• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Overclock Phenom II x4 965 + ECS A780GM-A Ultra

XStrikeR

Well-Known Member
Registrado
Boa noite galera.

Quero fazer um overclock no meu phenom II x4 965 na placa mãe ECS A780GM-a Ultra. Será que consigo um bom over com ela?
vou postar minha configuração:

Phenom II x4 965 C3 + Cooler Master Hyper TX3 + Arctic Cooling MX-2
ecs a780gm-a ultra
HD 7870
Fonte: Corsair CX400w
2x2GB Patriot viper series epp ddr2 1066MHz
HD320GB

Vou postar algumas fotos da BIOS para ver se vcs conseguem me ajudar nesse over:

dsc0068tp.jpg


dsc0067ghu.jpg


dsc0066qx.jpg


dsc0065fe.jpg


dsc0064dv.jpg


dsc0074kvu.jpg


dsc0074iq.jpg


dsc0075fx.jpg


dsc0076ss.jpg


dsc0077em.jpg


dsc0078qo.jpg



Bom se precisar de mais alguma informação eu posto depois.
obrigado
 
Última edição:
Em "advanced clock calibration", quando coloca enable aparecem mais opções para overclock?

Essa bios parece muito incompleta/confusa.
 
Em "advanced clock calibration", quando coloca enable aparecem mais opções para overclock?

Essa bios parece muito incompleta/confusa.

Em advanced clock calibration tem as seguintes opções:
AUTO
ALL CORES
PER CORES
 
ola

cpu frequency al ivc altera o multiplicador pra 20 , nisso ja e pra dar os 4.0mhz,
abaixa esse vcore cpu ali pelo q vi ta a 1.55, coloca ele a 1.45( pra começar masi na frente tentaremos achar um valor o menor possivel e estavel)
desabilita o LOAD CALIBRATION
desabilita o AMD C&Q (depois pra frente tentaremos ativar ele novamente para ele fazer a reduaçao dos clocks quando o sistema tiver ocioso, isso ira ajduar nas temps)
o NB FREQUENCY ali ta mostrando 4x 800?? nao sei como essa placa calcula esse valor, mas abre o sistema abre o cpuz vai na aba memory freqeuncy e ve quala frequencia do nb frequency q esta la (o bom e deixar ente 2400 a 2600),
bom overclock nao e uam receita de bolo, alguns dao certo de uma forma e pra outros de outra forma, talvez vc consiga um over maior ai ou menos
jogeui logo pra 4.0 por q dai tentaremos pra mais ou pra menos entre (3.8 a 4.2) :awesome:

deposi de feito isso , se o sistema incializar sem erro, passa u m3dmarck11, passa o vantege, depois passa um IBIT com uns 10 ciclos, depois vai pros jogos :yellowface:

qualqeur coisa posta ai
arbaços
 
ola

cpu frequency al ivc altera o multiplicador pra 20 , nisso ja e pra dar os 4.0mhz,
abaixa esse vcore cpu ali pelo q vi ta a 1.55, coloca ele a 1.45( pra começar masi na frente tentaremos achar um valor o menor possivel e estavel)
desabilita o LOAD CALIBRATION
desabilita o AMD C&Q (depois pra frente tentaremos ativar ele novamente para ele fazer a reduaçao dos clocks quando o sistema tiver ocioso, isso ira ajduar nas temps)
o NB FREQUENCY ali ta mostrando 4x 800?? nao sei como essa placa calcula esse valor, mas abre o sistema abre o cpuz vai na aba memory freqeuncy e ve quala frequencia do nb frequency q esta la (o bom e deixar ente 2400 a 2600),
bom overclock nao e uam receita de bolo, alguns dao certo de uma forma e pra outros de outra forma, talvez vc consiga um over maior ai ou menos
jogeui logo pra 4.0 por q dai tentaremos pra mais ou pra menos entre (3.8 a 4.2) :awesome:

deposi de feito isso , se o sistema incializar sem erro, passa u m3dmarck11, passa o vantege, depois passa um IBIT com uns 10 ciclos, depois vai pros jogos :yellowface:

qualqeur coisa posta ai
arbaços

Valeu mesmo pela ajuda DFARIA!
Então, o NB Frequency está em 2000 e o Vcore está em 1.375 V no cpuz.
Vou trocar a pasta térmica pra deixar zerado aqui. Depois faço essa configuração que vc postou e venho passar os resultados.

E Sobre os programas pra teste, tem alguma configuração específica? porque nunca usei nenhum desses que vc passou.

Obrigado.
 
Última edição:
o 3d marck11 tu usa o teste da aba basic
deixa configurado em PERFORMECE
o 3dmarck vantage tambem em PERFORMECE vai na aba options e desmarca a opçao DISABLE PPU
observaçao esses programas vc pode baixar ele aqu ino adrena mas pela net tu consegue o serial de ativaçao deles , caso vc queira me madna um mp q te passo
esse vcore ai a 1.37 da pra se cehgar ja aos 3.8mhz , eu tive um x4 955 c3 , eu fazia nele a 3.8mhz a 1.38vcore, e 4.2mhz com 1.47vcore na bios no sistema na hora de uso full dava picos de 1.49vcore,
mas vamos ver ate quanto vc consegue colocar nele q nem falei bota 1.45v na bios e joga ele pra 4.0, depois iremos afinar pa menos esse vcore ai pra esses 4.0, sendo q iria ficar perfeito 4.0 com nb freqeuncy a 2600 ou quem sabe 2800:awesome:
 
o 3d marck11 tu usa o teste da aba basic
deixa configurado em PERFORMECE
o 3dmarck vantage tambem em PERFORMECE vai na aba options e desmarca a opçao DISABLE PPU
observaçao esses programas vc pode baixar ele aqu ino adrena mas pela net tu consegue o serial de ativaçao deles , caso vc queira me madna um mp q te passo
esse vcore ai a 1.37 da pra se cehgar ja aos 3.8mhz , eu tive um x4 955 c3 , eu fazia nele a 3.8mhz a 1.38vcore, e 4.2mhz com 1.47vcore na bios no sistema na hora de uso full dava picos de 1.49vcore,
mas vamos ver ate quanto vc consegue colocar nele q nem falei bota 1.45v na bios e joga ele pra 4.0, depois iremos afinar pa menos esse vcore ai pra esses 4.0, sendo q iria ficar perfeito 4.0 com nb freqeuncy a 2600 ou quem sabe 2800:awesome:

Setei ele a assim:
cpu frequency x20 200 - 4000MHz
Vcore 1.45V
NB frequency x11 200 - 2200MHz

O nb frequency quando eu seto 2400MHz não inicializa o sistema operacional.


Eu fiquei em dúvida em dois pontos.

Primeiro é sobre esse cpu virtualization. Eu tenho que desabilitar ele?
Segundo ponto está na ultima foto que postei. Sobre o HT frequency, ele está em AUTO, mas tem opções pra setar que vão de 400 até 2000MHz. Eu preciso mexer nisso também?

Valeu DFARIA, está me ajudando bastante!
 
cpu virtualizaçao pode desabilitar , pois sao maquians virtuais , como tu nao usa pode desabiltiar :joia:
o ht link e referente ao fsb speed , esse alemento se da a mudança do bus speed tambem , nos casos dos phenom o aument odo ht link nao sao das melhores e em muitos casos se da isntabilidade no sistema o segredo mesmo e clock cpu e nb frequency :vish:

da uma olhda na bios e ve qual o valor da votlagem do nb frequency, mas pra gente ver se da pra subir ele mesmo bota a voltagem dele a 1.30 (e alto sim mas nao ira ficar assim ok)
tenta os 2400 se der o boot legal, com os mesmo 2400 nb frequency vai abaixando a voltagem ate acahar uma q seja a minima possivel pra deiar o sistema trabalhar

obs:nb freqeuncy ele atinge diretamente o chipset norte, o useja almento de voltagem alemento de temperatura tanto na mobo como tambem no cpu , tende ficar de olho sobre isso ok

outra coisa essas memorais ai sao os modelos verdes??
eu tive um kit delas os modelos verdes e fazia elas a 1200mhz com cas5 votlagem a 2.1 :freddy:
essas patriots eram fodas
 
cpu virtualizaçao pode desabilitar , pois sao maquians virtuais , como tu nao usa pode desabiltiar :joia:
o ht link e referente ao fsb speed , esse alemento se da a mudança do bus speed tambem , nos casos dos phenom o aument odo ht link nao sao das melhores e em muitos casos se da isntabilidade no sistema o segredo mesmo e clock cpu e nb frequency :vish:

da uma olhda na bios e ve qual o valor da votlagem do nb frequency, mas pra gente ver se da pra subir ele mesmo bota a voltagem dele a 1.30 (e alto sim mas nao ira ficar assim ok)
tenta os 2400 se der o boot legal, com os mesmo 2400 nb frequency vai abaixando a voltagem ate acahar uma q seja a minima possivel pra deiar o sistema trabalhar

obs:nb freqeuncy ele atinge diretamente o chipset norte, o useja almento de voltagem alemento de temperatura tanto na mobo como tambem no cpu , tende ficar de olho sobre isso ok

outra coisa essas memorais ai sao os modelos verdes??
eu tive um kit delas os modelos verdes e fazia elas a 1200mhz com cas5 votlagem a 2.1 :freddy:
essas patriots eram fodas

Então DFARIA, eu tentei subir para 2400 o NB, mas não deu certo. A única opção de aumentar a voltagem do NB é essa:
dsc0073ln.jpg
[/IMG].

Nessa opção, quando ativa Voltage Function o NB voltage já inicia com +50mv. Eu coloquei +120mv, reiniciei e já entrei na BIOS novamente e continuo os mesmo 1.15v no NB.
Vai ter muita diferença se eu deixar o NB a 2200 ao invés de 2400? Porque não estou conseguindo mudar a voltagem do NB.

Sobre as temperaturas, rodei um OCCT aqui durante 1 hora e o processador ficou a 45°C idle e 61,5°C em full load. A placa mãe ficou em torno de 34~35°C. É muito?

Joguei BF3 durante 2 horas e o processador não passou de 58°C

Sobre as memórias, elas são as dos dissipadores verdes sim. Nossa! 1200MHz? :mother:

O que eu faço com esse NB?

Mais uma vez obrigado pela ajuda cara:joia:
 
pois e manolo a informatica e um misterio

eu tinha um asus m5a78l-m usb3 mobo basica mas era muti oboa pra over eu colocava o me ux4 955 a 4.2 com nb frequency a 2600 com voltagem em stock
troquei por um fx8120 e troquei a mobo para asrock 990fx extreme4, mobo muito boa cavala pra over mas tem um porem vi q ela nao e muito boa pra se mexer nos nb frequency o maximo q consegui aqui foi 2450mhz no nb frequency:haha:

talvez sua mobo nao seja boa pra se mexer no nb frequency,

bem o nb frequency e a ponte entre o cpu e a memoria , placa de video e algusn componetes quanto mais lato mai rapido fica o pc em geral, por isso q ele e uma boa opçao pra se almentar
ma ca pra nois esses 2200 pra 2400 acho eu q nao da tanta diferença assim em performece , crieo eu q em 2600 ai sim ja daria pra sentir essa diferença diariamente,
uam duvida q to tendo aqui e o seu ht link esta em 2000 tambem??

vc esta com o cpu a 4.0
:hmm:
essas temperaturas estao otimas media de 60 graus ja em full,
:joia:

agora da uma olhada no seguinte, qual o valor de vcore do cpu la na bios , abre o sistema abre o cpuz (caso nao tenha baixa ele) , ve qual a voltagem q ele esta mostrando em idlle , bota pra rodar ai um programa pra da uma estressada (pode ser o aida64 ou qualqeur outro) e ve qual a voltagem q ele bate em full estresse.

e ai tentaremos abaixar um pouco o vcore pra esses 4.0 ou quem sabe ligar o load calibration ou ate mesmo ativar o cool n quiet :fovhappy:

q ai tu tera um sistema com belo over e masi frio :joia:

vou dar uma pesquisada na net sobre o nb frequency dessa sua mobo pra ver o q nos conseguimos

abraços
 
pois e manolo a informatica e um misterio

eu tinha um asus m5a78l-m usb3 mobo basica mas era muti oboa pra over eu colocava o me ux4 955 a 4.2 com nb frequency a 2600 com voltagem em stock
troquei por um fx8120 e troquei a mobo para asrock 990fx extreme4, mobo muito boa cavala pra over mas tem um porem vi q ela nao e muito boa pra se mexer nos nb frequency o maximo q consegui aqui foi 2450mhz no nb frequency:haha:

talvez sua mobo nao seja boa pra se mexer no nb frequency,

bem o nb frequency e a ponte entre o cpu e a memoria , placa de video e algusn componetes quanto mais lato mai rapido fica o pc em geral, por isso q ele e uma boa opçao pra se almentar
ma ca pra nois esses 2200 pra 2400 acho eu q nao da tanta diferença assim em performece , crieo eu q em 2600 ai sim ja daria pra sentir essa diferença diariamente,
uam duvida q to tendo aqui e o seu ht link esta em 2000 tambem??

vc esta com o cpu a 4.0
:hmm:
essas temperaturas estao otimas media de 60 graus ja em full,
:joia:

agora da uma olhada no seguinte, qual o valor de vcore do cpu la na bios , abre o sistema abre o cpuz (caso nao tenha baixa ele) , ve qual a voltagem q ele esta mostrando em idlle , bota pra rodar ai um programa pra da uma estressada (pode ser o aida64 ou qualqeur outro) e ve qual a voltagem q ele bate em full estresse.

e ai tentaremos abaixar um pouco o vcore pra esses 4.0 ou quem sabe ligar o load calibration ou ate mesmo ativar o cool n quiet :fovhappy:

q ai tu tera um sistema com belo over e masi frio :joia:

vou dar uma pesquisada na net sobre o nb frequency dessa sua mobo pra ver o q nos conseguimos

abraços

Pois é cara, o NB não passa de 2200 aqui. O HT link está em AUTO, mas fica em 2000 sim.
O cpu está a 4.0GHz e as temperaturas até abaixaram para 56°C porque eu desabilitei o Smart Fan Function, então o cooler fica a praticamente 3000RPM direto, faz um pouco de barulho, mas o importante é que o cpu está mais frio agora.

As vontagens:
Cpu-z: min: 1.456v max: 1.472v
OCCT: min: 1.46v max: 1.47v
BIOS: 1.456v

Sobre esse Load Calibration, não achei essa opção na BIOS.

Depois de tudo o que fiz aqui, 4GHz, NB2200, Vcore 1.45V e temp. a menos de 60°C está acontecendo um problema.
Após setar tudo, fazer os testes de estabilidade, passar nos testes, jogar um game pesado... quando desligo o PC e tento ligar novamente não funciona :poker:
Eu cheguei até a aumentar o Vcore para 1.47 mas não funcionou. Coloquei o cpu a 3.9, 3.8GHz e nada. Deixei o NB a 2000 e também não funcionou.

Ah, troquei até a fonte. Estava usando uma Corsair CX400W, coloquei uma CX500W e não surtiu efeito:fuuu:
O que será dessa vez? :mesa:

Pra ajudar a ECS teve a brilhante ideia de colocar o "Clear Cmos" atrás do pci-ex, ou seja, toda vez que tenho que zerar a BIOS preciso retirar a placa de vídeo.


No momento está a 4GHz NB 2200, tudo testado e pretendo não desligar o PC por enquanto :haha:

Valeu
 
vamos la

quando vc desliga o pc e liga , o pc nao liga ou liga mas a tela fica preta?

esse caso da tela ficar preta foi depois da troca da fonte?

vamos tentar uma opçao pra esses 4.0; deixa o vcore setado a 1.45 e habilita o load calibration (advanced clock calibration) esta logo abaixo de memory configuration , o load coloca ele em auto pra nos vermos se ele ira diminuir esse vcore em carga
 
vamos la

quando vc desliga o pc e liga , o pc nao liga ou liga mas a tela fica preta?

esse caso da tela ficar preta foi depois da troca da fonte?

vamos tentar uma opçao pra esses 4.0; deixa o vcore setado a 1.45 e habilita o load calibration (advanced clock calibration) esta logo abaixo de memory configuration , o load coloca ele em auto pra nos vermos se ele ira diminuir esse vcore em carga

O pc liga mas não entra nem o setup, fica como se estivesse em ponto morto, as ventoinhas funcionando e nada.

Já estava acontecendo isso antes de trocar a fonte. Eu troquei porque pensei que fosse culpa dela.

Vou lá setar o advanced clock calibration pra ver como fica.
 
O pc liga mas não entra nem o setup, fica como se estivesse em ponto morto, as ventoinhas funcionando e nada.

Já estava acontecendo isso antes de trocar a fonte. Eu troquei porque pensei que fosse culpa dela.

Vou lá setar o advanced clock calibration pra ver como fica.



ok, estilo standbay ne,
isso se deve ao over alguma coisa esta faltando ai , ve como fica com as opçoes do load calibration , vi q ela tem como auto,desligado e all cores (1%,2% etc,etc),

outra pergunta suas memorias estao em 800 ou 1066 :hmm:

seta elas em 1066, pois e utive uma placa mae q deixava mexer so no cpu tinah opçao na bios q podia se alterar so a frequencia das memorias, ou so do cpu , mesmo o cpu nao sendo destravado o multi , so q ai q tava o proble :cereal: , elas eram 1066mhz se eu setasse elas em 800mhz ja dava uma zica danada, se eu setasse em 1066mhz idependente de qual claock q eu deixava o cpu , ela funfava de boa :hmm:
vai enetender ne , e outra verifica a voltage mda suas memo,e o cas delas tambem,

tu fixaste o pci-e certo? em 100mhz
 
No meu FX6100, esse problema do north bridge foi resolvido aumentando o fsb invés do multiplicador do NB ! Tenta chegar em 2400Mhz pelo fsb (Uns 220Mhz) e abaixa o multi do proc, assim você ira fazer over nas memorias tbm ! Aaa.. e aumenta o multi do HT para chegar em 2600Mhz, vai ficar legal, nem precisa aumentar as voltagens do NB/HT (deixa em auto) !!! Flws
 
Última edição:
No meu FX6100, esse problema do north bridge foi resolvido aumentando o fsb invés do multiplicador do NB ! Tenta chegar em 2400Mhz pelo fsb (Uns 220Mhz) e abaixa o multi do proc, assim você ira fazer over nas memorias tbm ! Aaa.. e aumenta o multi do HT para chegar em 2600Mhz, vai ficar legal, nem precisa aumentar as voltagens do NB/HT (deixa em auto) !!! Flws

Você recomendou aumentar o HT baseado em que? O que mais leio é que é algo que não adiciona nada no desempenho...

Bem, não leve meu post a mal, eu realmente quero saber!
 
Ok Man, á, deve haver algum desempenho (Por minimo que seja) Eu deixo o meu em 2600Mhz, mesmo que não tenha nenhuma melhora, sei la kkk ! E tambem por que na minha bios fala que o HT deve estar acima do NB ! :)

HyperTransport™ é uma Tecnologia de alta velocidade, baixa latência, link ponto-a-ponto concebido para aumentar a velocidade de comunicação entre circuitos integrados nos computadores, servidores, sistemas embarcados e redes e equipamentos de telecomunicações até 48 vezes mais rápido que algumas tecnologias existentes.

Tecnologia HyperTransport ajuda a reduzir o número de bus em um sistema, o que pode reduzir os gargalos do sistema e permitir que os microprocessadores mais rápidos de hoje para usar a memória do sistema de forma mais eficiente em sistemas high-end de multiprocessadores.


Tecnologia HyperTransport é projetado para:


Fornecer largura de banda significativamente mais do que as tecnologias atuais
Use respostas de baixa latência e contagens baixas de pinos
Manter a compatibilidade com barramentos de PC legados ao ser extensível a nova SNA (Systems Network Architecture) bus
Aparecer transparente para sistemas operacionais e oferecem pouco impacto sobre controladores de periféricos
 
Última edição:
ok, estilo standbay ne,
isso se deve ao over alguma coisa esta faltando ai , ve como fica com as opçoes do load calibration , vi q ela tem como auto,desligado e all cores (1%,2% etc,etc),

outra pergunta suas memorias estao em 800 ou 1066 :hmm:

seta elas em 1066, pois e utive uma placa mae q deixava mexer so no cpu tinah opçao na bios q podia se alterar so a frequencia das memorias, ou so do cpu , mesmo o cpu nao sendo destravado o multi , so q ai q tava o proble :cereal: , elas eram 1066mhz se eu setasse elas em 800mhz ja dava uma zica danada, se eu setasse em 1066mhz idependente de qual claock q eu deixava o cpu , ela funfava de boa :hmm:
vai enetender ne , e outra verifica a voltage mda suas memo,e o cas delas tambem,

tu fixaste o pci-e certo? em 100mhz

Eu setei o load calibration e o pc nem entrou na BIOS. As memórias estão em 800MHz cas 5-5-5-12 2T com 1.9v.

Vou setar elas a 1066MHz, diz que pra 1066MHz precisa de 2.1v e eu não entendi como setar essa voltagem na BIOS. É como setar a voltagem do NB igual essa foto que eu postei:
dsc0073ln.jpg
[/IMG]. Quanto eu tenho que colocar aqui?

e não fixei o pci-ex em 100MHz :poker:. onde faço isso?

Já estou me achando chato de tanta pergunta que faço rsrs, mas Valeu cara!

No meu FX6100, esse problema do north bridge foi resolvido aumentando o fsb invés do multiplicador do NB ! Tenta chegar em 2400Mhz pelo fsb (Uns 220Mhz) e abaixa o multi do proc, assim você ira fazer over nas memorias tbm ! Aaa.. e aumenta o multi do HT para chegar em 2600Mhz, vai ficar legal, nem precisa aumentar as voltagens do NB/HT (deixa em auto) !!! Flws

Valeu cara! vou tentar mudar o as voltagens das memórias antes, porque está meio confuso aqui.
 
Eu setei o load calibration e o pc nem entrou na BIOS. As memórias estão em 800MHz cas 5-5-5-12 2T com 1.9v.

Vou setar elas a 1066MHz, diz que pra 1066MHz precisa de 2.1v e eu não entendi como setar essa voltagem na BIOS. É como setar a voltagem do NB igual essa foto que eu postei: http://<a href=&quot;[url]http://im.../imageshack.us/a/img38/3186/dsc0073ln.jpg</a>http://imageshack.us/a/img38/3186/dsc0073ln.jpg . Quanto eu tenho que colocar aqui?

e não fixei o pci-ex em 100MHz :poker:. onde faço isso?

Já estou me achando chato de tanta pergunta que faço rsrs, mas Valeu cara!



Valeu cara! vou tentar mudar o as voltagens das memórias antes, porque está meio confuso aqui.

fla manolo
desculpa as demora e as correria da vida
rsrsrs
relex em ser cahto mexer com over e uma sina mesmo , eu mesmo levei um pouco mais de 1 mes pra afinar o meu over aqui

bem vamos la

questao de fazer over pelo bus do cpu ou seja no ht, eu ja nao indico pro q?
pro q nele vc mexe diretamente no chipset norte da placa , sendo q ele e o ponto mais senssivel de uma placa mae, esquenta muito facil e pede voltagem muito facil,seria umas das opçoes ? sim
mas como vc tem um cpu desbloqueado, melhor mesmo e almentar o multiplicador dele.

questao das memoria essas memorais trabalham a 1066mhz com 2.1 voltagem, enta opode sim coloca las a 2.1 , pel oq vi na sua bios a opçao seria ali DIMM VOLTAGEM , esta em disable coloca em enable e ve se aparece a opçao para altera la :joia:

la na opçao dram freqeuncy la vai ter as opçoes da memoria , tem uma opçao ali dentro q vc tera DRAM TIMMINGS coisa assim , habilita ele e deixa ele em 5-5-5-15 , pelo menos comigo quando eu tinha essas memo elas estabilizava com esses timings

estranho mesmo nao aparecer a opçao de fixar o pci-e:hmm: , se puder tirar fotos da bios toda pra gente manolo :vish:
q nem te falei esse over ai e pra ele funcionar esta faltando algo um afinamento , pode ter sido nas memo ou ate mesmo o pci-e , ou alguma outra coisa , se puder colocar mais fotos ira ajduar muito blzzz
qualquer coisa prende o grito ai :yellowface:

abraços
 
fla manolo
desculpa as demora e as correria da vida
rsrsrs
relex em ser cahto mexer com over e uma sina mesmo , eu mesmo levei um pouco mais de 1 mes pra afinar o meu over aqui

bem vamos la

questao de fazer over pelo bus do cpu ou seja no ht, eu ja nao indico pro q?
pro q nele vc mexe diretamente no chipset norte da placa , sendo q ele e o ponto mais senssivel de uma placa mae, esquenta muito facil e pede voltagem muito facil,seria umas das opçoes ? sim
mas como vc tem um cpu desbloqueado, melhor mesmo e almentar o multiplicador dele.

questao das memoria essas memorais trabalham a 1066mhz com 2.1 voltagem, enta opode sim coloca las a 2.1 , pel oq vi na sua bios a opçao seria ali DIMM VOLTAGEM , esta em disable coloca em enable e ve se aparece a opçao para altera la :joia:

la na opçao dram freqeuncy la vai ter as opçoes da memoria , tem uma opçao ali dentro q vc tera DRAM TIMMINGS coisa assim , habilita ele e deixa ele em 5-5-5-15 , pelo menos comigo quando eu tinha essas memo elas estabilizava com esses timings

estranho mesmo nao aparecer a opçao de fixar o pci-e:hmm: , se puder tirar fotos da bios toda pra gente manolo :vish:
q nem te falei esse over ai e pra ele funcionar esta faltando algo um afinamento , pode ter sido nas memo ou ate mesmo o pci-e , ou alguma outra coisa , se puder colocar mais fotos ira ajduar muito blzzz
qualquer coisa prende o grito ai :yellowface:

abraços

E ai cara, eu editei o tópico e coloquei mais fotos do BIOS da placa mãe.

Na última foto é a opção pra trocar a voltagem das memórias, mas estou confuso em qual valor setar ali :vish:.

E tranquilo, eu também estou sem tempo esses dias hahaha.
 
manolo faz o seguinte

coloca o multiplicador do cpu em 20x200=4.0 e faça os testes , com vcore a 1.44 na bios
na sua segunda foto ali tem as informaçoes das memorias altera o dram timmings esta em auto , coloca em manual e muda esses timmings pra 5-5-5-15, q nem falei elas se dao melhor com esses timmings, coloca o vcore delas a 2.1 tambem com frequencia a 1066mhz ok

so uma pergunta tu tem algum programa de overclok isntalado no sistema , tipo overdriver,ou algum softawere da placa mae? ou controladores de energia?
nao mexa no nb frequency deixe ele no padrao dele em auto , nem no ht link,
 
manolo faz o seguinte

coloca o multiplicador do cpu em 20x200=4.0 e faça os testes , com vcore a 1.44 na bios
na sua segunda foto ali tem as informaçoes das memorias altera o dram timmings esta em auto , coloca em manual e muda esses timmings pra 5-5-5-15, q nem falei elas se dao melhor com esses timmings, coloca o vcore delas a 2.1 tambem com frequencia a 1066mhz ok

so uma pergunta tu tem algum programa de overclok isntalado no sistema , tipo overdriver,ou algum softawere da placa mae? ou controladores de energia?
nao mexa no nb frequency deixe ele no padrao dele em auto , nem no ht link,

Opa! Então, eu já setei o cpu a 20x200, com vcore 1.44 sem mexer no NB nem no HT, fiz os testes e ficou estável, mas o pc teve aquele mesmo problema de não ligar depois.
Da uma olhada na ultima print que eu tirei, sobre a vDIMM, quanto eu devo setar alí? +200mv?

O único programa que tem instalado aqui é o AMD vision engine control center, da placa de video, tem uma opção para o cpu mas nem está selecionável.

valeu
 
Opa! Então, eu já setei o cpu a 20x200, com vcore 1.44 sem mexer no NB nem no HT, fiz os testes e ficou estável, mas o pc teve aquele mesmo problema de não ligar depois.
Da uma olhada na ultima print que eu tirei, sobre a vDIMM, quanto eu devo setar alí? +200mv?

O único programa que tem instalado aqui é o AMD vision engine control center, da placa de video, tem uma opção para o cpu mas nem está selecionável.

valeu


vamos la pelo q to vendo, a sua bios nao da valor de voltagem tipo , 1.9,2.0,2.1 cosia e tal , ou seja ela da valor de incremento exemplo 120mv ,q no caso seria 1.9v (isso e so como exemplo) pra entender , ou seja neste caso vc vai ter q ver qual valor de inceremento pra se usar para se chegar nos 2.1v:joia:

se a duvida bater faz o seguinte , bota essa voltagem da memoria em auto , reenicia e ja entra na bios , ai la vai ta mostrando em auto e logo mais em baixo se vc observar vc vera q tem o valor corrente a auto 1.8,1.9 , entendeu
ai vc vai alterando de pouco a pouco , ou seja altera pra mais um incremento da f10 enter reenicia e ja entra de novo na bios , ai la em baixo nesta mesma aba vai esta em qual valor esta a voltagem da memoria e faz isso ate cehegar nos 2.1v , q e o padrao delas :joia:

blzz fala ai se deu certo

eu acho q esse negocio de o pc nao poder desligar senao nao liga acho q pode ser referente a esse quesito da memoria por ela nao esta configurada corretament , nao e sua culpa isso e da placa mae mesmo , quando e utinha a striker ii formula ela fazia isso tambem botava ela na frequencia de 800mhz e com timmings diferentes so nao lembro quais e utinha q mexer em tudo timmings voltagem e clocks

e nao se esqueça dos timmings dela 5-5-5-15 blzz:joia:
 
vamos la pelo q to vendo, a sua bios nao da valor de voltagem tipo , 1.9,2.0,2.1 cosia e tal , ou seja ela da valor de incremento exemplo 120mv ,q no caso seria 1.9v (isso e so como exemplo) pra entender , ou seja neste caso vc vai ter q ver qual valor de inceremento pra se usar para se chegar nos 2.1v:joia:

se a duvida bater faz o seguinte , bota essa voltagem da memoria em auto , reenicia e ja entra na bios , ai la vai ta mostrando em auto e logo mais em baixo se vc observar vc vera q tem o valor corrente a auto 1.8,1.9 , entendeu
ai vc vai alterando de pouco a pouco , ou seja altera pra mais um incremento da f10 enter reenicia e ja entra de novo na bios , ai la em baixo nesta mesma aba vai esta em qual valor esta a voltagem da memoria e faz isso ate cehegar nos 2.1v , q e o padrao delas :joia:

blzz fala ai se deu certo

eu acho q esse negocio de o pc nao poder desligar senao nao liga acho q pode ser referente a esse quesito da memoria por ela nao esta configurada corretament , nao e sua culpa isso e da placa mae mesmo , quando e utinha a striker ii formula ela fazia isso tambem botava ela na frequencia de 800mhz e com timmings diferentes so nao lembro quais e utinha q mexer em tudo timmings voltagem e clocks

e nao se esqueça dos timmings dela 5-5-5-15 blzz:joia:

Boas novas, setei aqui as memórias a 1066MHz! 2.1v 5-5-5-15.

Mas ainda continuo com o problema de desligar e não conseguir ligar novamente o PC. :fuuu:

Agora eu vou tentar abaixar o clock, 3.8GHz pra ver se consigo algum resultado, estranho é que testei em 4GHz com OCCT e foi normal, joguei também e não travou nada. Enfim, vou tentar.
Fora isso, tem algum palpite do que seja esse erro?

Valeu
 
pois e, e manolo entao começa a sina em saber o q se pode ser ,
ao meu ver posso ta errado o seu over ai esta equilibrado, começa a fazer testes pro hardowere, testa os pentes de memorias separado, tipo um pente depois outro ve se da esse mesmo problema se tiver 4 slots de memoria troca os slots pa fzer esse teste tambem, testa hd, faz uma check disc pelo windows ou por algum programa, hd tune por exemplo, tira a placa de video, se tiver video onbord, liga o pc com ela , e ve se da o mesmo problemavc esta com uma cx500 ne :hmm: , vefifica os cabos se estao bem conectado principalmente o cabo de 8 pinos q vai na placa mae, verifica os cabo do monitor energia e cabo de imagem ,
verifica se os drivers estao atualizados tem um programa q mostra quais drivers precisa ser atualizados DRIVE ESY , ele e free , mas se der uma boa pesquisada tem uns q ja vem com ativador , a diferença do free para o ativado e so na hora de baixar os drivers q pelo free ele e mais lento pra baixar :joia:

e bateria pode tambem ser o caso a bateria da placa mae se tiver como vc testar com outra bateria,

blzzz
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo