Já tive Omnia i900l e agora estou com 5800
Olá galera!
Bem, é o seguinte, eu tinha um Omnia i900l, fiquei com mais de 8 meses. Ele não é esse top de linha que dizem que é. Nó início, surgiu com a conversar de enfrentar o Iphone(pura conversar). O aparelho vem com o Windows 6.1, que eu até prefiro em comparação ao 6.5. A câmera dele, apesar de ter 5mp e bem fraquinha, diria que falta algo nela, talvez uma lente que boa. Já fiz fotos que tive até vergonha de mostrar(borrada, granulada -e olha que foi tudo de dia). Outra coisa que me incomodava eram as entradas inventadas pela Samsung; no mesmo lugar onde se conecta o fone, vai também o carregado e o cabo de ligar na Tv. Como gosto de transformar filme para ver na tv, era muito ruim pois a bateria acabava sempre no final do filme. Entretanto, é um aparelho muito bonito e com um acabamento melhor que o 5800, mas a caneta é quase obrigatoria para evitar se irritações. Aliás, é bom instalar também um programinha para evitar que ele atendar sozinho quando no bosso, pois ao tocar, basta encostar na tela e já foi, assim, muitas ligações são perdidas ou atendidas sem você nem perceber. Uma coisa é muita boa nos dois aparelhos(Omnia e 5800), a internet. Com o Opera fica bem legal entrar em qualquer site, mas o wi-fi do 5800 é mais forte e não fica caindo como no Omnia. A qualidade do som dele para música é boa, mas tem entrada para fones específicos da marca. O Windows Mobile, muitas vezes, quando deveria ajudar, acaba atrapalhando com seus atalhos pouco práticos e típicos de Pc o que não ficou bom em celular. Apesar de todas as críticas, devo admitir que quando se acostuma com ele, passa-se a perceber que o dito tem função para tudo, bom calendário, calculadora, pode colocar o Igor como Gps(muito rádipo, 10x mais que o Nokia Maps), tem um flash da camera fortissimo(mas deixa as fotos esbranquiçadas). Em fim, qualquer coisa sobre ele, pergunte.
O 5800, gostei muito, pois tem entradas para fone padrão, onde se coloca qualquer fone comum e tem uma qualidade sonora boa e fica desvinculado do carregador. Nesse caso, pode-se ligar o cel na TV e deixar na tomada e fazer o que quizer plugado na tv - inclusive brincar na internet. Ele não é mais elegante que o Omnia, nem mais bem feito, contudo é mais simples e tem muitos aplicativos. Uma coisa que senti saldade da Nokia quando estava com o Omnia, foi o fato de que essas outras empresas parece que fabricam o aparelho e pronto, eles não dão suporte com novidades para o telemóvel. Agora melhorou, pois está no mercado o Android, onde o suporte é feito direto pelo Google que fabrica esse sistema operaciona - essa é mais uma forma das fabricantes se verem livres de ter que cuidar de seus produtos após a venda, mas não percebem que esse distanciamento do público consumidor, faz que eles busquem novas alternativas de consumo, pois querem ter seus produtos sempre valorizados e não someente na hora da compra. Nesse quesito, acredito que só quem faz isso é a Nokia, a Apple e o aparelhos com Android tembém recebem grande auxilio.
Mas, voltando ao 5800, ele roda vídeos com muita facilidade e a imagem na Tv fica bem legal. Além disso, é capaz de gravar em 640x480 a 30 quadros por segundo. O Omnia só consegue gravar 30 quadros por segundo em 320x240, ou seja, a metada da capacidade do Nokia. A câmera do 5800, apesar de ter 3.2mp, pareceu-me melhor que a do aparelho da Samsung, ainda que também não seja um primor, garante captar os seus momentos com melhor qualidade fotográfica. Em relação a memória o Omnia ganha pois existem modelos com 8gb e 16gb internos e ainda pode ser extendido com cartões microSD. Entretanto, acredito que, no geral, o Nokia se saia melhor, mesmo que ainda carregue o velho sistema symbian reestruturado para a tela de toque. Esse aparelho permite mais interação com o usuário e, depois de entendido o symbiam, faz se de tudo de forma rápida e descomplicada, além de substituir o MP3 player com louvor.
Abraço a todos.