[TÓPICO OFICIAL] O papo é PiX

apenas pensando aqui... se eu colocar minha chave o número de celular.... e depois de algum tempo precisar trocar o número.... e esse número for pra outra pessoa.... será que abre margem pra algum tipo de golpe? :hmm:
Não, a única preocupação é que vc precisa descadastrar a chave antes de se livrar do número. E avisar para as pessoas que vc trocou o número de celular. Se não podem fazer alguma transferência e daí vai para a outra pessoa. (MAS AINDA VAI TER O NOME DO FULANO LÁ)

Para fazer a troca precisa estar com o número em mãos, pois o banco pede confirmação.

Lembrando que todos os dados, celular, email, cpf, estão vinculados na SUA conta. O CPF é a chave padrão do cidadão brasileiro. Para os outros dois, a pessoa precisa vincular na conta os dados.

É algo bem complexo de dar um golpe. Porque não importa o que aconteça, a informação precisa estar vinculada na conta de alguém.

As únicas informações adicionais que o PIX usa é o celular e o email. CPF já era algo padrão para TED.
 
mas tipo, pra pagar um boleto de uma loja online.. a loja teria q cadastrar um pix e enviar para o cliente, certo?
Então, talvez pra empresa poderia ser criado\liberado uma forma de gerar um QR Code a cada cliente, e seria feito a leitura pra o pagamento, usando a mesma ideia do web.whatsapp por exemplo.

será q as lojas começarão a fazer isso?
Não sei se será possível, mas honestamente eu gostaria que fosse porque gera muita agilidade e pra empresa em receber algo e o cliente em pagar.
Trabalho em instituição financeira e tem como sim fazer isso, no entanto ainda está em passos curtos!
o QR code do Pix é diferente de Qrcodes comuns, até por questão de segurança.

Mas na instituição que trabalho, liberamos a umas duas semanas a solicitação de um provedor, onde eles programam, e quando o associado emite o boleto no site ou recebe, é gerado a fatura com o codigo normal de barras e a o QR code do PIX. Têm uma API por tras que vincula todas as informações do título, como codigo cliente, instituição,pagador, beneficiário e etc.

A AlgarTelecom mesmo já anunciou que as faturas virão com o QR do Pix.
 
Tomara que dê certo vir o codigo do boleto + Qr do PIX, vai salvar principalmente aquele pessoal que paga as coisas quando corta e poder ter o serviço restabelecido de pronto.
Sonho mesmo é pagar a vista e ser compensado na hora, nada de 3 dias esperando um boleto compensar.
 
Tomara que dê certo vir o codigo do boleto + Qr do PIX, vai salvar principalmente aquele pessoal que paga as coisas quando corta e poder ter o serviço restabelecido de pronto.
Sonho mesmo é pagar a vista e ser compensado na hora, nada de 3 dias esperando um boleto compensar.

Então amigo, um dos benefícios do PIX é exatamente este: pagamento + compensação no ato.
Fiz algumas vezes e leva segundos pra toda transação ser concluída.

Quanto ao que envolve serviços, não acredito que será de pronto em nenhuma ocasião, até pra serviços de extrema importância existe um prazo pra atendimento, e não pagar pelo serviço é um "erro" do consumidor não da empresa.
 
No Pix, você usando isto para receber pagamentos de clientes seus. Você tem como levar um calote. Digo depois da pessoa transferir acredito que haja como estornar. Se sim, qual seria o prazo desse estorno. Não consegui achar algum documentação explicando essa parte. Alguém saberia me dizer?
 
No Pix, você usando isto para receber pagamentos de clientes seus. Você tem como levar um calote. Digo depois da pessoa transferir acredito que haja como estornar. Se sim, qual seria o prazo desse estorno. Não consegui achar algum documentação explicando essa parte. Alguém saberia me dizer?
No Pix pelo que sei transferiu já era. A não ser que o recebedor estorne o valor (existe essa opção).
 
No Pix, você usando isto para receber pagamentos de clientes seus. Você tem como levar um calote. Digo depois da pessoa transferir acredito que haja como estornar. Se sim, qual seria o prazo desse estorno. Não consegui achar algum documentação explicando essa parte. Alguém saberia me dizer?
Testei aqui da minha conta pra da patroa e não vi opção de estorno no meu caso que era o pagador.
 
No Pix, você usando isto para receber pagamentos de clientes seus. Você tem como levar um calote. Digo depois da pessoa transferir acredito que haja como estornar. Se sim, qual seria o prazo desse estorno. Não consegui achar algum documentação explicando essa parte. Alguém saberia me dizer?
não existe estorno de transferência. se caiu na conta já era, não tem volta.
 
O recebedor pode fazer o estorno.

Caso você transfira errado, vai ter que ir junto ao banco solicitar o dinheiro de volta. Mas pode ser um processo complicado.

Precisa entrar em contato com o banco, o gerente vai tentar solicitar para a pessoa que ela te envie de volta o dinheiro. Se a pessoa se recusar, você vai ter que abrir um BO.
 
O recebedor pode fazer o estorno.

Caso você transfira errado, vai ter que ir junto ao banco solicitar o dinheiro de volta. Mas pode ser um processo complicado.

Precisa entrar em contato com o banco, o gerente vai tentar solicitar para a pessoa que ela te envie de volta o dinheiro. Se a pessoa se recusar, você vai ter que abrir um BO.
Igual um TED então
 
Igual um TED então
Sim, não existem diferenças legais. A única coisa que muda em relação aos métodos tradicionais são as chaves utilizadas para a transferência e os horários possíveis. Todo o resto segue com as mesmas regras.

A instituição não pode remover o dinheiro a força porque se não aí que abriria espaço para calote. Por isso caso seja algo errado, tem que fazer BO e daí todo o caso é averiguado para se tratar que foi realmente um erro.

É raro ter resistência da pessoa que recebeu a transferência errada. Mas alguns podem te dar dor de cabeça, de qualquer forma não existe amparo legal para a pessoa continuar com o dinheiro.
 
Última edição:
O recebedor pode estornar. Já fiz pix pra outra conta minha e tinha a opção lá.
a mas isso não pode gerar golpes, a não ser que estorne sem querer.
 
Tomara que dê certo vir o codigo do boleto + Qr do PIX, vai salvar principalmente aquele pessoal que paga as coisas quando corta e poder ter o serviço restabelecido de pronto.
Sonho mesmo é pagar a vista e ser compensado na hora, nada de 3 dias esperando um boleto compensar.
Como havia comentado....recebi minha primeira fatura da Algar após a utilização...pra mim não vai mudar nada pois uso débito em conta.

Q9CDAfI.png


Além do codigo de barras...tem o QR para pagar com o PIX. E a leitura do QR só é efetuado por aplicativos bancários...leitores de QR normal não lê o mesmo.
 
Como havia comentado....recebi minha primeira fatura da Algar após a utilização...pra mim não vai mudar nada pois uso débito em conta.

Q9CDAfI.png


Além do codigo de barras...tem o QR para pagar com o PIX. E a leitura do QR só é efetuado por aplicativos bancários...leitores de QR normal não lê o mesmo.
Off, que plano top esse em.
 
Off, que plano top esse em.
OFF: Sim, preço muito bom! Na fatura até parece bom, mas ainda é melhor... pois a BL é 300/150, tem um bônus de 100/50 e o móvel são 24GB, tem um bônus de 12GB. O preço também será 107,50...essa fatura ainda veio 119... pois tem um valor residual do valor pago anteriormente :)
 
Como havia comentado....recebi minha primeira fatura da Algar após a utilização...pra mim não vai mudar nada pois uso débito em conta.

Q9CDAfI.png


Além do codigo de barras...tem o QR para pagar com o PIX. E a leitura do QR só é efetuado por aplicativos bancários...leitores de QR normal não lê o mesmo.
top
eu não gosto de débito, a NET é safada, todo mês a fatura vem acima do combinado que é 244 reais, muito trabalho bloquear o débito todo mês.
Sagrado mensalmente entrar no resolva aqui da claro pra ajustarem
 
top
eu não gosto de débito, a NET é safada, todo mês a fatura vem acima do combinado que é 244 reais, muito trabalho bloquear o débito todo mês.
Sagrado mensalmente entrar no resolva aqui da claro pra ajustarem
Também não sou muito adepto...mas infelizmente pra conseguir esse preço só via débito automático...Mas ja utilizei assim com a Algar antes e nunca tive problemas com valores incorretos. Ao contrario de outra empresinha que tenho um contrato que todo mês tem que infernizar o atendimento pra corrigem o valor, data e afins......


Mas no mais...o PIX vai ser muito bom, pq a liberação do pagamento ja vai cair no mesmo instante...não necessita esperar compensação.
 
 
Mas não tem como desligar o pix certo? mesmo q a pessoa não use o bandido acessaria a conta dela e estaria o botão disponível. :apelo: Não precisa nem fazer uma chave pra transferir
 
Mas não tem como desligar o pix certo? mesmo q a pessoa não use o bandido acessaria a conta dela e estaria o botão disponível. :apelo: Não precisa nem fazer uma chave pra transferir
sim, eu já transferi sem a chave, com os dados da conta q já estavam salvos nos favoritos.
 
e eu já usei o PIX em um banco que nem cadastrei chave. então não tem pra onde correr. é como se fosse um TED normal. se tiver conta corrente e a conta da pessoa já dá pra usar.
o negócio vai ser não usar no celular APP de banco q guarde muita grana.
 
Mas não tem como desligar o pix certo? mesmo q a pessoa não use o bandido acessaria a conta dela e estaria o botão disponível. :apelo: Não precisa nem fazer uma chave pra transferir

sim, eu já transferi sem a chave, com os dados da conta q já estavam salvos nos favoritos.

e eu já usei o PIX em um banco que nem cadastrei chave. então não tem pra onde correr. é como se fosse um TED normal. se tiver conta corrente e a conta da pessoa já dá pra usar.

o negócio vai ser não usar no celular APP de banco q guarde muita grana.


Todas as "situações" que vocês estão citando envolvem ter acesso a sua conta de banco, antes do PIX ou mesmo de conta digital existir, toda vez que malandro entrava na "sua conta" o dinheiro era desviado, não tem a ver com o PIX.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo