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O que fazer para montar um negócio???

Future_Shock

Gamertag: FutureShockZero
Membro Honorário
Pessoal, eu estou querendo parar de ser empregado e ser o "patrão", e por isso eu estava querendo abrir um comércio.

Mas assim, eu não sei por onde começar, porque não tenho experiência nem grana, eu pretendia fazer um empréstimo e meter as caras pra o que deus quiser.

Mas assim, por onde eu devo começar???

Me informaram que eu tenho que começar contratando um contador, pra que ele possa abrir a empresa, cnpj e tal, pra ficar tudo dentro dos poréns.

Mas assim, eu não tenho capital nenhum pra começar, mas eu estava vendo aquele auxilio para micro empresários que o BNDES oferece, mas o que eu tenho que fazer pra conseguir a verba??? Me falaram que eu preciso contratar um projetista, que vai avaliar meu projeto e vai dar umas dicas para apresentar para a empresa que vai me emprestar a grama, é isso mesmo???

Gente, qualquer dica é bem vinda.

Ah, possívelmente vai ser uma lan-house, e quem sabe não uma franquia Adrenaline:thumbs_up

Super Abraço galera!!!
 
1º passo é saber o endereço e o nome da empresa. Porque vc precisa fazer uma consulta comercial na prefeitura pra descobrir se a empresa pode ser aberta no local escolhido e porque vc precisa saber se na Junta Comercial não há outra empresa com o mesmo nome q o seu.
2º Faça o contrato social (ou firma individual q é mto pior, pois teus bens pessoais se misturam com os da empresa, não faça firma individual) com o endereço e nome aprovados pelos órgãos mencionados.
3º Faça o CNPJ.
4º Faça o alvará é nessa hora q vc vai precisar daquela consulta comercial aprovada pela prefeitura e daí vc vai receber a insc municipal q é obrigatória para empresas de serviços, pois pagam ISS q é imposto municipal. Em curitiba é 5% para empresas normais e 2% para microempresas e peça na gráfica o bloco de notas de prestação de serviços e se peça para a gráfica q essas notas fiquem com um tamanho um pouco maior q as notas de venda ao consumidor (o seu contador agradece, pq fica mais fácil de separar as notas na hora de fechar o faturamento)
5º Faça a inscrição estadual na receita estadual. Lembre-se q microempresas do PR não pagam ICMS, então vc não vai pagar mtos impostos e peça o bloco de notas de venda ao consumidor e outro bloco modelo 1 que é um bloco grande, a gráfica já vai saber qual é.
********O mais importante: siga todos esses passos nessa ordem e antes de tudo ache um contador, pq ele tem q assinar a maioria dos documentos e tb ele consegue pegar o alvará via internet aqui em Curitiba e a inscrição estadual via internet também.

Achei isso na net. To indo jantar agora, depois posso dar uma olhada.

Para não ter dúvidas é melhor procurar um advogado ou um contador ou os 2.
 
Além de sorte, é necessario muito conehcimento na area que vc for atuar, mas tambem muito tino pra negocios e perseverança ao quadrado. Neste país ganha-se mais especulando do que produzindo...
 
Uma coisa já vai ser mais fácil pra ti ... o tal do Super Simples ... que abrange vários impostos em um só ... procura dá uma lida nisso.
 
Antes de tudo cara ESTUDE muito sobre as áreas que você pretende atuar.
Principalmente as que necessitam de baixo investimento e que tragam retorno mais rápido que a média. Após decidido, caso for fazer empréstimo estudo as zilhares de opções existentes e a que melhor lhe convém.

Depois de decidido cara, uma BOM planejamento será ideal, PRINCIPALMENTE, sobre a sua comunicação, RESERVE uma grana para investir em comunicação. As pessoas só se vão se interessar no seu negócio se você se mostrar interessado nelas, isso é básico.

E por favor, seja um EMPREENDEDOR e não um poupador. O negócio não é para você e sim para os outros expandir essa idéia é fundamental.
 
É complicado cara...

Tava vendo... de cada 10 empresas abertas no Brasil, 2 passam de 5 anos... as outras todas FECHAM... :(

Já tive meu próprio negócio (um Cyber Café)... fiquei com ele durante 3 anos... mas fechei por causa do Furacão (era em Araranguá)... depois do Catarina o comércio VIROU UMA *****... aí fui obrigado a fechar as portas.

Foda isso!
 
Nossa, gente, muito obrigado pelas dicas, já está me clareando as idéias:thumbs_up

Eu já estou a procura de um contador aqui da região que disseram ser bom, pra já poder agilizar tudo isso, mas assim, quanto se paga pra um contador? Tipo, só uma média, pra não começar com o pé esquerdo sendo explorado por ele.

Sobre a área, não terei muitos problemas técnicos, pois meu sócio é formado em gerenciamento de redes, e o cara entende do assunto.

Agora, eu não entendi direito o que o Lecoast quis dizer com o planejamento e a comunicação, existe algum tipo de profissional que poderia me auxiliar sobre isso? Ou eu poderia fazer isso sózinho? Se sim, como?

Outra coisa, Lecoast, o que você quis dizer com poupador? Assim, que eu não deva ter medo de gastar um pouco mais para oferecer um serviço melhor?

Obrigado novamente, pessoal!!!
 
Cara comércio eh complicado mesmo,porque nao adianta ser otimista! Não pense o melhor ,e como vc pode ficar rico! Pense no pior e no que voce pode fazer caso aconteceça o pior,se vc estiver preparado pro pior ,se vier 1 ondazinha ruim vc vai se dar bem ...Mas se voce tem conhecimento e vontade eh uma otima,mas estude muito antes,leve 6 meses 1 ano planejando ,planejamento eh tudo ....Ja vi gente com negocios otimos em pontos otimos falirem rapidamente ,,,e gente como negocios "fracos" duvidosos crescerem grotescamente ...E vai no secac da sua cidade q eles ajudam e muito .
 
Antes de tudo: faça um plano de negócio detalhado. Se você for no esquema de "vida leva eu" vai quebrar a cara com toda certeza. Não seja afoito, pesquise os vários mercados, os possiveis clientes, fornecedores, legislação, concorrentes e tudo mais que possa influenciar no seu negócio. Não se leve pela euforia, veja os pontos negativos do seu negocio.

Caso contrário irá acontecer com você o que ocorre com 95% dos novos negocios brasileiros: deixam de existir depois de cinco anos.
 
Agora, eu não entendi direito o que o Lecoast quis dizer com o planejamento e a comunicação, existe algum tipo de profissional que poderia me auxiliar sobre isso? Ou eu poderia fazer isso sózinho? Se sim, como?

Outra coisa, Lecoast, o que você quis dizer com poupador? Assim, que eu não deva ter medo de gastar um pouco mais para oferecer um serviço melhor?

Obrigado novamente, pessoal!!!

Quanto ao planejamento me refiro a você estabelecer planos e objetivos e traçar metas para chegar até eles. Para isso é necessário você já possuir um bom estudo sobre em que área irá atuar.

Quanto a comunicação, me refiro a literalmente, publicidade e propaganda. É através também desse canal que você irá posicionar seu produto. Portanto, separe uma grana para esse fim.

E quanto ao poupador não é nada disso não. Mais tarde em casa explico melhor. Estou no trampo agora e é uma lição boa, não só para você mas para todo mundo que pretende ser dono do seu negócio.
 
Hum, plano de negócios, é verdade, vou ver se começo a fazer um, passar tudo pro papel.

Realmente, essa idéia de ser pessimista é ótima, pois me deixaria preparado para os revezes que poderiam via a acontecer, eu vou me lembrar disso na hora de fazer meu plano de negócios.

Lecoast, estamos aguardando a sua mensagem:thumbs_up

Muito obrigado até então pessoal!!!

Ps: Gente, sobre o empréstimo, vocês tem idéia de o que devo fazer? Recomendam algum órgão ou algo do gênero???
 
Acabei não fazendo em casa, mas aqui vai um pouco do que o tornaria um empreendedor ou um poupador.
Antes disso vale uma pequena história. Em uma palestra do publicitário Stalimir Vieira sobre empreendedorismo,
uma senhora ao final se levantou e disse de peito cheio:

"- É isso aí, eu desde sempre segui os passos do empreendedorismo e hoje sou uma empresária realizada.
Começei minha vendinha de moda há muitos anos em casa e hoje eu tenho uma loja!" Disse a senhora com
muita convicção.

Sltalimir perguntou:
- Parabéns, então, há quanto tempo a senhora possui essa loja?
Ela:
- Há 35 anos.
Stalimir:
- Me desculpe então, a senhora não foi uma empreendedora, foi uma poupadora.

O que definiria então um dono de negócio como empreendedor ou poupador? Primeiro de tudo é bom se questionar
sobre o que você deseja para a sua empresa. Quer apenas bancar o chefe e ganhar seu dinheiro? Ou realmente
fazer sua marca crescer a ponto de se tornar referência? Se a resposta for a primeira opção melhor não continuar a
leitura.

Qualquer negócio já nasce com uma vantagem nata, as pessoas consomem, e você exercerá o papel de suprir suas
necessidades e desejos. A questão é saber como se utilizar desta vantagem nata. Pois em sua grande parte, os micro
empresários assumem a postura de poupador para dentro deste cenário, e o resultado é o que consta nas estatísticas
sobre fechamento de empresas.

Para o POUPADOR, o mercado é um espaço para sua conquista pessoal financeira e
modesta, é um meio onde pode trabalhar para si e para os seus(dependentes, família etc). É também um meio onde pode
acumular um ganho pré-determinado e desta forma crescer para dentro.

Já para o EMPREENDEDOR, o mercado é um espaço onde pode deixar sua marca para história,
sempre tendo em mente que a marca não precisa dele, não é o empresário que a constrói e sim seus consumidores. O mercado
não é um ambiente para trabalhar para si, e sim por quantos puder através dos seus serviços, adotando uma visão expansionista
para que possa se expandir indefinidamente. E sempre, sempre construir uma percepção da sua marca por quantos puder ser
percebido.

O poupador gosta de ter o capital parado, na sua conta, no cofre etc, o empreendedor gosta de ver o capital circulando e
possibilitando a consolidação da sua marca e produto ou serviços.

Não faça como a senhora do início do texto, ela possuia um imóvel que valia mais que a sua marca. Quando sentir que a sua marca
já ultrapassa o valor do seu imóvel pode ter certeza que estará empreendendo no caminho correto.

Desculpem o texto rápido, mas estou na agência, em casa posso explanar mais sobre quais caminhos seguir para ser um expansionista
da sua marca :)
 
Todos post´s anteriores já disseram o necessário, só posso lhe dizer uma coisa:
Que Deus tenha piedade da sua alma, e boa sorte.
 
empreendedorismo hoje em dia nao é mais abrir uma barraquinha e sair vendendo... a concorrencia é grande e etc... como os outros falaram... antes de sair fazendo as coisas, planeje MUITO, concorrentes, fornecedores, qual o mercado que vc quer atingir e tudo o mais que ja falaram aqui.... se você nao fizer isto vc vai entrar pras estatisticas das empresas que nao deram certo :p
 
Antes de tudo cara, passa no SEBRAE da tua cidade e pede orientações e os materiais do curso "Aprender a empreender", fazendo esse curso tu já vai aprender a fazer uma coisa muito importante que é o teu plano de negócios, nele tu vai ter que fazer projeções, pesquisas e tudo que é necessário pro teu negócio dar certo.

Se preparando bem tu tem grandes chances de dar certo.
 
Acabei não fazendo em casa, mas aqui vai um pouco do que o tornaria um empreendedor ou um poupador.
Antes disso vale uma pequena história. Em uma palestra do publicitário Stalimir Vieira sobre empreendedorismo,
uma senhora ao final se levantou e disse de peito cheio:

"- É isso aí, eu desde sempre segui os passos do empreendedorismo e hoje sou uma empresária realizada.
Começei minha vendinha de moda há muitos anos em casa e hoje eu tenho uma loja!" Disse a senhora com
muita convicção.

Sltalimir perguntou:
- Parabéns, então, há quanto tempo a senhora possui essa loja?
Ela:
- Há 35 anos.
Stalimir:
- Me desculpe então, a senhora não foi uma empreendedora, foi uma poupadora.

O que definiria então um dono de negócio como empreendedor ou poupador? Primeiro de tudo é bom se questionar
sobre o que você deseja para a sua empresa. Quer apenas bancar o chefe e ganhar seu dinheiro? Ou realmente
fazer sua marca crescer a ponto de se tornar referência? Se a resposta for a primeira opção melhor não continuar a
leitura.

Qualquer negócio já nasce com uma vantagem nata, as pessoas consomem, e você exercerá o papel de suprir suas
necessidades e desejos. A questão é saber como se utilizar desta vantagem nata. Pois em sua grande parte, os micro
empresários assumem a postura de poupador para dentro deste cenário, e o resultado é o que consta nas estatísticas
sobre fechamento de empresas.

Para o POUPADOR, o mercado é um espaço para sua conquista pessoal financeira e
modesta, é um meio onde pode trabalhar para si e para os seus(dependentes, família etc). É também um meio onde pode
acumular um ganho pré-determinado e desta forma crescer para dentro.

Já para o EMPREENDEDOR, o mercado é um espaço onde pode deixar sua marca para história,
sempre tendo em mente que a marca não precisa dele, não é o empresário que a constrói e sim seus consumidores. O mercado
não é um ambiente para trabalhar para si, e sim por quantos puder através dos seus serviços, adotando uma visão expansionista
para que possa se expandir indefinidamente. E sempre, sempre construir uma percepção da sua marca por quantos puder ser
percebido.

O poupador gosta de ter o capital parado, na sua conta, no cofre etc, o empreendedor gosta de ver o capital circulando e
possibilitando a consolidação da sua marca e produto ou serviços.

Não faça como a senhora do início do texto, ela possuia um imóvel que valia mais que a sua marca. Quando sentir que a sua marca
já ultrapassa o valor do seu imóvel pode ter certeza que estará empreendendo no caminho correto.

Desculpem o texto rápido, mas estou na agência, em casa posso explanar mais sobre quais caminhos seguir para ser um expansionista
da sua marca :)

Nossa, muito interessante, depois quando você tiver tempo, passe mais informações pra gente:)

.Alone. disse:
Todos post´s anteriores já disseram o necessário, só posso lhe dizer uma coisa:
Que Deus tenha piedade da sua alma, e boa sorte.

Obrigado cara:), mas porque ele deveria?

LuizZ'', Fenrir, eu já estava notando que no site do SEBRAE parece que tem uns cursos online, pelo jeito, seria interessante faze-los, não é mesmo? Vou me inscrever já!!!

E sobre o empréstimo, alguém tem alguma dica???
 
procura na net sobre como fazer um "plano de negocios" ...tem até um programinha no site do sebrae que ajuda a montar...isso é importantissimo pra quem quer abrir qualquer tipo de negocio
 
uma coisa que eu diria pra vc participar tbm é o tal do "desafio sebrae" eu participei ano passado.... muito bom... vc recebe um simulador de negocios... ai vc tem uma empresa pré-determinada e vende uma comodites (todas as empresas participantes vendem o mesmo produto) e vc tem que lidar com todas as áreas... financeiro, marketing, pessoal, pesquisa, estoque ... tudo que vc imagina pra uma empresa de grande porte ....


sobre empréstimo... procure pra ver quais as propostas que te oferecem... mas o que seria interessante é vc conseguir montar o negocio primeiro sem nenhum emprestimo e depois vc procura pra expandir o negocio se a empresa ta bem financeiramente.... pq ai os bancos vao olhar pra vc de outra maneira... vao saber que vc tem como honrar as dividas de emprestimo e te farao propostas com juros mais baixos do que normalmente praticam ;)


só que pra procurar capital externo, o mais interessante seria lançar uma pequena parte da empresa no mercado (procurar um sócio que goste da sua ideia, para apenas injetar dinheiro e depois colher lucros formando uma LTDA) ... aqui em Florianopolis tem certos lugares que são "encubadoras" de empresas pequenas.... eles cedem um espaço (cobram um aluguel claro) com internet, e tudo o mais.... e oferecem a sua empresa para empresários que nao sabem o que fazer com o dinheiro.... fazem a negociação e pronto.... dinheiro injetado na empresa e ela poderá decolar no mundo dos negocios hehe... claro que nessas encubadoras, a idéia tem que ser MUITO boa pra eles aceitarem e normalmente é na área de tecnologia.....


emprestimo é complicado... teria que fazer um planejamento financeiro em cima pra ver se seria lucrativo ou nao..... no Sebrae eles devem informar isso direitinho
 
Obrigado cara:), mas porque ele deveria?

Porque no brasil não existe nenhum incentivo para o empreendedor abrir um negócio, a legislação trabalhista e tributaria são crueis e implacaveis.
Aqui a empresa só tem deveres e os funcionários só tem direitos.
Eu gostaria muito de saber de que pais se refere os comentarios sobre o Mundo Corporativo que o Max Gering faz, brasil é que não pode ser.
 
Eu gostaria muito de saber de que pais se refere os comentarios sobre o Mundo Corporativo que o Max Gering faz, brasil é que não pode ser.

Uma ou outra multinacional e empresas do porte.
 
Uma ou outra multinacional e empresas do porte.

Pode estar meio fora de contexto, mas senti vontade de relatar.
Estive com um amigo esta semana, e ja faz meses que ele vive na base da "reunião", a empresa onde trabalha foi comprada por U$ 24 bilhões, então não considero que seja uma empresinha qualquer.
O chefe dele liga as 1:30 da madrugada para ir com ele na fabrica porque estourou uma maquina.
Bem, o encarregado da manutenção da maquina, não fez a manutenção, motivo: ninguem sabe.
O operador da maquina, antes de começar a opera-la, TEM QUE VERIFICAR o checklist da manutenção, mas ele não fez isso, motivo: ninguem sabe.
Resultado 18 mil litros de oleo no chão da fabrica, atrazo na produção, clientes cobrando e mais uma serie de dores de cabeça.
O que a empresa pode fazer com estes dois funcionários; demiti-los SEM JUSTA CAUSA.
Com JUSTA CAUSA o juiz daria ganho de causa aos funcionarios, afinal, não foi intencional, a incompetencia no brasil é protegida por lei, a empresa não pode nem mencionar um fato desses caso uma outra empresa peça referencias de algum desses funcionários.
No brasil toda empresa é lobo mal e os funcionarios, chapeuzinho vermelho.
Quer abrir um negócio, boa sorte, mas separe a verba para os anti-estress, anti-depressivos, anti-raiva, anti-vontade de matar um infeliz que te da prejuizo e voce tem que ficar quieto.
 

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