Over Q9400 + P5Q

DaemonTools

Banido
Banido
Fala Galera Beleza?

Tava querendo fazer um over na minha máquina ai conforme a assinatura, e queria saber como que devo proceder primeiro ir subindo o FSB?

Segue uma Screen com as temps da máquina.





Vlw
 
Diz ae qual o modelo do teu cooler primeiro...

Para um over básico, o que você pode tentar é o seguinte:

Ai Overclock Tuner ................. [Manual]
CPU Ratio Setting .................. [8]
FSB Frequency ...................... [400]
PCIE Frequency ..................... [100]
FSB Strap to North Bridge .......... [Auto]
DRAM Frequency ..................... [800]
DRAM Timing Control................. [Manual]

1st
CAS# Latency : 5
DRAM RAS# to CAS# Delay : 5
DRAM RAS# Precharge : 5
DRAM RAS# Ro Activate Precha : 15
RAS# to RAS# Delay : Auto
Row Refresh Cycle Time : Auto
Write Recovery Time : Auto
Read to Precharge Time : Auto

2nd
Read to Write Delay (S/D) : Auto
Write to Read Delay (S) : Auto
Write to Read Delay (D) : Auto
Read to Read Delay (S) : Auto
Read to Read Delay (D) : Auto
Write to Write Delay (S) : Auto
Write to Write Delay (D) : Auto

3rd
Write to Pre Delay : Auto
Reado to Pre Delay : Auto
Pre to Pre Delay : Auto
All Pre to Act Delay : Auto
All Pre to Ref Delay : Auto

DRAM Static Read Control ........... [Disabled]
DRAM Dynamic Write Control ......... [Auto]
DRAM Read Training ................. [Disabled]
DRAM Write Training ................ [Auto]
MEM. OC Charger .................... [Enabled]
Ai Clock Twister ................... [Auto]
Ai Transaction Booster ............. [Auto]
____________________________________

CPU Voltage ........................ [1.35000]
CPU GTL Reference .................. [Auto]
CPU PLL Voltage .................... [1.58]
FSB Termination Voltage............. [1.36]
DRAM Voltage ....................... [1.90]
NB Voltage ......................... [1.34]
SB Voltage ......................... [1.10]
PCIE SATA Voltage .................. [1.50]
____________________________________

Load-Line Calibration .............. [Enabled]
CPU Spread Spectrum ................ [Disabled]
PCIE Spread Spectrum ............... [Disabled]
CPU Clock Skew ..................... [Auto]
NB Clock Skew ...................... [Auto]
CPU Margin Enhancement.............. [Optimized]
____________________________________

CPU Configuration

"All Disabled"
____________________________________

Se ficar estável vá diminuindo aos poucos todas as voltagens.
Se precisar faça testes utilizando o CPU Margin Enhancement em "Performance Mode" e GTL em 0.61x.
Talvez precise de ajustes no skew, tenta colocar 200 e 200 neles, mas só em ultimos casos.

Para saber se está estável, rode o prime95 pelo menos duas horas. Para verificar os valores de fsb, mult, vcore e ram freq use o CPU-Z. E para as temperaturas recomendo o CoreTemp
Depois desse teste poste uma screen para nós com esses programas abertos.
 
Existem vários tópicos com a mesma duvida de over na P5Q.
 
Dando um Up no topico, aqui uma screen do cpuz e do coretemp.





To usando agora um cooler hyper tx3, essas temperaturas tao condizentes com a cpu? Essa screen do coretemp foi sem estar rodando nada, so no desktop mesmo.

Mesmo so setando o fsb a 400 (o multi do proc. eh 8) e deixando o resto em auto nao fica nunca estavel. O lance sao as voltagens neste caso? Pois essa P5QC oq mais tem ali eh voltagem pra td q eh lado!
 
evands,
Com tudo auto e 400 de fsb num quad acho meio dificil mesmo ficar estável.
Coloca:
fsb: 400 e mult 8
mem freq: 800 (1:1)
vcore: 1.3200v
pll: 1.56v
vtt(fsb termination): 1.34v
nb: 1.28v
vdimm: 1.90v
spectrums: disabled
load line calibration: enabled
em cpu configuration tudo disabled.
 
evands,
Com tudo auto e 400 de fsb num quad acho meio dificil mesmo ficar estável.
Coloca:
fsb: 400 e mult 8
mem freq: 800 (1:1)
vcore: 1.3200v
pll: 1.56v
vtt(fsb termination): 1.34v
nb: 1.28v
vdimm: 1.90v
spectrums: disabled
load line calibration: enabled
em cpu configuration tudo disabled.

Ok, coloquei aqui os valores e ficou assim as temperaturas (sem rodar nada, so no desktop mesmo):





Uma duvida foi oq vc escreveu, vcore eh o cpu voltage? E esse vdimm eh o dram voltage q vc quis dizer?
 
Última edição:
As temps estão normais até considerando o calor que tem feito ultimamente e o vcore usado, se elas nao passarem de 85~90 em testes fortes(25 passadas de ibt maximum é o suficiente) que tens passar agora tá blz
São sim, foi mal eu fiz um post rápido do que pode ser usado...
Usando esse template apareceu algum sinal de instabilidade no boot ou durante o uso ?
 
As temps estão normais até considerando o calor que tem feito ultimamente e o vcore usado, se elas nao passarem de 85~90 em testes fortes(25 passadas de ibt maximum é o suficiente) que tens passar agora tá blz
São sim, foi mal eu fiz um post rápido do que pode ser usado...
Usando esse template apareceu algum sinal de instabilidade no boot ou durante o uso ?

Certo, ate o momento nao travou nem nada. O boot achei normal, reinicializou o pc rapidamente. Ainda nao joguei algum game, pois to escrevendo umas coisas na minha monografia agora.

E agora como proceder? Eh o prime95 a ser testado? Quais as opcoes q devo escolher nele? Ou tem tb algum software a mais pra isso?
 
Como falei acima: (25 passadas de ibt maximum é o suficiente)
Baixa ele Aqui.
Depois de fazer o download é só configurar em modo Maximum e escolher 25 loops para ele executar.... agora só torcer que ele passe 100%...
T+
 
Última edição:
Cara quer estabilidade nas temps do teu processador pega um cooler da cooler master v8 ou da Zalman CNPS X10 Extreme, to com 43º nos meus 4 cores do Q9550 em idle e full loader não passa dos 50º basicamente ele oscila entre 43º a 48º entre idle loader e full loader sem contar que estou com 3.84Ghz em overclock com voltagem 1.32v e memórias a 1128Mhz e estabilizado tudo em uma rampage formula.

Com o seu não é diferente, se seu gabinete for bom de dissipação de calor vai ajudar sem precisar de um cooler muito bom, mais se não for, tem que ter um cooler bom pra diminuir os cores sem esquentar e correr o risco de diminuir a vida útel do teu processador.
 
Como falei acima: (25 passadas de ibt maximum é o suficiente)
Baixa ele Aqui.
Depois de fazer o download é só configurar em modo Maximum e escolher 25 loops para ele executar.... agora só torcer que ele passe 100%...
T+

Entao, testei o programa aqui. Na primeira vez pra ter uma nocao de quanto demoraria um loop, coloquei em 5 e rodou com sucesso.

Ae agora com o termino das 25, apareceu a screen:



Oq vc diria sobre o resultado? Como devo proceder agora? Outros valores?
 
Última edição:
ae evands,
bom que ele já passou estavel entre os primeiros 10~15 loops já alguma coisa né? rss
então o que eu faria agora é aumentar:
fsb strap to nb: 400
vcore: 1.35v só pra garantir,
vtt: 1.36v
nb: 1.32v
Também seria interessante testar os gtl em 0.61x,0.63x,0.65x e o cpu margin enhancement em performance mode.

Como ficaram as temps ?
 
ae evands,
bom que ele já passou estavel entre os primeiros 10~15 loops já alguma coisa né? rss
então o que eu faria agora é aumentar:
fsb strap to nb: 400
vcore: 1.35v só pra garantir,
vtt: 1.36v
nb: 1.32v
Também seria interessante testar os gtl em 0.61x,0.63x,0.65x e o cpu margin enhancement em performance mode.

Como ficaram as temps ?

jeanc.scoz, fiz outro teste com essas opcoes q vc postou. E usei o GTL a 0.61x. Mas nao deu, logo no loop 9 deu failure:



No caso, seria algumas dessas voltagens q mudaram e deram o problema? Ou ainda eh pra testar as outras duas opcoes do GTL?
 
Pra saber qual a opções que piorou o resultado tem q ir mudando uma a uma. Se mudar tudo de uma vez fica complicado saber o que ta ajudando e o que está atrapalhando...
Deixa com a configuração inicial que deu o melhor resultado até agora e vai incrementando (Diminuir alguma voltagem também pode ajudar...) de pouco em pouco as voltagens e mudando as opções(strap:333,400 / gtl´s / cpu enhancement ) conforme você notar que o resultado melhore.
 
jeanc.scoz, fiz outro teste com essas opcoes q vc postou. E usei o GTL a 0.61x. Mas nao deu, logo no loop 9 deu failure:



No caso, seria algumas dessas voltagens q mudaram e deram o problema? Ou ainda eh pra testar as outras duas opcoes do GTL?

Olá amigo achei estranho vc não estabiliza Q9400@3,20, pq este over e bem basico, o meu eu rodo diarios nesta frequencia com 1,2500V na bios sem precisar mexer em voltagem do SB e NB, e 1,3200V ele pegar @3,8, claro que CPU é diferente de outra. Verifica as lantencia das memoria, vc já testou com menos Voltagem na CPU? caso queria eu posto minha configuração da bios para vc.
 
Olá amigo achei estranho vc não estabiliza Q9400@3,20, pq este over e bem basico, o meu eu rodo diarios nesta frequencia com 1,2500V na bios sem precisar mexer em voltagem do SB e NB, e 1,3200V ele pegar @3,8, claro que CPU é diferente de outra. Verifica as lantencia das memoria, vc já testou com menos Voltagem na CPU? caso queria eu posto minha configuração da bios para vc.

Posta aqui a sua configuracao, quem sabe possa me ajudar.

Pois eh, queria estabilizar a 3,2 aqui e partir pra 3,6ghz ou ate 3,8ghz como vc falou. Nao sei pq nunca estabilizou over aqui. :huh:
 
Este meu processador não ficou nem um dia em stock, foi direto para @3,20 diarios, e foi muito facil para subir a @3,0 roda com voltagem stock 1,15V, e roda, e @3,20 1,2500 na bios: O que acho vc deve começar com 2,8 e depois 3,0, fazer teste de estabilidade com LinX uns 20 ciclo com toda a memoria disponivel, ele testa a estabilidade das memoria tb, estás minhas são muito chatas, demorei muitas horas e quebrei a cabeça para deixar elas a 1000Mh estaveis com LinX e memtest. tirando as memorias o processador pega 3,6 com quase tudo no auto, @3,8 alterando só as voltagem(CPU, SB, e NB). abaixo está a configuração que uso:
Ai overclock tuner-------------------------[Auto]
Cpu Ratio setting--------------------------[Auto]
FSB---------------------------------------[400]
Pci----------------------------------------[100]
Fsb strap to north bridge-------------------[Auto]
Dram frequency----------------------------[1000]
Dram timing control-------------------------[manual]
5-5-5-15 o resto da configuração da memoria em AUTO
--------------------------------------------------------
Cpu voltagem-------------------------------[1,25000]
Cpu GTL reference--------------------------[Auto]
Cpu PLL voltagem---------------------------[Auto]
FSB termination voltage---------------------[Auto]
Dram voltage-------------------------------[2,10]
NB voltage---------------------------------[Auto]
SB voltage---------------------------------[Auto]
o resto tudo AUTO
Para @3,6 CPU voltage 1,3200 e configurações necessaria na memorias....

Já serve para referencia, só esqueci de ver uma configuração; (esqueci o nome dela); que eu deixo em AUTO, ele fica no final desta tela da bios, ela aumenta a voltagem da CPU quando necessario chegando na voltagem da configurada na BIos isto ajuda muito na estabilidade quanto a CPU estiver em plena carga
 
Uma luz no fim do tunel finalmente! Consegui os 25 loops e terminou com sucesso!!



A screen abaixo mostra as temps logo apos ter terminado o teste, sem estar rodando mais nada:



jeanc.scoz , das opcoes q vc indicou, so nao coloquei fsb strap to nb, deixei auto mesmo e o gtl deixei em auto tb. O cpu margin deixei em compatible.

E agora, como proceder pra chegar a uns 3,6ghz por exemplo?


Edit: Aff, retiro oq eu disse! Fui rodar o 3dmark vantage e nao passou do primeiro teste. resetou logo o PC. :(
 
Última edição:
Este meu processador não ficou nem um dia em stock, foi direto para @3,20 diarios, e foi muito facil para subir a @3,0 roda com voltagem stock 1,15V, e roda, e @3,20 1,2500 na bios: O que acho vc deve começar com 2,8 e depois 3,0, fazer teste de estabilidade com LinX uns 20 ciclo com toda a memoria disponivel, ele testa a estabilidade das memoria tb, estás minhas são muito chatas, demorei muitas horas e quebrei a cabeça para deixar elas a 1000Mh estaveis com LinX e memtest. tirando as memorias o processador pega 3,6 com quase tudo no auto, @3,8 alterando só as voltagem(CPU, SB, e NB). abaixo está a configuração que uso:
Ai overclock tuner-------------------------[Auto]
Cpu Ratio setting--------------------------[Auto]
FSB---------------------------------------[400]
Pci----------------------------------------[100]
Fsb strap to north bridge-------------------[Auto]
Dram frequency----------------------------[1000]
Dram timing control-------------------------[manual]
5-5-5-15 o resto da configuração da memoria em AUTO
--------------------------------------------------------
Cpu voltagem-------------------------------[1,25000]
Cpu GTL reference--------------------------[Auto]
Cpu PLL voltagem---------------------------[Auto]
FSB termination voltage---------------------[Auto]
Dram voltage-------------------------------[2,10]
NB voltage---------------------------------[Auto]
SB voltage---------------------------------[Auto]
o resto tudo AUTO
Para @3,6 CPU voltage 1,3200 e configurações necessaria na memorias....

Já serve para referencia, só esqueci de ver uma configuração; (esqueci o nome dela); que eu deixo em AUTO, ele fica no final desta tela da bios, ela aumenta a voltagem da CPU quando necessario chegando na voltagem da configurada na BIos isto ajuda muito na estabilidade quanto a CPU estiver em plena carga


Naglfar, fico aguardando vc ver o nome dessa configuracao q precisa deixar em auto pra estabilizar mais. Quero testar logo a 3,8ghz pra ver se consegue. Pois vc disse q pra esse clock precisa mexer no sb, nb e cpu (voltage?). Fico aguardando a config q vc coloca pra esse caso.
 
Última edição:
Olá evands, o iten que faltou foi o Load-line calibration [Auto], ele reduz o Vdrop da voltagem da cpu, tb testa o CPU margim enchancement (performance mode ou optimized). Como eu falei no começo, estabiliza primeiro com 2,8; e depois vai subindo aos poucos: ex:
cpu voltage 1,20 para 2,8, 1,2500 para 3,00 e assim por diante, lembre de sempre olhar as memorias, elas causa instabilidade tb...
 
Olá evands, o iten que faltou foi o Load-line calibration [Auto], ele reduz o Vdrop da voltagem da cpu, tb testa o CPU margim enchancement (performance mode ou optimized). Como eu falei no começo, estabiliza primeiro com 2,8; e depois vai subindo aos poucos: ex:
cpu voltage 1,20 para 2,8, 1,2500 para 3,00 e assim por diante, lembre de sempre olhar as memorias, elas causa instabilidade tb...

Naglfar, testei agora pela manha a sua config ali acima, e o PC nem ligou mais. E nas memorias, vc deixou em 1000 por q a sua eh 1066, eh isso? A mais proxima q ficou aqui foi DDR2-1003mhz.

Sobre a sua explicacao das voltagens, como assim olhar as memorias q causam instabilidade? Onde fico checando as mesmas? No caso delas nao seria so deixar no proprio barramento original delas, q aqui no caso, eh 800mhz?
 
evands, bom dia, provavelmente seu computador não ligou, por causa das memorias de 800Mhz, que estão rodando a 1000Mhz, um primeiro lugar, tenta estabilizar o over do processador, depois, se vc quizer vc faz over na memorias, que a vezes são bem chatas para over, as minha são de 900Mhz 4-5-4-12 (1,8 a 2,3V), elas estão em over, mas só fiz depois de estabilizar o clock do processador. Quando fizer over no processador deixei as memorias na menor frequencia disponivel no DRAM frequency, no caso da sua, se for fazer um 3,20, memorias a 800 e as latencia de fabrica. Faz o que eu te recomendei, começe com 2,8 depois 3,0 pra vc pegar o jeito, para este over, não passe de 1,3600V na Cpu que é maximo recomendado pela Intel, para @3,0 1,2500v já é bom começo, ok
 
evands, bom dia, provavelmente seu computador não ligou, por causa das memorias de 800Mhz, que estão rodando a 1000Mhz, um primeiro lugar, tenta estabilizar o over do processador, depois, se vc quizer vc faz over na memorias, que a vezes são bem chatas para over, as minha são de 900Mhz 4-5-4-12 (1,8 a 2,3V), elas estão em over, mas só fiz depois de estabilizar o clock do processador. Quando fizer over no processador deixei as memorias na menor frequencia disponivel no DRAM frequency, no caso da sua, se for fazer um 3,20, memorias a 800 e as latencia de fabrica. Faz o que eu te recomendei, começe com 2,8 depois 3,0 pra vc pegar o jeito, para este over, não passe de 1,3600V na Cpu que é maximo recomendado pela Intel, para @3,0 1,2500v já é bom começo, ok

Ok, verei aqui. E esse linx q vc indicou eh a versao LinX 0.6.1?
 
ae evands,
então tivemos um pequeno avanço ?! 25 passadas já rs
Quais configurações vc usou exatamente para passar os 25 loops ?
Com as mesmas configurações que passaram no teste, altere isso na bios:
DRAM Static Read Control ........... [Disabled]
DRAM Read Training ................. [Disabled]
MEM. OC Charger .................... [Enabled]
 
ae evands,
então tivemos um pequeno avanço ?! 25 passadas já rs
Quais configurações vc usou exatamente para passar os 25 loops ?
Com as mesmas configurações que passaram no teste, altere isso na bios:
DRAM Static Read Control ........... [Disabled]
DRAM Read Training ................. [Disabled]
MEM. OC Charger .................... [Enabled]

Entao, as configs tavam assim:

FSB: 400
FSb Strap to nb: auto
Memory Frequency: DDR2-801MHZ
CPU Voltage: 1.35V
PLL: 1.56V
FSB termination: 1.36V
NB: 1.32V
DRAM Frequency: 1.90V
SPECTRUMs: desabilitados
Load line calib.: enabled
CPU margin: compatible

Testarei agora com mais essas 3 q vc postou aqui.

Edit: Nao aguentou nem 2 loops e ja deu a msg de falha!! :( E agora?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo