O papo é tomadas

Você aprova o padrão huebr atual?


  • Total de votos
    114
Análise: Tomada Siemens

Mais uma tomada passou pelo teste Yurieu de qualidade.

De início, logo ao sair do saquinho de 2 centavos, os encaixes já vêm flácidos, como se fosse possível remover a capa frontal do módulo, sem desencaixar dos suporte de parede.

Tentei deixar essa tomada, mas o fato de ela não ser bem fixa no suporte, fez eu descartá-la. Vejam como é fácil desmanchar esse pedaço de lixo com as mãos:

IMG-2633.jpg


Recomendação(que uso aqui):

Tomada Pial Plus, Pial Zeffia, Pial Nereya. É o modelo que mais deu certo para a pior tomada do planeta Terra.
Semana passada troquei a tomada do quarto por uma parecida com a sua da imagem(não é da siemens), como a instalação da casa era toda vagabunda feita com fio rígido foi quase impossível fechar essa tomada na parede pq os fios rígidos estavam forçando a tomada e ela se desmontava toda.

Complementando, precisei instalar uma tomada de sobrepor e percebi que a carcaça da tomada impossibilitava de eu inserir os fios nos terminais, eu tive que entortar os fios pra conseguir inserir, e ainda teve que ficar uns 2 fiapos soltos, como eu estava de cabeça quente não quis perder tempo e deixei assim mesmo. (e essa eu usei fio flexível de 2,5mm)

Eu lembro de ter ajudado na instalação elétrica de uma casa nova há uns 4 anos e lembro que n tive nenhuma dificuldade, talvez pq eram tomadas de boa qualidade, aí em pleno 2020 eu tenho que suportar tomadas ridículas, apesar de que a casa estava fora dos padrões da NBR5410 já que era utilizado fio rígidos, mas n é desculpa para a tomada se desmontar toda.
 
Última edição:
Eu uso Siemens da linha Ilus sem problemas.
Mas a qualidade caiu neste último lote.
 
Semana passada troquei a tomada do quarto por uma parecida com a sua da imagem(não é da siemens), como a instalação da casa era toda vagabunda feita com fio rígido foi quase impossível fechar essa tomada na parede pq os fios rígidos estavam forçando a tomada e ela se desmontava toda.

Complementando, precisei instalar uma tomada de sobrepor e percebi que a carcaça da tomada impossibilitava de eu inserir os fios nos terminais, eu tive que entortar os fios pra conseguir inserir, e ainda teve que ficar uns 2 fiapos soltos, como eu estava de cabeça quente não quis perder tempo e deixei assim mesmo. (e essa eu usei fio flexível de 2,5mm)

Eu lembro de ter ajudado na instalação elétrica de uma casa nova há uns 4 anos e lembro que n tive nenhuma dificuldade, talvez pq eram tomadas de boa qualidade, aí em pleno 2020 eu tenho que suportar tomadas ridículas, apesar de que a casa estava fora dos padrões da NBR5410 já que era utilizado fio rígidos, mas n é desculpa para a tomada se desmontar toda.
cara, o problema não é só a tomada, é tb vc q tá usando material de má qualidade.

se a instalação da casa é com cabo rígido, vc tinha q fazer na sagacidade o seguinte bizu:

- usar conector wago 221-412 ou 221-413 (dependendo se a tomada é simples ou dupla) pra fazer as emendas entre o cabo flexível e rígido.

- 3 pequenos pedaços de cabo flexível 2,5mm² (azul, vermelho e verde [caso tenha terra]) pra plugar no conector wago.

- usar terminal ilhós pra dar acabamento e melhor torque no borne da tomada.

vc ia conseguir fechar a caixa 4x2 tranquilamente e não ia soltar por nada.




e tem mais...

uso Siemens Ilus na cozinha aqui 10A e 20A, são 4 tomadas, nenhuma até hoje deu problema.

se quer uma mais forte, vai de Schneider q das várias q uso é a q aparenta ter maior robustez, firmeza e qualidade. gosto da Miluz.




ainda pago pra ver o @yurieu quebrar uma dessa :haha:


OBS: é bem barata...


Tomada Pial Plus, Pial Zeffia, Pial Nereya. É o modelo que mais deu certo para a pior tomada do planeta Terra.
engano seu. a mais topzera topassa de todas é essa...

 
Última edição:
cara, o problema não é só a tomada, é tb vc q tá usando material de má qualidade.

se a instalação da casa é com cabo rígido, vc tinha q fazer na sagacidade o seguinte bizu:

- usar conector wago 221-412 ou 221-413 (dependendo se a tomada é simples ou dupla) pra fazer as emendas entre o cabo flexível e rígido.

- 3 pequenos pedaços de cabo flexível 2,5mm² (azul, vermelho e verde [caso tenha terra]) pra plugar no conector wago.

- usar terminal ilhós pra dar acabamento e melhor torque no borne da tomada.

vc ia conseguir fechar a caixa 4x2 tranquilamente e não ia soltar por nada.




e tem mais...

uso Siemens Ilus na cozinha aqui 10A e 20A, são 4 tomadas, nenhuma até hoje deu problema.

se quer uma mais forte, vai de Schneider q das várias q uso é a q aparenta ter maior robustez, firmeza e qualidade. gosto da Miluz.




ainda pago pra ver o @yurieu quebrar uma dessa :haha:


OBS: é bem barata...



engano seu. a mais topzera topassa de todas é essa...


Colega, em cidade do interior eu não tenho o luxo de poder escolher tomada de boa qualidade não, vai a única que estiver disponível no armazém da esquina..

Conector wago? uma vez eu fui comprar um disjuntor curva B aqui no armazém e começaram a rir pq n faziam ideia do que era isso, imagina conector wago..

Vc pode estar certo sobre a tomada que eu tive dificuldade usando fio rígido, mas a de sobrepor eu usei fio flexível e mesmo assim foi uma porcaria para conseguir acertar o fio no terminal pq a carcaça estava impedindo tal feito, e essa tomada não era desmontável, então o jeito foi entortar o fio e inserir no terminal ainda soltando alguns fiapos.

Eu ainda defendo o novo padrão de tomadas, mas não nego que as novas tomadas são de péssima qualidade com alguns fabricantes, coisa que no antigo padrão era mais difícil, uma tomada do padrão antiga de péssima qualidade ainda é mais robusta que a atual, mas a culpa em si n é do padrão, e sim do fabricante.
 
Última edição:
cara, o problema não é só a tomada, é tb vc q tá usando material de má qualidade.

se a instalação da casa é com cabo rígido, vc tinha q fazer na sagacidade o seguinte bizu:

- usar conector wago 221-412 ou 221-413 (dependendo se a tomada é simples ou dupla) pra fazer as emendas entre o cabo flexível e rígido.

- 3 pequenos pedaços de cabo flexível 2,5mm² (azul, vermelho e verde [caso tenha terra]) pra plugar no conector wago.

- usar terminal ilhós pra dar acabamento e melhor torque no borne da tomada.

vc ia conseguir fechar a caixa 4x2 tranquilamente e não ia soltar por nada.




e tem mais...

uso Siemens Ilus na cozinha aqui 10A e 20A, são 4 tomadas, nenhuma até hoje deu problema.

se quer uma mais forte, vai de Schneider q das várias q uso é a q aparenta ter maior robustez, firmeza e qualidade. gosto da Miluz.




ainda pago pra ver o @yurieu quebrar uma dessa :haha:


OBS: é bem barata...



engano seu. a mais topzera topassa de todas é essa...


Grande coisa, a pial é assim faz tempo, e não é robusta 100%, somente é a menos pior. Graças ao padeiro nomeado supremo diretor chefe pelo Partido que não sabia nada sobre engenharia, o modelo 20A não pode ter esse recurso engate rapido.

Colega, em cidade do interior eu não tenho o luxo de poder escolher tomada de boa qualidade não, vai a única que estiver disponível no armazém da esquina..

Conector wago? uma vez eu fui comprar um disjuntor curva B aqui no armazém e começaram a rir pq n faziam ideia do que era isso, imagina conector wago..

Vc pode estar certo sobre a tomada que eu tive dificuldade usando fio rígido, mas a de sobrepor eu usei fio flexível e mesmo assim foi uma porcaria para conseguir acertar o fio no terminal pq a carcaça estava impedindo tal feito, e essa tomada não era desmontável, então o jeito foi entortar o fio e inserir no terminal ainda soltando alguns fiapos.

Eu ainda defendo o novo padrão de tomadas, mas não nego que as novas tomadas são de péssima qualidade com alguns fabricantes, coisa que no antigo padrão era mais difícil, uma tomada do padrão antiga de péssima qualidade ainda é mais robusta que a atual, mas a culpa em si n é do padrão, e sim do fabricante.
A culpa é do padrão, sim. Esse sistema de módulo horizontal e suporte por encaixes em estágios é muito inferior a um padrão vertical apertado por barras metálicas e apertado novamente pela placa externa.
 
Colega, em cidade do interior eu não tenho o luxo de poder escolher tomada de boa qualidade não, vai a única que estiver disponível no armazém da esquina..

Conector wago? uma vez eu fui comprar um disjuntor curva B aqui no armazém e começaram a rir pq n faziam ideia do que era isso, imagina conector wago..

Vc pode estar certo sobre a tomada que eu tive dificuldade usando fio rígido, mas a de sobrepor eu usei fio flexível e mesmo assim foi uma porcaria para conseguir acertar o fio no terminal pq a carcaça estava impedindo tal feito, e essa tomada não era desmontável, então o jeito foi entortar o fio e inserir no terminal ainda soltando alguns fiapos.

Eu ainda defendo o novo padrão de tomadas, mas não nego que as novas tomadas são de péssima qualidade com alguns fabricantes, coisa que no antigo padrão era mais difícil, uma tomada do padrão antiga de péssima qualidade ainda é mais robusta que a atual, mas a culpa em si n é do padrão, e sim do fabricante.
Aqui na loja de construção da esquina tb não tem nada disso. Compro tudo pela Internet. Correios não passam aí?

Instalei esses dias uma da pial de sobrepor sistema X no meu quarto. Tinha pouco espaço pra colocar o cabo dentro, mas com jeito consegui de boa.
Só fiz uma volta pra sobrar cabo dentro pra um futuro reparo.

images



A culpa é do padrão, sim. Esse sistema de módulo horizontal e suporte por encaixes em estágios é muito inferior a um padrão vertical apertado por barras metálicas e apertado novamente pela placa externa.
isso não é desculpa




Grande coisa, a pial é assim faz tempo, e não é robusta 100%, somente é a menos pior.
A Pial só tem o sistema de engate, mas a Schneider é muito mais firme, tomada dupla sem precisar fazer jumper e com nanotecnologia de auto regeneração no espelho em caso de riscos. é mole ou quer mais?

Graças ao padeiro nomeado supremo diretor chefe pelo Partido que não sabia nada sobre engenharia, o modelo 20A não pode ter esse recurso engate rapido.
Tá, mas qdo tu vai quebrar uma Schneider Miluz?
 
Última edição:
Tá, mas qdo tu vai quebrar uma Schneider Miluz?
schneider é difícil de se encontrar no Rio Grande do Sul.

Minha metodologia é:

Instalação rápida nível pedreiro;

Se muita fragilidade e não passar no teste de instalação:

desmanche com as mãos.

Se falhar nas duas etapas, é reprovada, assim como foi a Siemens.
 
Aqui vai mais uma análise de tomada. Tomada Pial Plus + Com fundo móvel. Apesar de toda tomada 3 pinos ser ruim, essa se classifica como a menos pior. Recomendo.

IMG-2824.jpg
 
No máximo essa gambiarra aí deve ter uma chave interruptora e um varistor. Muita gambiarra.
É pode ter varistor sim e tem também, só você não viu, uma chave microdisjuntora (uma espécie de fusível com reset, age como um disjuntor, de 10A, que desarma no caso de uma sobrecorrente). Uma boa ideia num mar de porcarias sem sentido que andam por ai. Gostei, uma proteção a mais, no lugar ótimo, com tamanho adequado. Um viva para uma ideia ótima. Imagine que necessitas de uma proteção para um PC e um monitor. Coloca uma tomada dessas dai e a coisa tá bem resolvida. Muito melhor que a enorme maioria dos filtros de linha de R$ 25 ofertados pelo mercado.
Só que tem gente, meio cegueta, que não consegue ver uma boa ideia quando ela aparece.... Esses são fadados a caminhar na escuridão.

Essa é a chave disjuntora que ela usa. https://proesi.com.br/chave-disjuntor-wh-201-10a-250v-3t-vermelho-com-led.html
 
antes uma tomada com um mini disjuntor do q uma sem nada, não? :oops:
não é q alguém vá substituir o filtro de linha (DPS III), mas ligar um Clamper, por exemplo, nessa tomada ai já parece uma proteção a mais.
uma tomada pelada só é protegida pelo disjuntor no quadro.
pode ser uma boa tb pra quem carrega o celular direto na tomada.
 
Última edição:
É pode ter varistor sim e tem também, só você não viu, uma chave microdisjuntora (uma espécie de fusível com reset, age como um disjuntor, de 10A, que desarma no caso de uma sobrecorrente). Uma boa ideia num mar de porcarias sem sentido que andam por ai. Gostei, uma proteção a mais, no lugar ótimo, com tamanho adequado. Um viva para uma ideia ótima. Imagine que necessitas de uma proteção para um PC e um monitor. Coloca uma tomada dessas dai e a coisa tá bem resolvida. Muito melhor que a enorme maioria dos filtros de linha de R$ 25 ofertados pelo mercado.
Só que tem gente, meio cegueta, que não consegue ver uma boa ideia quando ela aparece.... Esses são fadados a caminhar na escuridão.

Essa é a chave disjuntora que ela usa. https://proesi.com.br/chave-disjuntor-wh-201-10a-250v-3t-vermelho-com-led.html
O bom é o usuário tapando essa bomba com fita isolante ou tendo que abrir essa gambiarra pra não ficar a luz dos infernos na hora de dormir.

Vamos ter bom senso, precisamos de um novo padrão, esse com suportes plásticos e pinos redondos provou ser um grande risco.
 
No máximo essa gambiarra aí deve ter uma chave interruptora e um varistor. Muita gambiarra.

O bom é o usuário tapando essa bomba com fita isolante ou tendo que abrir essa gambiarra pra não ficar a luz dos infernos na hora de dormir.
Vamos ter bom senso, precisamos de um novo padrão, esse com suportes plásticos e pinos redondos provou ser um grande risco.

Estás meio confuso?
Num post reclamas por ter só uma chave interruptora (o que já está completamente errado pois é um micro-disjuntor) e quem sabe um varistor, e por isso o chamas de gambiarra.
Noutro post já dás a entender que o problema é a luz emanada por seu disjuntor bem como seus suportes plásticos e seus pinos redondos evocando um novo padrão...
Me corrijo, mais que meio confuso..
 
Eu fiz aqui no Forum um desmanche de régua Ilumi, realmente é de passar vergonha.

No máximo essa gambiarra aí deve ter uma chave interruptora e um varistor. Muita gambiarra.

Curioso que fiquei comprei uma dessas dai e desmontei. Os módulos de tomada são os mesmos da linha normal e é apendado um módulo com uma chave mini disjuntora de 10 A 250V.
Internamente a esse módulo existe uma pequena placa de circuito impresso aonde é soldado esse mini disjuntor e tem como auxiliares um pequeno varistor, maior nem caberia, e um capacitor, ambos entre fase e neutro, configurando desse modo um pequeno filtro com protetor contra surtos de tensão mais um mini disjuntor.
É bem do tipo que cumpre o que promete conseguindo ser melhor até que muitos dos filtros de linha que o mercado oferece, tudo cabendo dentro da caixa 4x2 da tomada.
Duas tomadas com chave disjuntora de 10A 250V, capacitor de filtro e varistor para supressão de surtos de tensão. Tudo por R$ 35 que foi o que paguei no balcão da loja. O preço me parece bom pela introdução da novidade, com as features apresentadas. O iluminamento da chave mini disjuntor lembra lâmpada neon, avermelhada, e não chega a atrapalhar a noite.
Definitivamente nem chega a ser uma enorme evolução mas sim uma solução simples e definitivamente pequena para quem tem de ligar um PC mais um monitor em uma bancada de trabalho, com alguma proteção mesmo que possa ser mínima e com a chance de desativar tudo ao alcance da mão. A montagem, embora robusta e bem feita, não chega a ser daquelas que permitem produção seriada por máquinas CNC.
Na média gostei da solução completa novidade..
 
Ligar uma fonte que tem 3 pinos com um cabo do padrão antigo, com 2 pinos, já viram acontecer problemas?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo