[DÚVIDA] Onde conectar bomba do Water Cooler?

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Skydrive
  • Data de Início Data de Início

Skydrive

know-it-all Member

Tenho um WC Maelstrom 120T e percebi que o conector da bomba são de 3 pinos.

Li nos fóruns que o indicado é que o conector da bomba do WC seja conectado no CPU_FAN da placa mãe, mas aí é que tá.

No manual da placa mãe Gigabyte z390 gaming sli, existem os seguintes conectores:
fdca1b7c358b877584f1ca8835227b11.png

Eles já são próprios para os WC selados (bomba e fans) e devo conectar neles a bomba e o fan ou esses são destinados para WC Custom?

Ou devo conectar a bomba no CPU_FAN mesmo?

Última edição:
sempre usei bomba no cpu fan, nunca tive problemas

Sim. no CPU_FAN

No teu caso pode ser tanto no CPU Fan quanto no Sys Fan PUMP, porque o nome já deixa bem claro pra que ele serve.

No teu caso pode ser tanto no CPU Fan quanto no Sys Fan PUMP, porque o nome já deixa bem claro pra que ele serve.
Mesmo que o conector da bomba seja de 3 pinos?

Mesmo que o conector da bomba seja de 3 pinos?
todas as bombas que vi até hoje são 3 pinos, sim, na placa é 4 pinos, mas no conector dos 4 pinos da placa tem um "encaixe" que vai ajustar perfeitamente no plug 3 pinos da bomba.

Não tem erro.

todas as bombas que vi até hoje são 3 pinos, sim, na placa é 4 pinos, mas no conector dos 4 pinos da placa tem um "encaixe" que vai ajustar perfeitamente no plug 3 pinos da bomba.

Não tem erro.
Entendi. Obrigado!

Quando eu for instalar o WC, irei conectar a bomba nesse específico da placa mãe (SYS_FAN_PUMP).

Sabe dizer se Push and Pull melhora as temps mesmo?

Entendi. Obrigado!

Quando eu for instalar o WC, irei conectar a bomba nesse específico da placa mãe (SYS_FAN_PUMP).

Sabe dizer se Push and Pull melhora as temps mesmo?
Melhora sim, to pensando em fazer no meu também

Com esse sistema em um lado você empurra ar "frio" para o radiador, e do outro lado retira o ar quente de forma mais eficiente.

A bomba do water cooler sempre tem que trabalhar com a tensão máxima, podendo ser ligada direto na fonte ou em um conector da placa mãe. Ele tem 3 pinos (não tem o pino do PWM que é o quarto pino) justamente para que a placa mãe não altere a rotação, apesar de que tem placas mãe que controlam a rotação de FAN's de 3 pinos, controlando a tensão e não o PWM, nesse caso tem que desabilitar o ajuste automático no setup.

Muitos fabricantes pedem para conectar a bomba no CPU_FAN porque algumas BIOS acusam erro se não tiver nada conectado nele, justamente para proteger o processador de uma falha no cooler.

A bomba do water cooler sempre tem que trabalhar com a tensão máxima, podendo ser ligada direto na fonte ou em um conector da placa mãe. Ele tem 3 pinos (não tem o pino do PWM que é o quarto pino) justamente para que a placa mãe não altere a rotação, apesar de que tem placas mãe que controlam a rotação de FAN's de 3 pinos, controlando a tensão e não o PWM, nesse caso tem que desabilitar o ajuste automático no setup.

Muitos fabricantes pedem para conectar a bomba no CPU_FAN porque algumas BIOS acusam erro se não tiver nada conectado nele, justamente para proteger o processador de uma falha no cooler.

Se a placa mãe não possuir o conector específico SYS_FAN_PUMP para a bomba do WC ele é conectado no CPU_FAN mesmo, como a minha.
No caso dele pode conectar a bomba no SYS_FAN_PUMP, e os coolers do radiador no CPU_FAN. Mas se quiser conectar a bomba no CPU_FAN e os Coolers no SYS_FAN_PUMP ou outros SYS_FAN, não haverá problema nenhum.

Se a placa mãe não possuir o conector específico SYS_FAN_PUMP para a bomba do WC ele é conectado no CPU_FAN mesmo, como a minha.
No caso dele pode conectar a bomba no SYS_FAN_PUMP, e os coolers do radiador no CPU_FAN. Mas se quiser conectar a bomba no CPU_FAN e os Coolers no SYS_FAN_PUMP ou outros SYS_FAN, não haverá problema nenhum.
Entendi.

Obrigado pelas informações.

Ficarei atento a este detalhe.

Primeiro WC que tenho, então fiquei com algumas dúvidas sobre.

Agora queria comprar um fan melhor pra refrigeração, ou seja, com maior AIR PRESSURE.

Ia comprar o Master Fan PRO 120 AP.

Galera boa noite. Comprei o mesmo WC (Gamemax Iceberg 240). Está tudo funcionando mas não sei onde ligar o RGB. Não tenho na placa mãe ou fonte o encaixe para essas conexões (se tem n estou sabesabendor).
Tanto na bomba quando nas fans vieram essas conexões macho e fêmea para o rgb. Mas n sei onde ligar. Alguém consegue me ajudar?

Galera boa noite. Comprei o mesmo WC (Gamemax Iceberg 240). Está tudo funcionando mas não sei onde ligar o RGB. Não tenho na placa mãe ou fonte o encaixe para essas conexões (se tem n estou sabesabendor).
Tanto na bomba quando nas fans vieram essas conexões macho e fêmea para o rgb. Mas n sei onde ligar. Alguém consegue me ajudar?

Cara tem q ver as conexões, pega o manual da sua placa mãe e do seu WC e tenta ver onde na placa se tem conectores de fans avulsos pra você conectar se não encontrar vc provavelmente vai precisar de uma controladorara
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Notei que quando eu coloco em sys fan elas ficam a 100% e quando eu coloco em pump fan elas ficam mais silenciosas, pode ser que a regulagem de velocidade é feita de forma automática por essa última entrada ?
Placa mãe B450 Tomahawk
WC ml240 v2 cooler master

Users who are viewing this thread

Voltar