• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Overclock em RAM B-Die usando o DRAM Calculator

Então, é que as imagens não carregam aqui pra mim, deve ser por estar no celular. Mas isso eu vi na parte dos comentários..

"
Nenhum comentário :


Mas eu acho que isso aí é para benchmarck, competição etc, e não pra usar diariamente. Ou eu entendi a porra toda errada hahahah
Pelo contexto da historia, ainda mais se tratado de 4000, parece ser overclock entusiasta, é algo para minutos, as vezes até segundos de benchmark, nada para nós mortais kkkk
 
Boa tarde.

Seguinte, meu sistema não estava estável com o over da ram (3866mhz CL16) rodei o teste do Aida sem marcar o teste das memorias, deu erro. Depois marquei só as memórias e também deu erro. Depois disso tirei o over da ram e ativei o XMP padrão (3200mhz CL14), refiz os mesmo testes e nada de erro. Minha curiosidade é, porque deu erro no teste onde não estava marcado para testar as memórias? Achei que testaria só o cpu etc..

Segue imagens dos testes.
As duas primeiras são os erros quando estava com over na ram, as outras 2 sem over.
QR8x19u.png

8Tj71Lb.png

d5uIIwk.png

AN5t1hL.png



Agora eu vou ir testando outros overs na ram, com as dicas que vocês deram ai em cima. Queria deixar um over estável nas ram pra depois partir pra um over no Ryzen, pra ver se esse X62 é bom mesmo :hmm2:
 
Boa tarde.

Seguinte, meu sistema não estava estável com o over da ram (3866mhz CL16) rodei o teste do Aida sem marcar o teste das memorias, deu erro. Depois marquei só as memórias e também deu erro. Depois disso tirei o over da ram e ativei o XMP padrão (3200mhz CL14), refiz os mesmo testes e nada de erro. Minha curiosidade é, porque deu erro no teste onde não estava marcado para testar as memórias? Achei que testaria só o cpu etc..

Segue imagens dos testes.
As duas primeiras são os erros quando estava com over na ram, as outras 2 sem over.
QR8x19u.png

8Tj71Lb.png

d5uIIwk.png

AN5t1hL.png



Agora eu vou ir testando outros overs na ram, com as dicas que vocês deram ai em cima. Queria deixar um over estável nas ram pra depois partir pra um over no Ryzen, pra ver se esse X62 é bom mesmo :hmm2:

Como ficou teu Infinity Fabric com as memórias em 3866? Se estava em 1:1, provavelmente aí ta o problema, não são todos os Ryzen 3000 que conseguem 1933MHz no Infinity Fabric, na verdade a maioria é limitada aos 1867MHz no 1:1, ou seja memórias a 3733MHz que é a recomendação da AMD para 1:1 máximo, passando disso o Infinity Fabric vai para 2:1, o que na minha opinião não vale a pena, o melhor é achar o melhor desempenho possível das memórias linkadas ao Infinity Fabric 1:1.

721979326_AMD2019Ryzenmemoryselection.JPG.03e0c8938cb663bee5a8e03e80cd7c36.JPG


No meu caso aqui, meu processador é capaz de rodar com o Infinity Fabric a 1900MHz, ou seja ta 1:1 mesmo a 3800MHz, não ocasionando instabilidade.

Alias, tem casos de gente que não consegue passar de 1800MHz no Infinity Fabric, depende sempre do teu processador, das capacidades dele de overclock, pois esse clock no Infinity Fabric é overclock.
 
Como ficou teu Infinity Fabric com as memórias em 3866? Se estava em 1:1, provavelmente aí ta o problema, não são todos os Ryzen 3000 que conseguem 1933MHz no Infinity Fabric, na verdade a maioria é limitada aos 1867MHz no 1:1, ou seja memórias a 3733MHz que é a recomendação da AMD para 1:1 máximo, passando disso o Infinity Fabric vai para 2:1, o que na minha opinião não vale a pena, o melhor é achar o melhor desempenho possível das memórias linkadas ao Infinity Fabric 1:1.

721979326_AMD2019Ryzenmemoryselection.JPG.03e0c8938cb663bee5a8e03e80cd7c36.JPG


No meu caso aqui, meu processador é capaz de rodar com o Infinity Fabric a 1900MHz, ou seja ta 1:1 mesmo a 3800MHz, não ocasionando instabilidade.

Alias, tem casos de gente que não consegue passar de 1800MHz no Infinity Fabric, depende sempre do teu processador, das capacidades dele de overclock, pois esse clock no Infinity Fabric é overclock.
Estava em 1867mhz mesmo, eu vou tentar uma configuração em 3800mhz e testar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Puta que pariu, estava botando uma configuração desta lista aí de cima, ai chegou na aba da voltagem e pedia 1.5v aí lembrei que essa merda de placa mãe limita em 1.4v :mesa:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É literalmente impossível extrair o máximo desses meus chips com essa placa mãe..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Você pode melhorar e muito a latência é só descobrir o limite do IF do seu processador e os melhores timings que sua memoria alcança, no minimo você consegue uns 65ns com essa memoria ai
Segue a imagem do melhor que consegui no meu kit 3200 cl14, só não estou usando mais o RC em 42 e sim 48 porque o RFC tem que ser múltiplo do RC no caso é RC=48 x 6 = RFC 288, os resultados não foram afetado com a alteração

unknown.png


Você pode tentar colocar uns timings que o pessoal já testo e pode não ter o trabalho de ir mudando e testando muitas vezes até chegar na estabilidade
Segue a planilha, alguns resultados contem as imagem do ryzer master

O que é VDDG? Na bios só vejo o VDDP
 
Última edição:
Estava em 1867mhz mesmo, eu vou tentar uma configuração em 3800mhz e testar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Puta que pariu, estava botando uma configuração desta lista aí de cima, ai chegou na aba da voltagem e pedia 1.5v aí lembrei que essa merda de placa mãe limita em 1.4v :mesa:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É literalmente impossível extrair o máximo desses meus chips com essa placa mãe..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O que é VDDG? Na bios só vejo o VDDP
Se sua placa mãe limita a 1.4 de tensão na memoria tenta fazer pelo Ryzen Master, muito difícil você passar de 1800 no IF com estabilidade, começa em 3600 e vai subindo conforme vai testando
 
Segue testes. Só esqueci de testar a estabilidade em cada frequência. :damn:

3866mhz
h45REpa.png

GE09MoO.png



3600mhz
yPYgLjC.png

jU2JDNZ.png



3400mhz
9PtXWxN.png

XM8cKKG.png
 
Testes de estabilidade feitos.

3866mhz falhou com 12 minutos de teste

3600mhz falhou com 4 minutos de teste

3400mhz ficou 35min rodando e não falhou
 
3400mhz segurou 4:30h no Aida até eu parar o teste e passou 2x no Intel burn. Acho que esse é o limite que consigo. Com esse setup. Agora vou tentar over no cpu, mas o bicho esquenta demais haha bateu 100° durante o teste de 4h do Aida
 
3400mhz segurou 4:30h no Aida até eu parar o teste e passou 2x no Intel burn. Acho que esse é o limite que consigo. Com esse setup. Agora vou tentar over no cpu, mas o bicho esquenta demais haha bateu 100° durante o teste de 4h do Aida
Perceba que vc ta passando o mesmo perrengue que eu, os valores até ficam bons, mas a estabilidade é um fator que nao nos deixa dormir tranquilos kkk. Fique em 3600mhz, aperte os timings caso consiga, talvez até mesmo em 3400mhz com menores voltagens, mesmo porque acima de 3200mhz os resultados são exponencialmente menos expressivos, o ideal é que quem use Ryzen passe dos 2800mhz no mínimo, vc estando em 3600mhz já esta totalmente bem servido, eu estou me matando pra sair dos 2933mhz kkkkkkk.
Mas se possivel rode outros testes pra ver se é apenas o AIDA que acusa erros nos seus testes anteriores.
 
Foda mano haha tu diz apertar os timings primários? Pego a comfig do dram calculator, depois vou abaixando os timings?
 
Foda mano haha tu diz apertar os timings primários? Pego a comfig do dram calculator, depois vou abaixando os timings?
Isso, pegue os timings coloque em diga-se 1.45v, coloque na voltagem que vc disse que ficou estavel (3600mhz), após isso aperte os timings (de 16 para 15, 15 para 14, ai por diante), em seguida mude um ou outro timings secundario ou terciario pra seguir as dicas que citei ou as que o amigo acima tambem citou, como deixar alguns timings em numeros multiplos de algum valor ( X em 75, Y em 150, coisas assim), e ai voce vai apertando as voltagens para o menor possível.
Esse é o fluxo de tweak de memorias, agora caso vc nao queira ou nao tenha paciencia pra fazer todos esses passos por serem processos demorados por incluir testes e alterações de valores 1 a 1, ai seria mais facil vc deixar como está, só mudando o clock e mantem a voltagem atual que vc ja disse estar funcionando em 3600mhz.
 
Isso, pegue os timings coloque em diga-se 1.45v, coloque na voltagem que vc disse que ficou estavel (3600mhz), após isso aperte os timings (de 16 para 15, 15 para 14, ai por diante), em seguida mude um ou outro timings secundario ou terciario pra seguir as dicas que citei ou as que o amigo acima tambem citou, como deixar alguns timings em numeros multiplos de algum valor ( X em 75, Y em 150, coisas assim), e ai voce vai apertando as voltagens para o menor possível.
Esse é o fluxo de tweak de memorias, agora caso vc nao queira ou nao tenha paciencia pra fazer todos esses passos por serem processos demorados por incluir testes e alterações de valores 1 a 1, ai seria mais facil vc deixar como está, só mudando o clock e mantem a voltagem atual que vc ja disse estar funcionando em 3600mhz.
Entendi, mas em 3600 que testei falhou no teste, o que passou sem dar erro foi 3400.

E outra coisa, só consigo chegar nos 1.40v esqueceu? Kk 1.45v é apenas sonho
 
Entendi, mas em 3600 que testei falhou no teste, o que passou sem dar erro foi 3400.

E outra coisa, só consigo chegar nos 1.40v esqueceu? Kk 1.45v é apenas sonho
Vdd, me enganei, o que quis dizer, é colocar a voltagem num valor com uma margem de erro bem grande para consequentemente ir descendo aos poucos.
Acredito eu que seu setup consiga estabilizar 3400mhz tranquilamente a 1.33v.
 
Vou testar no domingo, único dia que tenho tempo pra isso, depois reporto aqui.
 
Galera duas perguntas:

- Onde vocês baixam o AIDA64 pra fazer os benchmarks de memoria ? É gratuito ou tem que ter key ?

- Tenho kit G.SKILL Trident Z RGB 3466mhz CL16 (stock) com o i9 9900k.. preciso usar esse DRAM Calculator para fazer over nelas ?

Obrigado
 
Galera duas perguntas:

- Onde vocês baixam o AIDA64 pra fazer os benchmarks de memoria ? É gratuito ou tem que ter key ?

- Tenho kit G.SKILL Trident Z RGB 3466mhz CL16 (stock) com o i9 9900k.. preciso usar esse DRAM Calculator para fazer over nelas ?

Obrigado
O Aida64 tem a versão gratuita que nao aponta todo os dados, mas da pra vc baixar uma versao full com alguma key pela internet a fora.
Esse Dram Calculator te informa os valores para voce inserir na hora de fazer OC na ram, não é ele quem faz o overclock em si, mas overclock em ram geralmente é tentativa e erro, e isso aqui ajuda a diminuir MUITO o tempo investido nesse processo. Seus pentes sao parecidos com os meus, se possivel pegue a imagem que postei acima e tente repetir no seu (caso nao tenha subido sua velocidade stock de 3466 na sua mobo, a minha 3600 nao sobe, para em 3000mhz)
 
aproveitar pra perguntar aqui antes de abrir um tópico específico... comprei 2 memórias team group vulcan na ultima BF e as duas vieram 2666. quero fazer oveclock nelas, mas usei todos os programas possíveis e não consegui achar o tipo da memória... não aparece se é b-die, a-die, caralho-die... em todas só aparece "1 die single stack" e eu não consegui achar nada no google. assim que chegar em casa eu upo uma foto pra vocês entenderem...
 
O Aida64 tem a versão gratuita que nao aponta todo os dados, mas da pra vc baixar uma versao full com alguma key pela internet a fora.
Esse Dram Calculator te informa os valores para voce inserir na hora de fazer OC na ram, não é ele quem faz o overclock em si, mas overclock em ram geralmente é tentativa e erro, e isso aqui ajuda a diminuir MUITO o tempo investido nesse processo. Seus pentes sao parecidos com os meus, se possivel pegue a imagem que postei acima e tente repetir no seu (caso nao tenha subido sua velocidade stock de 3466 na sua mobo, a minha 3600 nao sobe, para em 3000mhz)
Opa.. valeu mas nao entendi..

na sua imagem suas memorias sao 2933 ?? E os timmings nos campos em vermelho são os que vc disse pra eu copiar no meu setup?
Porém over pra qual frequencia ? Minhas memos sao 3466 queria subir pra 3600mhz mais ou menos..

Meu kot é de 2133mhz base clm XMP ativado pra 3466
 
Última edição:
Pena que vc não consegue passar de 1.4 pq com essas memórias vc consegue menos de 64ns fácil.
Tenta esse setup.

3800MHz_CL16.JPG


primeiro faz o teste com 16-16-16-16-34-50-1T, o resto deixa auto com 1.4V e vsoc em 1.1V. se passar vc baixa os subtimings

tem esse outro aqui que conseguiu tbm com 1.4v

bxCIIbu.png
 
Última edição:
Opa.. valeu mas nao entendi..

na sua imagem suas memorias sao 2933 ?? E os timmings nos campos em vermelho são os que vc disse pra eu copiar no meu setup?
Porém over pra qual frequencia ? Minhas memos sao 3466 queria subir pra 3600mhz mais ou menos..

Meu kot é de 2133mhz base clm XMP ativado pra 3466
Baixe o aplicativo Dram calculator, coloque as informações do seu Setup em cada campo respectivamente, qual geração de Ryzen, qual o clock que vc deseja, e da um RUN pra ver os valores que a calculadora sugere pra voce. Voce so precisa fazer uma pesquisa pra saber qual modelo de chip sua memoria é, se é Hynix ou outra.
 
Baixe o aplicativo Dram calculator, coloque as informações do seu Setup em cada campo respectivamente, qual geração de Ryzen, qual o clock que vc deseja, e da um RUN pra ver os valores que a calculadora sugere pra voce. Voce so precisa fazer uma pesquisa pra saber qual modelo de chip sua memoria é, se é Hynix ou outra.
Ahh sim, mas meu setup é Intel i9 mano... acho que então não deve servir..
Minhas memorias sao Samsung B-die (verificado com o Thaipoon)
 
Estranho, aparentemente não está mais chegando notificação desse tópico para mim, mutias respostas ai em cima que eu não tinha visto.

Enfim.. Estava vendo esse vídeo.. nele o cara fala que o que fez nas memórias dele foi apenas subir a frequência e subir os timings de acordo com o perfil XMP, e só isso.. Resolvi fazer o mesmo, subi até 3733, o Infinity Fabric em 1866 e joguei os timings em 18... depois fui descendo até começar a dar tela azul, lá pelos timings 14... O resto deixei tudo em automático e mesmo não esperando, não obtive erros/falhas nos testes de estabilidade. Acho que o que estava causando isso eram os dados o DRAM já que aqueles dados eram gerados com base numa voltagem maior que 1.4v, que é o meu limite.

Deixei o começo estressando somente as memórias, depois o resto..

DeX9sxL.png


Pena que vc não consegue passar de 1.4 pq com essas memórias vc consegue menos de 64ns fácil.
Tenta esse setup.

3800MHz_CL16.JPG


primeiro faz o teste com 16-16-16-16-34-50-1T, o resto deixa auto com 1.4V e vsoc em 1.1V. se passar vc baixa os subtimings

tem esse outro aqui que conseguiu tbm com 1.4v

bxCIIbu.png

Show de bola.. Acho que já tentei alguma coisa setando o Infinity Fabric em 1900mhz e não bootava de jeito nenhum. Outra coisa, por seu CPU ser mais potente que o meu 3600 não interfere no resultado do over da RAM? Pelo que lembro quase todo teste que vi com bons resultados como o seu sempre era um 3700/3800x
 
Última edição:
Eu só não esperava que fosse literalmente suar haha



Moro em Recife, 30º normalmente. No linux não tem jeito fácil de fazer undervolt, então nem vou me dar ao trabalho.
Estranho, aparentemente não está mais chegando notificação desse tópico para mim, mutias respostas ai em cima que eu não tinha visto.

Enfim.. Estava vendo esse vídeo.. nele o cara fala que o que fez nas memórias dele foi apenas subir a frequência e subir os timings de acordo com o perfil XMP, e só isso.. Resolvi fazer o mesmo, subi até 3733, o Infinity Fabric em 1866 e joguei os timings em 18... depois fui descendo até começar a dar tela azul, lá pelos timings 14... O resto deixei tudo em automático e mesmo não esperando, não obtive erros/falhas nos testes de estabilidade. Acho que o que estava causando isso eram os dados o DRAM já que aqueles dados eram gerados com base numa voltagem maior que 1.4v, que é o meu limite.

Deixei o começo estressando somente as memórias, depois o resto..

DeX9sxL.png




Show de bola.. Acho que já tentei alguma coisa setando o Infinity Fabric em 1900mhz e não bootava de jeito nenhum. Outra coisa, por seu CPU ser mais potente que o meu 3600 não interfere no resultado do over da RAM? Pelo que lembro quase todo teste que vi com bons resultados como o seu sempre era um 3700/3800x
3600 e 3600x praticamente são a mesma coisa., o negócio é ser B-die, todos que tem bdie 3200c14 chegam em 3800 com facilidade. O problema aí é sua placa que limita o setup.
 
3600 e 3600x praticamente são a mesma coisa., o negócio é ser B-die, todos que tem bdie 3200c14 chegam em 3800 com facilidade. O problema aí é sua placa que limita o setup.
Foda que nem pra vender essa mobo vale a pena, pois paguei preço cheio (599)não tem 2 meses e direto ela aparece por 520/30... Então eu teria que vender por uns 480 ou menos :sefu: O jeito é deixar isso pra frente, quando pude pegar uma mais parruda pra espremer esses pentes até o talo :mr2:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora eu vou é partir pro Over no Ryzen, vi que fazer over faz abaixar a temperatura :fanboys:
 
Pessoal, preciso de uma ajuda..
Meu kit é o da assinatura. Memoria Adata XPG Spectrix D41 TUF 2x8GB DDR4 3000Mhz.

Ativei o XMP pra 3000mhz (16-18-18-38) e alguns dias (1 ou 2) depois a bios reseta inexplicavelmente. Então deixei o XMP desativado rodando a 2666 e o problema não aconteceu, então imagino que o problema não seja placa mãe ou bateria.

Então decidi setar o profile manualmente. Porém quando setei a que o Dram Calculator informou, nem deu post, ficou apitando.
Pelo que vi o meu é Samsung B-die, estou certo?

sam-bdie.jpg


Então resolvi colocar os dados usando Micron B-die, deu post mas o windows não iniciou e a bios resetou sozinha.

mic.jpg


Então setei os mesmos valores do XMP, 16-18-18-38 e funcionou, só não sei se amanhã ou depois a bios vai resetar sozinha.

Estou perdidaço.

A unica coisa que não setei nenhuma vez foi o SOC Voltage e os outros 2 ali. Não sei onde colocar isso.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo