[TÓPICO DEDICADO] O papo é Programação/Desenvolvimento e áreas de TI afins

Mesmo você passando por um teste técnico não vai evitar de ter perguntas técnicas na próxima etapa.

Quando eu entrevistava eu usava o teste técnico como guia da entrevista.

Perguntava sobre algumas decisões de código e brincava com alguns cenários dentro do problema e esperava que a pessoa tivesse a desenvoltura de me dar um caminho. É bem diferente de uma entrevista "tipo google", por ex. Acho que vale pensar em alguns casos assim.
Mas você queria saber o que a pessoa faria no código pra contornar os problemas ou só pra pessoa falar as idéias tipo batendo papo mesmo? Era pergunta técnica TÉCNICA ou pergunta técnica mais aberta? Não sei se deu pra entender...
 
Mas você queria saber o que a pessoa faria no código pra contornar os problemas ou só pra pessoa falar as idéias tipo batendo papo mesmo? Era pergunta técnica TÉCNICA ou pergunta técnica mais aberta? Não sei se deu pra entender...
Imagina o cenário

Te passo um problema: Como você processaria esses milhares de arquivos aqui e me retornaria uma api que vai receber uma palavra como entrada e vai retornar a quantidade de vezes que ela aparece em todos os arquivos. Como você faria pra resolver?

Você pode simplesmente chegar aqui e dizer "Olha, eu sairia lendo um por um, salvando cada palavra em um banco de dados e fazendo um update dela cada vez que ela aparece"

Você manda essa resposta em forma de código pro cara. Na entrevista, ele pode chegar pra você e mandar o cenário: Legal, funciona, mas e se a gente estiver considerando milhares de arquivos, o que pode acontecer? Ou "Acho que nesse ponto a gente poderia fazer de um jeito diferente, o que você acha?". Geralmente esses problemas são pensados pra discutir alguns pontos específicos da solução e que envolvem alguns assuntos recorrentes da linguagem/programação. No meu exemplo aqui, posso citar concorrência, escalabilidade e algoritmos. Saber um, dois, tres desses assuntos vai definir o nível que a companhia vai te encaixar (isso considerando uma companhia que não rotula as vagas pelo nível, mas te coloca no nível apropriado).

Isso é só um exemplo (real, na verdade) de como ele pode usar teu teste. Mas é muito improvável que ele entre muito na tecnicidade (de voce codar na hora lá). No máximo, ideias. E isso é importante pra qualquer nível.
 
Última edição:
Imagina o cenário

Te passo um problema: Como você processaria esses milhares de arquivos aqui e me retornaria uma api que vai receber uma palavra como entrada e vai retornar a quantidade de vezes que ela aparece em todos os arquivos. Como você faria pra resolver?

Você pode simplesmente chegar aqui e dizer "Olha, eu sairia lendo um por um, salvando cada palavra em um banco de dados e fazendo um update dela cada vez que ela aparece"

Você manda essa resposta em forma de código pro cara. Na entrevista, ele pode chegar pra você e mandar o cenário: Legal, funciona, mas e se a gente estiver considerando milhares de arquivos, o que pode acontecer?

Isso é só um exemplo (real, na verdade) de como ele pode usar teu teste. Mas é muito improvável que ele entre muito na tecnicidade (de voce codar na hora lá). No máximo, ideias. E isso é importante pra qualquer nível.
Foi basicamente esse o teste técnico. Fiz um programa que leu um arquivo de texto com tipo um brazilhão de linhas (aqui) e separou os dados conforme as colunas e inseriu no banco de dados. O programa leu linha por linha.

Eu sinceramente não faço a mínima idéia de como fazer com milhares de arquivos do tipo (que parece ser basicamente o serviço deles, trabalham com dados). Primeira vez que faço isso na vida. Eu imagino que seria bem lento o processo.
 
Foi basicamente esse o teste técnico. Fiz um programa que leu um arquivo de texto com tipo um brazilhão de linhas (aqui) e separou os dados conforme as colunas e inseriu no banco de dados. O programa leu linha por linha.

Eu sinceramente não faço a mínima idéia de como fazer com milhares de arquivos do tipo (que parece ser basicamente o serviço deles, trabalham com dados). Primeira vez que faço isso na vida. Eu imagino que seria bem lento o processo.
No teu caso aí, provavelmente o que ele tá analisando é:

- Como você leu esse arquivo? Jogou tudo na memória? Por que você escolheu desse jeito?
- Como você salvou esse arquivo? Um insert gigante? Por partes? Por que você escolheu desse jeito?

Outras perguntas tipo

E se o programa morrer no meio do processo?
E se eu colocar um arquivo com uma coluna a mais, o que acontece? e a menos?

O caso do. milhares de arquivos eu posso dizer que já é mais avançado porque a maneira mais eficiente de trabalhar com isso está além do escopo da tua entrevista (leia-se engenharia de dados), mas se voce por acaso ouvir essa pergunta, pode simplesmente responde com "threads" que já vai ser o bastante. Duvido muito que ele peça detalhes.
 
No teu caso aí, provavelmente o que ele tá analisando é:

- Como você leu esse arquivo? Jogou tudo na memória? Por que você escolheu desse jeito?
- Como você salvou esse arquivo? Um insert gigante? Por partes? Por que você escolheu desse jeito?

Outras perguntas tipo

E se o programa morrer no meio do processo?
E se eu colocar um arquivo com uma coluna a mais, o que acontece? e a menos?

O caso do. milhares de arquivos eu posso dizer que já é mais avançado porque a maneira mais eficiente de trabalhar com isso está além do escopo da tua entrevista (leia-se engenharia de dados), mas se voce por acaso ouvir essa pergunta, pode simplesmente responde com "threads" que já vai ser o bastante. Duvido muito que ele peça detalhes.
Valeu pelas dicas! Vou me preparar pra esse tipo de pergunta.
 
Certificações da AWS em promo, a mais barata por $15 e as outras duas por $75:

Tá bem barato, deveria ter aproveitado antes e tirado quando a empresa pagava, mas já que vai até o final do ano vou pensar melhor e ver se não compensa mais pular logo pra uma mais avançada só pra deixar de enfeite no linkedinho.
 
Certificações da AWS em promo, a mais barata por $15 e as outras duas por $75:

Tá bem barato, deveria ter aproveitado antes e tirado quando a empresa pagava, mas já que vai até o final do ano vou pensar melhor e ver se não compensa mais pular logo pra uma mais avançada só pra deixar de enfeite no linkedinho.
Quero ver se faço/vejo isso final do ano ou ano que vem, sempre vejo mas nunca parei pra ver de fato oq cai e como funciona...
 
Certificações da AWS em promo, a mais barata por $15 e as outras duas por $75:

Tá bem barato, deveria ter aproveitado antes e tirado quando a empresa pagava, mas já que vai até o final do ano vou pensar melhor e ver se não compensa mais pular logo pra uma mais avançada só pra deixar de enfeite no linkedinho.
Vale mais correr atrás desses cursos ou fazer uma facul?
 
Vale mais correr atrás desses cursos ou fazer uma facul?
Não são cursos, são certificações, e ambos têm propósitos bem diferentes e dependem do seu objetivo.
 
Update sobre a vaga daquele teste técnico que fiz.

Não consegui a vaga. Eis a justificativa:

Analisamos seu teste técnico e os principais pontos de análise foram:


> Pontos positivos:

O teste funcionou por completo, apesar de faltarem alguns requisitos obrigatórios, como higienização e validações.



> Pontos a melhorar:

A organização do código-fonte deixou um pouco a desejar; houve a separação da parte do processamento do arquivo, porém a parte relacionada à storage ficou toda na main, junto com a parte de apresentação dos dados. Sentimos falta de uma melhor melhor definição de serviços, neste caso;

Sentimos falta de uma apresentação mais detalhada e articulada, demonstrando melhor a linha de raciocínio para resolução do problema proposto;

A validação de CPF/CNPJ foi feita apenas para apresentação no navegador, sem constar no banco de dados. É importante que esse tipo de informação seja salva em banco de dados.


Tivemos ótimos finalistas, por isso os detalhes foram decisivos neste momento. Assim, decidimos avançar com um perfil que apresentou estar mais alinhado com a totalidade do nosso desafio e oportunidade
.

Na entrevista técnica falaram que eu fiz tudo que precisava, então sei la. No fim acho que os caras exigem demais, mas valeu como aprendizado.

Não tem como o desânimo não bater grande depois de tanto investimento.

Bola pra frente
 
Update sobre a vaga daquele teste técnico que fiz.

Não consegui a vaga. Eis a justificativa:

Analisamos seu teste técnico e os principais pontos de análise foram:


> Pontos positivos:

O teste funcionou por completo, apesar de faltarem alguns requisitos obrigatórios, como higienização e validações.



> Pontos a melhorar:

A organização do código-fonte deixou um pouco a desejar; houve a separação da parte do processamento do arquivo, porém a parte relacionada à storage ficou toda na main, junto com a parte de apresentação dos dados. Sentimos falta de uma melhor melhor definição de serviços, neste caso;

Sentimos falta de uma apresentação mais detalhada e articulada, demonstrando melhor a linha de raciocínio para resolução do problema proposto;

A validação de CPF/CNPJ foi feita apenas para apresentação no navegador, sem constar no banco de dados. É importante que esse tipo de informação seja salva em banco de dados.


Tivemos ótimos finalistas, por isso os detalhes foram decisivos neste momento. Assim, decidimos avançar com um perfil que apresentou estar mais alinhado com a totalidade do nosso desafio e oportunidade
.

Na entrevista técnica falaram que eu fiz tudo que precisava, então sei la. No fim acho que os caras exigem demais, mas valeu como aprendizado.

Não tem como o desânimo não bater grande depois de tanto investimento.

Bola pra frente

Vale como aprendizado, pior são aquelas empresas que nem se quer te dão um feedback do porque você não foi selecionado, ao menos assim você pode melhorar nas próximas.

Eles chegaram a falar de salário? Pois para uma vaga com tantas exigências deveria pagar bem
 
Update sobre a vaga daquele teste técnico que fiz.

Não consegui a vaga. Eis a justificativa:

Analisamos seu teste técnico e os principais pontos de análise foram:


> Pontos positivos:

O teste funcionou por completo, apesar de faltarem alguns requisitos obrigatórios, como higienização e validações.



> Pontos a melhorar:

A organização do código-fonte deixou um pouco a desejar; houve a separação da parte do processamento do arquivo, porém a parte relacionada à storage ficou toda na main, junto com a parte de apresentação dos dados. Sentimos falta de uma melhor melhor definição de serviços, neste caso;

Sentimos falta de uma apresentação mais detalhada e articulada, demonstrando melhor a linha de raciocínio para resolução do problema proposto;

A validação de CPF/CNPJ foi feita apenas para apresentação no navegador, sem constar no banco de dados. É importante que esse tipo de informação seja salva em banco de dados.


Tivemos ótimos finalistas, por isso os detalhes foram decisivos neste momento. Assim, decidimos avançar com um perfil que apresentou estar mais alinhado com a totalidade do nosso desafio e oportunidade
.

Na entrevista técnica falaram que eu fiz tudo que precisava, então sei la. No fim acho que os caras exigem demais, mas valeu como aprendizado.

Não tem como o desânimo não bater grande depois de tanto investimento.

Bola pra frente
Acho que exigiram demais mesmo, mas também vc aparentemente deu o azar de outra pessoa melhor ter se candidatado, aí não tem muito oq fazer.

Achei que vc foi bem demais pra algo Jr, depois aparecem outras oportunidades (e agr vc pode falar que sabe docker haha)
 
Vale como aprendizado, pior são aquelas empresas que nem se quer te dão um feedback do porque você não foi selecionado, ao menos assim você pode melhorar nas próximas.

Eles chegaram a falar de salário? Pois para uma vaga com tantas exigências deveria pagar bem
Não falaram. Olhando no glassdoor parece ser algo em torno de 3 a 4k.

Acho que exigiram demais mesmo, mas também vc aparentemente deu o azar de outra pessoa melhor ter se candidatado, aí não tem muito oq fazer.

Achei que vc foi bem demais pra algo Jr, depois aparecem outras oportunidades (e agr vc pode falar que sabe docker haha)

Pior é que eles não deixam claro o que fazer com os CPFs inválidos e inclusive eu perguntei o que eles queriam, como você sugeriu no tópico (acho que foi você). A resposta da recrutadora foi que ficaria a meu critério.

Aí na análise os caras falam que era importante estar no banco de dados essa informação ¯\_(ツ)_/¯

Agora é partir pras próximas. Eu realmente preciso melhorar a apresentação na entrevista técnica, mas achei a lógica bem simples. Não sei muito o que eu falaria pra apresentar um código básico assim. Encher linguiça não da.

Agora to refazendo meu site usando backend em Go como próximo projeto. To implementando um backend que lê arquivos markdown e cria um blog.


Quero aprender hospedar tambem. Talvez usando docker. Parece que o heroku é uma opção boa pra sites leves.
 
Quero aprender hospedar tambem. Talvez usando docker. Parece que o heroku é uma opção boa pra sites leves.
Se quiser brincar com hyperscalers, recomendo tentar usar o Cloud Run no GCP, eu particularmente acho bem simples e é a minha solução preferida para containers serverless (tem o fargate da aws também, mas não acho tão prático).
 
Update sobre a vaga daquele teste técnico que fiz.

Não consegui a vaga. Eis a justificativa:

Analisamos seu teste técnico e os principais pontos de análise foram:


> Pontos positivos:

O teste funcionou por completo, apesar de faltarem alguns requisitos obrigatórios, como higienização e validações.



> Pontos a melhorar:

A organização do código-fonte deixou um pouco a desejar; houve a separação da parte do processamento do arquivo, porém a parte relacionada à storage ficou toda na main, junto com a parte de apresentação dos dados. Sentimos falta de uma melhor melhor definição de serviços, neste caso;

Sentimos falta de uma apresentação mais detalhada e articulada, demonstrando melhor a linha de raciocínio para resolução do problema proposto;

A validação de CPF/CNPJ foi feita apenas para apresentação no navegador, sem constar no banco de dados. É importante que esse tipo de informação seja salva em banco de dados.


Tivemos ótimos finalistas, por isso os detalhes foram decisivos neste momento. Assim, decidimos avançar com um perfil que apresentou estar mais alinhado com a totalidade do nosso desafio e oportunidade
.

Na entrevista técnica falaram que eu fiz tudo que precisava, então sei la. No fim acho que os caras exigem demais, mas valeu como aprendizado.

Não tem como o desânimo não bater grande depois de tanto investimento.

Bola pra frente
Exigência altíssima, fruto de uma saturação do mercado para Jr.

Quanto mais gente entrando na área, mais alta será a exigência.
 
Parece que o heroku é uma opção boa pra sites leves.
heroku é super simples, recomendadíssimo

Aceita a maioria das tecnologias, tipo, pro go é isso aqui: https://devcenter.heroku.com/articles/getting-started-with-go
Basicamente, vc precisa de um arquivo na raiz, chamado Procfile, pro go é algo tipo isso
Pro heroku nao precisa Dockerfile, mas pode ter também, eu acho que ele igonora e olha pro Procfile sempre
Você pode ter o heroku na sua maquina, um client, ae faz um push pro repo deles e o treco é buildado. ou pode ligar o heroku no github e toda vez que tem um push o heroku builda a parada.

mas valeu como aprendizado
valeu sim, olha quanta coisa tu aprendeu !!!
 
Então né, sobre o heroku...


Se for pra aprender cloud, recomendo pular logo pra um GCP, Azure ou AWS da vida.
 
Então né, sobre o heroku...


Se for pra aprender cloud, recomendo pular logo pra um GCP, Azure ou AWS da vida.

Aí você aprende e deixa arquivo com o numero da access_key aberto no seu projeto púbico e vai a falência porque um puto usou a conta pra minerar bitcoin hahahahahahaha
 
Pessoal, estou buscando uma vaga de backend java (junior) e queria saber como montar o portfólio no github pra ter mais chances de ser chamado para entrevistas.

Investir um estudo inicial em git, java, springboot, sql, no-sql, scrum e mvc é um bom começo?
 
git é pra qualquer perfil, entao vc tem q saber pelo menos fazer um clone, comit, push, criar branches e fazer merge. (github workflow, o mais simples)

java hoje em dia é springboot, então é focar nessa parada ae até absorver quase tudo

mvc hoje em dia é um conceito mais antigo, troque por micro services, pelo menos entender o conceito. pq se é junior, acredito que não vão te pedir pra montar uma arquitetura micro services hauhauha (bom, tomara).

Não esqueça do hibernate (persistencia) e graphql. Nao to falando pra dominar tudo, mas saber que existe !
 
Pessoal, estou buscando uma vaga de backend java (junior) e queria saber como montar o portfólio no github pra ter mais chances de ser chamado para entrevistas.

Investir um estudo inicial em git, java, springboot, sql, no-sql, scrum e mvc é um bom começo?
É um começo, mas não se detenha a só isso.

Recomendo pegar algumas descrições de vagas de empresas que você se identifica e ver o que eles pedem nas vagas (nõa só jr).

Saber do que se trata cada termo pode te dar um puta diferencial, mesmo não sabendo usar.


Cansei de ir em entrevista tendo aprendido umas stacks no dia anterior/durente os testes, vish hahaha
 
Cansei de ir em entrevista tendo aprendido umas stacks no dia anterior/durente os testes, vish hahaha
É nisso que me perco. Não sei qual o nível de conhecimento preciso ter pra colocar a tecnologia no currículo. Superficialmente, conheço mais ou menos todas (as que listei na postagem inicial), sei o "caminho das pedras", mas não tenho ideia de como convencer os recrutadores, pois não tenho experiencia profissional na área de dev.
 
Aqueles testes de competência no linkedin podem ajudar a ser chamado pra uma entrevista?
 
Acabei de ver esse post no reddit, acredito que é a melhor forma de conseguir entrevista. Falo por mim que eu ajudaria alguém que me contactasse no LinkedIn, já que o bonus de indicação aqui na empresa é bem bom.

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo