• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Olhe para o céu a noite e veja a ISS, o Hubble e vários satélites a olho nu

San Andreas

Active Member
Registrado
Quanto menor a magnitude, mais visível o objeto é na Terra. O Sol, por exemplo, tem uma magnitude de -27, enquanto a Lua Cheia tem -13. Seres humanos são capazes de enxergar sem o auxílio de equipamentos até a magnitude +6. Dependendo da ocasião, a ISS pode aparecer com uma magnitude de até -2,5.



Selecione a cidade no canto inferior esquerdo do mapa:



Rastreando a Estação Espacial Internacional

http://www.satview.com.br/track.php?sat_id...44U&cat=vis



Rastreando o Telescópio Espacial Hubble

http://www.satview.com.br/track.php?sat_id...80U&cat=vis



Lista Completa de Satélites Visuais de Alto Brilho em Órbita da Terra

http://www.satview.com.br/track_lista_sat....44U&cat=vis




Condições para Visibilidade

Para que um satélite possa ser observado diretamente é necessário que a luz do sol atinja sua estrutura e seja refletida até nossos olhos. Para que isso oconteça é preciso que os seguintes fatores estejam ocorrendo ao mesmo tempo:

1 - Céu escuro: deve ser noite no local da observação
2 - Altura do Sol: o disco solar deve estar entre 10 e 25 graus abaixo da linha do horizonte
3 - Satélite iluminado: os raios de Sol devem estar atingindo diretamente o satélite
4 - Ângulo de elevação: o satélite deve estar pelo menos 25 graus acima do horizonte

Quando estas quatro condições forem satisfeitas dizemos que o satélite estará potencialmente visível quando da sua passagem por nossa estação. Isso significa que tecnicamente poderá ser visto mas outros fatores poderão influenciar em sua observação, entre eles a altitude e o tamanho do satélite, seu material de revestimento e as condições atmosféricas no local da observação.

Como regra geral, quanto mais próximo de nossa estação o satélite passar, melhor será sua observação. Essa maior aproximação está diretamente relacionada à altura do satélite acima da linha do horizonte. O ângulo formado entre o satélite e esta linha é chamado de ângulo de elevação e quanto maior for este ângulo mais próximo de nós o satélite estará. O ápice dessa aproximação ocorre quando o satélite está exatamente sobre o zênite, ou seja, 90 graus acima do horizonte, mas nem todas as passagens atingem essa posição.






Lista de todos os satélites na órbita da Terra

http://www.ucsusa.org/nuclear_weapo.../technical_issues/ucs-satellite-database.html

http://www.ucsusa.org/assets/documents/nwg...ame_10_1_09.xls


satellite-quick-facts-2.gif


Estimates-of-Space-Assets-Bar-Graph.gif


Distribution-of-Satellites-in-Orbits-Pie-Chart.gif






Parâmetros Orbitais dos Satélites


Satélite: Nesta coluna consta o nome do objeto em órbita. Em alguns casos podemos ver que o nome termina com a expressão "R/B", significando que se trata de uma parte ou estágio de algum foguete. "R/B" significa "rocket buster", ou foguete propulsor.

Norad: North American Aerospace Defense Command, o Comando de Defesa Aérea dos Estados Unidos. Órgão responsável pelo catálogo de objetos em órbita. O número informado mostra o número do objeto perante o Norad.

Inclinação: Ângulo formado entre a órbita do satélite e a linha do equador terrestre. Satélites com inclinação de 0 grau seguem a linha do equador e são chamados de satélites de órbita equatorial. Quando sua inclinação é de 90 graus sua órbita cruza os pólos terrestres e são chamados de satélite de órbita polar. Quando um satélite tem inclinação igual ou menor que a latitude do local de observação, este pode ser visto diretamente se as condições permitirem.

Apogeu: Máxima distância que o objeto se afasta do centro da Terra.

Perigeu: Maior aproximação entre o objeto e o centro da Terra. Os valores mostrados já descontam o raio da Terra, de 6378 Km. Um valor de Perigeu igual ao de Apogeu indica um satélite de órbita circular.

Período: Valor em minutos que um satélite leva para completar uma órbita, de perigeu a perigeu. Satélites de órbita polar, posicionados a 800 km de altitude levam aproximadamente 102 minutos para completar uma revolução. A Estação Espacial Internacional, 350 quilômetros acima da superfície, completa sua órbita em 90 minutos.

Quanto mais baixa a altitude de um satélite, mais velocidade ele precisa para que se mantenha em órbita e não re-entre na atmosfera.

Satélites geostacionários têm um período de aproximadamente 1436 minutos com inclinação de 0 grau (órbita equatorial). Como esse é o mesmo tempo que Terra leva para completar uma volta sobre seu eixo, um satélite que tenha esse período parecerá estático sobre o mesmo ponto geográfico. Para que isso aconteça o satélite deve ser posicionado sobre 36 mil quilômetros de altitude.
 
Última edição:
Comparison of the view of the night sky from a small rural town (top) and a metropolitan area (bottom).

Light pollution vastly reduces the visibility of stars.


Light_pollution_country_versus_city.png




A July 2007 sighting of the International Space Station

ISS_26.07.07.jpg




The International Space Station as seen in its ULF3 configuration by the departing Space Shuttle Atlantis, following the departure of STS-129, which delivered ExPRESS Logistics Carriers 1 & 2 to the orbital outpost. The newly-arrived Russian Poisk module is also visible.

Date 25 November 2009 (2009-11-25)


800px-ISS_ULF3_STS-129.jpg




Space centres involved with the ISS programme

2000px-ISS_Centers.svg.png




components_large.jpg




Graph showing the changing altitude of the ISS from November 1998 until January 2006

ISS_altitude.png




Chama de uma vela na Terra e na Estação Espacial internacional (400 km)

O formato da chama na Terra é devido a convecção do ar (ar mais leve sobe e ar mais pesado desce), que só existe na presença da gravidade


Space_Fire.jpg

A comparison between fire on Earth (left) and fire in a microgravity environment (right), such as that found on the ISS



Atlantis docked to Mir on June 29, 1995.

682px-Atlantis_Docked_to_Mir.jpg




Astronaut Stephen K. Robinson anchored to the end of Canadarm2 during STS-114.

800px-STS-114_Steve_Robinson_on_Canadarm2.jpg




Hubble Space Telescope

800px-Hubble_telescope_2009.jpg




AS VANTAGENS DO TELESCOPIO ESPACIAL HUBBLE EM RELAÇÃO AOS TELESCOPIOS TERRESTRES


Há quatro fatores principais que podem limitar a definição da imagem de um telescópio:


• Precisão do formato e regularidade da superfície do espelho
• Diâmetro do Espelho
• Resolução do Detector (CCD)
• Distorção produzida pela atmosfera terrestre

A superfície do espelho primário de um telescópio precisa ter a forma definida por uma curva matemática chamada parábola e a sua superfície não pode desviar desta forma mais do que 1/10 do comprimento de onda da radiação (luz visível: de 400 a 700 nm).


A resolução angular é o menor ângulo “Φ”, que pode ser discernido em uma imagem. É o menor ângulo no qual dois pontos luminosos (ex: duas lâmpadas ou duas estrelas) podem ser vistos separadamente.


Φ = λ / D
λ = comprimento de onda e D = diâmetro do espelho primário


Para luz visível a resolução angular é dada pela formula do limite de Dawes

Φ = 116 / D
Φ = ângulo em arcosegundos e D = diâmetro do espelho primário em mm


Quanto maior o diâmetro do espelho de um telescópio, menor a sua resolução angular.

Acontece que a atmosfera terrestre limita a resolução angular de qualquer telescópio terrestre a no mínimo 0.5 arcosegundos, por maior que seja o espelho.

O telescópio espacial Hubble, que tem um espelho com diâmetro de 2380 mm, possui uma resolução angular de 0.048 arcosegundos, 10 vezes menor do que qualquer telescópio terrestre.



Hubble Deep Field

600px-Hubble_ultra_deep_field_high_rez_edit1.jpg




Stephan's Quintet, Hickson Compact Group 92 - Hubble

heic0910i.jpg
 
Última edição:
como faz pra ver algum satelito a olho nu?

como seguir a risca a longitude e latitude? dicas?
 
Nao exister nenhum video do cometa Halley de 1986?

Caramba velho, que coincidência! Quando li ali fui direto no youtube ver se tinha algum video. Não achei nada e voltei pra guia do tópico e, de cara, vi o teu comentário. Acho que não tem não.

Video da órbita do cometa:



Tópico show!
 
Ja vi e ainda vejo várias vezes a ISS passando, esses dias estava no terraço observando a lua e as vizinhas e quando me viro para voltar para o apto me deparo com a ISS passando, detalhe é que eu nem imaginava que ela estaria visivel neste dia e horario hehehe, nas outras eu uso o orbital tracking do spaceflight.nasa.gov para saber quando vai passar ou o orbitron, somente o Hubble nao consegui ver ainda e nenhum Iridium Flare também.

San Andreas, poste para a galera sobre o Iridium Flare também =)
 
Tem um programa chamado Orbitron que é excelente para isso. Uso ele aqui direto para identificar não só a ISS ou o Hubble, mas também vários outros satélites!
Quem se interessar, é só procurar no google, pois o programa é "de grátis"!
 
Gente, complementando ae, se o San Andreas quiser por no primeiro post o site é:

http://www.heavens-above.com/

Você faz seu cadastro colocando as coordenadas do local de observação (pegue pelo google earth) e ele te dará as coordenadas, horários, magnetudes da onde o satélite irá passar...

Isso acontece devido ao reflexo dos raios solares nos painéis solares dos satélites ( eles podem ser vistos apenas no amanhecer ou no entardecer)

diagrama_iridium_flare_grande.jpg


Os únicos que podem ser visto são os:

Iridium Flares
(satélites de comunicação) o mais faceis de ver, é um brilho bem forte no céu


ISS
( estação internacional) essas passagens são um espetáculo a parte, ela corta o céu todo, muito bonito de se ver


HST
(Hubble) esse é o mais complicado de se ver, precisa estar em um lugar com pouca poluição luminosa




+ BONUS ISS (filmado em Terra)


Esses satélites podem ser vistos em praticamente todas as cidades brasileiras, já perdi a conta do número de vezes que já os vi e é aconselhavél comprar uma bússola, isso irá te ajudar e muito.

Qualquer dúvida estou a disposição !
 
Putz, faz tanto tempo q não paro pra ficar olhando as estrelas...
Esse fim de ano, quando eu for à praia, vo tentar deitar na rede e ficar apreciando o céu noturno.
Vira e mexe, qdo vo tirar uma foto das estrelas em alta exposição, aparecem riscos no céu! =D
 
Ja vi vários.
 
Telescópios Refletores

http://www.astroshop.com.br/listagemi.asp?NSubCat=257



Telescópios Refratores

http://www.astroshop.com.br/listagemi.asp?NSubCat=256







Telescópio AstroMaster 90AZ

Por: R$1.169,00 (mais frete)


http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=21063


21063-d1.jpg






Telescópio AstroMaster 90EQ

Por: R$1.249,00 (mais frete)


http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=21064


21064-d1.jpg








Telescópio AstroMaster 114EQ Short

Por: R$1.029,00 (mais frete)


http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=31042


31042-d1.jpg






Telescópio AstroMaster 130EQ

Por: R$1.290,00 (mais frete)


http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=31045


31045-d1.jpg
 
Slide06-mercurio.jpg






Planeta Vênus


"A noite, quando aparece no céu, o planeta Vênus é um dos astros mais reluzentes, só não é mais brilhante que a Lua. Popularmente ele é conhecido como "Estrela Dalva" ou "Estrela do Pastor". Com telescópios e mesmo binóculos nós podemos observá-lo no período de claridade e desde que ele não esteja visualmente próximo do Sol.

É possível de ser visto com clareza a olho nu quatro horas antes de o Sol nascer ou quatro horas depois do Sol se por, pois seu afastamento ângular do Sol visto da Terra é de no máximo 48 graus. E, quando o afastamento está próximo do valor máximo, Vênus pode ser visto a olho nu a qualquer hora de um dia de céu limpo, sendo necessário apenas conhecer sua localização na hora da observação e desde que não esteja visualmente muito próximo do Sol."


Slide11-venus.jpg






Venus is always brighter than the brightest stars

Venus-pacific-levelled.jpg






Futuro robô da NASA que será enviado a Vênus

Venus_Rover.jpg
 
A droga na luneta ou o telescópio amador é que perde fácil e rápido a visualização, por conta do movimento da terra.
Tem que ficar toda hora corrigindo a posição.
 
Observando Marte

"Marte é facilmente visível a olho nú e as condições de observação mais favoráveis são quando distância entra a Terra e Marte é a menor possível. Isso ocorre dá quando a Terra está no afélio (maior diatância até o Sol) e Marte no periélio (menor diatância até o Sol) e ambos na mesma direção e sentido em relação ao Sol.

Esse fenômeno ocorre a cada 17 anos dezessete anos, quando a distância entre eles é de cerca de 60milhões de Km.

Com um pequeno telescópio é possível ver Marte e suas duas luas e observar até mesmo uma pequena fase do planeta. Ou seja, em algumas ocosiões é possível notar uma região não iluminada do planeta. Como marte está numa óbita mais externa que a da Terra, nunca há fase nova ou de quadratura, e a fase visível nunca se completa."


Slide24-marte.jpg


Mars_Earth_Comparison.png
 
po...mas como se prova q aqueles videos são mesmo sátelites passando no céu? tipo...eu vi algo assim ano passado...tipo, tava indo pro quintal da minha casa, final de tarde, o céu já começando a ficar azul escuro, dai resolvi olhar pro céu porque o brilho da chamada "estrela dalva" (q se não me engano é vênus) me chamou a atenção, então logo olhei pro céu....dai derrepente eu vi uma "estrela" surgindo e se movimentou para frente, numa velocidade q imagino ser incalculável, tipo...em menos de um segundo, acho q ela percorreu uns 7km no céu...sumiu derrepende da minha visão. logo q eu vi, eu chamei minha mãe pra ver também, mas nem deu tempo de ela chegar, o objeto sumiu derrepente.

Dai, por algumas imagens q eu vi no começo do tópico, o q eu vi é até parecido, e aquela imagem da China é o mais semelhante. Mas o q eu vi era ainda mais rápido, tenho certeza.

Por isso é q eu pergunto se esses videos são mesmo imagens de satélites, se tem como confirmar isso?

Tipo...mas outra história...eu fui pra um vilarejo próximo daqui de palmas-to...chamado: Taquaruçu. ele fica no alto da serra. a noite, eu e mais uma galera resolvemos ir para uma pedra q fica no alto de uma serra proxima desse vilarejo, e fomos, chegamos lá, todo mundo curtindo, tocando violão e tal...dai chegou uma hora q o pessoal morgou...todo mudo começou a deitar, outros já dormiram ( o ambiente era perfeitamente agradável), dai, eu e mais três amigos ficamos deitados conversando e olhando pro céu, céu limpo, sem nunvens, só estrelas...dai derrepente avistamos um objeto q seguia sempre em linha reta e ficava piscando, mas se notava q estava a uma distância muito grande, pq só se via ele quando ele piscava, quando apagava ele sumia no azul escuro do céu...mas logo todo mundo se conformou q era um satelite. mas eu acho mesmo q esse sim era satelite. Mas o outro q falei lá em cima desse texto...eu tenho minhas duvidas.
 
Última edição:
po...mas como se prova q aqueles videos são mesmo sátelites passando no céu? tipo...eu vi algo assim ano passado...tipo, tava indo pro quintal da minha casa, final de tarde, o céu já começando a ficar azul escuro, dai resolvi olhar pro céu porque o brilho da chamada "estrela dalva" (q se não me engano é vênus) me chamou a atenção, então logo olhei pro céu....dai derrepente eu vi uma "estrela" surgindo e se movimentou para frente, numa velocidade q imagino ser incalculável, tipo...em menos de um segundo, acho q ela percorreu uns 7km no céu...sumiu derrepende da minha visão. logo q eu vi, eu chamei minha mãe pra ver também, mas nem deu tempo de ela chegar, o objeto sumiu derrepente.

Bom, não sei como você mete 7km no céu mas tudo bem, esse ai é muito provável que seja um satélite mesmo devido ao horário que for observado.

Se você quiser provar tem várias maneiras:

1- Consulte o site http://www.heavens-above.com/ e veja se teve alguma passagem de satélite
2- Baixe o programa Orbitron que mostra todos os satélite ativos em orbita e veja se passou

Agora se é do tipo "ver para crer"

3- Pegue um telescópio com uma boa abertura, quando tiver passando tente mirar para o objeto e observar, na mão é uma tarefa quase impossível, mas com um motorizado é possível:

Fotos tiradas da Terra:

Iridium Flare

irid20s.jpg


ISS

fiedler01_zoom.jpg


4- No caso de satélites de comunicação e a ISS, com um radio amador é possível entrar na frequência e ouvir o radio das mesmas e até conversar com eles:





Dai, por algumas imagens q eu vi no começo do tópico, o q eu vi é até parecido, e aquela imagem da China é o mais semelhante. Mas o q eu vi era ainda mais rápido, tenho certeza.

Por isso é q eu pergunto se esses vídeos são mesmo imagens de satélites, se tem como confirmar isso?

Tipo...mas outra história...eu fui pra um vilarejo próximo daqui de palmas-to...chamado: Taquaruçu. ele fica no alto da serra. a noite, eu e mais uma galera resolvemos ir para uma pedra q fica no alto de uma serra proxima desse vilarejo, e fomos, chegamos lá, todo mundo curtindo, tocando violão e tal...dai chegou uma hora q o pessoal morgou...todo mudo começou a deitar, outros já dormiram ( o ambiente era perfeitamente agradável), dai, eu e mais três amigos ficamos deitados conversando e olhando pro céu, céu limpo, sem nunvens, só estrelas...dai derrepente avistamos um objeto q seguia sempre em linha reta e ficava piscando, mas se notava q estava a uma distância muito grande, pq só se via ele quando ele piscava, quando apagava ele sumia no azul escuro do céu...mas logo todo mundo se conformou q era um satelite. mas eu acho mesmo q esse sim era satelite. Mas o outro q falei lá em cima desse texto...eu tenho minhas duvidas.


Esse ai é muito improvável que seja um satélite, tem grande chance de ser um avião em altitude de cruzeiro (normalmente uma altitude bastante elevada), os aviões possuem basicamente 3 luzes. São uma em cada ponta da asa (esquerda: vermelha e direita: verde) e uma embaixo dele que pisca, se o avião está em uma altitude muito alta as luzes das asas não se tornam visíveis e é possível avistar somente a luz piscando



Espero ter ajudado, qualquer dúvida tamo ae :yes:
 
Muito interessante esses sites!! Volta e meio sempre vejo alguns satélites passando... bom tópico!!
 
alguem sabe algum lugar no estado de sp para ver estas grande imagens ???
e consigo ver aquela 1 imagem mostrando um lugar com pouco iluminação sem nenhum equipamento ??

aguardo respostas !!

um grande abs !
 
alguem sabe algum lugar no estado de sp para ver estas grande imagens ???
e consigo ver aquela 1 imagem mostrando um lugar com pouco iluminação sem nenhum equipamento ??

aguardo respostas !!

um grande abs !

Todos os satélites mostrados aqui são visiveis a olho nú, e dependendo da magnetude pode ser até visto em cidades com bastante PL (ex: São Paulo)

Para ter uma compração, olhe para Júpiter o brilho é praticamente igual e as vezes até maior
 
Aquele astronauta está em uma posição tão confortável... Fiquei com medo só de olhar. aff :wacko:
 
pô, tem dia que o céu ta perfeito a noite, aih fico no quintal rs......vou tentar me programar com a ajuda desse programinha pra ver satélite
 
Show de tópico!

Tem noticias dos velhos Voyager?? aqueles que que estão beeeem distantes da terra.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo