• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

O que vocês acham do índice de "Felicidade interna bruta" ao ínves do PIB?

danillofc

New Member
Registrado
Pra quem não sabe, um país bem desconhecido chamado Butão adota essa métrica, todas as decisões econômicas pelo menos em teoria levam em conta mais o que aumentará a felicidade geral dos habitantes.
Eu acho uma boa métrica sim, afinal a ciência tem provado continuamente que consumo e aumento de renda e poder de compra não necessariamente trazem mais felicidade, senão os EUA seriam o país mais feliz do mundo. Sem contar que pra mim o PIB já perdeu o sentido, na época de criação até fazia sentido, mas hoje tem muitos produtos intangíveis difíceis de contabilizar, fora que ele leva em conta gastos do governo que na verdade são um gasto ilusório pois o governo não produz nada. Mas por outro lado, felicidade é muito subjetivo e esse país que citei tem um governo quase que monarquista ditatorial.
Décadas atrás se achava que quanto mais se fabricasse e mais se construísse, quanto mais se consumisse, mais o bem-estar da população aumentaria, numa relação linear. Hoje sabemos que a coisa é muito mais complexa. Alguns países europeus tem melhores índices de felicidade pois focam mais em qualidade de vida e segurança do que em consumo,longas horas de trabalho e competição. Mas eles também sofrem com altos índices de suicídio e doença mental. Parece ser bem difícil administrar um país de forma a tornar seus cidadão o mais felizes possível. Como você faria?
 
Lembrei daquelas barrinhas que tem de satisfação/felicidade no SIm City e Cities Skylines

Pra mim felicidade é muito relativa e difícil de medir e com isso é muito difícil um governo acertar algo que irá agradar a todos (pega algo em debate no momento como liberação de armas, drogas, aborto, etc...isso nunca irá agradar todos, não importa a decisão de sim ou não)...Já pessoalmente, nessa pandemia por exemplo eu descobri que home office é a melhor coisa do mundo, já alguns colegas meus quase entraram em depressão por ter ficado em casa (maioria tem filho e eu sou sozinho)...e também que a pessoa muda com o tempo, antigamente por exemplo eu queria morar num castelo da vida ou mansão com pátio enorme, hoje em dia um loft simples é tudo que preciso (mesmo se ganhar milhões na loteria não compro uma mansão)...felicidade é muito relativo

Em termos governamentais, algo que todos ficarão felizes em unanimidade será não ter mais falkatrua, maracutaia política, corrupções, só tendo isso pra mim já estaria por satisfeito...mas, nível Brasil, é muito difícil ocorrer...
 
De fato é, mas o que temos hoje no mundo, no qual o maior objetivo de um país é crescer seu pib, parece ser pior ainda.
Pelo que entendi da ideia da métrica da felicidade, parece muito abstrata. PIB pode ter seus problemas, mas é sem dúvida muito mais palpável e objetivo.
 
Pelo que entendi da ideia da métrica da felicidade, parece muito abstrata. PIB pode ter seus problemas, mas é sem dúvida muito mais palpável e objetivo.
O maior problema do PIB é que ele não tem componente ponderado, tanto o PIB absoluto quanto o per capta são extremamente ilusórios em países com grande desigualdade de renda.
 
Já existem um milhão de métricas pra riqueza, desenvolvimento, distribuição de renda etc
Se pegar um livro de economia você vai achar várias
 
Felicidade depende muito de fatores que não temos controle. A riqueza/poder de compra/bens de certa forma ainda se tem controle. Não totalmente como alguns muito liberais dizem. Não saberia como medir. algumas alegrias elas trazem consequência, por exemplo beber te dá muita alegria, mas a consequência futura problemas de saúde iria diminuir o seu índice de alegria o futuro, ou seja já deveria descontar na base do cálculo? Assim como comer pizza e chocolate, hambúrguer e sorvete todos os dias, isso te daria muita alegria, mas e a diabete e o colesterol no futuro ?
 
Alguns países europeus tem melhores índices de felicidade pois focam mais em qualidade de vida e segurança do que em consumo,longas horas de trabalho e competição. Mas eles também sofrem com altos índices de suicídio

O que dizem e que e muito por causa do clima. Tem gente que nao leva numa boa o sol nascer 10 da manha e se por 4 da tarde.Ai soma a essa escuridao um frio do cao.
 
Acho isso bem relativo.

Quem é mais feliz?
Um cidadão estadunidense que trabalha 16h por dia de segunda a domingo com um poder de compra sinistro ;
ou um cidadão médio europeu que trabalha suas 8 horinhas diarias de segunda a sexta, com poder de compra não tão sinistro, mas com qualidade de vida?
Pode fazer um passeio com a familia, pode dar uma corridinha na rua sem ter risco de algum lunático que comprou 10 M16 de forma legal atirando a esmo numa esquina, tem a noção de que se for atropelado na rua não vai ter que se endividar o resto da vida pra pagar o atendimento...
 
Pra quem não sabe, um país bem desconhecido chamado Butão adota essa métrica, todas as decisões econômicas pelo menos em teoria levam em conta mais o que aumentará a felicidade geral dos habitantes.
Eu acho uma boa métrica sim, afinal a ciência tem provado continuamente que consumo e aumento de renda e poder de compra não necessariamente trazem mais felicidade, senão os EUA seriam o país mais feliz do mundo. Sem contar que pra mim o PIB já perdeu o sentido, na época de criação até fazia sentido, mas hoje tem muitos produtos intangíveis difíceis de contabilizar, fora que ele leva em conta gastos do governo que na verdade são um gasto ilusório pois o governo não produz nada. Mas por outro lado, felicidade é muito subjetivo e esse país que citei tem um governo quase que monarquista ditatorial.
Décadas atrás se achava que quanto mais se fabricasse e mais se construísse, quanto mais se consumisse, mais o bem-estar da população aumentaria, numa relação linear. Hoje sabemos que a coisa é muito mais complexa. Alguns países europeus tem melhores índices de felicidade pois focam mais em qualidade de vida e segurança do que em consumo,longas horas de trabalho e competição. Mas eles também sofrem com altos índices de suicídio e doença mental. Parece ser bem difícil administrar um país de forma a tornar seus cidadão o mais felizes possível. Como você faria?
Nossa mano, não faz o MENOR sentido comparar PIB de uma país com "índice de felicidade". Índice de felicidade X IDH, talvez faça sentido dependendo da argumentação.
 
brasileiro já pensa em felicidade até demais, se implementar isso aqui daí sim que só vira futebol e cerveja.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo