OC em memoria HyperX 2x8gb 2400mhz chip nanya.

Socko001

Member
Registrado
Atualmente eu estou com um ryzen 5 1600 AF(que age como AE, vai entender, so boosta até 3.4ghz, mas não vem ao caso aqui, eu uso ele em 3.6ghz@1.235v, então fico de boa), b450m s2h v2 da gigabyte, msi armor rx 570 4gb e essas lindas hyperx fury 2x8gb 2400mhz de chips nanya, como comprar uma gpu agora é perda de tempo, eu tava querendo saber se alguem tem experiencia com essas memorias(com esses chips de preferencia) e até onde vcs conseguiram overclock neles. Eu usava uma Biostar b350et2 que não mantinha estavel nem 2666, enfim. Alguem pode ajudar?
 
Não cheguei a conferir os chips das minhas (tenho as mesmas rams q vc), mas aq to rodando estável em 3000mhz CL16 com um ryzen 5 3600. Dá pra subir mais ainda, mas não tentei por falta de tempo mesmo.
 
Máximo que deve subir é @2666 CL16.
 
Não cheguei a conferir os chips das minhas (tenho as mesmas rams q vc), mas aq to rodando estável em 3000mhz CL16 com um ryzen 5 3600. Dá pra subir mais ainda, mas não tentei por falta de tempo mesmo.
Você somente setou 3000mhz? sem mexer em voltagem nem nada? ou fez algo especifico?
 
Você somente setou 3000mhz? sem mexer em voltagem nem nada? ou fez algo especifico?
Subi a tensão para 1.35v, os timings exatos são 16 16 16 36 56 (o último é o trc), o resto não mexi.
 
Aqui tenho um kit HyperX 2x8 que nativamente é 2400 MHz, chip SK Hynix. que já vem rodando em 3000 MHz CL 16 a alguns meses.
Só entrei no bios, ativei o XMP, setei em 3000 MHz e pronto.
 
Subi a tensão para 1.35v, os timings exatos são 16 16 16 36 56 (o último é o trc), o resto não mexi.
Bem nessa placa eu consegui fazer exatamente o que vc fez, sem nenhum esforço kkkkkk, provavelmente minha biostar antiga realmente não dava conta do trampo. Bom me livra de comprar dois pentes de 3000mhz/3200mhz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui tenho um kit HyperX 2x8 que nativamente é 2400 MHz, chip SK Hynix. que já vem rodando em 3000 MHz CL 16 a alguns meses.
Só entrei no bios, ativei o XMP, setei em 3000 MHz e pronto.
Igual falei ali em cima, fiz o que o SeTup disse e setei da forma que ele flw, não usei o perfil xmp, de primeira deixei tudo automatico, mas jogou cl 16 19 19 e por ai vai, ai fui lá e manualmente diminui pra 16 16 16 16 36 56 e ta rodando de boa tbm, minha mobo é uma sussessora dessa sua e igual falei no outro comentário, com a biostar antiga minha era impossivel até mesmo 2663mhz.
 
Igual falei ali em cima, fiz o que o SeTup disse e setei da forma que ele flw, não usei o perfil xmp, de primeira deixei tudo automatico, mas jogou cl 16 19 19 e por ai vai, ai fui lá e manualmente diminui pra 16 16 16 16 36 56 e ta rodando de boa tbm, minha mobo é uma sussessora dessa sua e igual falei no outro comentário, com a biostar antiga minha era impossivel até mesmo 2663mhz.

Aqui não tentei acima disso, quando migrar de processador, tento algo melhor, isso se for possível hehe.
Aqui está 16 15 15 35 55 .. Não sei se dá pra melhorar algo.

Tive uma Biostar tbm, porém era uma B350 GT3, porém utilizava outro kit de ram, da XPG com frequência nativa 2666 Mhz, lá deixei em 3000 MHz tbm.
 
Aqui tentei subir pra 3200mhz com os msms timings e tensão, infelizmente nem boot deu, tive q dar clear cmos e reconfigurar pra como tava antes. Acho que cheguei no limite do oc da memória, vou deixar assim mesmo.

Pra garantir que estava estável em 3000mhz usei o tm5 várias vezes e o aida64 em conjunto do hwinfo pra ver se dava algum WHEA.
 
Aqui tentei subir pra 3200mhz com os msms timings e tensão, infelizmente nem boot deu, tive q dar clear cmos e reconfigurar pra como tava antes. Acho que cheguei no limite do oc da memória, vou deixar assim mesmo.

Pra garantir que estava estável em 3000mhz usei o tm5 várias vezes e o aida64 em conjunto do hwinfo pra ver se dava algum WHEA.
sinceramente acho que 3000mhz pra quem usa padrão 2400 é um ganho muito bom, talvez o que seja interessante agora é fazer uma ajustada nos timmings e diminuir a voltagem um pouco, vc já tentou antes?
 
sinceramente acho que 3000mhz pra quem usa padrão 2400 é um ganho muito bom, talvez o que seja interessante agora é fazer uma ajustada nos timmings e diminuir a voltagem um pouco, vc já tentou antes?
Pior que não, vou tentar baixar a tensão pra 1.3v e os timings pra cl15.
 
se conseguir da um grito ai pra nois ver kkkkkk, quero saber tbm
Testei cl15 1.3v e passou no tm5, porém, notei algo estranho, no cpu-z apresentava 16 15 15 15 35 55, enquanto na bios mostrava 15 15 15 15 35 55. Dei uma pesquisada e é meio que normal dar isso, o motivo não descobri porque fiquei com preguiça de ir mais a fundo. No fim das contas voltei pro cl16 pra ficar tudo "igualzinho" (frescura minha), mas com a tensão menor de 1.3v. Testei no tm5 mais 10min de aida64 e passou tranquilo. Vou deixar assim agora em diante, mexer mais vai ser mais efeito placebo do que ganho real kkkkk.
 
Testei cl15 1.3v e passou no tm5, porém, notei algo estranho, no cpu-z apresentava 16 15 15 15 35 55, enquanto na bios mostrava 15 15 15 15 35 55. Dei uma pesquisada e é meio que normal dar isso, o motivo não descobri porque fiquei com preguiça de ir mais a fundo. No fim das contas voltei pro cl16 pra ficar tudo "igualzinho" (frescura minha), mas com a tensão menor de 1.3v. Testei no tm5 mais 10min de aida64 e passou tranquilo. Vou deixar assim agora em diante, mexer mais vai ser mais efeito placebo do que ganho real kkkkk.
Depois eu do uma olhada tbm e falo aqui tbm.
 
Testei cl15 1.3v e passou no tm5, porém, notei algo estranho, no cpu-z apresentava 16 15 15 15 35 55, enquanto na bios mostrava 15 15 15 15 35 55. Dei uma pesquisada e é meio que normal dar isso, o motivo não descobri porque fiquei com preguiça de ir mais a fundo. No fim das contas voltei pro cl16 pra ficar tudo "igualzinho" (frescura minha), mas com a tensão menor de 1.3v. Testei no tm5 mais 10min de aida64 e passou tranquilo. Vou deixar assim agora em diante, mexer mais vai ser mais efeito placebo do que ganho real kkkkk.

Vc tem que desligar o gear down mode pra usar valores ímpares nesse primeiro timing.

Recomendo também vc verificar os erros de hardwares contados no hwinfo (simultaneamente enquanto corre o teste de memória), pois mesmo passando nesses testes, pode ser que não esteja tão estável assim a médiio-longo prazo devido a esses erros que vão se acumulando.

9kQzZ8q.png


ps. poe 1,35v logo, é um valor usual pra essa frequência e mais do que seguro, além que te dará uma margem contra eventuais erros por falta de voltagem.
 
Última edição:
Vc tem que desligar o gear down mode pra ficar em timing ímpar.

Recomendo também vc verificar os erros de hardwares contados no hwinfo, pois mesmo passando nesses testes, pode ser que não esteja tão estável assim a médiio-longo prazo devido a esses erros que vão se acumulando.

9kQzZ8q.png


ps. poe 1,35v logo, é um valor usual pra essa frequênci e mais do que seguro, além que te dará uma margem contra eventuais erros por falta de voltagem.
Valeu mesmo cara! falei que não ia mexer mais, mas agora que vc explicou o "problema" aí vou mexer sim kkkkkkkkkkkkkkk.
 
Testei o CL15 aqui mas nem deu boot, tive que dar clear cmos e reconfigurar tudo dnv na bios, deixei cl16 mesmo com 1.35v. Testei só pra garantir no tm5 e aida64 com o hwinfo aberto na parte do WHEA, passou tranquilo sem nenhum WHEA.
 
Atualmente eu estou com um ryzen 5 1600 AF(que age como AE, vai entender, so boosta até 3.4ghz, mas não vem ao caso aqui, eu uso ele em 3.6ghz@1.235v, então fico de boa), b450m s2h v2 da gigabyte, msi armor rx 570 4gb e essas lindas hyperx fury 2x8gb 2400mhz de chips nanya, como comprar uma gpu agora é perda de tempo, eu tava querendo saber se alguem tem experiencia com essas memorias(com esses chips de preferencia) e até onde vcs conseguiram overclock neles. Eu usava uma Biostar b350et2 que não mantinha estavel nem 2666, enfim. Alguem pode ajudar?
Que os genios me contradigam se eu estiver errado...
Mas com esse processador serie 1 , tu nao vai conseguir viver com esses chips Nanya nem a pau , ja tive no meu 2600 aqui, vendi porque nada tava bom pra elas, XMP dava tela azul, mesmo usando apenas 2 pentes ...
Fazer overcloock então, nunca deu...
 
Que os genios me contradigam se eu estiver errado...
Mas com esse processador serie 1 , tu nao vai conseguir viver com esses chips Nanya nem a pau , ja tive no meu 2600 aqui, vendi porque nada tava bom pra elas, XMP dava tela azul, mesmo usando apenas 2 pentes ...
Fazer overcloock então, nunca deu...
Bom consegui fazer igual o Setup comentou 3000mhz cl 16 1.35v, não vou tentar mais que isso até pq os ganhos devem ser poucos, o 1600 af eu consigo colocar ele até 3.8 1.4v, ele ruizin pra fazer Oc, mas pra mim ta dando pra ir tranquilo.
 
Última edição:
Bom consegui fazer igual o Setup comentou 3000mhz cl 16 1.35v, não vou tentar mais que isso até pq os ganhos devem ser poucos, o 1600 af eu consigo colocar ele até 3.8 1.4v, ele ruizin pra fazer Oc, mas pra mim ta dando pra ir tranquilo.
1.40V para 3.80Ghz no 1600AF? Você está fazendo errado, 99% de certeza, para esse clock nada mais que 1.30V seria necessário no pior, do pior dos casos.
 
1.40V para 3.80Ghz no 1600AF? Você está fazendo errado, 99% de certeza, para esse clock nada mais que 1.30V seria necessário no pior, do pior dos casos.
Meu AF não é bem um AF, eu até hoje não entendi o que ocorre com ele, eu tenho outro post aqui no forum sobre isso. Resumo: ele tem AF no selo do processador, na caixa vem escrito AF, no cpuz é pinnacle ridge 12nm, mas ele se comporta como um AE, não sei pq isso, mas o clock boost dele so vai até 3.4 em stock, a maioria vai a 3.6, 3.7 facil em stock. Eu achava que era minha b350et2 da Biostar, pq era horrivel a estabilidade do sistema com ela, troquei pra gigabyte b450m s2h v2 e estabilizou somente em 3.4 no stock, na primeira placa mãe era impossivel fazer um overclock qualquer pq, na verdade se lá pq, não dava, talvez VRM, mas enfim. Nessa nova placa eu consigo 3.8 com algo a igual falei 1.4v, 3.9 é impossivel. Eu sinceramente não sei o que ocorre, enfim eu deixo 3.6 1.23v e fico feliz.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo