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[PREVIEW] O Senhor dos Anéis [MMORPG]

brender

know-it-all Member
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A Amazon Games, uma divisão da Amazon.com (NASDAQ: AMZN), anunciou hoje a colaboração com a Leyou Technologies Holdings Limited (HKEX: 1089) e a Middle-earth Enterprises para desenvolver e publicar um jogo online de massively multiplayer (MMO) grátis baseado no marco literário de fantasia O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien.


 
postando só para dizer que daqui 8 anos quando lançar e for fail eu poder dizer que avisei
 
A Amazon Games, uma divisão da Amazon.com (NASDAQ: AMZN), anunciou hoje a colaboração com a Leyou Technologies Holdings Limited (HKEX: 1089) e a Middle-earth Enterprises para desenvolver e publicar um jogo online de massively multiplayer (MMO) grátis baseado no marco literário de fantasia O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien.



Vão saturar o universo da terra média até não dar mais. Christopher Tolkien ainda segurou muito, enquanto vivo, impedindo criação de séries e muito dos jogos. No entanto, a indústria é sedenta por dinheiro e a obra é apenas uma ferramenta para a obtenção de lucros e mais lucros.
 

Amazon cancela seu MMORPG O Senhor dos Anéis

O cancelamento ocorreu após uma disputa entre a Amazon e a Tencent.​



A Amazon cancelou seu MMORPG O Senhor dos Anéis, que foi anunciado pela primeira vez em 2019.

Conforme relatado pela Bloomberg, o jogo estava em desenvolvimento na Amazon Games Studios ao lado da Leyou Technologies Holdings Ltd, com sede na China, que foi comprada pela Tencent Holdings Ltd. em dezembro de 2020.

As negociações do contrato entre a Amazon e a Tencent teriam causado uma disputa que acabou levando ao cancelamento do jogo.

Um porta-voz da Amazon confirmou que, após a aquisição da Leyou pela Tencent, ela "não foi capaz de garantir os termos para prosseguir com este título neste momento".

A equipe será transferida para outros projetos, e a Amazon compartilhou sua decepção por não ser capaz de trazer este projeto para o mundo.

“Nós amamos o IP do Senhor dos Anéis e estamos desapontados por não levarmos este jogo para os clientes", disse um porta-voz da Amazon.

Isso se junta a Breakaway e Crucible como mais um projeto cancelado para Amazon Game Studios, que por si só era assunto de outro relatório da Bloomberg que detalhou a disfunção e lutas com que o estúdio tem lidado.

A Amazon ainda tem um MMORPG em andamento chamado Novo Mundo, embora esse projeto tenha sofrido atrasos e agora esteja programado para lançamento em agosto de 2021.

Para fãs desapontados com a notícia deste cancelamento, O Senhor dos Anéis Online da Turbine ainda está ativo, e ainda temos a série O Senhor dos Anéis da Amazon Primee o videogame O Senhor dos Anéis: Gollum .
 
Vão saturar o universo da terra média até não dar mais. Christopher Tolkien ainda segurou muito, enquanto vivo, impedindo criação de séries e muito dos jogos. No entanto, a indústria é sedenta por dinheiro e a obra é apenas uma ferramenta para a obtenção de lucros e mais lucros.
Não existe lucro sm consumo, o público em geral paga porque gosta. Shadow of War foi um ótimo jogo, aliás.

E Tolkien vendeu os direitos pra lucrar também...
 
Malditos chineses
 
Não existe lucro sm consumo, o público em geral paga porque gosta.
Mais ou menos. O público em geral paga para suprir uma expectativa criada. Não se consome algo inédito sabendo-se se vai gostar ou não. Muitos filmes faturaram muita grana e mesmo assim foram campeões de crítica. Jogos então nem se fala (Cyberpunk que o diga).

Shadow of War foi um ótimo jogo, aliás.
Não foi o comentário da maioria que li não, hein?

E Tolkien vendeu os direitos pra lucrar também...
Errado. Tolkien não vendeu absolutamente nenhum direito de suas obras para serem adaptadas. Christopher foi quem vendeu, apenas as histórias de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, isso na década de 60. E mesmo depois de serem publicados os filmes ele foi lá e criticou.

No que dependesse de Tolkien jamais teríamos essa obra prima do cinema que foi O Senhor dos Anéis. Mas, como disse, com a morte de Christopher, o que era uma tendência (vou linkar matéria de janeiro de 2020 do omelete a respeito), virou uma realidade com uma enxurrada de adaptações. E a pressa pode acabar atrapalhando a qualidade e profundidade das histórias. Quer um exemplo?

Somando todo o tempo de produção, dos cenários ao figurino, filmagem e edição, para fazerem a trilogia de O Senhor dos Anéis levou cerca de 8 anos. Hoje não há tempo para 8 anos de espera. As empresas querem um retorno sobre o investimento o quanto antes. Está pra chegar a série da Amazon, do qual estou muito ansioso. Torço muito para que seja a altura, pois o investimento já superou do Game of Thrones.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E o jogo foi cancelado:

 
Última edição:
:aberto::fechado:Topico mais rápido do oeste. Vai lançar! Vai cancelar!
 
postando só para dizer que daqui 8 anos quando lançar e for fail eu poder dizer que avisei

Não precisou esperar tanto tempo assim.
 
Já foi de base :vish:
 
 
amazon por enquanto mantendo 100% de aproveitamento em fracassos. Próximo vai ser New World, que certamente vai fracassar
 
 
:medo:

Eu nao esperava muito mas queria sim um MMO novo de LOTR .... :facepalm:
 
eu queria um rpg single player, so isso, algo no estilo elder scrolls.
Honestamente MMOs meio que morreram, so o que ja estão no mercado a anos ja estabelecidos e com clientes fieis tipo WOW e final fantasy tem chance de subreviver
 
eu queria um rpg single player, so isso, algo no estilo elder scrolls.
Honestamente MMOs meio que morreram, so o que ja estão no mercado a anos ja estabelecidos e com clientes fieis tipo WOW e final fantasy tem chance de subreviver

Nem morreram, a gente que ficou velho e não tem mais o dia inteiro pra ficar jogando.
Pare pra pensar a quantidade de opções que tem hoje em dia, são dezenas de jogos o cara pode jogar um mmo por dia se quiser. Aquela época que a gente ficava no teamspeak ou ventrilo ate altas horas não volta mais. Pode lançar o melhor jogo do mundo, vc não vai ter mais essa experiência.
A mulecada mais nova ai continua se divertindo muito com os mmos.

Agora sobre o jogo é uma pena que tenha sido cancelado, qualquer coisa do senhor dos anéis chama minha atenção, curto muito o mundo do tolkien.
 
Nem morreram, a gente que ficou velho e não tem mais o dia inteiro pra ficar jogando.
Pare pra pensar a quantidade de opções que tem hoje em dia, são dezenas de jogos o cara pode jogar um mmo por dia se quiser. Aquela época que a gente ficava no teamspeak ou ventrilo ate altas horas não volta mais. Pode lançar o melhor jogo do mundo, vc não vai ter mais essa experiência.
A mulecada mais nova ai continua se divertindo muito com os mmos.

Agora sobre o jogo é uma pena que tenha sido cancelado, qualquer coisa do senhor dos anéis chama minha atenção, curto muito o mundo do tolkien.
Eu acho que não, hein?!

Molecada parece muito mais fissurada em jogos baseado em rounds, finitos, mas que podem ser jogados repetidas vezes. Gêneros como MOBA, BattleRoyale, além de sucessos como Amoung Us, Fall Guys, entre outros.

Warzone, Fortnite, PUBG, Free Fire, etc etc etc...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O problema dos MMO's é que todos querem se tornar o próximo World of Warcraft. Um jogo de mais de década que ainda mantém milhões de assinantes. É uma mina de ouro.

O problema é que quem financia o desenvolvimento de um MMO busca esse retorno, mas não investe no fundamental: lore. Conheço diversos MMORPG's lindos, mas sem nenhum conteúdo que me prenda além dos efeitos visuais. Black Desert, Tera, Cabal, etc etc etc...

WOW é um universo.
 
Acho que eles não vão deixar quieto.
Pra mim os caras curtem brigar com chinês, e este tópico pode voltar.
Se bem que MMO do lore já houve, assim como MOBA, apenas não tiveram continuação.
Em todo caso, era até melhor não fazer e ser um lixo, do que ficar quieto e abraçar a derrota suave.
 
eu queria um rpg single player, so isso, algo no estilo elder scrolls.
Honestamente MMOs meio que morreram, so o que ja estão no mercado a anos ja estabelecidos e com clientes fieis tipo WOW e final fantasy tem chance de subreviver
O que era os MMOs na década de 2000, hoje são os e-sports/battleroyale e afins. Chuto que é o mesmo público que fortalece esse tipo de game. Problema que é um público muito volátil, dependendo de uma moda passageira, que após saturada, vai em frente pro estilo do momento e abandona o nicho anterior.
 
O que era os MMOs na década de 2000, hoje são os e-sports/battleroyale e afins. Chuto que é o mesmo público que fortalece esse tipo de game. Problema que é um público muito volátil, dependendo de uma moda passageira, que após saturada, vai em frente pro estilo do momento e abandona o nicho anterior.
Acho que não seria o mesmo público de 2000 não.

Fortnite, por exemplo, tem público com média de idade entre 10 e 25 anos. Ou seja, daria pra dizer que o público de Fortnite praticamente não nasceu antes dos anos 2000. Tem uma galera jovem que curte MMORPG, mas é minoria.
 
Eu acho que não, hein?!

Molecada parece muito mais fissurada em jogos baseado em rounds, finitos, mas que podem ser jogados repetidas vezes. Gêneros como MOBA, BattleRoyale, além de sucessos como Amoung Us, Fall Guys, entre outros.

Warzone, Fortnite, PUBG, Free Fire, etc etc etc...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O problema dos MMO's é que todos querem se tornar o próximo World of Warcraft. Um jogo de mais de década que ainda mantém milhões de assinantes. É uma mina de ouro.

O problema é que quem financia o desenvolvimento de um MMO busca esse retorno, mas não investe no fundamental: lore. Conheço diversos MMORPG's lindos, mas sem nenhum conteúdo que me prenda além dos efeitos visuais. Black Desert, Tera, Cabal, etc etc etc...

WOW é um universo.

Justamente isso, os MMORPGs que tem maior público no mercado e que são sucessos é justamente os que tem uma lore fudida. Final Fantasy, Wow e ESO
 
Acho que não seria o mesmo público de 2000 não.

Fortnite, por exemplo, tem público com média de idade entre 10 e 25 anos. Ou seja, daria pra dizer que o público de Fortnite praticamente não nasceu antes dos anos 2000. Tem uma galera jovem que curte MMORPG, mas é minoria.

Bom, o que tentei dizer com público, é que trata-se de uma mesma classe de jogadores, não especificamente as mesmas pessoas, no mesmo momento. Exemplificando melhor o que tentei expressar, estava falando dos jogadores mais suscetíveis a mídia, moda e momento, que vai desde os jogadores mais casuais até os que focam em apenas um game (particularmente não considero esses "gamers"). Me lembro como se fosse hoje, sempre que vejo propagandas de LOL, CSGO, Fortnite e outros games modinhas do momento, me vem a lembrança do WOW nos anos 2000.

E esse fenômeno de jogadores voláteis parece que tem se tornado o padrão. O seguimento "gamer raiz" vem se tornando cada vez mais um nicho, sustentado por aqueles que começaram a jogar na época do 8 bits, depois SNES, PS1 e até mesmo PS2 teve uma época boa nesse sentido.

Me preocupo com andamento dessa carruagem. Essa ideia de repetição de padrões exagerada (justificada pelo modelo de negócio) está minando a criatividade e até mesmo qualidade (vide Cyberpunk) dos últimos lançamentos. E não é só no mundo dos games que isso vem acontecendo, está em todo lugar (vide o que aconteceu com o futebol na Europa nos últimos dias).
 
Bom, o que tentei dizer com público, é que trata-se de uma mesma classe de jogadores, não especificamente as mesmas pessoas, no mesmo momento. Exemplificando melhor o que tentei expressar, estava falando dos jogadores mais suscetíveis a mídia, moda e momento, que vai desde os jogadores mais casuais até os que focam em apenas um game (particularmente não considero esses "gamers"). Me lembro como se fosse hoje, sempre que vejo propagandas de LOL, CSGO, Fortnite e outros games modinhas do momento, me vem a lembrança do WOW nos anos 2000.

E esse fenômeno de jogadores voláteis parece que tem se tornado o padrão. O seguimento "gamer raiz" vem se tornando cada vez mais um nicho, sustentado por aqueles que começaram a jogar na época do 8 bits, depois SNES, PS1 e até mesmo PS2 teve uma época boa nesse sentido.

Me preocupo com andamento dessa carruagem. Essa ideia de repetição de padrões exagerada (justificada pelo modelo de negócio) está minando a criatividade e até mesmo qualidade (vide Cyberpunk) dos últimos lançamentos. E não é só no mundo dos games que isso vem acontecendo, está em todo lugar (vide o que aconteceu com o futebol na Europa nos últimos dias).
Tem toda razão. Entendi melhor e concordo 100% com você.
 
Bom, o que tentei dizer com público, é que trata-se de uma mesma classe de jogadores, não especificamente as mesmas pessoas, no mesmo momento. Exemplificando melhor o que tentei expressar, estava falando dos jogadores mais suscetíveis a mídia, moda e momento, que vai desde os jogadores mais casuais até os que focam em apenas um game (particularmente não considero esses "gamers"). Me lembro como se fosse hoje, sempre que vejo propagandas de LOL, CSGO, Fortnite e outros games modinhas do momento, me vem a lembrança do WOW nos anos 2000.

E esse fenômeno de jogadores voláteis parece que tem se tornado o padrão. O seguimento "gamer raiz" vem se tornando cada vez mais um nicho, sustentado por aqueles que começaram a jogar na época do 8 bits, depois SNES, PS1 e até mesmo PS2 teve uma época boa nesse sentido.
Não acho que "jogador suscetível a midia e moda" seja a melhor classificação... Mas o título que a gente dá não importa.

Acho que é simplesmente questão do pessoal jogar o que os amigos estão jogando, a gente sabe que o mundo dos jogos tem um lado social muito forte. Mesmo Single Player, é só ver que a galera faz questão de debater sobre, senão o fórum não seria tão ativo na parte dos jogos kk Quando eu comecei a jogar WoW em 2008-2009, eu conheci através do meu melhor amigo na época, quando eu não ia na casa dele pra gente jogar Wii, a gente tava jogando WoW.

Dentro do WoW conheci muita gente bacana. Tinha muito trabalho em equipe, muita coordenação e organização pra fazer as Dungeons e tal. Pessoal marcava horário, passava horas fazendo os objetivos. Uma cooperação que a gente dificilmente vê hoje em dia.

Eu não sinto tanta falta do modelo de jogo do MMO, mas sim do clima legal de união e comprometimento da galera. Hoje tu entra no jogo multiplayer e a galera só sabe se xingar e reclamar, só consegue uma experiência se já entrar com time pre definido.

Creio que seja questão da mudança comportamental das gerações mesmo, as novas gerações são altamente dependentes da gratificação instantânea, com uma baixissima tolerância à frustração, nascendo na era da informação, acostumados a ter tudo muito rápido e muito fácil. Como você disse, @slitaz159 , rola esse "foco" nos jogos rápidos, de partida. LoL, CSGO, Fortnite, tudo jogo onde a partida pode durar 30-40 min, no caso do LoL até bem menos. Estilos de jogos que corroboram com a questão da gratificação instantânea e da dificuldade da galera ficar focada na mesma coisa por muito tempo.

Então acaba que ao mesmo tempo que a galera mais velha tem ficado sem saco pra dedicar a um MMO e acabam nem tentando pq os amigos não jogam mais. As novas gerações não tem muita capacidade de foco pra se organizar e se dedicar como a gente fazia lá atras. A Player base de WoW em 2010 era coisa de 12 milhões. Hoje deve estar na casa dos 2 milhões, talvez tenha aumentado um pouco com o Classic... E o Overwatch que lançou em 2016, em 2017 tava com mais de 30 milhões, se não me engano.

O Fortnite já no primeiro ano de lançamento entre 2017 e 2018 já deve ter batido o dobro do Overwatch. Por que? Por ser grátis e suprir a vontade da criançada que queria jogar PUBG mas não tinha grana pra comprar ou um PC que rodasse. Free Fire fez sucesso pelo mesmo motivo, e ainda pegando a criançada em situação ainda mais precária que nem um PC ou Console tem em casa. LoL com certeza não faria tanto sucesso se tivesse uma assinatura mensal.

E esses jogos se baseiam muito nas progressões constantes, missões diárias, etc. Justamente pra prender o público, assim como toda rede social tenta fazer, eles querem criar uma dependência no público, muito baseada na gratificação rápida. Tu joga um pouco e ganha uma roupinha nova, uma cor de arma nova, isso faz o jogador se sentir bem ao ponto de eventualmente querer pagar pra conseguir esses novos itens. Tem todo um trabalho psicológico por trás disso, não é simplesmente "Ah, o pessoal só joga isso porque tá na moda".

A gente vive numa bolha onde a gente paga caro pra ter um PC, ter um console e não percebe a importância de um Free Fire da vida. A gente zoa muito, mas não pensa que existe uma parcela da população que nunca sequer tocou num PC. Que encontra um divertimento no celular de 500 pila da mãe e consegue jogar Free Fire com os amiguinhos sem pagar mais nada por isso. Se ele tivesse um console pra jogar ""jogos de gamer de verdade"", provavelmente o muleque jogaria.

A Amazon tá sofrendo pra lançar um jogo hein ... Acho que já traumatizaram kkk

O que era os MMOs na década de 2000, hoje são os e-sports/battleroyale e afins. Chuto que é o mesmo público que fortalece esse tipo de game. Problema que é um público muito volátil, dependendo de uma moda passageira, que após saturada, vai em frente pro estilo do momento e abandona o nicho anterior.
Por que mudar de estilo de jogo é um problema? As pessoas mudam. Quem começou jogando Mario no SNES, teria que estar até hoje jogando apenas jogos de plataforma?

Se fosse assim, o próprio público de WoW é problematico. Já que 10 milhões de players "abandonaram" o jogo nos últimos 10 anos.


Justamente isso, os MMORPGs que tem maior público no mercado e que são sucessos é justamente os que tem uma lore fudida. Final Fantasy, Wow e ESO
Por isso a tentativa de fazer um MMO em cima de um universo pronto né. Esses 3 MMOs nasceram de universos já prontos e estabelecidos em jogos anteriores, talvez por isso os MMOs novos que nascem do nada tenham dificuldades, pq não nasceram de um lore "pronto".

Shadow of Mordor foi um jogo bem legal, gameplay bacana, desenvolvimento do enredo com um ritmo legal. Shadow of War tentou inovar com algumas dinâmicas/mecânicas e acho que acabou repetitivo, mas também foi bom, embora pareça ter tido uma recepção um pouco pior que o anterior mesmo, talvez pela repetitividade.
 
Não acho que "jogador suscetível a midia e moda" seja a melhor classificação... Mas o título que a gente dá não importa.

Acho que é simplesmente questão do pessoal jogar o que os amigos estão jogando, a gente sabe que o mundo dos jogos tem um lado social muito forte. Mesmo Single Player, é só ver que a galera faz questão de debater sobre, senão o fórum não seria tão ativo na parte dos jogos kk Quando eu comecei a jogar WoW em 2008-2009, eu conheci através do meu melhor amigo na época, quando eu não ia na casa dele pra gente jogar Wii, a gente tava jogando WoW.

Dentro do WoW conheci muita gente bacana. Tinha muito trabalho em equipe, muita coordenação e organização pra fazer as Dungeons e tal. Pessoal marcava horário, passava horas fazendo os objetivos. Uma cooperação que a gente dificilmente vê hoje em dia.

Eu não sinto tanta falta do modelo de jogo do MMO, mas sim do clima legal de união e comprometimento da galera. Hoje tu entra no jogo multiplayer e a galera só sabe se xingar e reclamar, só consegue uma experiência se já entrar com time pre definido.

Creio que seja questão da mudança comportamental das gerações mesmo, as novas gerações são altamente dependentes da gratificação instantânea, com uma baixissima tolerância à frustração, nascendo na era da informação, acostumados a ter tudo muito rápido e muito fácil. Como você disse, @slitaz159 , rola esse "foco" nos jogos rápidos, de partida. LoL, CSGO, Fortnite, tudo jogo onde a partida pode durar 30-40 min, no caso do LoL até bem menos. Estilos de jogos que corroboram com a questão da gratificação instantânea e da dificuldade da galera ficar focada na mesma coisa por muito tempo.

Então acaba que ao mesmo tempo que a galera mais velha tem ficado sem saco pra dedicar a um MMO e acabam nem tentando pq os amigos não jogam mais. As novas gerações não tem muita capacidade de foco pra se organizar e se dedicar como a gente fazia lá atras. A Player base de WoW em 2010 era coisa de 12 milhões. Hoje deve estar na casa dos 2 milhões, talvez tenha aumentado um pouco com o Classic... E o Overwatch que lançou em 2016, em 2017 tava com mais de 30 milhões, se não me engano.

O Fortnite já no primeiro ano de lançamento entre 2017 e 2018 já deve ter batido o dobro do Overwatch. Por que? Por ser grátis e suprir a vontade da criançada que queria jogar PUBG mas não tinha grana pra comprar ou um PC que rodasse. Free Fire fez sucesso pelo mesmo motivo, e ainda pegando a criançada em situação ainda mais precária que nem um PC ou Console tem em casa. LoL com certeza não faria tanto sucesso se tivesse uma assinatura mensal.

E esses jogos se baseiam muito nas progressões constantes, missões diárias, etc. Justamente pra prender o público, assim como toda rede social tenta fazer, eles querem criar uma dependência no público, muito baseada na gratificação rápida. Tu joga um pouco e ganha uma roupinha nova, uma cor de arma nova, isso faz o jogador se sentir bem ao ponto de eventualmente querer pagar pra conseguir esses novos itens. Tem todo um trabalho psicológico por trás disso, não é simplesmente "Ah, o pessoal só joga isso porque tá na moda".

A gente vive numa bolha onde a gente paga caro pra ter um PC, ter um console e não percebe a importância de um Free Fire da vida. A gente zoa muito, mas não pensa que existe uma parcela da população que nunca sequer tocou num PC. Que encontra um divertimento no celular de 500 pila da mãe e consegue jogar Free Fire com os amiguinhos sem pagar mais nada por isso. Se ele tivesse um console pra jogar ""jogos de gamer de verdade"", provavelmente o muleque jogaria.

A Amazon tá sofrendo pra lançar um jogo hein ... Acho que já traumatizaram kkk


Por que mudar de estilo de jogo é um problema? As pessoas mudam. Quem começou jogando Mario no SNES, teria que estar até hoje jogando apenas jogos de plataforma?

Se fosse assim, o próprio público de WoW é problematico. Já que 10 milhões de players "abandonaram" o jogo nos últimos 10 anos.



Por isso a tentativa de fazer um MMO em cima de um universo pronto né. Esses 3 MMOs nasceram de universos já prontos e estabelecidos em jogos anteriores, talvez por isso os MMOs novos que nascem do nada tenham dificuldades, pq não nasceram de um lore "pronto".

Shadow of Mordor foi um jogo bem legal, gameplay bacana, desenvolvimento do enredo com um ritmo legal. Shadow of War tentou inovar com algumas dinâmicas/mecânicas e acho que acabou repetitivo, mas também foi bom, embora pareça ter tido uma recepção um pouco pior que o anterior mesmo, talvez pela repetitividade.
Coloquei em spoiler a discussão filosófica ...


Bom, concordo com vários pontos que tu citou, mas a minha preocupação não é em relação a apenas os jogos, (são apenas a ponta do iceberg) mas sim a cultura nociva/competitiva/instantânea que está se estabelecendo nessa geração atual. A forma como a banda está tocando não parece mais natural, essas práticas doentias dentro da nossa nova sociedade estão empobrecendo e em casos mais graves destruindo vidas (depressão e suicídio). Concordo que a influência social tem reflexo nos games, inclusive complemento e digo que é mais que isso, os games populares do momento são apenas um reflexo da organização da sociedade.

Minha crítica (e preocupação) principal, é que trocaram o conteúdo, a ideia de realmente conhecer algo, aprender, criar, evoluir, para simplesmente fazer mais do mesmo de forma rápida, repetitiva e competitiva, e insistir nesse ciclo vicioso, em troca de um status que não vale nem 1% disso.

O pior não é que os games estão decaindo em qualidade, mas sim a principal causa disso, que é um empobrecimento intelectual/físico do individuo, impulsionado pelos que lucram com as fraquezas humanas. O que esses chamam de grande modelo de negócio, eu chamo de destruição da civilização humana.



Sobre games, vejo uma ponta positiva nos últimos anos, que são os devs indies, que "ressuscitaram" muito do que tinha de bom nas gerações anteriores de consoles/PCs.
 

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