• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Overclock em RAM B-Die usando o DRAM Calculator

atecubanosroma

Bebei, amigos yo ho!
Registrado
Boa tarde.

Seguinte troquei de cpu e mobo recentemente e estou querendo aumentar mais ainda o over da RAM, está atualmente assim > 3400mhz 14 14 15 34.
Baixei esse programa(DRAM Calculator), porém não sou muito familiarizado com over avançado em RAM e não sei bem como configurar o programa para obter os resultados certos, alguém já usou ele e poderia dar alguma luz?

No setup anterior eu subia umas HyperX 2400 para 3200 sem problemas, agora eu não consegui subir nem para 3600mhz essas G.Skill, acho que devo folgar mais as latências?!
O modelo exato delas é esse: G Skill F4-3200C14-8GTRS

Obtive esses resultados no teste.

 
Na minha opinião o over da memoria ja esta muito bom, mas talvez voce esteja vendo apenas pro clock e não pros resultados que elas estão realmente te dando.
Usando esseAIDA64 mesmo, já tentou diminuir o clock e reduzir as latencias???Voce manja sobre os timings terciarios??? (Command Rate , Ohmns, etc)
O sweet spot que eu queria alcançar era os 3200, mas não consigo ficar estavel acima de 2933mhz, mas 2800mhz com os timings um pouco mais apertados me dao Read maior que em 2933mhz, sendo que Read ajudaria a performance em jogos.
 
Na minha opinião o over da memoria ja esta muito bom, mas talvez voce esteja vendo apenas pro clock e não pros resultados que elas estão realmente te dando.
Usando esseAIDA64 mesmo, já tentou diminuir o clock e reduzir as latencias???Voce manja sobre os timings terciarios??? (Command Rate , Ohmns, etc)
O sweet spot que eu queria alcançar era os 3200, mas não consigo ficar estavel acima de 2933mhz, mas 2800mhz com os timings um pouco mais apertados me dao Read maior que em 2933mhz, sendo que Read ajudaria a performance em jogos.

Boa tarde. Ontem eu estava dando um pesquisada a respeito do programa e achei um vídeo BR, ele citou no video a respeito da bios, logo minha ficha caiu que eu não estava com a ultima versão da bios instalada, e o problema era esse mesmo, atualizei e consegui ir até 4000mhz, porém, como citou, eu obtive resultados piores, a leitura em 4000 caiu para 33k e pouco :lol2: aí eu fui testando frequências menores, até parar na que estou no momento, 3666mhz 14 16 14 28 e estou conseguindo esses resultados.

uma coisa que achei estranho é que minha mobo só permite subir a voltagem da memos até 1.40v sendo que a minha antiga A320 permitia subir acho que até mais que 1.45v :apelo:


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

já tentou diminuir o clock e reduzir as latencias???Voce manja sobre os timings terciarios??? (Command Rate , Ohmns, etc)

Esqueci de responder isso, você diz reduzir o clock padrão (3200)? Ainda não tentei isso. E não manjo desses timings terciários não :haha:
 
Última edição:
Ainda bem que solucionou o problema, quando atualizei minha BIOS tive ganhos de performance expressivos.
Referente a memória, eu vi e testei diversas vezes que o ponto de maior ganho entre performance e estabilidade é de 3200 a 3600mhz, passando disso vc precisa de um setup bem caro ou terá BSOD aleatorios, o que é bem irritante.
Sobre a voltagem, provavelmente a fabricante sabe que a placa não vai aguentar de forma saudavel um over excedendo os 1.4v, e ai nem permite que o usuario suba além disso, o que é muito melhor do que permitir que qualquer um coloque valores irreais, sendo que jamais irão extrair algo além disso, mesmo porque entusiastas jamais pegariam uma placa A ou B para fazer algum over extremo de qualquer forma.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esqueci de responder isso, você diz reduzir o clock padrão (3200)? Ainda não tentei isso. E não manjo desses timings terciários não :haha:
Sim, mas vc meio que respondeu já kkk. era exatamente reduzir pra 3400, 3200, 3000, e consequentemente ir abaixando os timings.
Os terciarios são os timings que tem nomes estranhos, que estão depois dos timings principais que são os que vc citou (16-16-16-16-32-48 por exemplo). Esses terciarios desempenham grande função de estabilidade no sistema, mexendo com eles com paciencia eu aprendi bastante. E logo depois disso tem o Command Rate, que é ou 1T ou 2T, sendo que o 1T é mais rapido e 2T mais estavel. Depois disso tem o ProcODT. que é o campo onde tem os Ohms (24, 20, 16).
Todas essas combinações influenciam na estabilidade, vc pode tentar apertar ainda mais os timings, principalmente o timings que vem após o seu "28", que deve ser algo em torno de 35 a 45, esse ai tambem influencia no desempenho.

Se quiser posta uma foto de como está a tela toda dessa parte da BIOS que foi ajudando como puder.
 
Última edição:
Qual programa/método você usa para testar a estabilidade? Eu tenho usado aquele teste do Aida 64 mesmo e um outro programinha que achei que serve pra testar somente a memória em busca de erros, chama-se TM5, é um executável.

A respeito da voltagem achei estranho justamente pelo fato da minha B450 ser mais parruda que a A320, mas fazer o quê :haha:

Eu achei esse link onde o cara tem exatamente o mesmo modelo da RAM que eu, ele testa vários timings e frequências, chegando até a 4700mhz... :olar:
Não cheguei a tentar fazer isso de abaixar a frequência e os timings juntos. Eu peguei os valores desses terciarios do DRAM calculator e fui jogando lá na Bios, eu vou tirar uma foto e postar aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu calculei os dados para 3600 e 3200 no DRAM, vou configurar a Bios e testar.

Enquanto isso segue as fotos da Bios no momento, usando 3666 e os dados gerados pelo DRAM.

czo0vE6h.jpg

TxgQQ8Lh.jpg

axCygDuh.jpg

9xq3l1sh.jpg

44Uihllh.jpg

tlaOfyKh.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A ordem saiu invertida, a ultima foto é a primeira.
 
Última edição:
Fiz aqui o teste com 3200 e o resultado foi inferior, 48k na leitura.. configurei para 3600 também com os dados do DRAM e o pc deu tela azul :damn:

Acho que vou deixar nesses 3666 CL14 mesmo, minha mobo não é tão boa pra over, acho que não vou conseguir resultados tão melhores que esses, com esse setup.
 
A minha memória é uma das melhores do mercado para Ryzen e Tb não consigo devido a limitação na mobo e no próprio cpu, ambas travando em 2933mhz, após isso a estabilidade despenca.
Batendo o olho, achei vários valores que por puro pura experiência "provavelmente" estão errados.
1. Acho q sua voltagem está desnecessariamente alta.
2. Veja se Vc acha q opção de "SoC Voltage" pois ela que lida com a voltagem pra sua ram tanto quanto a Dram Voltage.
3. Esse Refresh Cycle Time 1, 2 e 4 tem valores relativamente distantes um do outro, e no seu São quase iguais.
4. Em Over de ram, quanto mais opções você deixar auto, maior a probabilidade de ter instabilidade, pois o computador não se baseia no que vc quer, e sim em algo que ele está programado, e geralmente não é pensando em Overclock, aí o auto coloca um valor distoante do que você quer.
5. Esse ProcODT de 34ohms me parece fora da realidade também, em todos os valores de 2600mhz a 3400mhz nunca chegou tão alto esse valor pelo Dram Calculator, tente abaixar pra 24 ohms.
6. Tente ligar os dois "Gear Down" para evitar BSOD também, eles aumentam estabilidade.

Eu uso o Dram Calculator mais atualizado possível e o Ryzen Timing Check pra ver quais valores estão atualmente no PC pra ver se há alguma divergência.

É por último, sua mobo permite que vc altere os valores do Infinity Fabric, que permite que vc faça overclock apenas no clock do Infinity Fabric invez do clock da memória como um tudo. Isso as vezes permite que vc alcance resultados melhores mantendo um over no clock mais baixo.

(Infinity Fabric é a tecnologia dos Ryzen que fazem a comunicação entre a CPU e a leitura das memórias de forma direta, que é justamente o que favorece um clock maior em Ryzen do que em Intel, e é justamente esse tecnologia que faz vc ver ganhos de performance quando você usa o AIDA pra ver a Leitura/Escrita)
Se possível pesquise um pouco sobre isso, pois é mais alguma coisa pra se alterar na BIOS mas pode te ajudar com performance.
 
A minha eu comprei sem me atentar sobre isso de "ser para Ryzen" eu fui mais pela estética, queria esse modelo Royal, e pela frequência e latência baixa. Não ser certificada especialmente para Ryzen pode ser um problema grave? Lembro de ter lido um review sobre esses modelos Royal e no texto dizia que mesmo sendo para Intel funcionou muito bem no Ryzen, inclusive alcançando frequências maiores do que no Intel.

1. Sobre a voltagem alta, no DRAM pede 1.44v para 3666mhz. A minha versão é a 1.6.2, baixei ela ontem.
2. Eu alterei essa opção também. Falando nisso, tem algumas, umas 2 ou 3, opções na Bios que não permitem por valores abaixo do que consta lá, creio que seja nesse mesmo Soc voltage, que não dá pra por valor menor que 1.000, por exemplo, 0.700. Se não for nesse é no cLDO VDDP voltage.
3. Vou verificar se pus certo, como disse fui pondo tudo que o DRAM me deu.
4. Eu imaginei isso, porém tem opção lá que o DRAM não me forneceu, e como eu não sabia o que mudar, deixei em auto.
5. Dê uma olhada você mesmo.
FNFcV0iundefined.png
pqJEu1Fh.png


6. Também segui a recomendação do DRAM, vou ligar pra ver.

Vou dar uma lida sobre esse Infinity Fabric, vlw por essas dicas.. :mr2:
 
Última edição:
Se sua memórias são B-die fique tranquilo, são boas sim, o seu maior problema parece ser a tensão da memória, se sua placa só alcança 1.40v, as B-die gostam de voltagem, até por isso o DRAM Calculator chuta sempre próximo aos 1.45v.

Porém, você pegou Thaiphon Burner e importou o XMP para o DRAM Calculator? Isso pode ajudar a dar uma refinada nas memórias, usar o Gear Down Mode em Enable pode te ajudar na estabilidade também.

Eu já tive memórias com B-die, resolvi dar uma chance para as mais baratinhas Crucial com Micron E-die e me surpreenderam, uso em 3800MHz com o Inifinity Fabric em 1:1 a 1900MHz, ficaram ótimas.

3800MHz@1.386v
crucial-3800.jpg


Também usei o DRAM Calculator para calcular os timings, tive que mexer em algumas coisas para deixar 100% estável, mas, o resultado pra mim, foi melhor que o esperado.
 
2. Veja se Vc acha q opção de "SoC Voltage" pois ela que lida com a voltagem pra sua ram tanto quanto a Dram Voltage.
3. Esse Refresh Cycle Time 1, 2 e 4 tem valores relativamente distantes um do outro, e no seu São quase iguais.

A opção de Soc voltage tem as opções:

Auto
Offet mode
Fixed mode

Pus na fixed Mode e o valor em 1.050

Sobre "Refresh Cycle Time" o DRAM só me dá o número de um deles, como saber o dos outros 2 e 4?


Se sua memórias são B-die fique tranquilo, são boas sim, o seu maior problema parece ser a tensão da memória, se sua placa só alcança 1.40v, as B-die gostam de voltagem, até por isso o DRAM Calculator chuta sempre próximo aos 1.45v.

Porém, você pegou Thaiphon Burner e importou o XMP para o DRAM Calculator? Isso pode ajudar a dar uma refinada nas memórias, usar o Gear Down Mode em Enable pode te ajudar na estabilidade também.

Eu já tive memórias com B-die, resolvi dar uma chance para as mais baratinhas Crucial com Micron E-die e me surpreenderam, uso em 3800MHz com o Inifinity Fabric em 1:1 a 1900MHz, ficaram ótimas.

3800MHz@1.386v
crucial-3800.jpg


Também usei o DRAM Calculator para calcular os timings, tive que mexer em algumas coisas para deixar 100% estável, mas, o resultado pra mim, foi melhor que o esperado.


Não tinha feito isso de exportar não, é só exportar o XML e importar pelo DRAM, depois calcular?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Novo teste, agora alterando o Inifinity Fabric para 1866 e seguindo os dados do DRAM, habilitando também o Gear Down Mode.

Owocl2Sh.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz mais 2 profiles, um de 3933 e outro de 4000, ambos nem bootaram o windows.. acho que estou limitado pela voltagem travada no 1.40v e não tem mais o que ser feito :thatfeel:

Talves algum ajuste fino naquele Inifinity Fabric, o que acham?
 
Última edição:
A minha eu comprei sem me atentar sobre isso de "ser para Ryzen" eu fui mais pela estética, queria esse modelo Royal, e pela frequência e latência baixa. Não ser certificada especialmente para Ryzen pode ser um problema grave? Lembro de ter lido um review sobre esses modelos Royal e no texto dizia que mesmo sendo para Intel funcionou muito bem no Ryzen, inclusive alcançando frequências maiores do que no Intel.

1. Sobre a voltagem alta, no DRAM pede 1.44v para 3666mhz. A minha versão é a 1.6.2, baixei ela ontem.
2. Eu alterei essa opção também. Falando nisso, tem algumas, umas 2 ou 3, opções na Bios que não permitem por valores abaixo do que consta lá, creio que seja nesse mesmo Soc voltage, que não dá pra por valor menor que 1.000, por exemplo, 0.700. Se não for nesse é no cLDO VDDP voltage.
3. Vou verificar se pus certo, como disse fui pondo tudo que o DRAM me deu.
4. Eu imaginei isso, porém tem opção lá que o DRAM não me forneceu, e como eu não sabia o que mudar, deixei em auto.
5. Dê uma olhada você mesmo.
FNFcV0iundefined.png
pqJEu1Fh.png


6. Também segui a recomendação do DRAM, vou ligar pra ver.

Vou dar uma lida sobre esse Infinity Fabric, vlw por essas dicas.. :mr2:
Essa questão de certificação para Ryzen era mais importante antigamente porque eram varios problemas em relação a compatibilidade, hoje em dia com um simples update na BIOS pra versao mais nova da AGESA, vc quase nao ve mais esses problemas.

Voce tem certeza que sua memoria é Samsung B-Die???? A minha eu apguei mais caro por ser B-Die, mas não e tao simssples achar uma com esse modelo de chip, e no Dram Calculator vc esta colocando B-Die.
 
Essa questão de certificação para Ryzen era mais importante antigamente porque eram varios problemas em relação a compatibilidade, hoje em dia com um simples update na BIOS pra versao mais nova da AGESA, vc quase nao ve mais esses problemas.

Voce tem certeza que sua memoria é Samsung B-Die???? A minha eu apguei mais caro por ser B-Die, mas não e tao simssples achar uma com esse modelo de chip, e no Dram Calculator vc esta colocando B-Die.
Entendi. Tenho sim, confirmado pelo thaiphon, elas foram compradas fora.. Paguei na época acho que uns 900 e pouco e foram o último par do vendedor (Amazon.uk), tenho um amigo que mora lá e ele me enviou pelos correios (zero taxas) lol se fosse comprado aqui, não seria menos de 1.8k em 16gb, por ser esse modelo Royal 3200mhz cl14, os caras metem a faca.
 
Entendi, outra coisa: Ryzen +Gen é o nosso Ryzen 5, Ryzen 2nd Gen é o ryzen 7. Na sua assinatura ta Ryzen 5 3600.

Se vc manjar de ingles, da uma olhada nesse site aqui, ele tem dicas mt boas. https://www.techpowerup.com/review/amd-ryzen-memory-tweaking-overclocking-guide/
Essa imagem aqui tb tem algumas dicas que consegui aproximar a estabilidade do 3000 e 3200mhz no meu PC, eu parei porque simplesmente percebi que é uma limitação de hardware mesmo, entao nao adianta ficar fuçando tanto assim (sao meses e meses de troubleshooting ja), msm pq as vezes eu jogo LOL e é foda perder uma partida com meus amigos por conta de overclock de ram kkkk

IMG-20190314-194155.jpg
 
haha, vou olhar sim, nada que um google tradutor não resolva, valeu por toda a ajuda mano :bat:
 
2020-01-01-2.png

O meu atualmente está assim, apenas o Geardown que esta ativado pq estava preferindo estabilidade.
Referente ao ProcODT, eu estava enganado, confundi 30 com 60 kkk Mas observe quão pouca voltagem pede no meu, na minha mobo, quando bate 1.4v já fica na cor roxa, e 1.45v fica na cor vermelha, e em todos as fontes de pesquisa que fiz, todos me alertaram que 1.39v é o maximo seguro para qualquer setup, acima disso já pode haver degradação ou qlq tipo de problema. Sou fã de Overclock mas não acho que seja benéfico vc arriscar valores que possam prejudicar as peças pra ganhar de performance tão minimos, visto que memoria é algo que geralmente da pra usar além de 5 anos.
Algo que percebi ajudar MUITO na estabilidade, mais do que qualquer coisa, é o Soc Voltage, que no meu PC em stock fica na faixa dos 0.9v, se eu aplicar o over e deixar o soc volt em AUTO, ele sobe pra 1.2v, ai eu reduzi pra 1.1v que já achei tranquilo.
Os campos de Tcwl, tRTP, tRDWR foram os ultimos campos que eu ajustei que estavam impedindo a estabilidade após os 3000mhz, arrumando eles que consegui bootar, talvez seja seu caso também.

Por ultimo, não se esqueça que ali em Profile Version tem V1, V2 e Manual. Se algo não subir em um perfil, tente mudar pra outra versão ali e tentar o que aparece.
 
Entendido. Vou fazer uns testes quando tiver mais tempo
 
Você pode melhorar e muito a latência é só descobrir o limite do IF do seu processador e os melhores timings que sua memoria alcança, no minimo você consegue uns 65ns com essa memoria ai
Segue a imagem do melhor que consegui no meu kit 3200 cl14, só não estou usando mais o RC em 42 e sim 48 porque o RFC tem que ser múltiplo do RC no caso é RC=48 x 6 = RFC 288, os resultados não foram afetado com a alteração

unknown.png


Você pode tentar colocar uns timings que o pessoal já testo e pode não ter o trabalho de ir mudando e testando muitas vezes até chegar na estabilidade
Segue a planilha, alguns resultados contem as imagem do ryzer master
 
Perceba que o amigo comentou assim, ele parece ser experiente e ele fez uso de dicas semelhantes das que citei na imagem anterior.
Não sou experiente com o Ryzen Master pois o meu está com diversas opções bloqueadas ai não permite que eu o uso de forma legal, mas acredito que o "MEM VDDIO" seja o Dram Voltage, que está em 1.45v, e o Soc Voltage 1.1v. Como a placa mãe dele é uma X370 ela permite segurar muito mais o tranco com overclocks mais extensivos, mas eu não recomendo nem pra mim nem pra vc que vc ultrapasse o valor de 1.4v, pode ser que seja um preconceito bobo ou excesso de cautela, mas acho muito mais tranquilo, no caso, que vc reduzisse de 3800 pra 3600 pra poder encaixar a voltagem dentro dos 1.3v~1.4v.

@naxneri Voce chegou a realizar overclock na CPU em cores especificos nesse Ryzen Master???
 
Perceba que o amigo comentou assim, ele parece ser experiente e ele fez uso de dicas semelhantes das que citei na imagem anterior.
Não sou experiente com o Ryzen Master pois o meu está com diversas opções bloqueadas ai não permite que eu o uso de forma legal, mas acredito que o "MEM VDDIO" seja o Dram Voltage, que está em 1.45v, e o Soc Voltage 1.1v. Como a placa mãe dele é uma X370 ela permite segurar muito mais o tranco com overclocks mais extensivos, mas eu não recomendo nem pra mim nem pra vc que vc ultrapasse o valor de 1.4v, pode ser que seja um preconceito bobo ou excesso de cautela, mas acho muito mais tranquilo, no caso, que vc reduzisse de 3800 pra 3600 pra poder encaixar a voltagem dentro dos 1.3v~1.4v.

@naxneri Voce chegou a realizar overclock na CPU em cores especificos nesse Ryzen Master???
Chips B-die aguenta tranquilo 1.45v tem memorias que o xmp delas são 1.45, não uso o Ryzen Master para fazer over faço só pela bios, uso ele só para mostrar os timings, o processador está overclockado em 4.4 em todos os núcleos com 1.33v
 
Entendi, outra coisa: Ryzen +Gen é o nosso Ryzen 5, Ryzen 2nd Gen é o ryzen 7. Na sua assinatura ta Ryzen 5 3600.

Ryzen 5 3600 é Zen 2 Gen. Dos Ryzen 3000, apenas as APUs (3200G e 3400G) que são Zen+.
 
Você pode melhorar e muito a latência é só descobrir o limite do IF do seu processador e os melhores timings que sua memoria alcança, no minimo você consegue uns 65ns com essa memoria ai
Segue a imagem do melhor que consegui no meu kit 3200 cl14, só não estou usando mais o RC em 42 e sim 48 porque o RFC tem que ser múltiplo do RC no caso é RC=48 x 6 = RFC 288, os resultados não foram afetado com a alteração

unknown.png


Você pode tentar colocar uns timings que o pessoal já testo e pode não ter o trabalho de ir mudando e testando muitas vezes até chegar na estabilidade
Segue a planilha, alguns resultados contem as imagem do ryzer master

Valeu, vou ver esses resultados com voltagem menor que 1.40v e testar outra hora, é que estou meio sem tempo agora, acho que deixarei pra domingo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Chips B-die aguenta tranquilo 1.45v tem memorias que o xmp delas são 1.45, não uso o Ryzen Master para fazer over faço só pela bios, uso ele só para mostrar os timings, o processador está overclockado em 4.4 em todos os núcleos com 1.33v
O link que mandei lá em cima o cara acho que meteu 1.9v nas dele :mother:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vendo uns vídeos por aí, caí nesse, ele fala algo interessante sobre o Inifity Fabric logo no começo do vídeo, tem legenda então é tranquilo, deem uma olhada.

 
Última edição:
Se sua memórias são B-die fique tranquilo, são boas sim, o seu maior problema parece ser a tensão da memória, se sua placa só alcança 1.40v, as B-die gostam de voltagem, até por isso o DRAM Calculator chuta sempre próximo aos 1.45v.

Porém, você pegou Thaiphon Burner e importou o XMP para o DRAM Calculator? Isso pode ajudar a dar uma refinada nas memórias, usar o Gear Down Mode em Enable pode te ajudar na estabilidade também.

Eu já tive memórias com B-die, resolvi dar uma chance para as mais baratinhas Crucial com Micron E-die e me surpreenderam, uso em 3800MHz com o Inifinity Fabric em 1:1 a 1900MHz, ficaram ótimas.

3800MHz@1.386v
crucial-3800.jpg


Também usei o DRAM Calculator para calcular os timings, tive que mexer em algumas coisas para deixar 100% estável, mas, o resultado pra mim, foi melhor que o esperado.
O que exatamente teve de ajustar de diferente do Calculator? Deixa essa dica pra gente!
 
O que exatamente teve de ajustar de diferente do Calculator? Deixa essa dica pra gente!

Basicamente ajustar a tensão da memória e do SoC, e o Gear Down Mode que não teve jeito de deixar disable, tive que por ele em enable.
 
Basicamente ajustar a tensão da memória e do SoC, e o Gear Down Mode que não teve jeito de deixar disable, tive que por ele em enable.
Geralmente vc tem que mudar o Soc Voltage e o Dram Volt pra ajudar na temperatura ou estabilidade da memoria, que é algo super especifico variando de caso para caso, e os valores dos timings secundarios e terciarios tambem sao bem especificos, mas nesse mesmo topico eu coloquei varias dicas pra vc fazer suas proprias alterações.


O link que mandei lá em cima o cara acho que meteu 1.9v nas dele :mother:
Impossivel kkkkk, pode ver que na imagem que o cara postou varios resultados de testes de usuarios, o que colocou a maior voltagem foi 1,550v, que mesmo naquela tabela que ja tem resultados extremos, é a que esta destacada mais em vermelho sangue kkkkkkkk, 1,9v a memoria morreria ou mataria a placa mae com certeza kkkkk,
 
Geralmente vc tem que mudar o Soc Voltage e o Dram Volt pra ajudar na temperatura ou estabilidade da memoria, que é algo super especifico variando de caso para caso, e os valores dos timings secundarios e terciarios tambem sao bem especificos, mas nesse mesmo topico eu coloquei varias dicas pra vc fazer suas proprias alterações.



Impossivel kkkkk, pode ver que na imagem que o cara postou varios resultados de testes de usuarios, o que colocou a maior voltagem foi 1,550v, que mesmo naquela tabela que ja tem resultados extremos, é a que esta destacada mais em vermelho sangue kkkkkkkk, 1,9v a memoria morreria ou mataria a placa mae com certeza kkkkk,
Então, é que as imagens não carregam aqui pra mim, deve ser por estar no celular. Mas isso eu vi na parte dos comentários..

"
Nenhum comentário :
Pequena atualização. Como mencionei, em uma placa-mãe com slots melhores, ela provavelmente pode rodar em 4133+ CL12, mas minha placa-mãe precisava de ajustes adicionais de sinal para rodar estável em 4000 1N. Com placas-mãe é como com processadores ou RAM. Alguns OC melhor, outros piores. Com certeza, o Trident Z Royal faz um overclock ótimo.

4000 12-11-11 1N 1,95V"
Mas eu acho que isso aí é para benchmarck, competição etc, e não pra usar diariamente. Ou eu entendi a porra toda errada hahahah
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo