• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Overclock Crucial Ballistix BLS8G4D30AESBK

marceloavf

Software Engineer
Registrado
Percebi que o meu overclock de 3600mhz não está chegando perto da velocidade máxima quando comparado com outras otimizações dos mesmos módulos, desde a velocidade de banda quanto os timmings.

Como poderia estar melhorando isso? Quais timmings posso reduzir e quais devo alterar pra melhorar?

Atualmente possuo duas "Memória Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Cinza - BLS8G4D30AESBK"

Segue as configurações que utilizo demarcado em vermelho e alguns benchmarks:

9YKFoLT.png


0hx717z.png


lC6BpWY.png


at352Cx.png
 
A latência está boa, mas não entendi sobre atingir a "velocidade máxima".
 
A latência está boa, mas não entendi sobre atingir a "velocidade máxima".

Nos tutoriais de memory OC dizem que velocidade média seria 57000 MB/s no AIDA64, atualmente está 51000 MB/s e o time de execução do teste no DRAM seria algo em torno de 110 ~ 120, porém está batendo nos 140.



 
Esse 57000 MB/s parece bem alto para 3600mhz normal... Deve ser com um timing bem baixo, e se bobear, nem estável para uso diário.

Eu uso a 3733mhz cas16 (1,4v), e fica por volta de 54000 acho (latência nos 4 pentes por volta de 67)...

E o teste de dram lá por volta de 110/120 é o seu mesmo, é que o resultado final depois é pela média.
 
Esse 57000 MB/s parece bem alto para 3600mhz normal... Deve ser com um timing bem baixo, e se bobear, nem estável para uso diário.

Eu uso a 3733mhz cas16 (1,4v), e fica por volta de 54000 acho (latência nos 4 pentes por volta de 67)...

E o teste de dram lá por volta de 110/120 é o seu mesmo, é que o resultado final depois é pela média.

Acabei confundindo então, pensava que esse "best time" seria um retorno dele falando qual foi o melhor tempo de uma 3600mhz e que na minha deu os 140.

Já tentei 3733 com esses timings porém não realiza o BOOT.
 
Acabei confundindo então, pensava que esse "best time" seria um retorno dele falando qual foi o melhor tempo de uma 3600mhz e que na minha deu os 140.

Já tentei 3733 com esses timings porém não realiza o BOOT.

o chip da minha memória é micron e-die e tenho a mesma mobo, então acho que dá pra chegar a 3733mhz.

Eu fiz aqui esse mesmo teste pra ver quanto que dava, se quiser testar os mesmos timings, de repente dá certo pra vc também. Mas use as voltagens máximas daquela tela que vc postou em tudo, além do fck em 1866.

PBwo3dV.png


o6Z5Q42.png


obs: minha latência fica um pouco mais alta do qeu deveria porque uso 4 pentes.


EDIT

Para ser mais preciso, uso exatamente este perfil destacado para 3733mhz,

GHvvkYC.png
 
Última edição:
E ai. Passei o final de semana refinando a minha com 3600. Cheguei nesses resultados, não sei se tem algo errado, mas ta passando sem erro no draw e no testmem5. Acredito que tenha como melhorar um pouco. Processador ta stock e a memoria ta com 1.4
krNdPPd.png
mD4nImj.png
 
Última edição:
o chip da minha memória é micron e-die e tenho a mesma mobo, então acho que dá pra chegar a 3733mhz.

Eu fiz aqui esse mesmo teste pra ver quanto que dava, se quiser testar os mesmos timings, de repente dá certo pra vc também. Mas use as voltagens máximas daquela tela que vc postou em tudo, além do fck em 1866.

PBwo3dV.png


o6Z5Q42.png


obs: minha latência fica um pouco mais alta do qeu deveria porque uso 4 pentes.


EDIT

Para ser mais preciso, uso exatamente este perfil destacado para 3733mhz,

GHvvkYC.png


Consegui estabilizar em 3733 com essas configs que você passou, não chegou a ter um resultado tão bom quanto o seu mas está bem melhor que os meus 3600.

É seguro usar no dia-a-dia?

vywdsNp.png


x7798dM.png
 
marceloavf

O resultado parece bom, latência abaixo de 66ns, e como você usa só 2 pentes, dá até para tentar apertar os timings mais um pouco, ou quem sabe tentar 3800/1900.

E é seguro sim. Minhas temperaturas (da memória e cpu) não ficam diferente dela sem OC, ou seja, memórias abaixo de 50° e cpu abaixo de 70°C no full stress.


ps. Imagino que vc passou o testmem5, né?
 
marceloavf

O resultado parece bom, latência abaixo de 66ns, e como você usa só 2 pentes, dá até para tentar apertar os timings mais um pouco, ou quem sabe tentar 3800/1900.

E é seguro sim. Minhas temperaturas (da memória e cpu) não ficam diferente dela sem OC, ou seja, memórias abaixo de 50° e cpu abaixo de 70°C no full stress.


ps. Imagino que vc passou o testmem5, né?

Passei o TM5 com settings extreme duas vezes e não acusou nenhum erro, mantenho o HWiNFO64 aberto pra pegar algum erro WHEA também e não chegou nada, então está estável.

Ficar de olho aqui e futuramente tento apertar os timmings, muito obrigado!
 
@farbus

Tive um erro critico agora a noite jogando BFV, não chegou a fechar nada nem apresentar instabilidade, mas apareceu nos relatórios do HWiNFO64, é algo sério?

sEK8Ry1.png


vqBdORD.png


----

Vi aqui que quando são 2 pentes ao invés de 4 alguns parametros mudam:

w85PqzO.png
 
Última edição:
@farbus

Tive um erro critico agora a noite jogando BFV, não chegou a fechar nada nem apresentar instabilidade, mas apareceu nos relatórios do HWiNFO64, é algo sério?

sEK8Ry1.png


vqBdORD.png


----

Vi aqui que quando são 2 pentes ao invés de 4 alguns parametros mudam:

w85PqzO.png


O TM5 é um teste preliminar, depois é bom testar outros, principalmente o memtest86 (versão usb bootavel), que é mais extensivo (e demorado).

E eu passo outros específicos também de jogos e softwares, como o pcmark e 3d mark, além do teste de stress do Aida64, pois gosto do sistema 100% estável.

Antes de tentar diminuir seus timings, verifica se esse erro que você teve ocorre sempre com o over ativado, ou se sem over ele também ocorre.


Esse perfil que eu sugeri inicialmente, acho que foi meu 4° ou 5° refinamento, mas olhando nos meus backups anteriores, vi que tenho salvo este outro, que tem um pouco mais de folga,

CNclJjN.png


Ele funcionava muito bem pra mim, sem erro algum em semanas de uso e testes. De repente usando esse outro inteiro, ou parte, pode ser útil pra você.

Boa Sorte!


Ps. Você usa esta config. de teste no TM5, né?

 
Última edição:
O TM5 é um teste preliminar, depois é bom testar outros, principalmente o memtest86 (versão usb bootavel), que é mais extensivo (e demorado).

E eu passo outros específicos também de jogos e softwares, como o pcmark e 3d mark, além do teste de stress do Aida64, pois gosto do sistema 100% estável.

Antes de tentar diminuir seus timings, verifica se esse erro que você teve ocorre sempre com o over ativado, ou se sem over ele também ocorre.


Esse perfil que eu sugeri inicialmente, acho que foi meu 4° ou 5° refinamento, mas olhando nos meus backups anteriores, vi que tenho salvo este outro, que tem um pouco mais de folga,

CNclJjN.png


Ele funcionava muito bem pra mim, sem erro algum em semanas de uso e testes. De repente usando esse outro inteiro, ou parte, pode ser útil pra você.

Boa Sorte!


Ps. Você usa esta config. de teste no TM5, né?


Uso esse TM5 e o extreme do anta777, vou tentar aplicar esses testes mais extensivos pra ver se pego esse erro novamente.

Vi que alterando o PCB Revision para A0 ele aumenta a folga nos subtimings, vou tentar testar também.

Caso contrario, tento essa sua config com mais folga.

Obrigado!
 
Não confia plenamente no DRAM calculator não.
Nesse tópico abaixo, o cara tem a receita pra bater os 3800Mhz, e no segundo link, é a planilha com todos os timing e subtimings usados.



De nada.
 
Nos tutoriais de memory OC dizem que velocidade média seria 57000 MB/s no AIDA64, atualmente está 51000 MB/s e o time de execução do teste no DRAM seria algo em torno de 110 ~ 120, porém está batendo nos 140.





Bom pelo que eu entendi vc tá comparando recordistas mundiais com OC pra uso diário, o que obviamente está errado. Pelo que vi na sua print vc tá bem no limite do chip, se quiser subir mais clock que isso ou espremer mais os timings vai precisar de 1.45V provavelmente.
 
Bom pelo que eu entendi vc tá comparando recordistas mundiais com OC pra uso diário, o que obviamente está errado. Pelo que vi na sua print vc tá bem no limite do chip, se quiser subir mais clock que isso ou espremer mais os timings vai precisar de 1.45V provavelmente.

Queria saber isso mesmo, se tinha como ir além, se o que eu estava vendo nos foruns gringos é algo fora de padrão pro dia-a-dia e tudo mais.

Com as informações aqui do tópico consegui deixar em 3733, percebi que o meu 3600 pelo jeito não estava tão estável, pois notei uma melhora nos frames minimos nos jogos, algo que antes tinha algumas quedas constantes (sttutering).
 
Lembrando que esses 57.000Mb/s é a banda teórica. Eu li (não lembro a fonte) que o esperado é 90~95% desse valor. Então o 54.000Mb/s é totalmente dentro dos padrões.
 
Não consegui de forma alguma estabilizar em 3800 ou 3733.

Tive que voltar pra 3600, porém consegui descer os timmings consideravelmente comparado com anteriormente.


ZSXBrHH.png


gzR6lRJ.png



O tCL eu não consegui descer pra 15, precisa desabilitar o Gear Down Mode e apresentada tela azul logo no boot.
 
Não consegui de forma alguma estabilizar em 3800 ou 3733.

Tive que voltar pra 3600, porém consegui descer os timmings consideravelmente comparado com anteriormente.


ZSXBrHH.png


gzR6lRJ.png



O tCL eu não consegui descer pra 15, precisa desabilitar o Gear Down Mode e apresentada tela azul logo no boot.

Sua bios está bem desatualizada também. Aproveita que saiu uma hoje (ou ontem), e atualiza.

Mas se você tiver salvo algo nos perfis da mobo, descarta porque vai ser incompatível e deve gerar até erro.
 
Não confia plenamente no DRAM calculator não.
Nesse tópico abaixo, o cara tem a receita pra bater os 3800Mhz, e no segundo link, é a planilha com todos os timing e subtimings usados.



De nada.

Aqui deu bom, nice call. Conseguir deixar com os 'tight', ta liso. Segue uma comparação com os tempos.
'Example'
'Tight'
 
Não confia plenamente no DRAM calculator não.
Nesse tópico abaixo, o cara tem a receita pra bater os 3800Mhz, e no segundo link, é a planilha com todos os timing e subtimings usados.



De nada.

As tight não rolaram pra mim em 3733. Ficam dando erro na hora do memtest.

As safe foram tranquilas, passando mais de 30 minutos sem 1 erro sequer.
 
Não confia plenamente no DRAM calculator não.
Nesse tópico abaixo, o cara tem a receita pra bater os 3800Mhz, e no segundo link, é a planilha com todos os timing e subtimings usados.



De nada.

EU já sabia que aqui não ligava com 3800Mhz, então eu tentei 3733Mhz e depois de 25min no TM5 no perfil Extreme1@anta777 não aparece nenhum erro no test, mas o computador reinicia e estranhamente não aparece tela azul, até resetou algumas configurações de alguns softwares instalados. Infelizmente não deu pra estabilizar aqui.
Mas graças a sua dica eu consegui 3600Mhz com os timings apertados e Gear Down mode desativado.
sxcmx3G.png
mOD0tWd.png
 
Eu gosto de deixar rodando o HWINFO64 junto dessse testes de stress para verificar o contador de WHEA (erros de hardware do windows).

9kQzZ8q.png


Pois muitas vezes passa em todos os testes de stress, indicando certa estabilidade, no entanto, acumulam também vários erros de hardware, que seria um impeditivo para o OC.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo