Overclock...mas com PERDA de performance ?? :/

The Warrior

Hungry Member
Registrado
Olá, pessoal ! Tudo bem com vcs ? Espero que sim. ;)
Olha só, tenho um AthlonXP 1700+ T-Bred overclockado pra um 2600+ (12,5x166). No teste de CPU do Aquamark3, ele marca 5700 pontos como um 1700+, e em torno de 6150 pontos como um 2600+...até aí tudo bem.
Minha dúvida surgiu quando botei o processador em 11x200 mais 1,70 no Vcore, resultando em 2.200Mhz reais, mas a pontuação da CPU cai pra 6000 ?! E fiz vários testes... :eek:que:
Porém, no Sisoft Sandra, há ganho de performance nas comparações...
Qual está correto ? Em qual programa acreditar ? :eek:que:
 
se eu fosse vc acreditaria no sandra pq num eh possível q ele perca performance com um fsb mais alto e um clock mais alto...
 
Brandao disse:
se eu fosse vc acreditaria no sandra pq num eh possível q ele perca performance com um fsb mais alto e um clock mais alto...

Vc conhece algum outro programa específico pra teste de CPU e que seja confiável ? :O
 
The Warrior disse:
Olá, pessoal ! Tudo bem com vcs ? Espero que sim. ;)
Olha só, tenho um AthlonXP 1700+ T-Bred overclockado pra um 2600+ (12,5x166). No teste de CPU do Aquamark3, ele marca 5700 pontos como um 1700+, e em torno de 6150 pontos como um 2600+...até aí tudo bem.
Minha dúvida surgiu quando botei o processador em 11x200 mais 1,70 no Vcore, resultando em 2.200Mhz reais, mas a pontuação da CPU cai pra 6000 ?! E fiz vários testes... :eek:que:
Porém, no Sisoft Sandra, há ganho de performance nas comparações...
Qual está correto ? Em qual programa acreditar ? :eek:que:

Pelo que sei o Aquamark testa mais a placa de video do que o pc em si... E realmente vc pode ter uma perda de performance no video dependendo de como foi feito, se foi alterado a frequencia da pci/agp. E outra um teste sempre muda, vc pode fazer farias vezes seguidas, hora mostra mais, hora mostra menos... entao isso pode ser real sim.

Os programa mais especificos pra CPU sao os Sandra 2004 SP1 e o PCMark 2004, vc pode usar pra testes tambem o Super PI (Basicamente memoria). E pra testar a estabilidade do seu sistema rode o Prime95 por no minimo 1 hora e meia.
 
Valeu, Prophet ! Vou dar uma conferida nesses outros programas e fazer mais alguns testes...depois posto aqui o resultado. Em tempo: minha placa-mãe é uma A7N8X Deluxe.

Abraços :)
 
existe um limite fisico q eh determinado pelas ligaçoes logicas do seu processador

o q acontece eh existe um tempo de propagacao do sinal q deve ser respeitado para q o processador consiga operar naturalmente...
e se vc aumenta demais e ultrapassa esse tempo de propagacao acontecem coisas inesperadas
:p
 
The Warrior disse:
Vc conhece algum outro programa específico pra teste de CPU e que seja confiável ? :O
superpi


PS.: (a mensagem que vc escreveu é mto pequena.. WTF??)
 
TchibuM TSssssSSSSSs disse:
existe um limite fisico q eh determinado pelas ligaçoes logicas do seu processador

o q acontece eh existe um tempo de propagacao do sinal q deve ser respeitado para q o processador consiga operar naturalmente...
e se vc aumenta demais e ultrapassa esse tempo de propagacao acontecem coisas inesperadas
:p
Bom.. e qual é essa limitação? :rolleyes: :rolleyes:
 
se vc estressa o componente mais do que ele suporta vai dar erro... o q resulta no reenvio de um sinal o que causa perda na perfomance...
 
TchibuM TSssssSSSSSs disse:
existe um limite fisico q eh determinado pelas ligaçoes logicas do seu processador

o q acontece eh existe um tempo de propagacao do sinal q deve ser respeitado para q o processador consiga operar naturalmente...
e se vc aumenta demais e ultrapassa esse tempo de propagacao acontecem coisas inesperadas
:p

O que você disse está certo... mas quando a frequencia de propagação ultrapassa o limite do periodo de propagação suportado pelo processador... o PC não aguenta nem rodar um programa pois ele travaria ou daria reboot e etc.. mas não cairia a performance; e por essa razão aumentamos o vcore. para que o processador propague os sinais mais rapidamente; e para que ultrapasse a impedancia gerada pelos transistors q estão operando alem da espeficicação.

Agora sobre o topic:
Pelo que você disse sua placa está equipada com nortbridge nforce2; né?
quando você subiu o fsb pra 200mhz; vc também o fez nas memórias? por que no modo assincrono (fsb:200/mem:166) o nforce2 realmente perde desempenho. (por isso o aquamark cai os pontos; e o sandra não; pq o sandra mede apenas cpu); minha sugenstão é que você aumente memória para 200; caso a sua suporte 200.
 
Revenant disse:
O que você disse está certo... mas quando a frequencia de propagação ultrapassa o limite do periodo de propagação suportado pelo processador... o PC não aguenta nem rodar um programa pois ele travaria ou daria reboot e etc.. mas não cairia a performance; e por essa razão aumentamos o vcore. para que o processador propague os sinais mais rapidamente; e para que ultrapasse a impedancia gerada pelos transistors q estão operando alem da espeficicação.
( ... )

Pow era pro outro responder... :(

Mais tudo bem...
 
Ae galera ! Valeu mesmo a todos que me deram uma ajuda !!
Eu descobri o motivo da "perda" de desempenho no over...eu estava subindo o FSB pra 200 e deixando a memória em 166 (Samsung 333Mhz), mas foi só subir o FSB e deixar a memória na mesma frequência que ficou batuta ! :D
Um exemplo:

- antes, com FSB em 11x200 (2200Mhz) e memória em 166, no Aquamark3, eu conseguia uma média de 5900 pontos de CPU;

-agora, ajusto o FSB pra 12x175 (2190MHz) e a memória tb em 175, o score de CPU subiu para uma média de 6300 pontos ! :)

Conclusão: era a memória que não acompanhava e puxava o desempenho pra baixo...
 
The Warrior disse:
Ae galera ! Valeu mesmo a todos que me deram uma ajuda !!
Eu descobri o motivo da "perda" de desempenho no over...eu estava subindo o FSB pra 200 e deixando a memória em 166 (Samsung 333Mhz), mas foi só subir o FSB e deixar a memória na mesma frequência que ficou batuta ! :D
Um exemplo:

- antes, com FSB em 11x200 (2200Mhz) e memória em 166, no Aquamark3, eu conseguia uma média de 5900 pontos de CPU;

-agora, ajusto o FSB pra 12x175 (2190MHz) e a memória tb em 175, o score de CPU subiu para uma média de 6300 pontos ! :)

Conclusão: era a memória que não acompanhava e puxava o desempenho pra baixo...
Testou com outros programas?
Sandra 2004 SP1, PCMarc 2004?
 
experimenta aumentar a voltagem
num topico do paulo couto ele testou undervoltagem com o mesmo clock, mesmo estando estavel a performance caiu
talvez seja seu caso o inverso, embora esteja estavel, pode estar faltando voltagem o q ocasiona erros internos e perda de performance

[]'s
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo