Otimização da rede

inrapa

New Member
Registrado
Pessoal,

se eu ligar essa rede deste modo, vai funcionar?

- tem 10 computadores + 3 notebooks
- 2 roteadores wireless DI-624 (4 portas)
- 1 HUB 8 portas

Se eu ligar 3 PCs no primeiro roteador, mais 3 PCs no segundo roteador e ligar a porta que sobra de cada roteador no HUB. O resto dos PCs ligo nas portas que sobraram do HUB.

Com esse esquema a rede vai funcionar? Todos os PCs vão se enxergar?

Detalhe que são 2 IP`s que vão chegar, um para cada roteador. Um da ADSL e outro de uma WAN.

Tem como melhorar essa topologia?
 
Cara, acredito que da forma que você falou não vai funcionar não, por que você não pega e liga os notebooks via wireless, 3 pcs direito no router, e ligar uma porta ao HUB, e ligar os outros pcs no HUB, assim você acomoda todos os 10 computadores + notebooks...

PS: Isso aí é pra algum objetivo comercial que demande de trafego de rede como uma Lan House/Cyber Café ou empresa que trabalhe online? Se for recomendo você refazer seu projeto de rede...
 
Acho que me expressei mal e contei errado...São 12 computadores + 3 notebooks, que são ligados via wireless. E como virão 2 IP`s fixos, terei de ligá-los todos na rede, de forma que todos se enxerguem. Dessa forma, terei de usar cada roteador para um IP.

Mas só tenho 2 roteadores (4 portas cada) e um HUB (8 portas). É para uma empresa sim.
 
Se você usar duas faixas de IPs, não tenho certeza, mas acho que não tem como fazer os computadores se enxergarem. O que você pode fazer é comprar alguns adaptadores de rede wireless para colocar em alguns dos computadores e assim resolver o seu problema.

Mas vou te dar uma dica, principalmente se é para uma empresa recomendo você trocar toda essa rede aí, Dlink não oferece confiabilidade suficiente para segurar uma rede de uma empresa, e gambiarras também não são eficientes.
Tente vender esses seus dois roteadores e o HUB, e pegue um roteador bom, compre um Switch (nada de HUBs, tem que ser switch mesmo) de 16 portas para ligar os computadores, que ficará com uma rede bem menos sucetivel a falhas...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo