Overclock para leigos - ryzen 1600 + AB350

Tiagonery9

know-it-all Member
Registrado
Configuração
Ryzen 1600
Ab350-hd3 gigabyte
Memoria ddr4 8 gm de ram 2400MHz

Queria saber um pouco sobre Overclock de maneira bem superficial na verdade,
entrei na bios e aumentei o clock do processador para 3.7 e salvei, isso já seria considerado overclock?
tentei no Ac origins e não vi diferença, no Cinebench houve diferença.
As temperaturas se mantiveram nos 60ª C


resultados do Cpu
primeiro teste 1131 CB, segundo 1125CB
Resultado do OpenGl
Primeiro teste 77,37 fps, seundo 96,60 fps


Com over
1204 CB e depois 1219 Cb
106,39 fps r 104 fps

Preciso mexer em algo mais para esse over básico?

1vzLht2





 
Última edição:
Up. pra ver se alguém responde.
 
Cara já é considerado overclock.
Para testar estabilidade é necessário rodar algum stress test recomendo prime95 ou OCCT.

Vc pode ir subindo o clock do processador até ele começar a travar ai vc aumenta o vcore e vai testtando... monitara a temperatura o max dos Ryzen é 70ºc.
 
Meu teste de stress foi algumas horas de jogatina e ficou tranquilamente, sem nenhum problema.
 
ok.
 
O meu sobe até 3,8 GHz sem alterar a vcore. Eu prefiro rodar um overclock mais conservador. Se subir para 3,9-4,0 GHz o ganho de desempenho será pequeno, mas a temperatura sobe muito, aumentando o custo com cooler e o desgaste dos componentes. Placas-mãe low end normalmente não têm VRM de qualidade para sustentar overclocks mais altos por tempo prolongado.

Usei o meu por meses a 3,8 GHz, mas recentemente decidi deixar sem over. Pra quem joga em monitor de 60-75 Hz, não há sentido em fazer um overclock cujos ganhos em desempenho não serão percebidos. A única tarefa em que sentia claramente o aumento de desempenho era na conversão de vídeos com o handbrake, coisa que não faço há meses.
 
O meu sobe até 3,8 GHz sem alterar a vcore. Eu prefiro rodar um overclock mais conservador. Se subir para 3,9-4,0 GHz o ganho de desempenho será pequeno, mas a temperatura sobe muito, aumentando o custo com cooler e o desgaste dos componentes. Placas-mãe low end normalmente não têm VRM de qualidade para sustentar overclocks mais altos por tempo prolongado.

Usei o meu por meses a 3,8 GHz, mas recentemente decidi deixar sem over. Pra quem joga em monitor de 60-75 Hz, não há sentido em fazer um overclock cujos ganhos em desempenho não serão percebidos. A única tarefa em que sentia claramente o aumento de desempenho era na conversão de vídeos com o handbrake, coisa que não faço há meses.

Seu pensamento é o correto. Para jogos o ganho de desempenho é minimo e pode vir a diminuir o tempo de vida do produto.
Para tarefas de renderização eu acho que vale muito, os ganhos são notáveis.
 
Estou no mesmo barco do amigo que abriu esse tópico. Nunca fiz overclock e vou fazer agora. Só esperando chegar as peças (placa mãe b350 e processador ryzen 5 1600). Vou rodar com uma Gtx 970 Galax Exoc Black e pretendo fazer um overclock básico também na placa de vídeo. Pelo que andei pesquisando queria levar o meu Ryzen a 3.7, no máximo 3.8ghz. E a placa de vídeo aumentar uns 250mhz. Sei que muitos vão dizer que não trás muita diferença em jogos, mas pelo que eu vi em testes de setups parecidos, deverá aumentar de 5 a 10 fps. Pra os jogos mais pesados, em que no ultra não consigo atingir os 60 fps sem overclock, esses fps a mais podem ajudar a manter uma maior estabilidade seja no ultra pra tentar beirar os 60 fps ou no alto pra não descer dos 60 fps. E se as fabricantes dão condições, inclusive com software próprio pra gerenciar oc e estando na garantia, não vejo porque não fazer isso e assim ganhar mais custo beneficio sob o que foi investido.

Alguém que tenha a mesma configuração ou pelo menos parecida poderia me ajudar? O meu pensamento tem sentido?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo