• Assim como acontece todos os anos, abrimos a seção Black Friday: ACESSE CLICANDO AQUI. Portanto o For Sale ficará fechado durante a Black Friday e Cyber Monday.

Over no P4 travando(help)

Cloud

watercooler rox!
Se me puder me passar os comandos eu agradeço petrus,o meu e-mail é [email protected].
Liguei para o cara que me vendeu a fonte e ele jurou que me vendeu uma de 450 W, e começou a me dar um monte de explicações sobre a fonte e o P4.
A unica solução é a troca das memorias.Quanto ta custando dois pentes de rambus de 128PC800 da sansung e kingston?E PC1066?

Petrus

"Aprendiz" de Overclock
Como acho que todo o mundo sabe o básico ponho aqui como ajustar o LodBias no WinXP visto que o registro do XP é completamente diferente dos W2K/98/ME em termos de organização. O LodBias que toda a gente usa varia entre os 3.5 para Nature até os 4.5 ou mais para os restantes testes. Claro que isto só serve pra fazer mais marks, ninguém joga com LodBias acima de 1.0 e mesmo 1.0 a imagem é ruim :D Este dos tweaks é o que rende mais.

Attachments

• lodbias-xp.gif
    lodbias-xp.gif
    19.7 KB · Visitas: 88

Petrus

"Aprendiz" de Overclock
Se me puder me passar os comandos eu agradeço petrus,o meu e-mail é [email protected].
Liguei para o cara que me vendeu a fonte e ele jurou que me vendeu uma de 450 W, e começou a me dar um monte de explicações sobre a fonte e o P4.
A unica solução é a troca das memorias.Quanto ta custando dois pentes de rambus de 128PC800 da sansung e kingston?E PC1066?

Olhe o preço das Rimms no Brasil não sei. Aqui isso custa cerca de 70usd cada 128MB

Cloud

watercooler rox!
Se der tudo certo vou comprar dois pentes de 128Mb PC1066 da sansung semana que vem,ai tiramos a duvida.
Como faço esse esquiminha?É no regedit?

Petrus

"Aprendiz" de Overclock
Com PC1066 vc tira a dúvida de certeza :) Isso é no Regedit sim só que como eu disse em alguns registros pode ser no ControlSet 002... 003...etc vai depender de quantas configs de hardware tiver a sua instalação do XP, se vc só tiver uma é no 001.

J

Joker82

Guest
nada a ver usar isso, o 3dmark eh feito pra ver a performance da maquina teoricamente em aplicativos 3d normais

q q adianta vc fazer mais ponto no 3dmark se as texturas vao ficar compeltamente desfiguradas.....

faco mais de 12000 sem usar essas porcarias =(

Petrus

"Aprendiz" de Overclock
Só faz quem quer. E a maioria que sabe fazer faz, quem não sabe ou não quer não faz, qual o mal disso? Eu ganho 400 marks com tweaks. Por exemplo eu normalmente só jogo a 1600*1200*32 se fosse assim o 3Dmark default não me dizia absolutamente nada já que a 1027*768*32 eu nem PacMan jogo :) Pra ver a performance da minha máquina em jogos, jogo-os ;) O 3Dmark é mais uma competição que um benchmark e aí vale tudo menos usar o 3Danalyzer :D

M&M

New Member
é isso aí, concordo plenamente com o Petrus. Faz quem quer, não tem que vir nenhum enrustido aqui para falar besteira não... ou acha que os maiores resultados da Madonion são conseguidos como....?

Cloud

watercooler rox!
Cada um faz o que quer,pois cada um sabe o que faz, então foda-se.

Petrus

"Aprendiz" de Overclock

1-Não ter nada a percorrer em background como anti-vírus, IRCs, ICQs, Norton SystemWorks, e outros programas de monitorização em tempo real;

2- Desactivar os itens de arranque do SO e alguns dos do Win2K e WinXP;
Para desativar serviços é bom saber o que se está a fazer. Tenho uma list pro W2k que posso passar

3-Desactivar o system restore do SO (nota: isto apenas aplica-se ao WinME e WinXP);

4- Definir uma quantidade de memória virtual para o SO fixa O tamanho recomendado é 2,5 vezes o tamanho da RAM do sistema e é preferível instalar o ficheiro swap noutra partição que não seja onde está instalado o SO.

5- Desfragmentar o disco rígido

6- Desativar todos os efeitos gráficos do Windows como animações, sombras, AA nas letras do SO ou se bencharem no WinXP botar em Best Perfomance;

7- É preferivel usar a versão SE do 3DMark (build 330)- acaba por dar mais pontos em relação à 1º versão

8- Sempre que bencharem, benchem apenas uma vez cada teste, principalmente os 2 primeiros (Car Chase Low and High). Se repetirem o teste novamente, o score têm tendência a baixar.

9- O Win2k com o SP2 ou SP3 favorece estes processadores: AMDs
O WinXP-CPUs: Intel

10- O bios deverá estar com as opções mais rápidas ativadas

11- Configuração da porta AGP

AGP Aperture = 64 ou 128M
AGP mode = 4X (se a gráfica suportar)
AGP FAST WRITES = Enabled (Isto na maioria dos casos depois tem de ser ativado no Windows com o Riva Tuner ou GTU)

Há outra maneira para ativar os FW no RivaTuner pra isso basta carregar este ficheiro *.reg* e ativar

http://clarisseau.homestead.com/files/RivaFWEnabling.reg

Depois é ir ao SystemTweaqs\AGP do Riva Tuner e já se pode alterar os settings de AGP

AGP SIDE BAND = (se a gráfica suportar)

Caso estes settings de AGP (FW e SBA) diminuam tanto o overclock da Gráfica como o overclock da Placa mãe é preferível desativá-los

*AGP DRIVING CONTROL= AUTO
*AGP MASTER 1WS WRITE= ENABLED
*AGP MASTER 1WS READ= ENABLED
*SYSTEM BIOS CACHEABLE = DISABLED

*VIDEO RAM CACHEABLE= DISABLED

*VIDEO BIOS CACHEABLE: DISABLED

12- Por exemplo se ao executar o 3DMark de repente sair para o desktop, esta situação está relacionada com a RAM do sistema. Experimentar baixar o bus ou o timings da RAM de um parâmetro ou mais, e depois verificar se o problema desapareceu . Se der outra vez a saída para o desktop, experimentar desactivar outros parâmetros da Ram

Se o computador simplesmente crashar, a culpa será da CPU estar demasiadamente overclockado ou também poderá ser do core da gráfica. Para resolver isso basta encontrar uma velocidade estável tanto para o core gráfica, tanto para a CPU.
Também pode acontecer com que o disco falhe na transferência de dados por causa do bus PCI estar demasiado elevado (erros associados a isto, são por exemplo quando o sistema está a carregar um teste do 3DMark e de repente ter parado ou o sistema operativo não conseguir iniciar-se apresentando BSODs (Blue Screen of Death), etc). A melhor solução para isto é experimentar no BIOS baixar o PIO Mode ou o modo UDMA e também ajustar o divisor PCI/AGP (nas mobos que suportarem esta opção).

13- Programa de Tweaks TEM de ser o “RivaTuner” só que de momento a maioria dos Tweaks relacionados com o OPenGL e DirectX não não funcionam com os Detonators 40.41, mas breve deverá sair uma atualização.

No RIVATUNER os tweaks mais importantes estão no separador DirectX. Existem ainda entradas beta e não-oficiais que estão no advanced user, que ainda podem dar pontos.
No botão DirectX os tweaks que interessam são os que estão separador mipmapping-LOD BIAS e no separador textures-texture filtering settings.
No LOD BIAS é só mover o indicador para o lado direito (positivo). No RIVA TUNER só dá para ajustar até +3, mas os drivers da nVidia suportam até +15. Para conseguir ajustar o LOD BIAS até 15 no RIVA TUNER. Par que se possa escolher o LodBias até 15 basta carregar este ficheiro *.reg* e ativar

http://clarisseau.homestead.com/files/RivaTLodBiasRange.reg

Finalmente voltar de novo ao separador Mipmapping e confirmar se deu resultado ou seja agora poder-se-á escolher entre -15 a +15 no LodBias

De um modo geral quanto mais se deslocar o cursor para a direita melhor, uma vez que o ajuste faz com que haja menos texturas nos cenários, poupando RAM gráfica e poder de processamento por parte da CPU e GPU. Entre os +3 e +15, pode haver valores óptimos de LOD BIAS para cada teste do 3DMark. O LOD BIAS óptimo para cada teste pode diferir do tipo de gráfica que estamos a benchar, quantidade de RAM da placa, velocidades da gráfica e da versão dos drivers gráficos. O factor que têm mais peso é a gráfica que está a ser utilizada, por exemplo entre uma GeForce DDR, uma GeForce2 GTS e uma GF4 Ti4600 os valores de LOD BIAS óptimos variam entre estas gráficas, isto se utilizarmos os mesmos drivers. A quantidade de RAM na gráfica também é um factor a ter em conta.

Quanto aos outros factores como a versão dos drivers e a velocidade da placa gráfica é difícil diagnosticar os melhores valores, ou seja, para ganhar mais alguns pontos nestes casos tem que ser o próprio a ver isso. Normalmente os melhores valores estão entre +3 e +5 com intervalos de 0,5.

Antes de executar o 3DMark, abrir o RIVA TUNER e selecionar então um valor ótimo de LOD BIAS para o Teste que se vai fazer 1º. Depois abrir o 3DMark, mas não benchar! Clicar sobre o botão "Change" em "Selected Tests" e depois ir ao separador “Custom” e aí selecionar o(s) teste(s) que interessa(m). Benchar. Depois de benchar ir novamente ao RIVA TUNER e selecionar outro valor de LOD BIAS. Voltar novamente ao 3DMark selecionar outro teste e benchar novamente e assim sucessivamente. Atenção que para ter score tem que se ter pelo menos executado os 3 primeiros testes tanto em Low e High detail. O 4º teste corre apenas em placas totalmente compatíveis com o DirectX8.

Atenção ao se mudar settings com o RIVA TUNER entre os testes do 3DMark, não fechar o programa. Só o fazer depois de acabar de correr todos os 3 ou 4 testes e guardar o resultado no disco é que se pode fechar o 3DMark.

Outro tweak é ter a certeza que se tem o vsync desativado, botar em 3 ou 4 (prerender limit) e o Antialiasing estar OFF.

Cloud

watercooler rox!
Petrus tenho quase certeza que é a memoria,pois vc falo que se no meio da teste voltar para o desktop,é o problema da memoria.
Isso que acontece comigo.

EzQ

!!The Fodelis AMD!!
pra min tbm acontece isso qnd eu faço oc pra 1850mhz

Cloud

watercooler rox!
OCZ

Qual a diferença de tipo 800Mhz e 800Mhz ECC

Petrus

"Aprendiz" de Overclock
OCZ.... eu não compro nada dessa marca a não ser que a possa trocar depois de testar. Esses caras têm má fama entre os overclockers muitas vezes as memórias nem em default funcionam. :p

Kingstom, Mushkin ou Samsung são as que prestam (todas usam chips Samsung) O resto é lixo ou dinheiro jogado fora.

Cloud

watercooler rox!
qual a diferença de 800Mhz e 800Mhz ECC

Petrus

"Aprendiz" de Overclock
ECC tem contrôle de paridade ver este link:

http://www.crashproductions.com.au/silicon/ecc.html

A Smsung a Mushkin e a Kingston têm módulos de PC1066 de -35 e -32ns as de -32ns são as que melhor overclocam

OCZ tem fama..... mas má :D

Tem um Tópico na madonion com várias páginas sobre "golpes" desses safados. Claro que é tudo uma questão de sorte só que as probabilidades de sairem boas memórias são infimas :(

Cloud

watercooler rox!

Originally posted by Petrus
ECC tem contrôle de paridade ver este link:

http://www.crashproductions.com.au/silicon/ecc.html

A Smsung a Mushkin e a Kingston têm módulos de PC1066 de -35 e -32ns as de -32ns são as que melhor overclocam

OCZ tem fama..... mas má :D

Tem um Tópico na madonion com várias páginas sobre "golpes" desses safados. Claro que é tudo uma questão de sorte só que as probabilidades de sairem boas memórias são infimas :(
sempre acreditei ser uma boa memoria as da ocz jah tinha ouvido comentarios ruims mesmo... porem ela parece ser tao boa cara.... sei lah....

Petrus

"Aprendiz" de Overclock
São mas a diferença é minima aqui, menos de 10USD

Cloud

watercooler rox!

Petrus

"Aprendiz" de Overclock

Cloud

watercooler rox!
Acho que minhas memorias zoaram,pois se passo duas horas ou mais no micro ele ja fica lento e os jogos travados.Acho que ela zoou no OC.

EzQ

!!The Fodelis AMD!!
Tem alg diferensa significante no desempenho entre samsung, mushkin, kingstom e corsair?

Usuários que está vendo este tópico