Overclock em athlon 64

pium

Banido
Banido
seguinte sou totalmente leigo na parte de overclock e gostaria de saber como fasso um over dessente que nao danifique minha maquina!!!

to com o pc da assinatura a unica coisa que vo muda nele e o cooler do processador que vo coloca um zalman 9500cu!!!

ta ai a unica coisa que mudei na bios foi coloca o FSB de 200 para 210 nao fiz mais nada ele subiu de 1800 pra 1890 so que agora to com medo de mexe em mais coisa e torra meu processador dai gostaria de ajuda pra ir mudando as coisas na bios sem torrar ele!!! pq nao manjo desses negocios de mudar vore e talz!!!!



vlw ai pessoal!!!
 
Tenho o mesmo processador em casa, so que a serie do meu é E6.

Bom la em casa eu deixo assim:

FSB = 267
Mult = 9X
Vcore = 1.475
Memoria = DDR266
HTT = 600
VDIM = 2.7
Latencias da memo = 3-4-4-8 1T
PCI Lock = 66.66/33.33

Isso me deixo com o processador rodando estavel a 2.400 mhz, o HTT está em 800, o Bus Speed da memo ta em 179, o que me deixa a memo em DDR 358.

Minhas memos são fracas de over, so nessas configs consegui 2.4 ghz estavel.

No super PI faço 40 Segundos.
 
Tenho o mesmo processador em casa, so que a serie do meu é E6.

Bom la em casa eu deixo assim:

FSB = 267
Mult = 9X
Vcore = 1.475
Memoria = DDR266
HTT = 600
VDIM = 2.7
Latencias da memo = 3-4-4-8 1T
PCI Lock = 66.66/33.33

Isso me deixo com o processador rodando estavel a 2.400 mhz, o HTT está em 800, o Bus Speed da memo ta em 179, o que me deixa a memo em DDR 358.

Minhas memos são fracas de over, so nessas configs consegui 2.4 ghz estavel.

No super PI faço 40 Segundos.

entao se coloca isso ai congigo faze um over legal e estavel????
 
entao se coloca isso ai congigo faze um over legal e estavel????


Consegue sim, se realmente ficar estavel no seu PC, vc tenta deixar as latencias da memo em AUTO, e tenta baixa o vcore aos poucos pra ver até onde o processador roda sem problemas. Vai que tu eis um sortudo daqueles que roda over com vcore padrão :D
 
Se tu mudar o command rate das memos de 2T pra 1T ja vai dar uma diferença nesse calculo de PI.
 
Se tu mudar o command rate das memos de 2T pra 1T ja vai dar uma diferença nesse calculo de PI.

oque significa esses negocios de 1t e 2t????qual e melhor???????
 
1t faz bastante diferença, mas testa estabilidade que as vezes a tua memoria pode não se comportar muito bem.
 
oque significa esses negocios de 1t e 2t????qual e melhor???????


Não sei ao certo, mais uma coisa é certa na questão memorias, quanto menor os numeros melhor :lol:


Agora overclock é paciencia, tem que ir testando aos poucos ate chegar em um denominador comum.
 
Torrar?

2 anos 24/7:

pi32mtccd305mhz5wm5cz.jpg



Vou te dar um HELP pra iniciar, mas isso eh uma arte cara, nao tem receita pronta nao...

FSB = 245
Divisor = 333
HTT MULTI = 4x
Vcore = 1.40V
PCI LOCK = ON
Memos = 2.5-3-3-6 1T
Be happy, depois vai testando as config ae..cada cado é um caso :)
 
Torrar?

2 anos 24/7:
Vou te dar um HELP pra iniciar, mas isso eh uma arte cara, nao tem receita pronta nao...

FSB = 245
Divisor = 333
HTT MULTI = 4x
Vcore = 1.40V
PCI LOCK = ON
Memos = 2.5-3-3-6 1T
Be happy, depois vai testando as config ae..cada cado é um caso :)


Preciso de um KIT de memo nesse nivel dai, pra ir alem no meu over :p
 
Torrar?

2 anos 24/7:

Vou te dar um HELP pra iniciar, mas isso eh uma arte cara, nao tem receita pronta nao...

FSB = 245
Divisor = 333
HTT MULTI = 4x
Vcore = 1.40V
PCI LOCK = ON
Memos = 2.5-3-3-6 1T
Be happy, depois vai testando as config ae..cada cado é um caso :)

Oloco mais como eu vo saber se o sistema esta estavel ou nao e qual e a hora de aumentar o vcore?????
 
Oloco mais como eu vo saber se o sistema esta estavel ou nao e qual e a hora de aumentar o vcore?????
nem tenta faze uq nem o dele, cada pc é um caso !, vc naum tem uma memoria propriamente dita pra fazer um over legal.. mais primeiro vc vai ver ateh qnto seu processador chega, deixa a memoria em 133 e vai subindo o htt com o vcore padrao pra ve ateh onde chega, dae vc dps vai aumentando o vcore e o htt pra ve, dps vc mexe nas memorias...
 
nem tenta faze uq nem o dele, cada pc é um caso !, vc naum tem uma memoria propriamente dita pra fazer um over legal.. mais primeiro vc vai ver ateh qnto seu processador chega, deixa a memoria em 133 e vai subindo o htt com o vcore padrao pra ve ateh onde chega, dae vc dps vai aumentando o vcore e o htt pra ve, dps vc mexe nas memorias...

mais e quando vou saber que deu o over e que nao consigo mais???

ae e aproposito subi o FSB pra 220 agora ta rodando 2000!!!!
 
mais e quando vou saber que deu o over e que nao consigo mais???

ae e aproposito subi o FSB pra 220 agora ta rodando 2000!!!!
De duas uma...ou o pc nem liga e vc vai terque reseta o bios[é so vc desliga o pc ir em um jumper perto do bios na placa mae, melhor ver onde fica certinho no manual, e muda o jumper de posiçãa, dae vc espera 10segundos e coloca o jumper no lugar que ele estava, e pronto ligue o pc] e e outra onde algumas mobos vendo q o over naum é suportado roda o proc com o clock padrao!, dae vc vai na bios[basic imput/output system] e ve se ta rodando em padrao ou com o over q vc fez.. e isso msmo ! vai subindo de 10 em 10mhz!!!
 
Ae pium, no caso das memos, nao sao as melhores, porem nao as piores, aqui eu tenho kit de kingston value TCCC... rodo elas a pelo menos 480Mhz estavel com latencia 3-3-3-7..
Em relacao ao vcore, vc vai ter q ir aumentando de 0,25, caso sua maquina nao consiga dar o boot, resete e aumente mais um pouco, porem atento com as temps do processador..
Pra saber se está estavel seu over, vc precisa de alguns programas de teste e monitoramento (estabilidade e temperaturas), como:
Teste:
-Memtest
-StressPrime
-OCCT

Monitoramento:
-Everest

Se der o boot no que vc quer, coloque os testes pra fazer e deixe por algumas horas, se der erro, tem algum erro, vc reinicia e vai modificando, ateh ficar 100%, sem presenca de erros e com temperaturas boas. Mas lembre-se de que nao estamos falando de algo valores concretos, e sim de tentativas, entao o unico jeito eh vc ir fazendo vc mesmo no seu sistema.
E voce vai ver que eh o limite, principalmente quando o vcore necessario ja for muito alto, subindo demais a temp do processador
Espero ter ajudado =)

Abraços, flowz!
 
Ae pium, no caso das memos, nao sao as melhores, porem nao as piores, aqui eu tenho kit de kingston value TCCC... rodo elas a pelo menos 480Mhz estavel com latencia 3-3-3-7..
Em relacao ao vcore, vc vai ter q ir aumentando de 0,25, caso sua maquina nao consiga dar o boot, resete e aumente mais um pouco, porem atento com as temps do processador..
Pra saber se está estavel seu over, vc precisa de alguns programas de teste e monitoramento (estabilidade e temperaturas), como:
Teste:
-Memtest
-StressPrime
-OCCT

Monitoramento:
-Everest

Se der o boot no que vc quer, coloque os testes pra fazer e deixe por algumas horas, se der erro, tem algum erro, vc reinicia e vai modificando, ateh ficar 100%, sem presenca de erros e com temperaturas boas. Mas lembre-se de que nao estamos falando de algo valores concretos, e sim de tentativas, entao o unico jeito eh vc ir fazendo vc mesmo no seu sistema.
E voce vai ver que eh o limite, principalmente quando o vcore necessario ja for muito alto, subindo demais a temp do processador
Espero ter ajudado =)

Abraços, flowz!

cara vc falo td que precissava ouvi e enende so tenho uma pergunta sobre um tal de pci alguma coisa que tem que muda e sobre coisas de memoria pq tenho que muda isso e essencial para o over no processador ou nao precisa trocar isso´para fazer over no processador???
 
Ae pium, a respeito de PCI, nao estou lembrando de nada relacionado, mas em relaçao a memoria, tem a latencia (Latency) e os divisores, que se voce abaixar muito as latencias da memoria, ela nao vai suportar e nao vai dar boot, nem com o processador em stock, entao de inicio deixa as latencias como originais, mudando so os divisores da memoria que vao funcionar assim:

-FSB x Mult. das Memo = Frequencia das memos

Caso voce coloque um FSB alto com Divisor de Memos alto, a frequencia sera alto, que no caso suas memorias nao vao aguentar muito por serem Value, mas se forem TCCC os chips delas, pelo menos 490Mhz elas aguentam de boa, mas de inicio tente deixas a frequencia das memos baixas, em torno dos 400mhz, e se ficar estavel, aumente o divisor e va vendo quanto elas aguentam e se mantem estaveis, fazendo assim over nas memorias tambem, e nao so no processador. ;)

Abraços e boa sorte ai :thumbs_up :thumbs_up
 
Ae pium, a respeito de PCI, nao estou lembrando de nada relacionado, mas em relaçao a memoria, tem a latencia (Latency) e os divisores, que se voce abaixar muito as latencias da memoria, ela nao vai suportar e nao vai dar boot, nem com o processador em stock, entao de inicio deixa as latencias como originais, mudando so os divisores da memoria que vao funcionar assim:

-FSB x Mult. das Memo = Frequencia das memos

Caso voce coloque um FSB alto com Divisor de Memos alto, a frequencia sera alto, que no caso suas memorias nao vao aguentar muito por serem Value, mas se forem TCCC os chips delas, pelo menos 490Mhz elas aguentam de boa, mas de inicio tente deixas a frequencia das memos baixas, em torno dos 400mhz, e se ficar estavel, aumente o divisor e va vendo quanto elas aguentam e se mantem estaveis, fazendo assim over nas memorias tambem, e nao so no processador. ;)

Abraços e boa sorte ai :thumbs_up :thumbs_up
]
Em relação ao PCI, deve ser o PCI-Lock e AGP-Lock, serve pra trava os mhz de ambos em 33/66Mhz pra naum queimar nenhuma peça do seu pc fazendo over..
 
]
Em relação ao PCI, deve ser o PCI-Lock e AGP-Lock, serve pra trava os mhz de ambos em 33/66Mhz pra naum queimar nenhuma peça do seu pc fazendo over..

e esse msm!! e baixando isso eu tenho alguma perde de desempenho no caso do pci-exp-lock?????
 
A mobo dfi NF4-D teria isso de pci-lock? Aqui no meu pc da assinatura nao consigo passar de 2.0ghz... Ta foda, ja coloquei outra memo (uma kingston value, 2x512) e mesmo assim nao vai de jeito nenhum!!! Acho eu q seja por causa da vga pci q estou usando no momento! Vo saber disso quando chegar minha vga nova pci-ex, mas ate la gostaria de saber com vcs sobre meu over!
Abraços
 
o vcore quanto menor melhor ou quanto maior melhor?? o meu em stock e 1.42v dai fui na bois e aumentei pra 1.45v eu piorei ou melhorei??? e outra coisa no super pi eu antes conseguia 44s agora com essa nova config to conseguinto 49s?? alguem sabe pq????
 
e esse msm!! e baixando isso eu tenho alguma perde de desempenho no caso do pci-exp-lock?????
naum esse pci-lock so vai manter a velocidade padrao do agp e pci.. naum vai aumentar enm abaixar.. so manter.. naum vai perder desempenho nenhum !
 
o vcore quanto menor melhor ou quanto maior melhor?? o meu em stock e 1.42v dai fui na bois e aumentei pra 1.45v eu piorei ou melhorei??? e outra coisa no super pi eu antes conseguia 44s agora com essa nova config to conseguinto 49s?? alguem sabe pq????
naum mexa no vcore ! antes de tudo faça o overclock com o vcore padrao! dps vai aumentando o vcore, ele serve pra vc servir o processador com mais energia pra aguentar mais Mhz.. so isso... vc aumentando o vcore sem aumentar os mhz vai cair a performace do pc msmo, pois vc esta dando mais energia ele naum vai usar....
 
Ae pium, a respeito de PCI, nao estou lembrando de nada relacionado, mas em relaçao a memoria, tem a latencia (Latency) e os divisores, que se voce abaixar muito as latencias da memoria, ela nao vai suportar e nao vai dar boot, nem com o processador em stock, entao de inicio deixa as latencias como originais, mudando so os divisores da memoria que vao funcionar assim:

-FSB x Mult. das Memo = Frequencia das memos

Caso voce coloque um FSB alto com Divisor de Memos alto, a frequencia sera alto, que no caso suas memorias nao vao aguentar muito por serem Value, mas se forem TCCC os chips delas, pelo menos 490Mhz elas aguentam de boa, mas de inicio tente deixas a frequencia das memos baixas, em torno dos 400mhz, e se ficar estavel, aumente o divisor e va vendo quanto elas aguentam e se mantem estaveis, fazendo assim over nas memorias tambem, e nao so no processador. ;)

Abraços e boa sorte ai :thumbs_up :thumbs_up

e e necessario fazer over no processador e nas memos ao mesmo tempo ou nao precissa fazer over nas memos???
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo