• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

O papo é tomadas

Você aprova o padrão huebr atual?


  • Total de votos
    114
Deveria, né? Mas na prática isso não acontece. Felizmente nas tomadas de consumo normal não tive problemas.

IMG-20201127-190850.jpg


IMG-20201127-190855.jpg


IMG-20201127-201024.jpg
 
Me parece parafuso mal apertado.

Aqui em casa eu mesmo troquei todas as tomadas pela Siemens Delta Mondo faz uns 10 anos.

Mês passado fui usar um aspirador de 1500W e passei uns 5 minutos com ele ligado. Quando retiro o plug vi que estava pegando fogo. Eis que abro a tomada e vejo que o parafuso estava folgado (mas na época eu lembro de ter feito um aperto grande em todas elas). É bastante comum que disjuntores, tomadas, plugs tenham os parafusos afrouxados com o passar do tempo, afinal quando se passa uma corrente se tem o efeito térmico e também se tem efeito mecânico (em grandes correntes). A tomada num passado não tão distante passou por um curto circuito num dispositivo e isso pode ter provocado o afrouxamento.

Parafuso afrouxar acontece em todo e qualquer sistema elétrico, mesmo os de baixa tensão quanto de média ou alta tensão. Nas inspeções de rotinas em subestações, por exemplo, existem procedimentos para verificar se existem conexões frouxas em quadros, painéis ou outros equipamentos de pátio.
 
Parafuso afrouxar acontece em todo e qualquer sistema elétrico
exatamentche.
reaperto deve ser periódico em todas as tomadas e QDC por prevenção.

Aqui isto não acontece.

61Nnf1fl7UL._AC_SL1500_.jpg
Claro q acontece. Se não reapertar, uma hora derrete.

uma boa alternativa são as tomadas com borne de mola.
 
TOPen

D_NQ_NP_977505-MLB41027432489_032020-O.webp


download.jpg


images



Esse lixo de borne é um perigo. Se você girar 360 o módulo, o fio sai.

E, como todo lixo relacionado a esse padrão nacional, não existe borne assim acima de 10A. Esta tomada é uma aberração.
 
Não foi o caso de falta de aperto. Na verdade esses terminais sequer aguentam um torque alto, se você aperta mais que o necessário a rosca "pula" o dente do parafuso.

Essa tomada não durou nem um ano após instalada, tendo o mesmo problema da anterior.
 
Só como feedback, troquei a tomada do ar-condicionado por uma Pial Plus depois das duas FAME derretidas. Mesmo após horas de uso do aparelho a tomada e os pinos ficam de morno pra frio.
Mesmo a fame baratinha de 20A não pode jamais derreter... se vc apertar relativamente bem, nao precias nem ser aquele aperto perfeito
Ar condicionado convencional de 9, 12 e 18 mil btus geram picos de 13~18A no máximo por uma fração de segundo, ou pode ser até 1 segundo, o máximo que pode acontecer é desarmar o disjuntor, mas jamais derretor a tomada, penso eu. Na pior situação possível, 20A por 5 segundos, um cabo de 2,5mm a 60 metros (pior situação) em tubulação vagabunda de água fora da norma, do QDC não esquentaria ao ponto de perder a conexão mecanica e derreter, muito menos a tomada. Descartamos quase por completo problema ter sido no cabo penso eu...

A não ser que em 2020 a Fame resolveu usar material pior que latão. Pode tirar uma foto da tomada do seu ar condicionado? do plug
Eu instalei meu ar condicionado com aquelas tomadas externas de 20A da pior marca possível, não lembro nem a marca, já abri ela duas vezes em 4 meses e não há qualquer sinal do cobre estar preto (sinal que esquentou) ou a conexão estar frouxa. Tem algo estranho
 
Última edição:
Não foi o caso de falta de aperto. Na verdade esses terminais sequer aguentam um torque alto, se você aperta mais que o necessário a rosca "pula" o dente do parafuso.

Essa tomada não durou nem um ano após instalada, tendo o mesmo problema da anterior.
O aperto tb não pode ser dado em excesso.
Se tiver com terminal, ele se rompe.
Se tiver sem terminal, os fios de cobre partem com a força do parafuso.
daí, o q era pra ser um aperto pro bem, destrói os contatos para sua perdição.
 
Apesar dessa tomada fêmea ser de 20A o espaço para inserção do cabo é bem restrito. Fico me perguntando se o problema ocorreria caso eu tivesse usado um cabo de bitola menor.

Depois do primeiro derretimento troquei a tomada original do aparelho por uma FAME de 20A, de pinos maciços:

plug-2p_t-fame-1730.jpg
 
Apesar dessa tomada fêmea ser de 20A o espaço para inserção do cabo é bem restrito. Fico me perguntando se o problema ocorreria caso eu tivesse usado um cabo de bitola menor.

Depois do primeiro derretimento troquei a tomada original do aparelho por uma FAME de 20A, de pinos maciços:

plug-2p_t-fame-1730.jpg
esse plug q vc comprou é 10A ou 20A?
Só derretou a tomada o plug do ar tá perfeito? as 2 tomadas que queimaram da Fame eram 20A mesmo? estranho.. bitola 2,5mm?
 
Apesar dessa tomada fêmea ser de 20A o espaço para inserção do cabo é bem restrito. Fico me perguntando se o problema ocorreria caso eu tivesse usado um cabo de bitola menor.

Depois do primeiro derretimento troquei a tomada original do aparelho por uma FAME de 20A, de pinos maciços:

plug-2p_t-fame-1730.jpg
esse plug q vc comprou é 10A ou 20A?
Só derretou a tomada o plug do ar tá perfeito? as 2 tomadas que queimaram da Fame eram 20A mesmo? estranho.. bitola 2,5mm?
essas aberrações deveriam ser extintas.

além de exigirem extrema força para empurrar os pinos pelo buraco junto do fio, muitas casas têm fios rígidos, e por fim, obviamente ficará assimétrico milimetricamente que seja. fora o parafuso do plugue que gasta o plástico na primeira apertada.

Um lixo, um lixo esse sistema de tomadas separado.
 
esse plug q vc comprou é 10A ou 20A?
Só derretou a tomada o plug do ar tá perfeito? as 2 tomadas que queimaram da Fame eram 20A mesmo? estranho.. bitola 2,5mm?

Comprei uma tomada macho (plugue) de 20A pra substituir a do AC. O plugue do AC é de 20A, mecanicamente seria impossível eu usar o aparelho uma tomada de 10A.
 
Não foi o caso de falta de aperto. Na verdade esses terminais sequer aguentam um torque alto, se você aperta mais que o necessário a rosca "pula" o dente do parafuso.

Essa tomada não durou nem um ano após instalada, tendo o mesmo problema da anterior.
isso é verdade, eu já perdi umas 3 tomadas tentando dar um bom aperto nos parafusos, culpa de tomada de má qualidade, e acredito que essa falta de torque faça os contatos esquentarem e ela começar a derreter, mas acho que no antigo padrão sofríamos com o mesmo problema.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O aperto tb não pode ser dado em excesso.
Se tiver com terminal, ele se rompe.
Se tiver sem terminal, os fios de cobre partem com a força do parafuso.
daí, o q era pra ser um aperto pro bem, destrói os contatos para sua perdição.
Olha, eu considero que quanto mais tu apertar os contatos, melhor, pq quanto melhor a area de contato, melhor a condução, e um um parafuso apertado ao ponto de quase perder a rosca, n vai fazer nunca os contatos esquentarem, o problema é que tem que apertar ao ponto de não perder a rosca, pq se perder, só outra tomada mesmo, já que tu vai ficar com folga nos contatos..


Eu considero os parafusos da tomada do lado direito um dos melhores para aperto, vc consegue apertar com bastante força e mesmo assim o risco danificar a rosca é bem pequeno.
maxresdefault.jpg
 
Última edição:
Olha, eu considero que quanto mais tu apertar os contatos, melhor, pq quanto melhor a area de contato, melhor a condução, e um um parafuso apertado ao ponto de quase perder a rosca, n vai fazer nunca os contatos esquentarem, o problema é que tem que apertar ao ponto de não perder a rosca, pq se perder, só outra tomada mesmo, já que tu vai ficar com folga nos contatos..


Eu considero os parafusos da tomada do lado direito um dos melhores para aperto, vc consegue apertar com bastante força e mesmo assim o risco danificar a rosca é bem pequeno.
maxresdefault.jpg
não tô dizendo de danificar a rosca.
falo da experiência q tive nas minhas tomadas e qdc.

Teve cabo q botei terminal e parafusei no barramento apertando o parafuso com muita força. Ficou lá. Depois eu tive de desparafusar pra trocar a posição desse cabo, qdo vi, o terminal estava destruído com um furo, o parafuso atravessou o terminal e passou a esmagar os contatos do cobre do cabo, tamanha força q usei.

outros cabos q eu parafusei na tomada sem terminal, colocando direto o cobre no borne da tomada, ao parafusar com toda força ficou lá, parecia estar tudo ok, mas qdo resolvi tirar esse mesmo cabo, ao desparafusar os fios de cobre estavam todos partidos na minha mão os pedaços. Quer dizer, a força q coloquei no parafuso cortou os contatos.
ao se apertar não percebe, ao se retirar está lá o estrago.

Se quiser depois destruo alguns aqui pra mostrar como exemplo.
 
não tô dizendo de danificar a rosca.
falo da experiência q tive nas minhas tomadas e qdc.

Teve cabo q botei terminal e parafusei no barramento apertando o parafuso com muita força. Ficou lá. Depois eu tive de desparafusar pra trocar a posição desse cabo, qdo vi, o terminal estava destruído com um furo, o parafuso atravessou o terminal e passou a esmagar os contatos do cobre do cabo, tamanha força q usei.

outros cabos q eu parafusei na tomada sem terminal, colocando direto o cobre no borne da tomada, ao parafusar com toda força ficou lá, parecia estar tudo ok, mas qdo resolvi tirar esse mesmo cabo, ao desparafusar os fios de cobre estavam todos partidos na minha mão os pedaços. Quer dizer, a força q coloquei no parafuso cortou os contatos.
ao se apertar não percebe, ao se retirar está lá o estrago.

Se quiser depois destruo alguns aqui pra mostrar como exemplo.
FoXyUKLt5u4BRBTkWO2-HvkX0hfplRZ4JMDouKg5vlZuToUum1sgqkCAQO4m6yNwiTNKowtK9RvT3vrUpauFWNwwPWrFlKpdp6eQsRLRrwe6jA


Aqui isso jamais vai acontecer, nada irá furar, e o correto é você enrolar o fio flexível.
 
o correto é você enrolar o fio flexível.
enrolar como?

se vc fala em dar umas voltinhas pra ficar os fios bem juntos, é exatamente assim q faço. se colocar muita força, qdo vc tirar do borne, os fiapos saem todos partidos, pq o parafuso corta.

cabo-sil-preto-1.jpg


logo mais ou amanhã faço uns aqui e tiro foto pra mostrar.

FoXyUKLt5u4BRBTkWO2-HvkX0hfplRZ4JMDouKg5vlZuToUum1sgqkCAQO4m6yNwiTNKowtK9RvT3vrUpauFWNwwPWrFlKpdp6eQsRLRrwe6jA


Aqui isso jamais vai acontecer, nada irá furar, e o correto é você enrolar o fio flexível.
esse modelo q vc postou aí é pra usar com terminal forquilha

images
 
Última edição:
Alguém tem uma boa indicação de tomadas de sobrepor com disjuntor para Ar condicionado 220v?
12.000 BTUS
 
Um AC 220V dessa potência deve consumir na faixa de 6-7A, considerando que use compressor padrão. Se for inverter vai ser menos ainda. Não creio que você terá problema em usar tomada de qualquer fabricante.

Alguns dos fabricantes recomendados são Pial, Siemens, Schneider e Margirius. Uma lida no tópico e você encontra diversos modelos.
 
Um AC 220V dessa potência deve consumir na faixa de 6-7A, considerando que use compressor padrão. Se for inverter vai ser menos ainda. Não creio que você terá problema em usar tomada de qualquer fabricante.

Alguns dos fabricantes recomendados são Pial, Siemens, Schneider e Margirius. Uma lida no tópico e você encontra diversos modelos.
mas deve-se considerar consumo até 12A, que é o que geralmente as peças de um eletrônico geralmente vem configuradas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo