• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

O papo é tomadas

Você aprova o padrão huebr atual?


  • Total de votos
    114
Mais um incidente aqui em casa.



IMG-1418.jpg
 
Não é só a tomada brasileira que é ruim


O problema do nosso padrão não é o padrão é a qualidade do plastico e do latão. Eu lembro que nos anos 90 nem prédio de classe média alta tinha aterramento. Aí vcs tem noção do tipo de mentalidade dos nossos profissionais. Até hoje o governo federal e empresas constroem casas, apartamentos com elétrica horrível.
O problema não é o padrão, são as empresas e os engenheiros.
 
Última edição:
Não é só a tomada brasileira que é ruim



O problema do nosso padrão não é o padrão é a qualidade do plastico e do latão. Eu lembro que nos anos 90 nem prédio de classe média alta tinha aterramento. Aí vcs tem noção do tipo de mentalidade dos nossos profissionais. Até hoje o governo federal e empresas constroem casas, apartamentos com elétrica horrível.
O problema não é o padrão, são as empresas e os engenheiros.

@yurieu curtiu a melhor tomada do mundo
 
Padrão americano é horrível em quase todos os sentidos. O vídeo acima o cara mora no Canadá, é exatamente mesmo plug que o americano
Esse vídeo aqui comprova, parece que ele mora em Ohio.
O neutro e o terra ficam conectados a um parafuso ao lado do receptaculo. E ainda tem um negocio de metal para fio rígido... que troço horrível


Se o pessoal cobrar Inmetro para fiscalizar as empresas e tambem realizar testes no material seria interessante

No caso se adotassemos uma variação do padrão americano só com plug externo e a parte de conexão diferente, iria acontecer o mesmo problema, pois só seria fabricado no Brasil.
 
Fiz um teste com uma tomada FAME nova. Retirei e coloquei um iPocket nela 20 vezes. A abertura da tomada se desgasta, prejudicando o contato fisico entre a lamina e os pinos. A mesma coisa vale para a chapa e parafuso que apertam o cabo (2,5mm²) que liga fase, neutro e terra.

A unica forma de diminuir o problema com as tomadas brasileiras é utilizando conector ilhós e evitando plugar e desplugar. Cada um desses conectores tem uma classificação em relação ao tamanho da bitola e a qualidade de condução


Eu já vi eletricista zé faísca usar terminal de 4mm para cabo 6mm no disjuntor, aí uma hora ou outra vai causar incêndio. Em relação a tomadas onde em 90% dos casos usamos cabo de 2,5mm², devemos usar ferramenta de grimpar e conector de boa qualidade. De preferência deve-se usar o Alicate De Crimpar Terminal Tubular.

Até onde eu sei todos esses terminais ilhós vem da China, infelizmente. A Schneider vende terminais genéricos e se não me engano a Steck também, eles são para disjuntores, auxiliar no barramento DIN quando necessário

Quando vcs forem comprar terminais pede pro lojista te mostrar o saco plastico onde tem pra ver a etiqueta
Esse fabricante é bom por exemplo

Vc pode ter cabos da melhor qualidade, melhor dimensionamento possível, ter disjuntores ABB ou Schneider + IDR de 400 reais mas se a tomada ficar frouxa tanto na parte do plug quanto na conexão dos cabos, pode dar acidentes como incêndio ou choque elétrico.
 
Última edição:
Fiz um teste com uma tomada FAME nova. Retirei e coloquei um iPocket nela 20 vezes. A abertura da tomada se desgasta, prejudicando o contato fisico entre a lamina e os pinos. A mesma coisa vale para a chapa e parafuso que apertam o cabo (2,5mm²) que liga fase, neutro e terra.

A unica forma de diminuir o problema com as tomadas brasileiras é utilizando conector ilhós e evitando plugar e desplugar. Cada um desses conectores tem uma classificação em relação ao tamanho da bitola e a qualidade de condução


Eu já vi eletricista zé faísca usar terminal de 4mm para cabo 6mm no disjuntor, aí uma hora ou outra vai causar incêndio. Em relação a tomadas onde em 90% dos casos usamos cabo de 2,5mm², devemos usar ferramenta de grimpar e conector de boa qualidade. De preferência deve-se usar o Alicate De Crimpar Terminal Tubular.

Até onde eu sei todos esses terminais ilhós vem da China, infelizmente. A Schneider vende terminais genéricos e se não me engano a Steck também, eles são para disjuntores, auxiliar no barramento DIN quando necessário

Quando vcs forem comprar terminais pede pro lojista te mostrar o saco plastico onde tem pra ver a etiqueta
Esse fabricante é bom por exemplo

Vc pode ter cabos da melhor qualidade, melhor dimensionamento possível, ter disjuntores ABB ou Schneider + IDR de 400 reais mas se a tomada ficar frouxa tanto na parte do plug quanto na conexão dos cabos, pode dar acidentes como incêndio ou choque elétrico.
Sem sombra de dúvidas, a pior tomada do mundo, nenhuma outra conseguiu ser tão horrível como essas.

Além da eterna confusão entre 10A(que não deveria existir) e 20A(que não tem lógica), e o plugue que nunca fica firme não importa quão nova seja a tomada ou tamanho do buraco. Meu powercube eu tenho muito medo de um dia ele causar um incêndio, visto que ele fica completamente tombado pra baixo.
 
Sem sombra de dúvidas, a pior tomada do mundo, nenhuma outra conseguiu ser tão horrível como essas.

Além da eterna confusão entre 10A(que não deveria existir) e 20A(que não tem lógica), e o plugue que nunca fica firme não importa quão nova seja a tomada ou tamanho do buraco. Meu powercube eu tenho muito medo de um dia ele causar um incêndio, visto que ele fica completamente tombado pra baixo.
Vc nao deve usar powercube
É melhor vc instalar duas tomadas quebrando a parede e puxando um circuito novo do que fazer isso
 
Estou precisando trocar uma tomada 20A pro lugar de uma de 10A (vou ligar um AC antigo que tenho parado aqui, por causa do calor), alguem recomenda quais melhores marcas de tomada ou que sejam ao menos seguras
 
Estou precisando trocar uma tomada 20A pro lugar de uma de 10A (vou ligar um AC antigo que tenho parado aqui, por causa do calor), alguem recomenda quais melhores marcas de tomada ou que sejam ao menos seguras
Tomada pode ser qualquer uma minimamente decente, eu me preocuparia mais com a fiação, especialmente se o AC for 110V.
 
Tomada pode ser qualquer uma minimamente decente, eu me preocuparia mais com a fiação, especialmente se o AC for 110V.
110v msm, por isso queria uma tomada boa
 
110v msm, por isso queria uma tomada boa

Não adianta ser a melhor tomada se a fiação não aguentar.

Aliás para AC deveria ter circuito próprio (disjuntor/fiação). E não ligar numa tomada de um circuito existente. Porque se tiver qualquer outro aparelho de alto consumo (geladeira/ Micro-ondas, etc) provavelmente vai sobrecarregar a fiação existente.
 
Não adianta ser a melhor tomada se a fiação não aguentar.

Aliás para AC deveria ter circuito próprio (disjuntor/fiação). E não ligar numa tomada de um circuito existente. Porque se tiver qualquer outro aparelho de alto consumo (geladeira/ Micro-ondas, etc) provavelmente vai sobrecarregar a fiação existente.
eh um ac portatil, por isso a improvisacao.
sobre a fiacao, parece estar ok com oq procurei. Unica coisa que estaria ligada junto seria o computador (mas nao na mesma tomada)
 
Tomada pode ser qualquer uma minimamente decente, eu me preocuparia mais com a fiação, especialmente se o AC for 110V.

Não adianta ser a melhor tomada se a fiação não aguentar.

Aliás para AC deveria ter circuito próprio (disjuntor/fiação). E não ligar numa tomada de um circuito existente. Porque se tiver qualquer outro aparelho de alto consumo (geladeira/ Micro-ondas, etc) provavelmente vai sobrecarregar a fiação existente.

Fio de 2,5mm é suficiente? Infelizmente tenho um disjuntor único para o quarto, então até passar uma sonda isso não posso mudar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo