• COMUNICADO: O fórum será atualizado dia 29/01/2022, iniciando às 08:00 da manhã, com previsão de finalizar o processo até às 20:00. Nesse intervalo o fórum ficará fechado para mensagens. Assim que o processo for finalizado, liberaremos novamente o acesso.

Overclock Core I5 + Asus P7P55D LE @ 3,6GHZ

PatolinoRJ

Active Member
Registrado
Patolino, nem muda nada, cara.
Usar QPI em frequência mais alta, botar memos com frequências mais altas, reduzir latências ao custo de maiores voltagens, isso é tudo inútil.

Já testei com todas as combinações possíveis, e não há alteração nenhuma na performance, nem mesmo num SuperPI da vida.

Eu acredito em parte ou então o pscicológico aqui é extremanente forte!!!

Quando coloquei pra 200 e tendo a memo em 2Ghz, sento o meu windows mais fluido, mais leve, mais esperto. Alternando do desktop pra jogos com alt+tab, é perfeito, é leve... parece alt+tab entre janelas do FF!!! :)

abraço
 

PatolinoRJ

Active Member
Registrado
Seria uma boa o pessoal de juntar para criar um tópico Oficial da Asus P7P55D LE, ajudaria muita gente, tô esperando chegar minha fonte e a 5850, quando chegar faço uns testes com a última bios e posto aqui.

Acho que podemos depois consolidar as informações, organizar de forma clara as diferentes configs para EXTREME e CASUAL. Gostei demais dessa placa, simples e objetiva! Talvez seja limitada para maiores refinos em oc para recordes, mas para uso diário, é perfeita! Sem falar o preço do meu combo, CxB melhor impossível!R$1.770 CPU+MOBO+MEMO+VGA! :yes:
 

Vinirf

Menores Preços do PR
Registrado
Ele passa no lynx??

Não sei se essa pergunta foi pra mim, caso tenha sido, SIM, ele passa no LinX com a opção "ALL" marcado e 50 times to run sem nenhum erro... Somente quando ligo o Ati Tools junto, e faço a VGA "esquentar" o pc reinicia em uns 2 min...

Abraço!
 

Vinirf

Menores Preços do PR
Registrado
Buenas...

Acho que deu!



Gostaria de agradecer a todos que participaram, principalmente ao HalJordanGL2814, que deu as primeiras dicas...

Como podem ver na imagem, fiz um ciclo de 20 times no LinX, com o Ati Tools Ligado e não deu nenhum erro e muito menos, reiniciou o pc...
Acho que tá 100%, amanha vou passar umas 5hs de Small FFTs e MemTest pra ter certeza...

Ficou assim:

Ai Overclock Tuner .................. [Manual]
CPU Ratio Setting .................... [20]
Intel SpeedStep Tech .............. [Disabled]
Intel TurboMode Tech .............. [Disabled]
Xtreme Phase Full Power Mode ... [Auto]
BCLK Frequency ...................... [180]
PCIe Frequency ....................... [100]
DRAM Frequency ..................... [1440Mhz]
QPI Frequency ........................ [5766]


DRAM Timing Control: Manual
1st
CAS# Latency : 7
RAS# to CAS# Delay : 7
RAS# Precharge : 7
RAS# ActivateTime : 24
RAS# to RAS# Delay : Auto
Row Refresh Cycle Time : Auto
Write Recovery Time : Auto
Read to Precharge Time : Auto


CPU Differential Amplitude ............ [Auto]
CPU Clock Skew ......................... [Auto]
____________________________________

CPU Voltage Mode ...................... [Manual]
Offset Voltage ........................... [não tem]
Fixed Voltage ............................. [1.28750]
IMC Voltage .............................. [1.2]
Dram Voltage ............................. [1.6]
CPU PLL Voltage ......................... [1.8]
PCH Voltage .............................. [1.05]
____________________________________

Load-Line Calibration .................. [Enabled]
CPU Spread Spectrum ................. [Disabled]
PCIE Spread Spectrum ................ [Disabled]

Tive que ativar o bendito "Load Line Calibration" por que com 1,28750v na bios, quando testava com o LinX, com o vDrop ia para 1,208v e dava erro logo no primeiro teste.

Achei estranho as minhas G.Skill não aguentarem 1800Mhz, mesmo a 9-9-9-24... Dá erro ao entrar no windows e no MemTest... Mas tá ok!
Deixei as latências da memoria (1440) no padrão recomendado, 7-7-7-24-1t...
Não vou arriscar para 6-6-6-21 novamente, pode ter sido isso a causa dos meus problemas, apesar do MemTest ter dado como tudo OK...

Será que vale a pena eu tentar 18x200 pra poder usar as memórias a 1600Mhz? Mas acho que pra 200 no BCLK terei que meter mais voltagem no VTT (1,25 ou 1,3), e com esse calor tá f*da...

Já tô até querendo 3,8Ghz agora... :lol:
Mas não... Como eu tô sem tempo pra brincar (testar), vou parar por aqui (por enquanto)... Reparem que já são quase 5hs da madrugada, a patroa já foi durmir a horas, e eu tô aqui (nerd-master) testando o over...
 
Última edição:

Vinirf

Menores Preços do PR
Registrado
:thumbs_up
 

PoLaKo*

New Member
Registrado
Muito informativo esse topico!! terminei de montar meu i5 ontem, n tava conseguindo estabiliza-lo, ainda mais com os recursos de economia de energia ativo. Apesar da minha mobo ser uma Biostar T5 XE as settings são bem parecidas, não tive muitas dificuldades. O unico ponto negativo é q pra ficar estavel (rodei occt limpack 64bits + 3dmark06 :p por mais de 6hrs) em 3,6mhz 180 x20 meu cpu enxugou 1,34 de vcore :p e 1,21 de vtt, mais sempre tem um lado possitivo, com todos os recursos de energia ativo ele consome muito pouco em idel, e ate com cargas parciais de trabalho, msm jogando o vcore fica 1,28~1,30, 1,34 so em full msm. Gostaria de agradecer ao criador deste topico (Vinirf) e principalmente ao HalJordanGL2814, que foi muito atencioso, passando a todos seu conhecimente com muita segurança, sabendo do que estava falando, sem dizer asneira.

PS: sobre o lance das memorias, a 1440mhz com o BCLK 180 estou tendo muito mais desempenho em lagura de banda e latencia, do q em 1600mhz e BCLK 160 com os msm timings. Ao meu ver as memorias sempre são subutilizadas por causa de algum barramento, tudo temk ser testado para ver a config que casa melhor.

Marcos
 

Vinirf

Menores Preços do PR
Registrado
Marcos

Teu vcore tá muito alto. Na tua BIOS não tem alguma opção como o "Load Line Calibration" que acaba com o vDrop?

Caso tenha, ativa ela.
Sem essa opção ativada, eu tive que colocar o vCore lá em cima (1,34), mas depois que ativei, 1,28 já foi suficiente...

Quais os recursos de energia que estão ativados? SpeedStep ou C1State?

Abraço!
 

PoLaKo*

New Member
Registrado
Então, ta com o load line calibration ativado, sem vdroop, mais meu cpu e ruim de over, isso acontece, é loteria!! menos q isso é tela azul. Esses dois, os settings de economia estão ativados do jeito q o HalJordanGL2814 postou no esquema de bios dele, ta perfeito aki!!

Marcos



CPU:
Hardware Prefetcher [Enabled]
Adjacent Cache Line Prefetch [Enabled]
MPS and ACPI MADT ordering [Modern ordering]
Max CPUID Value Limit [Disabled]
Intel(R) Virtualization Tech [Disabled]
Execute-Disable Bit Capabili [Enabled]
Active Processor Cores [All]
A20M [Disabled]

Economia:
C1E Support [Enabled]
Intel(R) SpeedStep(tm) tech [Enabled]
Intel(R) TurboMode tech [Disabled]
Intel(R) C-STATE tech [Enabled]
C3 State [Disabled]
C6 State [Enabled]
C State package limit setting [Auto]
C1 Auto Demotion [Enabled]
C3 Auto Demotion [Enabled]


[/COLOR]
 

Fred77

-----------
Registrado
Pessoal, me tira uma duvida sobre o i5, como é calculado esse qpi? Qual a frequencia recomendada e como se chega nela? Valeu...
 

PoLaKo*

New Member
Registrado
Então fredz, o qpi e calculado automatico pela mobo(apenas tem 2 ops, uma mais baixa e outra um pouquinho mais alta), pelo menos na minha, vc vai aumentando o BCLK e ele vai subindo tb. Pelo que eu entendi e melhor deixar no mais baixo, não da quase nehuma diferença e tb forca menos o qpi.
Seta o BCLK que vc desejar no seu oc, n tem um valor ideal (teoricamente mais seria mais rapido, mais nem sempre funciona assim na pratica:p), afinal como estamos falando de oc, ja estamos estrapolado os padrões :p

Marcos
 

Fred77

-----------
Registrado
Opá, valeu Polako, acho que deu pra entender.
 

E-RICARDO

New Member
Registrado
Testado 12 Horas encodando x264
Aqui tá assim:

Ai Overclock Tuner .................. [Manual]
CPU Ratio Setting .................... [20]
Intel SpeedStep Tech .............. [Disable]
Xtreme Phase Full Power Mode ... [Enable]
BCLK Frequency ...................... [200]
PCIe Frequency ....................... [100]
DRAM Frequency ..................... [2000Mhz]
QPI Frequency ........................ [Auto]


DRAM Timing Control: Manual
1st
CAS# Latency : 9
RAS# to CAS# Delay : 9
RAS# Precharge : 9
RAS# ActivateTime : 24
RAS# to RAS# Delay : Auto
Row Refresh Cycle Time : Auto
Write Recovery Time : Auto
Read to Precharge Time : Auto


CPU Differential Amplitude ............ [Auto]
CPU Clock Skew ......................... [Auto]
____________________________________

CPU Voltage Mode ...................... [1.8750] -- fica 1.186v no Cpuz
IMC Voltage .............................. [1.8150] -- fica 1.19v no Everest
Dram Voltage ............................. [1.6]
CPU PLL Voltage ......................... [1.80]
PCH Voltage .............................. [1.05]
____________________________________

Load-Line Calibration .................. [Enabled]
CPU Spread Spectrum ................. [Disabled]
PCIE Spread Spectrum ................ [Disabled]
 
Última edição:

Vinirf

Menores Preços do PR
Registrado
Buenas minha gente...

Pensei que o problema tava resolvido, mas não tá...
Passei aquele teste do OCCT "Power Supply" que deixa a VGA e o Processador a 100% e o PC não aguenta nem 10 segundos e reinicia...

ISSO ESTÁ ACONTECENDO INCLUSIVE EM STOCK
Sem overclock demora cerca de 1min pra reiniciar... Com Over 10 segundos...

O que pode ser meu problema?

To com medo que seja placa mãe...
Se for, nunca mais compro Asus...

Help me!
Abraço!
 

HalJordanGL2814

"You have the ability to overcome great fear."
Registrado
Buenas minha gente...

Pensei que o problema tava resolvido, mas não tá...
Passei aquele teste do OCCT "Power Supply" que deixa a VGA e o Processador a 100% e o PC não aguenta nem 10 segundos e reinicia...

ISSO ESTÁ ACONTECENDO INCLUSIVE EM STOCK
Sem overclock demora cerca de 1min pra reiniciar... Com Over 10 segundos...

O que pode ser meu problema?

To com medo que seja placa mãe...
Se for, nunca mais compro Asus...

Help me!
Abraço!
Rapaz, esse teste Power Supply é muito intenso, e se tá acontecendo esses Resets, significa que tua fonte é que não aguentou o tranco, provavelmente por conta da alta amperagem que foi solicitada à linha de 12 V.

Mas, sendo você, não encanaria com isso, já que esse teste simula uma situação simplesmente impossível de ocorrer na prática, que é você estressar a 100% CPU e VGA.

Se nos testes isolados de CPU e GPU não estiverem ocorrendo problemas, relaxe.

Um abraço!
 

Claudiovieira

Usuário casual
Registrado
Caros colegas de forum, com a ajuda dos senhores estou com uma leve noção de over na CPU e estou ousando/brincando mais com a minha máquina, veja minhas configurações:

Ai Overclock Tuner .................. [Manual]
CPU Ratio Setting .................... [20]
Intel SpeedStep Tech .............. [Disabled]
Intel TurboMode Tech .............. [Disabled]
Xtreme Phase Full Power Mode ... [Auto]
BCLK Frequency ...................... [180]
PCIe Frequency ....................... [100]
DRAM Frequency ..................... [AUTO] ficou em 1443 cas 8
QPI Frequency ........................ [Auto]


DRAM Timing Control: AUTO

CPU Differential Amplitude ............ [Auto]
CPU Clock Skew ......................... [Auto]
____________________________________

CPU Voltage Mode ...................... [Manual]
Offset Voltage ........................... [Disabled]
Fixed Voltage ............................. [1.25000]
IMC Voltage .............................. [Auto]
Dram Voltage ............................. [1.600]
CPU PLL Voltage ......................... [1.80]
PCH Voltage .............................. [1,05]
____________________________________

Load-Line Calibration .................. [Enabled]
CPU Spread Spectrum ................. [Disabled]
PCIE Spread Spectrum ................ [Disabled]


Testes com Linx, Run=10, sem erros. Temperatura (Real Temp 3.40) máxima de 63º.
Age of Conan que é um jogo que considero muito pesado ou bugado, como preferirem, o FPS máximo foi de 37 para 43(full HD). Os testes vão continuar :)

Aceito dicas e desde já agradeço.
 

E-RICARDO

New Member
Registrado
Caros colegas de forum, com a ajuda dos senhores estou com uma leve noção de over na CPU e estou ousando/brincando mais com a minha máquina, veja minhas configurações:

Ai Overclock Tuner .................. [Manual]
CPU Ratio Setting .................... [20]
Intel SpeedStep Tech .............. [Disabled]
Intel TurboMode Tech .............. [Disabled]
Xtreme Phase Full Power Mode ... [Auto]
BCLK Frequency ...................... [180]
PCIe Frequency ....................... [100]
DRAM Frequency ..................... [AUTO] ficou em 1443 cas 8
QPI Frequency ........................ [Auto]


DRAM Timing Control: AUTO

CPU Differential Amplitude ............ [Auto]
CPU Clock Skew ......................... [Auto]
____________________________________

CPU Voltage Mode ...................... [Manual]
Offset Voltage ........................... [Disabled]
Fixed Voltage ............................. [1.25000]
IMC Voltage .............................. [Auto]
Dram Voltage ............................. [1.600]
CPU PLL Voltage ......................... [1.80]
PCH Voltage .............................. [1,05]
____________________________________

Load-Line Calibration .................. [Enabled]
CPU Spread Spectrum ................. [Disabled]
PCIE Spread Spectrum ................ [Disabled]


Testes com Linx, Run=10, sem erros. Temperatura (Real Temp 3.40) máxima de 63º.
Age of Conan que é um jogo que considero muito pesado ou bugado, como preferirem, o FPS máximo foi de 37 para 43(full HD). Os testes vão continuar :)

Aceito dicas e desde já agradeço.

Opa amigo, tenta ai:

CPU Voltage Mode ...................... [Manual]
Offset Voltage ........................... [Disabled]
Fixed Voltage ............................. [1.18750]
IMC Voltage .............................. [1.18150]

Tô rodando aqui assim mas 200x18, 100% rock solid.
 

HalJordanGL2814

"You have the ability to overcome great fear."
Registrado
Caros colegas de forum, com a ajuda dos senhores estou com uma leve noção de over na CPU e estou ousando/brincando mais com a minha máquina, veja minhas configurações:

IMC Voltage .............................. [Auto]
Eu só configuraria manualmente esse valor do IMC Voltage, porque esse ajuste em Auto deve ter deixado o resultado final alto.

Acredito que algo entre 1.17-1.20 V seja o suficiente.
 

Vinirf

Menores Preços do PR
Registrado
Rapaz, esse teste Power Supply é muito intenso, e se tá acontecendo esses Resets, significa que tua fonte é que não aguentou o tranco, provavelmente por conta da alta amperagem que foi solicitada à linha de 12 V.

Mas, sendo você, não encanaria com isso, já que esse teste simula uma situação simplesmente impossível de ocorrer na prática, que é você estressar a 100% CPU e VGA.

Se nos testes isolados de CPU e GPU não estiverem ocorrendo problemas, relaxe.

Um abraço!

Obrigado por comparecer aqui novamente hal...

Cara, vc acha mesmo que é a fonte?
Sei que ela não é mais top de linha, mas acho que era pra estar segurando minha configuração com folga... 8800GTS nem puxa muito, tenho um amigo q tem duas 4870 em crossfire nessa fonte e ta beleza...

Hoje troquei o processador pra testar, e tudo ficou igual, mesmo problema...

Nesse momento estou com o pc desmontado, fora do gabinete, so pra ter certeza que não era nenum tipo de curto-circuito... O problema continua...

Mesmo acontecendo o problema somente nesse teste, eu fico triste pois tenho um PC com uma boa configuração e sei que ele não está 100%... :no:

Amanha vou pegar na loja outra placa de vídeo e memórias pra testar, tenho quase certeza que não é isso, mas so pra eliminar essas possibilidades...

Tô com muito medo que seja a placa mãe... :cry:

Abraço!
 

Vinirf

Menores Preços do PR
Registrado
Buenas!

Acho que tá resolvido...
Peguei uma 9500GT na loja pra testar...
Coloquei a placa e fiz os testes e nada de reiniciar, deixei o Power Supply rodando 10min e tudo certo... Antes reiniciava em menos de 5 segundos...

Obviamente a 9500GT puxa muito menos da fonte do que a minha 8800GTS, MAS ACHO QUE COM ESSE TESTE DÁ PRA DESCARTAR A PLACA MÃE, CORRETO?

Ainda não sei se o problema é na fonte que não tá aguentando a 8800GTS ou a propria 8800GTS que ta indo pro saco...

De qualquer maneira, fico aliviado por não ser a placa mãe (aparentemente)...
A fonte e a VGA já ia trocar no mes que vem de qualquer maneira...

Abraço!
 

Barney

no taxes
Registrado
Testa a vga com seu clock original e faça isso tambem para as latências da memoria ram, mesmo com elas trabalhando a 1440 mhz, pelo menos até vc isolar esse erro (eu deixei tudo no padrão 1600mhz) ...

Aqui posso estressar o qto for que o pc está rock solid, eu faço meu over em 10/15 min deixando os parametros com folga e usando bom senso é muito dificil ter bsod (eu não tenho mais paciência com over tbm).

Meu proximo passo é desligar o ht é diminuir a temperatura desta budega até sair o 930 em 32nm ... lol feature fru fru duca esse ht, nunca resultou em nada desde a epoca dos p4 ...
 
Última edição:

Vinirf

Menores Preços do PR
Registrado
Testa a vga com seu clock original e faça isso tambem para as latências da memoria ram, mesmo com elas trabalhando a 1440 mhz, pelo menos até vc isolar esse erro (eu deixei tudo no padrão 1600mhz) ...

Aqui posso estressar o qto for que o pc está rock solid, eu faço meu over em 10/15 min deixando os parametros com folga e usando bom senso é muito dificil ter bsod (eu não tenho mais paciência com over tbm).

Meu proximo passo é desligar o ht é diminuir a temperatura desta budega até sair o 930 em 32nm ... lol feature fru fru duca esse ht, nunca resultou em nada desde a epoca dos p4 ...

Então, estabilizou tudo aqui, como eu disse no post acima...

Ficou asssim:
20x180 = 3600Mhz (1.27500v)
Intel SpeedStep = Disabled
Memória = 1440Mhz (6-6-6-21-1t-1.6v) :yes:
QPI = 6500
Uncore = 2888 (2888 dividido por 3250 = 0,88)
IMC = 1.2v
Restante das voltagens no valor padrão
Load-Line Calibration = Enabled

Tem risco para as memórias trabalhar com as latências tão baixas?
Está 100% estável, passei 8hs de Memtest 86+ (4.00), 40 ciclos no LinX e uma hora de Power Supply no OCCT...

Abraço!
 

Barney

no taxes
Registrado
Não existe problema em diminuir as latências, diminui a frequencia da minha memoria pra preservar o uncore do processador, pois estou trabalhando com o minimo de voltagem na ram.

1h de teste é pouco, eu costumo fazer o burn in de acordo com o tempo de jogo, pra mim que jogo no max estourando 3 horas seguidas, logo, o burn in test será com 3h.
 

Vinirf

Menores Preços do PR
Registrado
Não existe problema em diminuir as latências, diminui a frequencia da minha memoria pra preservar o uncore do processador, pois estou trabalhando com o minimo de voltagem na ram.

1h de teste é pouco, eu costumo fazer o burn in de acordo com o tempo de jogo, pra mim que jogo no max estourando 3 horas seguidas, logo, o burn in test será com 3h.

Foi uma hora no power supply do OCCT...
No LinX deu umas 2:30...

Esses testes não são iguais ao PRIME ou Orthos que tem que deixar passando 30hs pra garantir....

Linpack se não der erro em 1h, não dá mais...

Abraço!
 

Claudiovieira

Usuário casual
Registrado
Opa amigo, tenta ai:

CPU Voltage Mode ...................... [Manual]
Offset Voltage ........................... [Disabled]
Fixed Voltage ............................. [1.18750]
IMC Voltage .............................. [1.18150]

Tô rodando aqui assim mas 200x18, 100% rock solid.

Obrigado colega, eu tentei mas o meu processador é mais faminto por voltagem que o seu. Com essas voltagens o computador nem iniciou, para ficar bom, com o clock de 3600 Mhz, é Vcore 1,20 pra cima, o IMC pode ser até mais baixo...
Agora fiquei meio bolado que depois que fiz esse overclock meus Hds começaram a emitir um ruído chato quando está em repouso (tipo alguem arranhando um quadro negro), realmente não sei explicar o que está acontecendo e estou com medo de perder dados-:confused:, vou aumentar um pouco esse Vcore e ver se o silêncio volta... Aguardem.


Pois é, é so voltar para as tensões padrões ou subir o Vcore e o barulho nos Hds desaparecem, vai entender...:confused:
 
Última edição:

Vinirf

Menores Preços do PR
Registrado
Já aconteceu comigo tb esse esquema do ruido nos HDs... Coloca o vcore entre 1.25 e 1.28 com o load line calibration em [auto]...

Dá uma olhada no outro tópico, do Over a 4.0, que de deixei umas dicas...
Abraço!
 

Usuários que está vendo este tópico

Topo