• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[OVERCLOCK] Ryzen 5 3600x + B450M Steel Legend

bentosena

Let it be.
Registrado
Bom dia, pessoal.
Gostaria de compartilhar aqui a minha experiência de overclock com o processador Ryzen 5 3600x com a placa-mãe B450M Steel Legend da ASRock.
Estava lendo no Reddit que alguns usuários conseguiram atingir 4350mhz c/ 1.3325v, mas com a minha placa-mãe cheguei no máximo em 4325 c/ 1.4v.
E vocês, usuários que possuem essa mesma cpu+mobo?
 
Na boa, esquece Overclock no 3600X. Não vale o ganho de desempenho. Quase nada em relação a stock. Deixe Precision Boost Overdrive ligado na bios e pronto.
 
Bom dia, pessoal.
Gostaria de compartilhar aqui a minha experiência de overclock com o processador Ryzen 5 3600x com a placa-mãe B450M Steel Legend da ASRock.
Estava lendo no Reddit que alguns usuários conseguiram atingir 4350mhz c/ 1.3325v, mas com a minha placa-mãe cheguei no máximo em 4325 c/ 1.4v.
E vocês, usuários que possuem essa mesma cpu+mobo?
Acredito que consigam devido ao refino na fabricação do chip, aqui peguei o processador logo no lançamento e não chego nem perto disso com 1.325V.

O que fiz foi deixar em @4.2 usando 1.30V.
https://www.userbenchmark.com/UserRun/23755038
poderia deixar em stock mas a pontuação da gpu é maior com o clock setado em @4.2.
 
Se pensar em jogos não vale a pena fazer Overclock no 3600X perde desempenho em single.

Se for para trabalho, o Overclock renderá mais desempenho no multi.
 
perde desempenho em single
Essa regra também vale pro 3600? Pergunto pois possuo ele e a mesma mobo do OP.

E aproveitando o post, pra fazer over basta alterar a frequência via bios e a voltagem? Ou tem algum ajuste fino a mais pra se fazer? Estou rodando a 4.1ghz em todos núcleos e com 1.275v
 
Essa regra também vale pro 3600? Pergunto pois possuo ele e a mesma mobo do OP.

E aproveitando o post, pra fazer over basta alterar a frequência via bios e a voltagem? Ou tem algum ajuste fino a mais pra se fazer? Estou rodando a 4.1ghz em todos núcleos e com 1.275v

Para o 3600 eu recomendo overclock em todos os núcleos para 4.2Ghz. Vc vai manter o desempenho em single, vai aumentar o desempenho em multi e ainda vai baixar muito as temperaturas ao rodar com um vcore fixo.
 
Para o 3600 eu recomendo overclock em todos os núcleos para 4.2Ghz. Vc vai manter o desempenho em single, vai aumentar o desempenho em multi e ainda vai baixar muito as temperaturas ao rodar com um vcore fixo.
Eu testei em 4.2 mas parece que só fica estável com 1.4v as temperaturas ficaram acho que na casa dos 88 graus.
 
Eu testei em 4.2 mas parece que só fica estável com 1.4v as temperaturas ficaram acho que na casa dos 88 graus.

Quando eu tive um 3600 consegui estabilizar em 4.2 todos os núcleos com 1.38~1.39.

Qual seu sistema de refrigeração? Particularmente, eu tentaria não passar de 85c em stress test
 
Quando eu tive um 3600 consegui estabilizar em 4.2 todos os núcleos com 1.38~1.39.

Qual seu sistema de refrigeração? Particularmente, eu tentaria não passar de 85c em stress test
Vou testar isso quando chegar em casa.. Uso um Kraken X62. Porém tenho a leve suspeita de que pus mais pasta do que o necessário e isso pode estar interferindo nas temperaturas. Uma vez bateu 100 graus de máxima no hw monitor haha mas como as temperaturas ficam meio bugadas com o 3600 eu imagino que não tenha chegado nisso de fato.
 
Vou testar isso quando chegar em casa.. Uso um Kraken X62. Porém tenho a leve suspeita de que pus mais pasta do que o necessário e isso pode estar interferindo nas temperaturas. Uma vez bateu 100 graus de máxima no hw monitor haha mas como as temperaturas ficam meio bugadas com o 3600 eu imagino que não tenha chegado nisso de fato.

Então tem algo errado, pois já tive um 3600 e também tenho um kraken x62.

O kraken aguenta o 3600 @ 4.2ghz em 1.4V. Lembro que jogando minhas temps ficavam em 58c~60c.

No Y-Cruncher que é um aplicativo de strees test maldito o máximo que chegou foi em 89c. Esse aplicativo eu uso para verificar se o Overclock está rock solid.

No aida64 ficava abaixo de 80c no teste de estabilidade.

Esse processador é bem quente, mesmo para um kraken x62.
 
Eu vou ter que replicar a pasta então, foda que é uma mx-4 que foi 50 pilas por 4g hahaha não queria desperdiçar
 
Eu vou ter que replicar a pasta então, foda que é uma mx-4 que foi 50 pilas por 4g hahaha não queria desperdiçar

Mano, coloca a quantidade de um pouco mais que um grão de arroz no centro que é suficiente. Tem gente que fala de uma ervilha, mas ainda é muito.

Muita pasta térmica é bem pior que pouca.

Outra coisa é forma que o teu WC está preso. Seu modelo é de 4 parafusos ou presilha? Os Kraken X62 mais antigos vem com a forma de prender com 4 parafusos, os novos vem com presilha que é pior.
 
Pois é.. Pus bem mais que isso hahaha faltou atenção..

É do novo, só de bater o olho eu percebi/imaginei que fosse pior que o fixado com 4 parafusos.. Não gostei dessa "atualização" também
 
Pois é.. Pus bem mais que isso hahaha faltou atenção..

É do novo, só de bater o olho eu percebi/imaginei que fosse pior que o fixado com 4 parafusos.. Não gostei dessa "atualização" também

O representante da NZXT me ajudou com isso. Mandei a NF fiscal para ele e ele me enviou o bracket antigo sem custo. Chegou depois de 30 dias porque vem de fora. Eu estava com problemas para fixar o WC com esse tipo de presilha. Ele abriu o chamado na NZXT.

Pode ser isso amigo suas altas temps. O contato entre WC e CPU pode estar deficiente. No meu caso não conseguia fazer a fixação.

Entra no tópico oficial na NZXT. Procura o Abner.
 
O representante da NZXT me ajudou com isso. Mandei a NF fiscal para ele e ele me enviou o bracket antigo sem custo. Chegou depois de 30 dias porque vem de fora. Eu estava com problemas para fixar o WC com esse tipo de presilha. Ele abriu o chamado na NZXT.

Pode ser isso amigo suas altas temps. O contato entre WC e CPU pode estar deficiente. No meu caso não conseguia fazer a fixação.

Entra no tópico oficial na NZXT. Procura o Abner.
Eu até consegui fixar bem, pelo que parece.. Vou ver com ele se ele consegue pra mim, valeu a dica.
 
ward nesse topico, pois vou usa-lo como base pro meu 3600, to esperando pasta termica mx4 chegar para botar meu h60 1st gen mod pra ver se abaixo as temps e aumento o clock, to tendo que usar o cooler box e só ficou com boas temps em stress em 3.8 @ 1.15v se aumento clock e vcore passa dos 80 e quero manter abaixo disso em stress
 
qui to usando o 3600 em 4.1 GHz @1.2625, LLC Level 3, estável em jogos, cinebench, aida...

Temperatura no cinebench 79 graus, máxima de 75 em jogos intensos @120fps.

To usando um Wraith MAX

A temperatura no over está mais baixa que o processador em stock... o que acham dessas temperaturas para jogar? Ou devo baixar a voltagem e botar um OC menor.

Em stock minha placa pega 1.47v em pequenos picos de boost...
 
Desculpem reviver o tópico
Qual voltagem vocês mexem?

Porque quando desbloqueia o multiplicador de 3600 para ++, abre a voltagem VID e por padrão fica em 1.1
Na voltagem que tem LLC tem por offset e fixed, quanto vocês deixam em offset?

Meu ryzen ta dando pico de 1.47v
Sendo que só mexo no clock/VID que abre logo abaixo na bios.

Tem outra tensão chamada CPU VOLTAGE e logo embaixo o LLC.
Qual dos dois eu mexo?

uixq3OP.jpg
 
Última edição:
Só lembrando que não é recomendável usar um ryzen de 7nm acima de 1.35v 24/7. O ganho desprezível de desempenho não compensa o risco.
 
Pessoal, rodei aqui o occt avx2 on em stock e o core voltage oscilou entre 1.331~1.357v durante o bench(temperatura média de 64°).
Over em @4200, passou o bench(avx2) se erros. Eu poderia dizer que esta em um vcore safe? :hmm:
Teste sem avx ele aguenta @4200 com 1.3v
ZAfFoVd.jpg


edit: tentei usar o prime95, mas não sei pq esse programa não abre aqui.
 
Última edição:


Segundo o Robert, Engenheiro da AMD, é perfeitamente normal rodar entre 0.2-1.5V. Segundo ele, voltagens entre 1.2-1.3V all core também são seguras.

Segundo outros users do reddit, voltagens até 1.325V são seguras. O problema é a degradação do chip à longo prazo

Eu sugiro você rodar o processador em stock e rodar um Prime95 pra calcular a voltagem FIT do seu processador e ir baixando a voltagem até você perder estabilidade.

Eu resolvi rodar o meu em stock mesmo com undervolt de 50mV porque tenho um Wraith Max e não tava afim de subir a voltagem acima de 1.3V por conta da temperatura.

Outra dica, na Steel Legend, eu costumava botar o LLC em 1 ou, de preferência, desabilitado.

A compensação do LLC em load na placa é muito grande e a voltagem acaba tendo muitos picos negativos em aplicações que demandam alta corrente dos VRMs. O que leva o usuário a ter que deixar a voltagem mais alta do que o necessário
 


Segundo o Robert, Engenheiro da AMD, é perfeitamente normal rodar entre 0.2-1.5V. Segundo ele, voltagens entre 1.2-1.3V all core também são seguras.

Segundo outros users do reddit, voltagens até 1.325V são seguras. O problema é a degradação do chip à longo prazo

Eu sugiro você rodar o processador em stock e rodar um Prime95 pra calcular a voltagem FIT do seu processador e ir baixando a voltagem até você perder estabilidade.

Eu resolvi rodar o meu em stock mesmo com undervolt de 50mV porque tenho um Wraith Max e não tava afim de subir a voltagem acima de 1.3V por conta da temperatura.

Outra dica, na Steel Legend, eu costumava botar o LLC em 1 ou, de preferência, desabilitado.

A compensação do LLC em load na placa é muito grande e a voltagem acaba tendo muitos picos negativos em aplicações que demandam alta corrente dos VRMs. O que leva o usuário a ter que deixar a voltagem mais alta do que o necessário


Se desabilitar o LLC a voltagem fica estável o quanto você colocou na bios?
 
Se desabilitar o LLC a voltagem fica estável o quanto você colocou na bios?
Aqui com llc1 o mínimo estável(avx2) foi 1.31850V.
Segue o teste feito no Blender(temp máx= 76°)
 
Última edição:
Aqui com llc1 o mínimo estável(avx2) foi 1.31850V.
Segue o teste feito no Blender(temp máx= 76°)

Aqui eu to rodando 4.2 a 1.22v, para conseguir 4.3 tenho que jogar a tensão para quase 1.33v, creio que o benefício x tensão não vale a pena somente por 100mhz
 
caramba, 1.22v em testes com avx2, teve sorte em pegar um chip gold.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo