Oc em E 7400 e 9600 GT

utR

know-it-all Member
Registrado
Gostaria de saber quais seriam as melhores opções de Overclock para o meu processador Core 2 Duo E7400 2.8Ghz(O cooler do processador é um CM Vortex Plus LINK) e na placa de vídeo 9600 GT.

Minha placa mãe é uma Asus PK5PL-AM.

Estou com 3GB(2+1) RAM DDR2 667Mhz. To pensando em trocar a de 1gb por um pente de 2gb.

Valeu! :joia:
 
Veja se sua bios tem algo sobre :

Rated FSB , ou Ratio , veja se o ratio está desbloqueado , se tiver , diga até quanto , acho que uns 3.6 GHz nessa cpu , dependendo da refrigeração do gabinete , e da bios , dê pra fazer.
 
Meu gabinete é um CM HAF 912, com 2 coolers de 80mm. Verifiquei a temperatura na BIOS e o processador estava em 44,5 ºC.

Abri aqui a BIOS e vi essas duas opções:

A primeira cita o Ratio (CPU Ratio Setting). Tem o minimo e o máximo de valores. Minimo: 06.0 e Máximo: 10.5 Seria isso?

063.JPG

E a segunda

064.JPG
 
Não vai dar pra aumentar o Ratio , já esta em 10.5 , que é o máximo ( 266 * 10,5 ) = 2800 MHz , então , o jeito é subir pelo FSB , desative as economias de energia ai se tiver , C3 e C6 por enquanto , o EIST também , caso queira a cpu em idle com menos clock , deixei ele habilitado , caso não , pode desabilitar , tire também o Execute Disable Bit , que só serve pra codigos maliciosos na bios , mais não tem tanta utiidade hoje em dia , tente setar :

CPU Frequency : 310
Ratio 10.5 ( Já está setado )
Não mecha nas voltagens agora...
Spread Sprectum : Disable
C3 , C6 Disable
EIST : Disable

Rode alguns jogos , e cinebech 11.5 , e veja se está estável , cuidado com as temperaturas , algo em torno de 65~67 em full load já está otimo :) , isso em jogos , no prime deve bater algo em torno de 75 , mais é super normal ...

Abraços .
 
Core, as opções Spread Sprectrum, C3 e C6, EIST parece que nao tem na BIOS. Olhei todos os Menus e nao encontrei.

Deixei setado em 310 na CPU Frequency e deixei rodando o CineBench R11.5 enquanto estava na aula, pelo visto não houve travamento, tela azul, nada parecido. Vou ver se testo em um jogo que é CPU Bound pra ver se houve melhora.

Continuo aumentando a CPU Frequency?

Valeu pela ajuda cara, qualificado! :D

E quanto a placa de vídeo, é possivel fazer over nela?
 
essa placa mãe não tem como travar a frequencia do PCI-E em 100, então esqueça overclock, ou faça um bem moderado que não altere muito o valor do PCI-e

segue abaixo um copia a cola sobre frequencia do PCI-E

CLOCK DO PCI EXPRESS

Deve-se deixar o pci express em seu valor default, no caso 100 mhz. Atualmente praticamente todas as placas mães possuem o recurso para travar o PCI express em 100 mhz, mas caso sua placa não tenha, recomendo não tentar fazer o over, pois isso pode deixar sua VGA instável.

Outra coisa que deve ser dita sobre isso: teoricamente, ao setar em 100 mhz o clock do pci-e, ele deveria se manter nesse valor, independente do FSB usado. Mas nem sempre isso acontece, pois essa trava tem algumas limitações em certas placas (geralmente modelos mais baratos com pouco recursos).

então cara, a frequencia do PCI é que controla todos os periféricos da mobo, HD,VGA e etc, dependendo do quanto o PCI-E estiver acima de 100, vc pode ter problemas com artefatos na VGA, corromper dados do HD e etc...
apesar de já ter visto muita gente usando 110 de PCI-E no tempo dos 775, mais ai é por sua conta e risco...
 
Última edição:
cara interfere sim mas ve si a pci-e não fica travada em 100mhz e as memorias tb,se não ficarem tenta baixar os valores delas e subir no fsb ate da o limite entendeu?
 
cara interfere sim mas ve si a pci-e não fica travada em 100mhz e as memorias tb,se não ficarem tenta baixar os valores delas e subir no fsb ate da o limite entendeu?

As memórias seria a opção DRAM Frequency na imagem que postei no 3º post?

o FSB já está no limite(10.5). Foi setado pela própria BIOS.

O que achei sobre o barramento pci:
pci%20expresss.JPG

No aida ta constando que o processador está em overclock 17%. E a temperatura no jogo que costumo jogar, APB Reloaded, chega no máximo a 55º
 
Última edição:
Procure saber se a sua controladora sata é ICH7 , ela modera muito bem o PCI-E até 125 MHz sem menor problema ou instabilidade , e sim o PCI-E atrapalha um pouco no overclock pois ele coordena a controladora SATA , isso gera instabilidade caso a placa não tenha o pci - e / pci lock , porém tudo depende da controladora , e da placa , ignore comentários de esquecer overclock só por isso , é só prestar atenção e ver as possibilidades meus caros ....

Abraços .
 
Core, olhando nas especificações da mobo ela possui o tal do ICH7.

E pra setar esse clock seria ali naquela opção Pci Latency Timer?
 
Core, olhando nas especificações da mobo ela possui o tal do ICH7.

E pra setar esse clock seria ali naquela opção Pci Latency Timer?

Isso é a latência do PCI , não frequencia..

Procure por algo PCI Lock .
 
como amigo falo acima, isso que vc posto é outra coisa, vc tem que procurar PCI-E frequency ou PCI-E Lock, depende muito do fabricante...

se vc subir pouco o PCI-E não vai ter muito problema, agora dependendo do valor pode corromper o HD e etc... um fato curioso é que PCI-E limita OC da GPU, parece estranho, mais se uma VGA faz 1000mhz de clock com pci-e a 100, já com pci-e 110 ela só faz 950mhz de clcok por exemplo...
 
Olhei a BIOS inteira e não achei essas opções que voces comentaram. :poker:
 
Então não tem o jeito é subir até testar a estabilidade , se o hd não der pau em alguns dias , dúvido que de mais , sua mobo tem alguma software pra overclock? que funcione no windows? só por dúvida mesmo.

Abraços .
 
Você esta com expectativa de melhor o desempenho em que especificamente? :hmm:
 
Então não tem o jeito é subir até testar a estabilidade , se o hd não der pau em alguns dias , dúvido que de mais , sua mobo tem alguma software pra overclock? que funcione no windows? só por dúvida mesmo.

Abraços .

Esta se referindo a placa de video ou processador?

E no meu pc nao tem nenhum software de overclock instalado.

Stronks, em jogos.
 
Então o jeito é ir pra bios , vá subindo o CPU Frequency de 10 em 10 , até chegar em um numero que a temperatura esteja boa , e estabilidade total do sistema , abraços .
 
A DRAM Frequency eu mantenho em 667?

Aumentei a CPU Frequency para 330(24% de Overclock de acordo com o AIDA). Vou fazer uns testes hoje.

As Voltagens eu deixo como está?
 
Última edição:
A voltagem deve se manter em stock até que dê tela azul , assim saberemos até onde a cpu pode ir estavel sem aumento de voltagem / temperatura ou consumo em si...

Mantenha a frequencia da memoria sempre 1 nivel a menos , no caso 667 , ela vai subir junto com a cpu , uma hora ela vai ficar igual a como estava antes ...


E me desculpe pela demora de resposta , estive concentrado em outras coisas e outros projetos de estudo , então nem tive tempo pra ver , qualquer coisa , se isso acontecer novamente , só me dar pm que responderei caso precise.

Enfim , abraços e bom overclock! .
 
Que isso cara só tenho a agradecer.

Deixei a memória setada em 667, quando coloquei em 800 o computador não dava boot no Windows.

Subi mais 10 e nao deu muita diferença na temperatura. No teste não deu nenhum tipo de desligada ou tela azul e melhorou um pouco o desempenho.

Acho que a travação no jogo é por conta da pouca memória ram. O jogo exige bastante, chegando a consumir 2gb e uns quebrados, quando eu olho no gerenciador de tarefas está nos 96% em uso. Aqui são 3gb ram.
 
Lembrando que over em processador é pra jogar jogos MUITO cpu bound e melhorar casos de gargalo, o que iria realmente melhorar um pouco os fps (não espere muito), seria over na VGA.
 
Que isso cara só tenho a agradecer.

Deixei a memória setada em 667, quando coloquei em 800 o computador não dava boot no Windows.

Subi mais 10 e nao deu muita diferença na temperatura. No teste não deu nenhum tipo de desligada ou tela azul e melhorou um pouco o desempenho.

Acho que a travação no jogo é por conta da pouca memória ram. O jogo exige bastante, chegando a consumir 2gb e uns quebrados, quando eu olho no gerenciador de tarefas está nos 96% em uso. Aqui são 3gb ram.


Normal , o travamento acontece por você não ter folga de memoria ram , o jogo consome 2gb e poucos , e o sistema fica sem respirar , por isso da lag , trava tudo , normal :awesome:
 
Lembrando que over em processador é pra jogar jogos MUITO cpu bound e melhorar casos de gargalo, o que iria realmente melhorar um pouco os fps (não espere muito), seria over na VGA.

Aham, o jogo que eu jogo é muito CPU bound e memória ram por causa das infinitas customizações - carro, personagem, pixação - e ainda é mapa aberto além de ser mal otimizado. :haha:

Vou meter um pente de 2gb ram então.

O que vocês acham melhor, pegar um pente com a mesma velocidade (667) pra poder fazer dual channel ou pegar um pente de 800mhz?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo