O Que Aconteceu Com A Positivo?

Lightman

know-it-all Member
Registrado
Estou postando esse tópico com um notebook da Positivo com o jurássico Pentium T4300 e 2GB DDR2 com mais de 10 anos de uso que comprei como sucata na OLX, foi só remover o drive de CD/DVD, formatar o Windows e pronto, funcionando outra vez, claro que com todas as limitações de um hardware velho mas funcionando.

Dá para se notar a qualidade de construção do notebook, teclado decente até hoje, hd original ainda funcionava e estava com a saúde perfeita antes de vendê-lo o que mostra que a proteção dele e da placa-mãe são impecáveis para durar todo esse tempo e a 12 anos atrás a tela hd era algo aceitável ao invés do absurdo de ainda ser vendido em 2021.

Impressionado com a incrível durabilidade do produto fiquei me perguntando, o que diabos aconteceu com a Positivo? Quando foi que uma empresa decente vendendo notebooks bem construídos e com excelente tempo de vida útil se tornou essa joça que conhecemos hoje com produtos descartáveis de péssima qualidade, um tablet fantasiado de notebook?
 
São pérolas que não se explicam.
Tenho um Philco phn 15008 comprado em 2009/2010, está inteiro até hj.
TD bem, tive um problema com a placa de vídeo dele que é uma hd4650, coloquei ela no forno, durou mais 1 ano, aí tive que trocar, achei outra nova no mercado livre por 90 reais em 2017, troquei, coloquei um SSD e está vivão até hj, e ainda roda jogos de sua época.

Talvez são algumas exceções dessas empresas, no geral a qualidade e durabilidade é baixa.
 
A Positivo nunca foi premium ou marca reconhecida pela qualidade. Ela sempre usou barebones mais simples (em sua maioria da Compal e da Clevo) para seus projetos de notebooks.

E aqui abro um parêntese para dizer que barebones não são necessariamente ruins, a Avell mesmo utilizou durante muito tempo barebones da Clevo e agora utiliza da Tong Fang (até onde sei). Mesmo dentro dessas fabricantes de barebones, existem linhas pra todo tipo de mercado, desde os mais baratos até os mais caros.

Mesmo para aquela época, era muito comum pessoas relatando problemas com Positivo. Fui moderador durante um tempo da área de notebooks do CdH e era muito comum ver relatos de usuários reclamando da Positivo. O fato de você ter conseguido um Positivo ainda funcionando não prova muita coisa, pois a amostragem é muito baixa pra fazer qualquer afirmação sobre a qualidade dos Positivos de antigamente.

Meu pai teve um Microboard (marca nacional que sumiu do mercado, e que também usava barebones) e que também tinha uma qualidade duvidosa, funcionando até recentemente. Nem lembro de que ano era aquele notebook, acho que 2008, com um jurássico Turion 64 X2 TL-50.

Justamente pela Positivo não ter construído uma fama muito boa, eles lançaram a sub-marca gamer 2AM pra poder entrar no mercado de notebook gamer, com uma construção um pouco melhor.
 
Então eu devo ter tido muita sorte com a marca, o primeiro notebook que tive na vida foi um Positivo com Intel Atom D525 2GB DDR3 320GB de HD que usei por longos 4 anos, vendi ele para uma conhecida que mora aqui perto e 2 anos depois ela me trouxe o notebook para formatar, formatei e ela continuou usando depois disso.

Minha experiência com a Samsung foi infinitamente mais decepcionante.

Os notebooks da Positivo de hoje são muito piores que os mencionados, disso eu não tenho a menor dúvida.
 
Sorte... é tipo pegar um peugeot ou citroen com mais de 5 anos de uso e ainda usáveis, pura sorte.
 
Eu tive um Notebook Positivo, Unique 59 o modelo, de 2009, a tela dele era acima da média, 1440x900 de resolução, antigamente tinha umas resoluções assim quebradas mesmo, não era 1600x900, mas bem melhor com o que vemos nos modelos mais básicos que é 1366x768. Em desempenho era sofrível, celeron 900 com GPU SiS mirage 3, combinados com 1GB RAM DDR2 que depois expandi para 4GB.
 
Marca que não faz a minima falta no mercado - mas como qualquer componente eletronico, independente do fabricante: esse seu faz parte da safra dos sortudos
Mas se tratando de positivo, ela explorou o nicho dela: ela tentou se arriscar com modelos mais caros de seus produtos, mas ai o mercado ja é implacavel com marcas mais conceituadas
 
Estou postando esse tópico com um notebook da Positivo com o jurássico Pentium T4300 e 2GB DDR2 com mais de 10 anos de uso que comprei como sucata na OLX, foi só remover o drive de CD/DVD, formatar o Windows e pronto, funcionando outra vez, claro que com todas as limitações de um hardware velho mas funcionando.

Dá para se notar a qualidade de construção do notebook, teclado decente até hoje, hd original ainda funcionava e estava com a saúde perfeita antes de vendê-lo o que mostra que a proteção dele e da placa-mãe são impecáveis para durar todo esse tempo e a 12 anos atrás a tela hd era algo aceitável ao invés do absurdo de ainda ser vendido em 2021.

Impressionado com a incrível durabilidade do produto fiquei me perguntando, o que diabos aconteceu com a Positivo? Quando foi que uma empresa decente vendendo notebooks bem construídos e com excelente tempo de vida útil se tornou essa joça que conhecemos hoje com produtos descartáveis de péssima qualidade, um tablet fantasiado de notebook?
outsorcing para a China :cereal: e a obsolescência programada é algo real, veja mais aqui:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo