OVERCLOCK RYZEN 5 2600

unknownZ

New Member
Registrado
Boa tarde guys, fiz um overclock no meu processador e queria a ajuda de vocês pra saber se pode haver algum risco pro processador ou placa mãe.

Processador: Ryzen 5 2600
Placa mãe: B450M PRO M2
Fonte: Corsair VS600
Memória: hyperx 3200MHZ (OC)
Cooler: Corsair H60
GPU: GTX 750 1GB SC
SSD: Kingston 240GB A400
Gabinete Aerocool Cylon RGB

Como vocês podem ver a minha placa mãe não tem dissipadores no VRM, contando com 4 fazes reais do CPU e 2 fazes SoC. Os VRM podem trabalhar em até 105 graus sem afetar a durabilidade.

Eu costumo jogar PUBG e o jogo é bizarramente mal otimizado, apesar disso ainda sim consigo segurar a 50 fps e dependendo do lugar 60-80FPS na resolução 1440x900. Porém eu procuro conseguir uma estabilidade maior e por isso partir pro overclock.

Coloquei ele em 4,0GHZ/Voltagem 1,256 OFFSET (ela não sobe mais do que isso mesmo em full load)

> Temperaturas em 10 minutos de estresse do CPU foi de 60 graus
> Como não possui sensores no VRM eu coloquei o famoso "dedometro" apesar de saber que não é aconselhável e por incrível que pareça, não senti o VRM em temperatura tão quente pois consegui deixar o dedo encostado sem que nem sequer me queimasse.

Levando em consideração que meu processador em jogos não vai ficar em full load (100%) e no PUBG no maximo que ele chega é 30% de uso, há algum risco de danificar meu VRM e também a placa mãe ou processador?
 
Não tem risco de danificar amigo.
Aconselho baixar o aplicativo Hwinfo e monitorar as temperaturas por ali, pois ele mostra mais de 1 sensor de temperatura.
Se as temperaturas realmente estiverem nessa faixa que vc citou, 50~70 graus, está de boa, pois alem de ser uma temperatura "tranquila" pra uma mobo e um processador, acho dificil que vc fique mais do que 6 horas direto nessas temperaturas.
Se vc quiser ficar mais tranquilo, experimente mudar a ventilação do seu gabinete, puxando ar de traz e soltando pra frente, ou puxando da frente para traz, ou pra cima caso tenha abertura, saber qual configuração das fans é melhor pra sua situação ajuda bastante nas temperaturas, ou então compre mais um cooler ou até mesmo deixe o gabinete aberto quando for jogar, mas essas temps estão tranquilas.
(Pra fim de comparação, quando tentei fazer overclock no meu R5 2600, no stress test que coloquei, tava batendo 98º graus kkkkk)
 
Ola amigos, eu tenho essa config ai que esta na minha assinatura, e estou aqui para saber como faço para saber a melhor forma de fazer um Overclock nesse meu Ryzen, esse foi o tópico mais recente para esse processador por isso já vim direto nele ao invés de criar outro. eu não entendo quase nada de Overclock, só sei que a minha placa mãe é um pouco boa para isso pois tem os dissipadores no VRM, mas eu nem sei exatamente o por que. vocês poderiam me aconselhar o que fazer? Como começar? Onde aprender desde o básico até o avançado? Inicialmente eu preciso apenas fazer um pouco mais de Overclock nesse processador para minha lives ficarem um pouco melhores, mas no final precisava mesmo pois sei que com Overclock o tempo de renderização de imagens também diminuirá o que facilitará no trabalho da minha mulher que é arquiteta e usa o V-Ray.
 
Uma perguntinha aos usuários do Ryzen 5 2600...
Seus processadores com coolers box, chega aos 70 fácil?
Se não, teriam como me ajudar? Gostaria de descobrir se é o modo de aplicação de pasta térmica que estou realizando, ou se a minha placa mãe, ou se fui premiado com um esquentadinho?
Obs: Ja coloquei pasta termica simples, uma Gelid, agora estou com uma GT-1 da Pccooler... porem com todas elas senti a temperatura proxima, em testes de stress chega aos 72ºC
Em uso fazendo stream, chega algumas vezes a bater 70ºC...
No gabinete uso 3 coolers DR12 e 2 Calafrio
 
Mas pra que overclock no processador, se o gargalo está na sua placa de vídeo?

Já testou isso? A sua vga deve estar em 99% de uso... o processador leva com folga o PUBG.
 
Mas pra que overclock no processador, se o gargalo está na sua placa de vídeo?

Já testou isso? A sua vga deve estar em 99% de uso... o processador leva com folga o PUBG.
Pois é, pode colocar 8Ghz no 2600, com essa 750 não vai mudar nada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo