centavo.

Não, não, olhem lá em cima que é pra que TODOS (sem exceção) façam a mesmíssima coisa que o banco INTER.

Vou até botar o print pra que não reste dúvida:

PRINT.png


Eu coloquei 1 centavo pra tudo, até mesmo favoritos, porque justamente você se planejar é o ideal. Digamos que eu queira fazer PIX pra um desconhecido, pra mim mesmo, parente, pagar boleto, etc.

Ora, ninguém vai surtar, quebrar a casa toda, ter um derrame... se esperar 24 horas pra isso. Bastará solicitar o aumento no valor desejado, e uma vez que esteja ativo, ir lá, usar, e castrar a conta de novo.

A mesmíssima medida tem que ser implementada pra saques em caixa 24Horas. E talvez até pro cartão de crédito.

O problema é que 1 dia pra tudo isso é tão efetivo quanto um peido no meio de um furacão.

O prazo máximo deveria ser customizável pelo cliente, que fosse pelo menos 3, 4, 5 dias ou até mais.

Mas como o BRASIL é um país esculhambado, os caras acharão que 1 dia e pouco será suficiente, e duvido que todos cumpram o mínimo para ativar.

Tem uma série de medidas, entre elas a mais importante de todas, como burocracia boa pra recuperação de contas, e apagar numeração dos cartões, que deveriam implementar, mas ninguém pensa nelas.

Eu defendo que os bancos sejam acionados SIM na justiça, caso se neguem em queixa a oferecer prazos máximos customizáveis aos clientes.

E óbvio, sem chance de reverter isso fora dele, só botando senha ou ligando no SAC. Aliás, ligar em SAC e conseguir uma pá de coisas, como mudar dados cadastrais, é inconcebível pra mim. Só o fato de que nenhum banco se antecipou a menos de 1 mês de limitar o PIX já mostra a lama em que estamos.

Os bancos facilitam ao máximo que as contas de todos sejam invadidas e os valores desviados, tudo porque se recusam a aprimorar esses aplicativos tenebrosos.
 
Última edição:


Só complementando o que foi dito, é 16 de novembro mesmo que irão implementar as seguintes medidas:

********
II - prazo mínimo de vinte e quatro horas para a efetivação do aumento de limites para transações de pagamento a pedido do cliente, formalizado nos canais de atendimento eletrônicos disponibilizados pela instituição.

§ 1º As transações de pagamento citadas no caput contemplam:

I - transações realizadas no âmbito de arranjos de pagamento de transferência com emprego de instrumentos de pagamento com função que permita a movimentação de:

a) contas de depósitos; ou

b) contas de pagamento pré-pagas;

II - transferências entre contas na própria instituição;

III - Transferência Eletrônica Disponível (TED);

IV - transação de pagamento instantâneo (Pix);

V - transferências por meio de Documento de Crédito (DOC); e

VI - boletos de pagamento.

§ 2º O disposto no inciso I do caput se aplica também às transações de pagamento agendadas pelo cliente no período das vinte horas às vinte e quatro horas cuja liquidação ocorra antes das seis horas do dia subsequente ao agendamento.


********

Esse ponto aqui especifica que se alguém quiser cadastrar uma conta (ou chave PIX) pra burlar o limite autoimposto, então a efetivação disso deverá levar no mínimo 24 horas pra surtir efeito.

***************
Art. 3º As instituições referidas no art. 1º devem facultar aos seus clientes:

II - o cadastro prévio de contas de depósitos ou de pagamento pré-pagas autorizadas a receber valores acima dos limites estabelecidos no inciso I do art. 2º e no inciso I deste artigo.

§ 1º As instituições devem comunicar aos seus clientes os procedimentos para o exercício da faculdade de que trata o caput, observado o prazo mínimo de vinte e quatro horas para a efetividade do cadastro de que trata o inciso II, caso efetuado nos canais de atendimento eletrônicos disponibilizados pela instituição.

***************

Ou seja, se após 16/11 vocês abrirem qualquer app bancário e ainda assim algum deles não respeitar esses prazos para:

1) Aumentar limite (mínimo de 24h) - pra baixar é no mesmo instante;

2) Permitir cadastrar contas que deverão receber valores diferenciados (acima do limite. - digamos que eu coloque 0.01 pra tudo, mas 1000 reais pra chave PIX 28937193 - o banco deve me dar esse direito);

3) Não levar no mínimo 24 horas pra cadastrar a conta/chave PIX mencionada em 2):

- RECLAMEM COM O BANCO CENTRAL ou acionem o banco na justiça, porque 1), 2) e 3) TODOS são obrigados a cumprir.

Então não vai ter essa do PAG-INSEGURO (por exemplo) que pra baixar ou aumentar leva 9 dias, e que pra pagar boletos é libera geral, ainda que você coloque limite de 1 centavo.

Não, não, olhem lá em cima que é pra que TODOS (sem exceção) façam a mesmíssima coisa que o banco INTER.

Vou até botar o print pra que não reste dúvida:

PRINT.png


Eu coloquei 1 centavo pra tudo, até mesmo favoritos, porque justamente você se planejar é o ideal. Digamos que eu queira fazer PIX pra um desconhecido, pra mim mesmo, parente, pagar boleto, etc.

Ora, ninguém vai surtar, quebrar a casa toda, ter um derrame... se esperar 24 horas pra isso. Bastará solicitar o aumento no valor desejado, e uma vez que esteja ativo, ir lá, usar, e castrar a conta de novo.

A mesmíssima medida tem que ser implementada pra saques em caixa 24Horas. E talvez até pro cartão de crédito.

O problema é que 1 dia pra tudo isso é tão efetivo quanto um peido no meio de um furacão.

O prazo máximo deveria ser customizável pelo cliente, que fosse pelo menos 3, 4, 5 dias ou até mais.

Mas como o BRASIL é um país esculhambado, os caras acharão que 1 dia e pouco será suficiente, e duvido que todos cumpram o mínimo para ativar.

Tem uma série de medidas, entre elas a mais importante de todas, como burocracia boa pra recuperação de contas, e apagar numeração dos cartões, que deveriam implementar, mas ninguém pensa nelas.

Eu defendo que os bancos sejam acionados SIM na justiça, caso se neguem em queixa a oferecer prazos máximos customizáveis aos clientes.

E óbvio, sem chance de reverter isso fora dele, só botando senha ou ligando no SAC. Aliás, ligar em SAC e conseguir uma pá de coisas, como mudar dados cadastrais, é inconcebível pra mim. Só o fato de que nenhum banco se antecipou a menos de 1 mês de limitar o PIX já mostra a lama em que estamos.

Os bancos facilitam ao máximo que as contas de todos sejam invadidas e os valores desviados, tudo porque se recusam a aprimorar esses aplicativos tenebrosos.
Coitado de quem for invadir minha conta só vai encontrar umas esmolas na poupança e 3 cartões em atraso por falta de pagamento por que dinheiro que é bom não tem.

No mais acho que você está neurótico demais com isso.
 


Só complementando o que foi dito, é 16 de novembro mesmo que irão implementar as seguintes medidas:

********
II - prazo mínimo de vinte e quatro horas para a efetivação do aumento de limites para transações de pagamento a pedido do cliente, formalizado nos canais de atendimento eletrônicos disponibilizados pela instituição.

§ 1º As transações de pagamento citadas no caput contemplam:

I - transações realizadas no âmbito de arranjos de pagamento de transferência com emprego de instrumentos de pagamento com função que permita a movimentação de:

a) contas de depósitos; ou

b) contas de pagamento pré-pagas;

II - transferências entre contas na própria instituição;

III - Transferência Eletrônica Disponível (TED);

IV - transação de pagamento instantâneo (Pix);

V - transferências por meio de Documento de Crédito (DOC); e

VI - boletos de pagamento.

§ 2º O disposto no inciso I do caput se aplica também às transações de pagamento agendadas pelo cliente no período das vinte horas às vinte e quatro horas cuja liquidação ocorra antes das seis horas do dia subsequente ao agendamento.


********

Esse ponto aqui especifica que se alguém quiser cadastrar uma conta (ou chave PIX) pra burlar o limite autoimposto, então a efetivação disso deverá levar no mínimo 24 horas pra surtir efeito.

***************
Art. 3º As instituições referidas no art. 1º devem facultar aos seus clientes:

II - o cadastro prévio de contas de depósitos ou de pagamento pré-pagas autorizadas a receber valores acima dos limites estabelecidos no inciso I do art. 2º e no inciso I deste artigo.

§ 1º As instituições devem comunicar aos seus clientes os procedimentos para o exercício da faculdade de que trata o caput, observado o prazo mínimo de vinte e quatro horas para a efetividade do cadastro de que trata o inciso II, caso efetuado nos canais de atendimento eletrônicos disponibilizados pela instituição.

***************

Ou seja, se após 16/11 vocês abrirem qualquer app bancário e ainda assim algum deles não respeitar esses prazos para:

1) Aumentar limite (mínimo de 24h) - pra baixar é no mesmo instante;

2) Permitir cadastrar contas que deverão receber valores diferenciados (acima do limite. - digamos que eu coloque 0.01 pra tudo, mas 1000 reais pra chave PIX 28937193 - o banco deve me dar esse direito);

3) Não levar no mínimo 24 horas pra cadastrar a conta/chave PIX mencionada em 2):

- RECLAMEM COM O BANCO CENTRAL ou acionem o banco na justiça, porque 1), 2) e 3) TODOS são obrigados a cumprir.

Então não vai ter essa do PAG-INSEGURO (por exemplo) que pra baixar ou aumentar leva 9 dias, e que pra pagar boletos é libera geral, ainda que você coloque limite de 1 centavo.

Não, não, olhem lá em cima que é pra que TODOS (sem exceção) façam a mesmíssima coisa que o banco INTER.

Vou até botar o print pra que não reste dúvida:

PRINT.png


Eu coloquei 1 centavo pra tudo, até mesmo favoritos, porque justamente você se planejar é o ideal. Digamos que eu queira fazer PIX pra um desconhecido, pra mim mesmo, parente, pagar boleto, etc.

Ora, ninguém vai surtar, quebrar a casa toda, ter um derrame... se esperar 24 horas pra isso. Bastará solicitar o aumento no valor desejado, e uma vez que esteja ativo, ir lá, usar, e castrar a conta de novo.

A mesmíssima medida tem que ser implementada pra saques em caixa 24Horas. E talvez até pro cartão de crédito.

O problema é que 1 dia pra tudo isso é tão efetivo quanto um peido no meio de um furacão.

O prazo máximo deveria ser customizável pelo cliente, que fosse pelo menos 3, 4, 5 dias ou até mais.

Mas como o BRASIL é um país esculhambado, os caras acharão que 1 dia e pouco será suficiente, e duvido que todos cumpram o mínimo para ativar.

Tem uma série de medidas, entre elas a mais importante de todas, como burocracia boa pra recuperação de contas, e apagar numeração dos cartões, que deveriam implementar, mas ninguém pensa nelas.

Eu defendo que os bancos sejam acionados SIM na justiça, caso se neguem em queixa a oferecer prazos máximos customizáveis aos clientes.

E óbvio, sem chance de reverter isso fora dele, só botando senha ou ligando no SAC. Aliás, ligar em SAC e conseguir uma pá de coisas, como mudar dados cadastrais, é inconcebível pra mim. Só o fato de que nenhum banco se antecipou a menos de 1 mês de limitar o PIX já mostra a lama em que estamos.

Os bancos facilitam ao máximo que as contas de todos sejam invadidas e os valores desviados, tudo porque se recusam a aprimorar esses aplicativos tenebrosos.
Boas informações. Interessante saber.

Mas também acho que você está exagerando nas preocupações.

Tome seus cuidados. Se for lesado sem ter causado o problema, tem como fazer reclamação, processo etc.

Não fique tão impressionado com isso. Talvez nunca aconteça com você.

E só pra registro, aparentemente caiu muito o noticiário de golpes com pix. Talvez a ondinha de golpes esteja passando depois das últimas alterações.

Vida que segue.
 
pix é a estrutura base do real digital, ele é altamente rastreável. Bancos odeiam o pix por ser mais rápido e barato para todos (pj ou pf), e todo mundo que usou conta "laranja" para transferir o dinheiro pode ser pego pela polícia e o laranja é cúmplice e vai pagar a pena, não importa a desculpa. Desde o início os bancos tentam melar o pix e também desleixam no uso com funcionalidades incompletas ou com funcionamento precário, isso fez muita gente errar. Há má vontade dos bancos em dar segurança nos aplicativos, a biometria facial nem sempre funciona e depende de um celular com bom suporte e processamento descente.

a notícia que travou a malandragem foi que a polícia está pegando os laranjas (de mentira) e o resto da quadrilha está dançando junto. No início a polícia fez corpo mole e os bancos deixam a conta do prejuízo no usuário, mas se malandro quer ficar rico mesmo tem que pegar o banco, pois o dinheiro está lá no cofre. No fim das contas, temos um sistema que não coloca essa turma para trabalhar e pagar o custo de manutenção na prisão e um sistema jurídico lento.

o Bacen também é um órgão morto, não pune falhas de bancos nem com provas, não fiscaliza direito os apps de bancos e dá com os ombros. Do que adianta aquilo ser independente? Essa lorota de controle de inflação não cola mais, o que causa a inflação é o povo não ter acesso fácil à educação em todos os níveis e com qualidade, ficam querendo focar somente em creche e esquecem que a própria China evoluiu muito enquanto aqui paramos no tempo. Como que há 30 anos a China passava fome e comia até os cachorros e agora evoluiu tanto? Educação boa em todos os níveis e com acesso geral formando uma pancada de engenheiros. Mas se a China fizesse como o Brasil, ao invés de ter muitos engenheiros, teria um monte de desempregados, desocupados e ladrões a mão armada, como o nosso lindo país tropical.
 
Coitado de quem for invadir minha conta só vai encontrar umas esmolas na poupança e 3 cartões em atraso por falta de pagamento por que dinheiro que é bom não tem.

No mais acho que você está neurótico demais com isso.
O problema não é comigo. É com quem faz esses apps.

Todos esses bancos cometem uma série de erros primários que poderiam ser resolvidos em coisa de 1 semana, a começar pelo mais básico deles: MÉTODOS DE RECUPERAR SENHA/ACESSO, EM CASO DE ESQUECIMENTO. O que recomendo pra esse último é que os bancos repitam o que o INTER exige. Idem pra mudança de dados cadastrais.

Outro erro clássico é emitir cartões de crédito com numeração impressa neles. Ela tem que estar dentro do app.

Pelo amor de Deus, ainda vai levar 30 dias pra esses caras (que o que mais tem é $$$$$$$$$, menos pelo visto pra consertar o internet banking) implementem. 1 dia é um prazo ridículo, se uma pessoa for sequestrada ou tiver a conta hackeada existe uma enooooooooooorme possibilidade de ainda assim ter o $ desviado. Seria só o bandido manter no cativeiro por esse prazo...

Ou ainda sequestrar e sacar o $ no caixa 24Horas. Não existe bloqueio pra saques!!!!!!!!!!! :medo:

Bota 15 dias que aí não tem roubo que aconteça. E o pessoal não entendeu que 3, 4, 5, 20 dias deveria ser um período customizável pra um determinado MEIO de usar o PIX, e que vc só habilita se quiser.

Quem quiser libera geral, fique a vontade.

O que não concordo é libera geral e rapidez pra fazer tudo pra 100% dos clientes. Isso que é sacanagem. :ratinho:

Os ladrões também querem agilidade na prática dos roubos... :nelson:

E ainda que você habilitasse, poderia (você mesmo) burlar! Basta ter conta em mais de um banco.

Vou explicar como funcionaria minha ideia.

Por exemplo: digamos que o banco #1 seja INTER e o #2 seja C6BANK. No caso, os meus.

E que todo meu $$$$$$$$$ esteja no banco INTER. Que eu tenha R$ 50 mil lá (e zero no resto).

E eu queira fazer PIX de R$ 5000 pro _CP_, que tem conta no ITAÚ.

>>>>>>>>>>>>>>>>
Vamos supor que exista possibilidade de PRAZO MÁXIMO CUSTOMIZÁVEL. Você bota 3, 4, 5, 20 dias se quiser. Pra tudo: PIX pra seu CPF, pra outra pessoa, pagar boleto, etc.

Mas claro, esse prazo máximo também viraria MÍNIMO. Significa que se vc mandar fazer qualquer mudança no PIX tem de levar o tempo que vc configurou, ex: 5 dias, jamais 4.

O PRAZO MÍNIMO é de 1 a 2 dias, segundo normas do Banco Central. OBS: mínimo, não confundam com MÁXIMO.

Partindo desse pressuposto, dá uma olhada como eu configuraria minhas contas:

1) BANCO INTER (onde fica todo meu $$$$$$$): limite de 0.01 pra tudo, até pra meu CPF. Prazo pra mudar tudo: aquele do Banco Central. Mas pra terceiros = 5 dias.

Só aí qualquer ladrão que hackeasse essa conta já tomaria lá onde o Sol não bate. :full:

E tem que ser a mesma coisa pra boletos, pois existe (caso não saibam) depósito em conta corrente dessa forma.

2) C6BANK: limite de 0.01 pra tudo, até meu CPF. Prazos do BACEN. Mas limite máximo pra fazer PIX de terceiros (ex: R$ 10 mil).

Hoje é 18 de outubro e preciso fazer PIX de R$ 5000 pro _CP_. :mj:

O que eu faço: peço ao BANCO INTER que aumente PIX pro meu CPF, daquele 1 centavo ali do PRINT, pra R$ 5000. Dia 19 isso vai estar disponível (e sim, eu já cronometrei, eles levaram 1 dia + umas 4, 5 horas).

Quando estiver eu vou mandar R$ 5000 pra minha conta do C6BANK (mesmo CPF), e lá no C6 esse PIX será feito. No máximo no mais tardar em 19 ou 20/10 o _CP_ vai receber.

Fez o que queria? Reduz o limite de novo, porque pra isso a mudança é no mesmo instante.

Uma vez que vc reduza os valores vc vai ter que esperar DE NOVO 1 a 2 dias (prazo do BACEN) pra alterar mais uma vez.

Ou pela minha ideia, prazos mais longos. Seria justamente o fato de haver prazo e dele ser longo que os ladrões ainda que hackeiem as contas bancárias iriam todos se foderem. :vish:

Nego quando quer roubar vc ele faz isso na hora, não vai querer esperar. E lembre-se que se um método de te roubar estiver indisponível, o ladrão irá partir pra outro.

É por isso que eu mencionei saque em caixa e cartões de débito/crédito, a ideia de também bloqueá-los pra qualquer tipo de uso (ou pra saques, um valor X por dia), e ter de aguardar também X dias pra alterar essa configuração.

Quem já fez investimento em CDB com resgate apenas no vencimento já entende o que significa bloqueio de valores na conta bancária. O problema é que essa ideia é totalmente restritiva, enquanto que as propostas pro PIX são o inverso. Você precisa ter total controle de pra onde o seu $$$$$$$ vai, e também O QUANTO.

A ideia de (entre outras) vc bloquear saques em caixa 24h é igualzinha a vc ligar no SAC do banco e mandar tirar a opção de empréstimo, que cai em 2h na tua conta e o ladrão também desvia pra dele. Se vc não tá usando o recurso X ou Y oferecido pelo banco, vc tem todo direito de mandar tirar, ou de enfiarem burocracia pra ele ser (RE)ativado. Mas claro que ninguém vai querer fazer isso, como todo banco adora favorecer bandido, irão negar até a morte essas possibilidades e vão impor na marra que sua conta fique ARREGANHADA 24h/dia. :conte:
 
Última edição:
pix é a estrutura base do real digital, ele é altamente rastreável.
Não é o papo que rola por aí.


Deve ser por isso que o Banco Central também tá mandando os bancos monitorarem contas suspeitas.

Ainda que haja como reaver esses PIXs, é óbvio que vc não vai conseguir isso sem muita luta e por meio de ação judicial, que a gente sabe que é loteria no BRASIL e leva muito tempo.

Aposto quanto vcs quiserem, me cobrem dia 16/11: duvido que aquelas 3 medidas sejam implementadas por todos e ainda que o prazo mínimo de 24h será respeitado.

Se vc quer fazer tudo rápido e rasteiro não tenha conta em banco. A ideia não é engessar a tecnologia, e sim o roubo.
 
O problema não é comigo. É com quem faz esses apps.

Todos esses bancos cometem uma série de erros primários que poderiam ser resolvidos em coisa de 1 semana, a começar pelo mais básico deles: MÉTODOS DE RECUPERAR SENHA/ACESSO, EM CASO DE ESQUECIMENTO. O que recomendo pra esse último é que os bancos repitam o que o INTER exige. Idem pra mudança de dados cadastrais.

Outro erro clássico é emitir cartões de crédito com numeração impressa neles. Ela tem que estar dentro do app.

Pelo amor de Deus, ainda vai levar 30 dias pra esses caras (que o que mais tem é $$$$$$$$$, menos pelo visto pra consertar o internet banking) implementem. 1 dia é um prazo ridículo, se uma pessoa for sequestrada ou tiver a conta hackeada existe uma enooooooooooorme possibilidade de ainda assim ter o $ desviado. Seria só o bandido manter no cativeiro por esse prazo...

Ou ainda sequestrar e sacar o $ no caixa 24Horas. Não existe bloqueio pra saques!!!!!!!!!!! :medo:

Bota 15 dias que aí não tem roubo que aconteça. E o pessoal não entendeu que 3, 4, 5, 20 dias deveria ser um período customizável pra um determinado MEIO de usar o PIX, e que vc só habilita se quiser.

Quem quiser libera geral, fique a vontade.

O que não concordo é libera geral e rapidez pra fazer tudo pra 100% dos clientes. Isso que é sacanagem. :ratinho:

Os ladrões também querem agilidade na prática dos roubos... :nelson:

E ainda que você habilitasse, poderia (você mesmo) burlar! Basta ter conta em mais de um banco.

Vou explicar como funcionaria minha ideia.

Por exemplo: digamos que o banco #1 seja INTER e o #2 seja C6BANK. No caso, os meus.

E que todo meu $$$$$$$$$ esteja no banco INTER. Que eu tenha R$ 50 mil lá (e zero no resto).

E eu queira fazer PIX de R$ 5000 pro _CP_, que tem conta no ITAÚ.

>>>>>>>>>>>>>>>>
Vamos supor que exista possibilidade de PRAZO MÁXIMO CUSTOMIZÁVEL. Você bota 3, 4, 5, 20 dias se quiser. Pra tudo: PIX pra seu CPF, pra outra pessoa, pagar boleto, etc.

Mas claro, esse prazo máximo também viraria MÍNIMO. Significa que se vc mandar fazer qualquer mudança no PIX tem de levar o tempo que vc configurou, ex: 5 dias, jamais 4.

O PRAZO MÍNIMO é de 1 a 2 dias, segundo normas do Banco Central. OBS: mínimo, não confundam com MÁXIMO.

Partindo desse pressuposto, dá uma olhada como eu configuraria minhas contas:

1) BANCO INTER (onde fica todo meu $$$$$$$): limite de 0.01 pra tudo, até pra meu CPF. Prazo pra mudar tudo: aquele do Banco Central. Mas pra terceiros = 5 dias.

Só aí qualquer ladrão que hackeasse essa conta já tomaria lá onde o Sol não bate. :full:

E tem que ser a mesma coisa pra boletos, pois existe (caso não saibam) depósito em conta corrente dessa forma.

2) C6BANK: limite de 0.01 pra tudo, até meu CPF. Prazos do BACEN. Mas limite máximo pra fazer PIX de terceiros (ex: R$ 10 mil).

Hoje é 18 de outubro e preciso fazer PIX de R$ 5000 pro _CP_. :mj:

O que eu faço: peço ao BANCO INTER que aumente PIX pro meu CPF, daquele 1 centavo ali do PRINT, pra R$ 5000. Dia 19 isso vai estar disponível (e sim, eu já cronometrei, eles levaram 1 dia + umas 4, 5 horas).

Quando estiver eu vou mandar R$ 5000 pra minha conta do C6BANK (mesmo CPF), e lá no C6 esse PIX será feito. No máximo no mais tardar em 19 ou 20/10 o _CP_ vai receber.

Fez o que queria? Reduz o limite de novo, porque pra isso a mudança é no mesmo instante.

Uma vez que vc reduza os valores vc vai ter que esperar DE NOVO 1 a 2 dias (prazo do BACEN) pra alterar mais uma vez.

Ou pela minha ideia, prazos mais longos. Seria justamente o fato de haver prazo e dele ser longo que os ladrões ainda que hackeiem as contas bancárias iriam todos se foderem. :vish:

Nego quando quer roubar vc ele faz isso na hora, não vai querer esperar. E lembre-se que se um método de te roubar estiver indisponível, o ladrão irá partir pra outro.

É por isso que eu mencionei saque em caixa e cartões de débito/crédito, a ideia de também bloqueá-los pra qualquer tipo de uso (ou pra saques, um valor X por dia), e ter de aguardar também X dias pra alterar essa configuração.

Quem já fez investimento em CDB com resgate apenas no vencimento já entende o que significa bloqueio de valores na conta bancária. O problema é que essa ideia é totalmente restritiva, enquanto que as propostas pro PIX são o inverso. Você precisa ter total controle de pra onde o seu $$$$$$$ vai, e também O QUANTO.

A ideia de (entre outras) vc bloquear saques em caixa 24h é igualzinha a vc ligar no SAC do banco e mandar tirar a opção de empréstimo, que cai em 2h na tua conta e o ladrão também desvia pra dele. Se vc não tá usando o recurso X ou Y oferecido pelo banco, vc tem todo direito de mandar tirar, ou de enfiarem burocracia pra ele ser (RE)ativado. Mas claro que ninguém vai querer fazer isso, como todo banco adora favorecer bandido, irão negar até a morte essas possibilidades e vão impor na marra que sua conta fique ARREGANHADA 24h/dia. :conte:
Posso sugerir para vc fazer um post mais resumido?
 
Posso sugerir para vc fazer um post mais resumido?
Deixa eu ver se consigo:

- Banco Central cabidão de empregos, cheio de inúteis e ineptos que levaram 1 ano (!!!!!!!!) pra implementar medidas óbvias e que nem assim irão ajudar (sequestros de 1 dia, saques em caixas, cartões, tudo isso estão ignorando);

- Mudanças de PIX que duvido muito que serão TODAS adotadas mesmo após dia 16/11;

- Prazo entre 1 a 2 dias (mínimo) pra atender pedidos dos clientes de alterar o PIX, mas que com certeza será ignorado (irão fazer ANTES);

- Sem possibilidade de você mesmo ditar prazos MÁXIMOS (pra mudanças no PIX);

- Aplicativos bancários cheios de furos ridículos de segurança (que o BACEN não tá nem aí) + ignorância dos clientes dessas falhas e de como se protegerem (e também de como cuidar do smartphone) = festa pros bandidos

Acho que é tudo...:fanboys:
 
Deixa eu ver se consigo:

- Banco Central cabidão de empregos, cheio de inúteis e ineptos que levaram 1 ano (!!!!!!!!) pra implementar medidas óbvias e que nem assim irão ajudar (sequestros de 1 dia, saques em caixas, cartões, tudo isso estão ignorando);

- Mudanças de PIX que duvido muito que serão TODAS adotadas mesmo após dia 16/11;

- Prazo entre 1 a 2 dias (mínimo) pra atender pedidos dos clientes de alterar o PIX, mas que com certeza será ignorado (irão fazer ANTES);

- Sem possibilidade de você mesmo ditar prazos MÁXIMOS (pra mudanças no PIX);

- Aplicativos bancários cheios de furos ridículos de segurança (que o BACEN não tá nem aí) + ignorância dos clientes dessas falhas e de como se protegerem (e também de como cuidar do smartphone) = festa pros bandidos

Acho que é tudo...:fanboys:
Chefe, guarda um pouquinho disso que você está bebendo pra gente. :haha:

Pix foi uma das melhores coisas que inventaram no sistema bancário nos últimos anos. O Banco Central, apesar de não ser perfeito (ninguém é), não é o amontoado de inúteis que você diz. Aliás, quem é funcionário público já nem curte quando alguém fala nesses termos, dizendo que são todos vagabundos ou imprestáveis. Toda generalização é ruim.

E só faltou você dizer que criaram o pix apenas para o pessoal ser assaltado pelos bandidos. :ramon::haa:

Enfim, se cuidar é bom. Mas paranóia não ajuda em nada. Só vai te fazer mal. #ficaadica
 
E só faltou você dizer que criaram o pix apenas para o pessoal ser assaltado pelos bandidos.

Eu fiquei puto um dia desses porque meu pai assistindo o programa do Datena e eu acabei escutando e deu a entender exatamente isso. :que:


Se você for ver nesses programas sensacionalistas policiais parece que o pix é uma organização criminosa.

Ainda escutei algo parecido com isso:
"Quantos sequestros serão feitos até que o pix seja completamente banido" :mesa:
 
Eu fiquei puto um dia desses porque meu pai assistindo o programa do Datena e eu acabei escutando e deu a entender exatamente isso. :que:


Se você for ver nesses programas sensacionalistas policiais parece que o pix é uma organização criminosa.

Ainda escutei algo parecido com isso:
"Quantos sequestros serão feitos até que o pix seja completamente banido" :mesa:
São as teorias da conspiração de sempre. Mas acho que nem toda a idiotice do Brasil vai conseguir banir o Pix, felizmente.

D_AZDDwWsAATfiX.jpg
Melhorar, tanto o sistema quanto a legislação, ok, isso é sempre bem vindo. Mas voltar atrás em uma evolução das transações bancárias não dá.
 
Mas ninguém tá falando que a tecnologia PIX é ruim. O grau de idiotia pra se chegar a essa conclusão é assustador.

Pensar assim é coisa de vagabundo do PROCON, que não entende quem é que na verdade está facilitando a ação dos criminosos. O roubo não deixará de acontecer. Mas pode ser dificultado.

O que estraga PIX e outras facilidades são os cretinos que atualizam apps de internet banking toda semana, mas até hoje não colocaram travas que vc habilita se quiser.

É engraçado como até pra escolher meretriz na zona a gente tem várias opções, mas pra melhorar a segurança da conta bancária? NAAAAAAAH. :bwahaha:

Existem 2 alternativas quando se trata de internet banking:

- Arreganhar sua conta bancária, liberando geral (por exemplo) PIX de R$ 10 mil pra um sujeito que vc nunca viu...
Ou
- Você decidindo quem irá receber essa grana, e O QUANTO.

Os bancos que vc tá aí defendendo até ontem cagavam pra opção número 2.

FATO. :hmm2:

Fora uma série de decisões erradas que sempre comprometeram e continuarão acarretando prejuízos seríssimos pros clientes. Até um macaco faria apps melhores.

Eu falei de cartão lá atrás. Me diga, vc é a favor de proibir de que bancos emitam cartões com numerações?

Eu sou. Mas o Banco Central e os parasitas que cuidam deles, não. Aí olhem o que acontece:


Quem deveria estar MANDANDO/OBRIGANDO a só se emitir cartão sem isso é o próprio BANCO CENTRAL. Porque se vc for a um Ministério Público irá encontrar mais encostados que estão lá de forma vitalícia e não farão absolutamente NADA pra obrigar os bancos a mudarem as políticas deles. Ou se entrar na justiça será loteria.

Afinal, você está a favor do cidadão comum ou dos bandidos? Não ficou claro pelo seu post.
 
Eu não sei qual o país maravilhoso que o cara vive, pra achar que é absurdo exigir o mínimo de competência do Banco Central, que demorou 1 ano pra chegar a conclusões tão óbvias. Um zé mané como eu não precisa entender de mecanismos de proteção, mas esse pessoal que mama nas tetas do erário, sim.

Tem banco aí (INTER, Bradesco...) que sequer pede senha ALGUMA pra autorizar o PIX. Você aperta um botão e toda sua grana vai, pra onde vc quiser.

Onde que isso é bom, véi? :chan:

Arreganhem mais que tá pouco...

Pior: forçaram todo mundo a usar token instalado no aparelho, no lugar do chaveirinho físico. O resultado é que o token do celular preenche automaticamente, enquanto o chaveiro (similar a aqueles que abrem portão de garagem) vc tem de apertar botão e digitar o código. E nisso o ladrão que roubou o celular faz o PIX sem dificuldade TAMBÉM.

Paranoia? Não, apenas constatação óbvia de que quem cria esses apps ou é jumento ou faz isso de propósito. :br:

O que eu falei de prazo maior é apenas UMA maneira de dificultar. A outra seria confirmar dados pessoais na hora de efetuar o próprio PIX. Coisas que um ladrão não teria, caso não tivesse acesso a (entre outros) o número do RG + data que ele foi expedido.

Se vcs entrarem no app do Nubank HOJE e reduzirem o limite pra tipo 1 centavo e tentarem fazer PIX de 2, ele vai pedir SELFIE antes (o PIX é feito segundos depois, não sei como eles checam). Mais UMA! :joia:

Até pra comprar um chiclete ali na padaria e passar cartão vc precisa digitar senha (se o recurso de "aproximação" estiver desligado). Mas pra fazer PIX, não, dependendo do banco.

Cadê o BANCO CENTRAL pra obrigar? NAAAAAAAAAH, não precisa. :coolface:

Tem várias melhorias que poderiam oferecer, como deslogar apps depois de um tempo (tem banco aí que fica eternamente logado), ser forçado a ligar TouchID/senha no aparelho... pedir os 2 de forma imediata (Nubank faz isso)...

Tem alguém obrigando?

Não. Por isso não dá pra pensar apenas em vítima e bandido. Os bancos não fazem NADA! :deal:


Alá sua paranoia, 17 roubos de celular por hora.


Tem quadrilha que a polícia apreende CENTENAS de aparelhos. Teve caso que iam de mala e cuia pra África, parece que lá o IMEI não bloqueia.



E antes que alguém pergunte "o que isso tem a ver", ora, é pelo smartphone que rolam os hacks. Nem no PC a maioria dos bancos funciona mais.

Todo dia o Datena faz uma reportagem sobre PIX, e ao invés de tomar medidas EFETIVAS que dificultariam a ação dos meliantes, qual a primeira que os gênios bolaram? :datena:

R$ 1000 no horário dos vampiros.

Porra, agora sim, hein? :megusta:
 
Não é o papo que rola por aí.


Deve ser por isso que o Banco Central também tá mandando os bancos monitorarem contas suspeitas.

Ainda que haja como reaver esses PIXs, é óbvio que vc não vai conseguir isso sem muita luta e por meio de ação judicial, que a gente sabe que é loteria no BRASIL e leva muito tempo.

Aposto quanto vcs quiserem, me cobrem dia 16/11: duvido que aquelas 3 medidas sejam implementadas por todos e ainda que o prazo mínimo de 24h será respeitado.

Se vc quer fazer tudo rápido e rasteiro não tenha conta em banco. A ideia não é engessar a tecnologia, e sim o roubo.
essa reportagem é igual às demais e são tendenciosas, sequer demonstra saber como o pix funciona. Ele não depende de o usuário ter pix, pode-se fazer o pagamento pix em um caixa eletrônico, por exemplo. O que acontece é que os bancos não estão se importanto, o pix é rastreável e se um app de banco deixa rolar solto, então há um problema aí e não é no pix, mas nessa facilidade de se abrir e fechar contas "FANTASMAS???" que desaparecem, então o culpado é o pix e não o app do banco?

a conta fantasma é aberta, recebe um pix e é zerada, em seguida fechada. Então o problema é no pix?
 
O problema nunca foi a tecnologia. Se fosse assim teríamos que proibir tesouras e facas também, porque existem loucos e psicopatas que usam pra matar. :datena:

E não sei desse papo aí de que nada é rastreável, na certa a situação é outra, eles transferem os valores, sacam, e os bancos envolvidos lavam as mãos. Ou existe burocracia enorme pra lidar com instituições diferentes. Mas vejam que tem matérias que afirmam que a culpa é do banco: https://g1.globo.com/go/goias/notic...nizada-por-danos-morais-pelo-banco-dela.ghtml

Só que é aquela coisa: igual chargeback de cartão: vc pode até ser ressarcido, mas a dor de cabeça é gigante, e os bancos óbvio que irão recorrer, e vc pode pegar um juizeco que dê razão a eles.

Se os bancos colocassem várias alternativas nos aplicativos (que vc liga se quiser, ninguém tá te obrigando a nada) isso seria bom até pra eles, pois poderiam argumentar que vc foi quem não quis deixar a conta mais segura.

Mas é tudo escrachado, igual a empréstimo ONLINE, após o roubo o ladrão pede pra fazer, o $$$$$$$ cai na conta 2h depois (sem checagem alguma) e ele desvia. Teve cliente que pediu pro banco tirar de dentro do app essa oferta, mas já vi caso em que se negaram a remover. :chan:

Ora, se os aplicativos são cheios de falhas primárias de segurança e é libera geral, tipo fazer PIX de R$ 10 mil pra desconhecido, e vc não pode modificar quase nada, aí já fica difícil argumentar a favor dessas instituições. E paradas como recuperar acesso ou modificar dados cadastrais por telefone é claro que deve ser proibido, pois pelo app vc poderia informar uma série de coisas, botar uma selfie, sua impressão digital, enfim, vc prova que é VOCÊ MESMO, e não um ladrão que roubou seus dados. :joia:

Tem certas coisas que tem de haver burocracia, e essa ideia de prazo maior, liga quem quer, idem pra recuperar contas pedindo mais, pedir senha de transação na hora de fazer PIX...

E só pra esclarecer: eu falo obrigar porque caso vcs não saibam existe um artigo de lei que diz que "ninguém será obrigado a fazer nada senão em virtude de lei". Eu posso tirar do meu rainbow uma série de argumentos tipo citar o art. 20 do CDC/1990 (entre outros) pra justificar que um juiz obrigue os bancos a adotarem o que eu quiser pra deixar a conta mais segura, mas eu sei que eles estão pouco se lixando pra isso.

Mandem um questionamento + pedido pelo Banco Central (ou Reclame Aqui), o máximo que farão é te mandar uma resposta automática, um copy-paste de outro vagabundo do SAC. :facepalm:

Bastava uma atualização em cada app e em 1 semana os prejuízos despencariam 90%. É lamentável como pra tudo na vida a gente tem opção, tipo sabor de pizza, mas pra tornar a conta no banco mais segura, não.

Eu fico puto com isso porque sou cliente de vários, e em TODOS nada do que eu sugiro está disponível. :yuno:

E o Datena sem dúvida vive incutindo na cabeça principalmente dos véios que a culpa dos assaltos é da tecnologia, claro que ele é mais um imbecil e demagogo, mas se alguém sentasse e explicasse como é que os apps são facilmente hackeados, até ele entenderia que é o internet banking que é mal feito.

Essa ideia de capar o PIX pra 1000 reais de noite é uma que não vai mudar 1 milímetro de nada. Primeiro que nunca ouvi dizer que os roubos eram mais nesse período, segundo que ainda que só tirassem R$ 1000 da conta, isso é pouco?

O controle que vc tem de ter é pra onde o $$$$ vai, e não QUANTO.
 
O problema nunca foi a tecnologia. Se fosse assim teríamos que proibir tesouras e facas também, porque existem loucos e psicopatas que usam pra matar. :datena:

E não sei desse papo aí de que nada é rastreável, na certa a situação é outra, eles transferem os valores, sacam, e os bancos envolvidos lavam as mãos. Ou existe burocracia enorme pra lidar com instituições diferentes. Mas vejam que tem matérias que afirmam que a culpa é do banco: https://g1.globo.com/go/goias/notic...nizada-por-danos-morais-pelo-banco-dela.ghtml

Só que é aquela coisa: igual chargeback de cartão: vc pode até ser ressarcido, mas a dor de cabeça é gigante, e os bancos óbvio que irão recorrer, e vc pode pegar um juizeco que dê razão a eles.

Se os bancos colocassem várias alternativas nos aplicativos (que vc liga se quiser, ninguém tá te obrigando a nada) isso seria bom até pra eles, pois poderiam argumentar que vc foi quem não quis deixar a conta mais segura.

Mas é tudo escrachado, igual a empréstimo ONLINE, após o roubo o ladrão pede pra fazer, o $$$$$$$ cai na conta 2h depois (sem checagem alguma) e ele desvia. Teve cliente que pediu pro banco tirar de dentro do app essa oferta, mas já vi caso em que se negaram a remover. :chan:

Ora, se os aplicativos são cheios de falhas primárias de segurança e é libera geral, tipo fazer PIX de R$ 10 mil pra desconhecido, e vc não pode modificar quase nada, aí já fica difícil argumentar a favor dessas instituições. E paradas como recuperar acesso ou modificar dados cadastrais por telefone é claro que deve ser proibido, pois pelo app vc poderia informar uma série de coisas, botar uma selfie, sua impressão digital, enfim, vc prova que é VOCÊ MESMO, e não um ladrão que roubou seus dados. :joia:

Tem certas coisas que tem de haver burocracia, e essa ideia de prazo maior, liga quem quer, idem pra recuperar contas pedindo mais, pedir senha de transação na hora de fazer PIX...

E só pra esclarecer: eu falo obrigar porque caso vcs não saibam existe um artigo de lei que diz que "ninguém será obrigado a fazer nada senão em virtude de lei". Eu posso tirar do meu rainbow uma série de argumentos tipo citar o art. 20 do CDC/1990 (entre outros) pra justificar que um juiz obrigue os bancos a adotarem o que eu quiser pra deixar a conta mais segura, mas eu sei que eles estão pouco se lixando pra isso.

Mandem um questionamento + pedido pelo Banco Central (ou Reclame Aqui), o máximo que farão é te mandar uma resposta automática, um copy-paste de outro vagabundo do SAC. :facepalm:

Bastava uma atualização em cada app e em 1 semana os prejuízos despencariam 90%. É lamentável como pra tudo na vida a gente tem opção, tipo sabor de pizza, mas pra tornar a conta no banco mais segura, não.

Eu fico puto com isso porque sou cliente de vários, e em TODOS nada do que eu sugiro está disponível. :yuno:

E o Datena sem dúvida vive incutindo na cabeça principalmente dos véios que a culpa dos assaltos é da tecnologia, claro que ele é mais um imbecil e demagogo, mas se alguém sentasse e explicasse como é que os apps são facilmente hackeados, até ele entenderia que é o internet banking que é mal feito.

Essa ideia de capar o PIX pra 1000 reais de noite é uma que não vai mudar 1 milímetro de nada. Primeiro que nunca ouvi dizer que os roubos eram mais nesse período, segundo que ainda que só tirassem R$ 1000 da conta, isso é pouco?

O controle que vc tem de ter é pra onde o $$$$ vai, e não QUANTO.
Pois é isso que o banco faz: a culpa pela falha de segurança é do cliente SEMPRE e que o app funciona perfeitamente. Quando surgiu o cartão de crédito e débito, os bandidos sequestravam o cliente e o levavam até a agência para sacar dinheiro ou fazer transferências e pagamentos, até hoje acontece isso, mas com menor frequência. Tudo que os bancos querem é deixar o prejuízo na mão do cliente, independente da situação.
o nosso problema é que para conseguir reparação em qualquer situação é necessário recorrer ao judiciário, não tem o Bacen como instituição que possa ser acionada sequer para multar o banco, se ao menos isso acontecesse os bancos teriam maior cuidado. Alie a isso o fato de que cada celular tem um Android modificado de fábrica, que cada equipamento têm suas limitações técnicas, então a bagunça está feita e isso dificulta uma melhor padronização do funcionamento do app de banco.
eu acho justo que o banco tenha agilidade em abrir uma conta sem muita burocracia, mas deixar um esquema fantasma rolar e depois jogar na imprensa uma reportagem dizendo que a culpa é do pix? Queria ver se o pix desse mais lucro do que um DOC se eles diriam que a culpa é do pix. Muitos bancos deixaram o pix com suas funções pela metade, na Caixa Econômica o pix dava pane o tempo todo e parecia que ia mandar o dinheiro pra qualquer lugar, menos onde você queria. Se a rastreabilidade não existe, então tem algo errado aí porque as diretrizes não são essas, a própria receita federal não deixa barato, nem com banco, o que pode haver é conivência com malandragem de banco para evitar um escândalo contra essas instituições.

então é isso, há muita proteção aos bancos e nenhuma punição por suas práticas, portanto, fica fácil jogar a culpa onde querem e que o cliente entre na justiça.
 
As recentes medidas do Banco Central impõem que em casos de suspeita comuniquem ou até mesmo barrem movimentações suspeitas por um tempo.

Pra mim isso é patacoada. É só pra que conste que estão agindo.

Uma coisa é vc ser sequestrado e coagido a fazer a vontade do ladrão, outra é levarem seu aparelho e eles mesmos tentarem isso. Uma grande parcela dos roubos é com o trombadinha puxando seu iPhone durante o uso. E se o telefone estiver travado ele obriga vc a abrir.

Mas ainda assim ele não faria NADA na sua conta, mesmo com seu celular escancarado, se ela tivesse mecanismos mais restritivos e maior cuidado com a proteção.

Não tem como acreditar que não seja algo proposital. Porque não custa nada o banco manter PIX, saque em caixa, cartão e o que mais for 24h/dia travado, e quando vc quiser vai lá, manda destravar, aguarda o tempo que falta, e usa. Vc decide o que pode ser usado E COMO DEVE SER USADO.

Me digam o que vai adiantar proteger o PIX e os boletos, e permitir saques? Fraudes em cartões?

Hoje em dia eu afirmo que as maiores ameaças a invasão de contas e desvio de recursos se chamam "métodos de recuperação". Quando seu celular é roubado vc recupera acesso a sua conta (a senha dela + aquela pra fazer PIX, que por sinal é a mesma de 4 dígitos do cartão) de forma fácil, pelo email ou celular vinculados.

E os dois estão confinados no aparelho. A única forma de vc não expor os dois ao ladrão é não levar junto (email deslogar totalmente e mandar desconectar do aparelho, mas até mesmo ele pode ser hackeado, caso também use celular de recuperação). No caso do chip comprar outro e deixar em casa.

Não tem outro jeito, porque sempre tem algum serviço obrigando vc a ter um número.

Mas quantas pessoas sabem que é pra fazer algo assim, e quantas irão se incomodar? Meia dúzia? :cereal:

Vai fazer só quando limparem a conta? Que nem aquele tiozão da reportagem? E essa é UMA das falhas. Pra mim a maior, mas não a única.

Adianta apontar os erros? Se não consertam? Se o Banco Central não faz nada? :badass:
 
Além do banco INTER agora o C6Bank parece que está com suporte as novas medidas do PIX (que entram totalmente em vigor em 16/11 pra todo mundo, conforme Banco Central).

C6Bank é conta corrente + cartão de crédito/débito.

- Eu havia colocado em 1 centavo o limite diário, lá atrás. Aí agora há pouco mandei ajustar pra R$ 200.

O ponto positivo (mas ao mesmo tempo negativo) é que eles colocam assim na tela seguinte:

- Ajuste de limite PIX em andamento - estará disponível em 21/10 a partir de 10h52m. Aí quando a gente volta pra essa tela esse aviso está lá e sequer podemos ver qual foi o valor que pedimos.

No caso do INTER reparem que apenas o valor consta lá, mas em canto algum (dentro do internet banking) os caras falam em horário. E sequer informam a data. Só diriam isso: R$ 200 - em análise.

Por que botar data e horário mínimo é ruim? É porque um bom internet banking precisa ocultar certos dados do próprio cliente. Se o dono da conta corrente quiser visualizar ele precisa reinserir a senha. Pode ser a senha do app, ou pode ser aquela de 4 dígitos do cartão/transacional de PIX.

Aí alguém vai perguntar: "pra que ficar reinserindo senha dentro do app? vai ficar pedindo pra tudo"?

Não, apenas pra informações que deveriam ser altamente secretas, como seu nome, CPF, endereço da tua casa, data de nascimento e por aí vai.

E essa daí de quando o PIX vai mudar se encaixa nisso, porque se seu smartphone for roubado e calhar do ladrão hackear a sua conta, ou na pior das hipóteses ele levar o aparelho com o aplicativo arreganhado (aberto enquanto vc usava ele, o que seria desaconselhável de fazer na rua, mas tem gente que comete esse erro) ele vai precisar saber ESSA SENHA pra ver essa informação.

Ou seja, existe senha pra entrar no app (que é exigida depois de deslogar, nem que seja por inatividade), e existe senha/TouchID pra ver certas informações que se deveria esconder até pro dono.

Quando o app fica exibindo sem ressalvas esses tipos de dados é como se a própria pessoa saísse na rua com o CPF dela tatuado na testa, nem mesmo guardado na carteira. Você não precisa saber 100% do tempo que o PIX será ativado em 21/10 a partir de 10h52m. Se esquecer vai lá, bota tua senha e relembra. Mas o ladrão, sim, ele vai precisar descobrir tudo, pra poder saber até mesmo QUANDO te assaltar.

Além do app esses bancos (INTER ao menos) mandam via email a confirmação de que vc pediu pra mudar o PIX, e o valor solicitado. Pra mim é mais uma falha. Aliás, email e celular são alvos favoritos dos meliantes, pra coleta de dados.

Por fim, o C6Bank permite que a gente cadastre um "favorito": botei outra pessoa/CPF, e ele pediu no mínimo 24h pra habilitar. Isso tá em conformidade com o que o BACEN determinou, que é pra justamente evitar que um ladrão venha, cadastre ele mesmo no celular da vítima, e já saia transferindo.

O prazo mínimo pro favorito ser habilitado é 24h. Só que o C6Bank diz o seguinte: "Você poderá transferir pra esse contato seguro valores acima de R$ 1000 entre 20 e 6h. Pode desabilitá-la (como contato seguro) quando quiser"

Peraí, eu falei lá em cima que o banco INTER permite customizar limite de transferência para:

1) PIX e TED entre minhas contas
2) PIX e TED para outra pessoa ou empresa
3) Pagamentos de boleto
4) Favoritos
5) Noturno - PIX e TED para outra pessoa (entre 20 até 6h, pra pessoa física)
6) Noturno - Pagamentos de boletos (entre 20 até 6h, pra pessoa física)

Num mundo perfeito teria também 7) Saques em caixas eletrônicos; 8) Limite de crédito/débito do cartão (você reduziria e teria de esperar pra reabilitar). E prazos mínimos maiores que vc definiria.

O que o C6Bank tá colocando?

O velho LIMITE DIÁRIO apenas, e uma diferenciação pra um contato cadastrado, dentro do horário noturno. Cadê a menção a boletos? Será que se eu botar 1 centavo diário ainda assim vou conseguir pagar boletos de qualquer valor? Eles sabem que existe depósito em conta corrente via boleto. Vejam que o INTER cita 6 meios de desvio, e permite a pessoa editar o valor diário de TODOS ELES.
 
Última edição:
Além do banco INTER agora o C6Bank parece que está com suporte as novas medidas do PIX (que entram totalmente em vigor em 16/11 pra todo mundo, conforme Banco Central).

C6Bank é conta corrente + cartão de crédito/débito.

- Eu havia colocado em 1 centavo o limite diário, lá atrás. Aí agora há pouco mandei ajustar pra R$ 200. Pelo visto vc só pode modificar em valores que sobem de 200 pra 400, 600... já começa daí, não dá pra customizar. Mas tudo bem, isso é o de menos.

O ponto positivo (mas ao mesmo tempo negativo) é que eles colocam assim na tela seguinte:

- Ajuste de limite PIX em andamento - estará disponível em 21/10 a partir de 10h52m. Aí quando a gente volta pra essa tela esse aviso está lá e sequer podemos ver qual foi o valor que pedimos.

No caso do INTER reparem que apenas o valor consta lá, mas em canto algum (dentro do internet banking) os caras falam em horário. E sequer informam a data. Só diriam isso: R$ 200 - em análise.

Por que botar data e horário mínimo é ruim? É porque um bom internet banking precisa ocultar certos dados do próprio cliente. Se o dono da conta corrente quiser visualizar ele precisa reinserir a senha. Pode ser a senha do app, ou pode ser aquela de 4 dígitos do cartão/transacional de PIX.

Aí alguém vai perguntar: "pra que ficar reinserindo senha dentro do app? vai ficar pedindo pra tudo"?

Não, apenas pra informações que deveriam ser altamente secretas, como seu nome, CPF, endereço da tua casa, data de nascimento e por aí vai.

E essa daí de quando o PIX vai mudar se encaixa nisso, porque se seu smartphone for roubado e calhar do ladrão hackear a sua conta, ou na pior das hipóteses ele levar o aparelho com o aplicativo arreganhado (aberto enquanto vc usava ele, o que seria desaconselhável de fazer na rua, mas tem gente que comete esse erro) ele vai precisar saber ESSA SENHA pra ver essa informação.

Ou seja, existe senha pra entrar no app (que é exigida depois de deslogar, nem que seja por inatividade), e existe senha/TouchID pra ver certas informações que se deveria esconder até pro dono.

Quando o app fica exibindo sem ressalvas esses tipos de dados é como se a própria pessoa saísse na rua com o CPF dela tatuado na testa, nem mesmo guardado na carteira. Você não precisa saber 100% do tempo que o PIX será ativado em 21/10 a partir de 10h52m. Se esquecer vai lá, bota tua senha e relembra. Mas o ladrão, sim, ele vai precisar descobrir tudo, pra poder saber até mesmo QUANDO te assaltar.

Além do app esses bancos (INTER ao menos) mandam via email a confirmação de que vc pediu pra mudar o PIX, e o valor solicitado. Pra mim é mais uma falha. Aliás, email e celular são alvos favoritos dos meliantes, pra coleta de dados.

Por fim, o C6Bank permite que a gente cadastre um "favorito": botei outra pessoa/CPF, e ele pediu no mínimo 24h pra habilitar. Isso tá em conformidade com o que o BACEN determinou, que é pra justamente evitar que um ladrão venha, cadastre ele mesmo no celular da vítima, e já saia transferindo.

O prazo mínimo pro favorito ser habilitado é 24h. Só que o C6Bank diz o seguinte: "Você poderá transferir pra esse contato seguro valores acima de R$ 1000 entre 20 e 6h. Pode desabilitá-la (como contato seguro) quando quiser"

Peraí, eu falei lá em cima que o banco INTER permite customizar limite de transferência para:

1) PIX e TED entre minhas contas
2) PIX e TED para outra pessoa ou empresa
3) Pagamentos de boleto
4) Favoritos
5) Noturno - PIX e TED para outra pessoa (entre 20 até 6h, pra pessoa física)
6) Noturno - Pagamentos de boletos (entre 20 até 6h, pra pessoa física)

Num mundo perfeito teria também 7) Saques em caixas eletrônicos; 8) Limite de crédito/débito do cartão (você reduziria e teria de esperar pra reabilitar). E prazos mínimos maiores que vc definiria.

O que o C6Bank tá colocando?

O velho LIMITE DIÁRIO apenas, e uma diferenciação pra um contato cadastrado, dentro do horário noturno. Cadê a menção a boletos? Será que se eu botar 1 centavo diário ainda assim vou conseguir pagar boletos de qualquer valor? Eles sabem que existe depósito em conta corrente via boleto. Vejam que o INTER cita 6 meios de desvio, e permite a pessoa editar o valor diário de TODOS ELES.
Para com essa neurose que isso é doença e se quiser fazer um pix me mandando todo seu dinheiro eu cuidarei muito bem.
 
Hoje me lasquei com esse pix, não sei de quem é a culpa por essa merda.
Apaguei a chave CPF do BB dia 19, cadastrei o cpf no picpay dia 20/10 as 10 horas.
Me mandam um pix chave CPF dia 20 as 16 horas e nada de aparecer no picpay, desencanei achando ser alguma lentidão, agora fui conferir o limite do cartão no app do BB e mexendo no app estranhei o saldo maior, eis que o pagamento pix estava lá.

:hmm:

19/10 - excluído do BB
20/10 as 10h - cadastrado no picpay
20/10 as 16h - pix chega no BB
 
Hoje me lasquei com esse pix, não sei de quem é a culpa por essa merda.
Apaguei a chave CPF do BB dia 19, cadastrei o cpf no picpay dia 20/10 as 10 horas.
Me mandam um pix chave CPF dia 20 as 16 horas e nada de aparecer no picpay, desencanei achando ser alguma lentidão, agora fui conferir o limite do cartão no app do BB e mexendo no app estranhei o saldo maior, eis que o pagamento pix estava lá.

:hmm:

19/10 - excluído do BB
20/10 as 10h - cadastrado no picpay
20/10 as 16h - pix chega no BB
Não tenho certeza, mas acho que essa migração não é imediata.
 
Eu falei do BRADESCO lá atrás, que o PIX seria feito sem pedir senha de transação alguma, o que é uma falha grosseira, mas ao menos esse banco implementou o que o Banco Central exige, que é 1 a 2 dias pra ativar mudanças de limite. Agora dá pra você decidir não apenas o valor máximo diário de transferências, mas pagamentos TAMBÉM.

A senha de transação ser exigida na hora que vc vai fazer QUALQUER PIX (não importa pra onde e nem o valor) é algo que vários bancos pedem, o Nubank é um deles. Mas o INTER e Bradesco, por exemplo, não.

Quem ainda mantém o chaveirinho TOKEN físico (aquele similar a controle de portão de garagem) é obrigado a pressionar o botão, gerar código aleatório e digitar lá, pra confirmar esse PIX, até onde eu vi. Mas quem já ativou o token no celular/aplicativo é o inverso, o BRADESCO preenche automaticamente, ou seja, vc loga no app só botando tua digital/senha, o que é outro erro, pois no modelo antigo vc botava um desses + também código aleatório.

Ou seja:

ANTES: senha ou digital + token físico (ex: senha 9012 + token que eu digitava: 6 números, tipo 123456)

HOJE: senha ou digital... e mais nada, vc já loga no internet banking.

Pra fazer transferência:

ANTES: token aleatório que eu digitava (apertando botão no chaveirinho): 6 números, tipo 123456. Isso pra vc aprovar DOC, TED, e também PIX, ou pagamentos (creio que boletos).

HOJE: NADA. Vc manda fazer alguma coisa, o app obedece e vai direto.

E os caras acham que isso é evolução.

Talvez seja, se vc quiser evitar a fadiga...

**********
Mas tem alguns problemas ainda assim com o BRADESCO.

Primeiro que se tua conta corrente estiver zerada não dá pra você modificar limite PIX algum. Tem 2 pessoas com BRADESCO aqui em casa, eu uma delas. Não consegui mudar o limite diário da minha, que está zerada, apenas a do parente que tem saldo.

No caso de PIX você pode mudar:

1) Limite diário da conta corrente: diurno de 6 às 20h. Aqui pra mim tá disponível R$ 6 mil.
2) Limite diário da conta corrente: noturno de 20 às 6h. Aqui pra mim tá disponível R$ 1 mil.

A mesma coisa pra conta-poupança. E pra PAGAMENTOS.

Só que tem um GRANDE PORÉM:

Se a gente clicar no ícone "?" o BRADESCO vai apontar isso:

************
- Esses limites são exclusivos para o PIX e não interferem nos seus limites de transferências e pagamentos convencionais.
************

Reparem que o BANCO INTER não fez diferenciação ALGUMA entre TED e PIX (não tem DOC lá).

A Resolução BCB n° 142 de 23/9/2021 não faz distinção de nada disso, então os bancos SÃO OBRIGADOS a contemplarem tudo:

- PIX, TED e DOC
- Boletos

É a partir de 16/11 que se pode reclamar dos bancos que não ofereçam meios de ajustar o limite disso tudo, não apenas o PIX. O BRADESCO até onde estou vendo não está me oferecendo meios de reduzir o limite de pagamentos por meios convencionais e nem limitar TED e DOC.

Não adianta arrumar o PIX e deixar outras pontas soltas. Reparem que o limite diário de tudo é determinado pelo banco, com base no perfil do cliente, por isso tem gente que tem direito a R$ 5 mil por dia, e outros a 10 ou mais.

Só que o banco tem que fornecer meios de vc reduzir absolutamente TUDO que queira dentro da sua conta, ou seja, fica 24 horas por dia tudo isso capado/rebaixado, e aí vc volta lá no app, pede pra subir, usa como quer, e depois reduz de novo.

Tipo assim:

- Eu reduzo tudo pra R$ 0.01
- Vou lá, peço pra aumentar pra R$ 2000
- 1 a 2 dias depois eles atendem meu pedido
- Depois disso eu faço um TED de R$ 1990
- Uma vez feito o TED, PIX, ou o que for, eu reduzo de novo pra 0.01

Essa é a lógica da parada.

Se vc quer deixar sua conta corrente arreganhada pra sempre com a possibilidade de gastar R$ 2 mil ou mais, aí vc tá se arriscando, pois se ela for hackeada, 2 minutos depois o ladrão poderá desviar uma quantia X.

Isso é bem diferente dela ser hackeada, se pedir pro limite aumentar, e ainda ter de esperar 1-2 dias pra ser atendido.

Vejam que a gente já tá em 23/10 e até agora quase nenhum banco ajeitou os apps.

E ainda que façam isso vcs tem que checar se pra fazer PIX está reduzido, mas pra pagar boleto, não. Tem que haver como vc limitar também essa forma de pagamento.

Sem contar o limite diferenciado, pra contatos cadastrados.

Você pode muito bem reduzir absolutamente tudo, mas botar limite alto pra certos contatos, incluindo seu próprio CPF.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo