Overclock em RAM B-Die usando o DRAM Calculator

Pessoal, preciso de uma ajuda..
Meu kit é o da assinatura. Memoria Adata XPG Spectrix D41 TUF 2x8GB DDR4 3000Mhz.

Ativei o XMP pra 3000mhz (16-18-18-38) e alguns dias (1 ou 2) depois a bios reseta inexplicavelmente. Então deixei o XMP desativado rodando a 2666 e o problema não aconteceu, então imagino que o problema não seja placa mãe ou bateria.

Então decidi setar o profile manualmente. Porém quando setei a que o Dram Calculator informou, nem deu post, ficou apitando.
Pelo que vi o meu é Samsung B-die, estou certo?

sam-bdie.jpg


Então resolvi colocar os dados usando Micron B-die, deu post mas o windows não iniciou e a bios resetou sozinha.

mic.jpg


Então setei os mesmos valores do XMP, 16-18-18-38 e funcionou, só não sei se amanhã ou depois a bios vai resetar sozinha.

Estou perdidaço.

A unica coisa que não setei nenhuma vez foi o SOC Voltage e os outros 2 ali. Não sei onde colocar isso.
A Bios está na última versão?
 
Comecei agora o over, usei o perfil fast do DRAM.
2x8 3800 cl16.
Consegue um resultado de 63,9ns de latência no AIDA64, monstro de mais.

Vou começar um teste de instabilidade aqui, acho que uns 10000 de scope no memtest do próprio DRAM, se passar tento umas 4h de AIDA.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém sabe se alguma versão antiga do dram tem o extreme ativo para b-die/3800/zen2?
 
Última edição:
Mas o Extreme não está sendo atualizado? Não faz sentido usar alguma versão antiga, com configuração Extreme antiga
 
Prezados, uma pergunta.

Estou com a ideia de comprar nos EUA uma RAM 4.400 Mhz, CL 16-19-19-39, 180 dolares (se eu não for tributado, fica muito barato).
Ela pede 1.50V pra trabalhar.

Minha ideia era setar ela em 3.800Mhz, com os timings que o D Ram Calculator mandar no Safe (provavelmente CL 12-16-16-28).
Ou colocar em 3.600 com timings ainda menores, D Ram Calculator é que mandará.

A dúvida é, alguém sabe se a voltagem vai baixar tbm qdo eu der o underclock?

Apesar da minha MOBO ser uma Asus Tuf Gaming B550m-Plus, eu não me sinto confortável em trabalhar com 1.50V, prefiro os tradicionais 1.35V ou 1.40V no extremo da normalidade. A CPU é um R7 5800X.
 
Se sua memórias são B-die fique tranquilo, são boas sim, o seu maior problema parece ser a tensão da memória, se sua placa só alcança 1.40v, as B-die gostam de voltagem, até por isso o DRAM Calculator chuta sempre próximo aos 1.45v.

Porém, você pegou Thaiphon Burner e importou o XMP para o DRAM Calculator? Isso pode ajudar a dar uma refinada nas memórias, usar o Gear Down Mode em Enable pode te ajudar na estabilidade também.

Eu já tive memórias com B-die, resolvi dar uma chance para as mais baratinhas Crucial com Micron E-die e me surpreenderam, uso em 3800MHz com o Inifinity Fabric em 1:1 a 1900MHz, ficaram ótimas.

3800MHz@1.386v
crucial-3800.jpg


Também usei o DRAM Calculator para calcular os timings, tive que mexer em algumas coisas para deixar 100% estável, mas, o resultado pra mim, foi melhor que o esperado.
Me ajudaria com OC de Micron-E em um R5 2600?
 
Me ajudaria com OC de Micron-E em um R5 2600?

Puxa amigo, te falar que ultimamente não tenho mais saco nem de fazer nas minhas, se quiser fazer já lhe adianto que as Biostar são muito chatas, tirando isso é usar o Ryzen DRAM Calculator e ir tentando as configurações que ele sugere.
 
Puxa amigo, te falar que ultimamente não tenho mais saco nem de fazer nas minhas, se quiser fazer já lhe adianto que as Biostar são muito chatas, tirando isso é usar o Ryzen DRAM Calculator e ir tentando as configurações que ele sugere.
Me retira uma duvida só entao, tela preta, pc travado, é possivel ser o OC?
 
Prezados, uma pergunta.

Estou com a ideia de comprar nos EUA uma RAM 4.400 Mhz, CL 16-19-19-39, 180 dolares (se eu não for tributado, fica muito barato).
Ela pede 1.50V pra trabalhar.

Minha ideia era setar ela em 3.800Mhz, com os timings que o D Ram Calculator mandar no Safe (provavelmente CL 12-16-16-28).
Ou colocar em 3.600 com timings ainda menores, D Ram Calculator é que mandará.

A dúvida é, alguém sabe se a voltagem vai baixar tbm qdo eu der o underclock?

Apesar da minha MOBO ser uma Asus Tuf Gaming B550m-Plus, eu não me sinto confortável em trabalhar com 1.50V, prefiro os tradicionais 1.35V ou 1.40V no extremo da normalidade. A CPU é um R7 5800X.
Você quer rodar em @3800 CL12 e ainda com 1.35V, é pegadinha né?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo