P2P (Tópico Oficial)

Shinkirou

TOKYO 2016
Registrado
P2P [ Tópico Oficial ]

Pessoal o tópico sobre a BrTelecom:
http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=73395&page=228
Está abarrotado de comentarios e perguntas sobre emule, torrent e outros P2P para não nos desviarmos do assunto e não constrangermos usuários que queiram seguir a linha oficial daquele topico, vamos nos ater a este aqui para os comentarios e dúvidas a respeito de todos os programas P2P. (eMule, bitTorrent, Shareazaa, LimeWire, AresGalaxy, Kazaa, etc).

Uma pequena viajem ao mundo P2P (ponto-a-ponto)

P2P ou Peer-to-Peer é uma Tecnologia para estabelecer uma espécie de rede de computadores virtual, onde cada estação possui capacidades e responsabilidades equivalentes. Difere da arquitetura cliente/servidor, no qual alguns computadores são dedicados a servirem dados a outros. Esta definição, porém, ainda é demasiado sucinta para representar todos os significados do termo Peer-to-Peer.

Conceito

Geralmente, uma rede Peer-to-Peer (P2P) é constituída por computadores ou outros tipos de unidades de processamento que não possuem um papel fixo de cliente ou servidor, pelo contrário, costumam ser considerados de igual nível e assumem o papel de cliente ou de servidor dependendo da transação sendo iniciada ou recebida de um outro peer da mesma rede.

Os nós da rede Peer-to-Peer podem diferir em termos de configuração local, capacidade de processamento, capacidade de armazenamento, largura de banda, entre outras características particulares. O primeiro uso da expressão Peer-to-Peer foi em 1984, com o desenvolvimento do projeto Advanced Peer-to-Peer Networking Architecture na IBM.

O termo é utilizado em diferentes tecnologias que adotam um modelo conceitual "par-a-par", tal como o protocolo NNTP (para Usenet News), SMTP (para envio de e-mail), e sistemas de troca de mensagens instantâneas (ICQ, MSN). Porém, o termo tornou-se popular com o surgimento de aplicações de compartilhamento de arquivo, em outras palavras, programas que possibilitam a distribuição de arquivos em rede, permitindo o acesso de qualquer usuário dessa rede a este recurso. Outros tipos de recursos podem ser compartilhandos em redes Peer-to-Peer, tal como capacidade de processamento de máquinas, espaço de armazenamento de arquivos, serviços de software (analogamente aos Web Services), entre outros.

Em 1999, Shawn Fanning criou o Napster, para compartilhamento de arquivos de música (principalmente MP3), e trouxe o conceito de Peer-to-Peer para a mídia, principalmente após tornar-se alvo de ataques jurídicos por parte das companhias discográficas.

Após o Napster, dezenas de outras aplicações Peer-to-Peer foram lançadas: LimeWire, iMesh, WinMX, AudioGalaxy, Kazaa, Gnutella, Freenet, Shareaza, eDonkey, eMule, aMule, Bearshare, ANts P2P, entre outros.

Arquitetura Peer-to-Peer

O Napster e outras aplicações intituladas Peer-to-Peer, tais como o IRC e o ICQ, são baseadas em uma arquitetura cliente/servidor, pelo menos para algumas tarefas críticas, como indexação de informação. Por outro lado, redes como Gnutella e Freenet usam uma arquitetura Peer-to-Peer pura, sem nenhuma centralização de tarefas.

Aparentemente mal empregado, o termo Peer-to-Peer, quando usado para aplicações como o Napster, ressaltam a importância do papel exercido pelos nós da rede. Estes passam a servir como provedores de informação, e não apenas consumidores passivos; ainda que de acordo com pesquisadores do Xerox PARC, 70% dos usuários não contribuem com nenhum arquivo, enquanto 1% dos peers é responsável por 50% dos arquivos disponíveis.

A arquitetura completamente descentralizada do Gnutella faz com que os usuários tenham o mínimo de contato com o servidor central, o que além de promover maior escalabilidade ao sistema, serve de estratégia para evitar os problemas judiciais que terminaram com o Napster.

No entanto, aplicações Peer-to-Peer “puras” são raras. A maioria das arquiteturas Peer-to-Peer é híbrida, utilizando alguns elementos centralizadores na execução de tarefas cujo desempenho é crítico. Redes completamente descentralizadas já foram usadas anteriormente em aplicações de propósito específico, como a USENET (1979) e FidoNet (1984). Porém, as questões de desempenho induzem a uma centralização parcial das atividades em peers de maior capacidade. Outras técnicas têm sido desenvolvidas visando o aperfeiçoamento de sistemas Peer-to-Peer.


Mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Peer-to-peer

Lista das redes e respectivos programas P2P

Ares: Ares Galaxy, Warez P2P



Ares Galaxy é um programa de P2P que possui como características a rapidez, a segurança nas trocas de arquivos, leve e com suporte a diversos SOs. O Ares Galaxy é livre aos spywares ou adwares , sendo assim um programa seguro. Se o usuário não quer partilhar ficheiros não é obrigado, fechando assim a partilha do ficheiro, ao contrario do Emule ou de outros programas.

Site Oficial:
http://aresgalaxy.sourceforge.net/



BitTorrent: AllPeers, ABC [Yet Another BitTorrent Client], Azureus, BitComet, BitSpirit, BitTornado, BitLord, BitTorrent, BitTorrent.Net, Burst!, G3 Torrent, mlMac, MLDonkey, QTorrent, Shareaza, Transmission, Tribler, µTorrent

BitTorrent é um protocolo que permite aos utilizadores fazerem download de arquivos indexados em websites. Essa rede introduziu o conceito "partilhe o que já descarregou" maximizando muito o desempenho e possibilitanto downloads rápidos e imediatos. Foi criado por Bram Cohen em 2003 e tem sido o alvo nº1 de empresas que lutam por direitos autorais.

Na rede BitTorrent os arquivos são quebrados em pedaços de geralmente 256Kb. Ao contrário de outras redes, os usuários da rede BitTorrent partilham pedaços em ordem aleatória, que podem ser reconstituídos mais tarde para formar o arquivo final. O sistema de partilhamento otimiza ao máximo o desempenho geral de rede, uma vez que não existem filas de espera e todos partilham pedaços entre si, não sobrecarregando um servidor central, como acontece com sites de downloads por exemplo. Assim, quanto mais usuários entram para pegar um determinado arquivo, mais largura de banda torna-se disponível.




µTorrent (também conhecido como uTorrent) é um aplicativo cliente para o protocolo BitTorrent distribuído como freeware para Microsoft Windows, apesar de ser utilizável também em Wine e Cedega. O programa ocupa menos de 200KB e consiste em um único arquivo. Foi desenvolvido para utilizar o mínimo possível de recursos do computador ao mesmo tempo em que visa ofecerer a mesma funcionalidade dos outros clientes como o Azureus ou BitComet.


Site Oficial:
http://www.utorrent.com/



Azureus é um programa de computador aberto feito em Java que permite o download de arquivos através do protocolo BitTorrent.


Site Oficial:
http://azureus.sourceforge.net/

Direct Connect network: DC++, NeoModus Direct Connect, BCDC++

Direct Connect é uma rede de P2P introduzida por uma empresa canadiana em 2001 gira em torno de várias comunidades semelhantes a canais de IRC e chamados de HUBs. Num HUB de DirectConnect há o tradicional chat público e privado e pesquisas nos arquivos partilhados de todos os utilizadores. Esta rede foi feita na observação de que redes inteiras de IRC estavam se especalizando em trocas de arquivo e então decidiram "aprimorar" esta experiência. Começou utlizada pelo programa DC++ e expandiu-se para outros clientes que utilizam Multi-Source (Downloads de segmentos, ou seja, o mesmo ficheiro de mais que uma pessoa simultaneamente!) como por exemplo, o StrongDC++

Sites oficiais: http://dcpp.net/
http://dcpp.net/

eDonkey2000: aMule, eDonkey2000, eMule, LMule, MLDonkey, mlMac, Shareaza, xMule, iMesh

eDonkey rede de P2P, criada pela empresa alemã MetaMachine em 2000 para a transfêrencia de grandes arquivos, ultrapassando o limite dos gigabytes. "Donkey" (em português, burro ou jegue) é usado para designar arquivos muito grandes e difíceis de se obter na Internet. Surgiu logo após o Napster e é largamente utilizada até hoje. Baseada em servidores centrais que servem ao usuário pesquisas e indexação de arquivos. Recentemente a rede foi reanimada pelo programa open-source eMule.




eMule é um aplicativo de compartilhamento de arquivos (partilha de ficheiros, em Portugal) através de peer to peer (P2P) que trabalha com a rede eDonkey2000 e oferece mais funções do que o cliente eDonkey padrão. O eMule é um programa de código aberto lançado sob a GNU General Public License. Possui versões para Microsoft Windows e Linux.
Os diferenciais do eMule são a troca de links entre os clientes, rápida recuperação de downloads corrompidos e o uso de um sistema de créditos para premiar os usuários que fazem mais uploads.
Além disso, o eMule transmite os dados de forma compactada (com Zlib) para poupar largura de banda. Outra característica do eMule é a habilidade de aceitar links "ed2k" (ed2k://) de um navegador e começar a baixar o(s) arquivo(s) a que o link se refere. Esses links garantem que o arquivo sendo baixado é de fato o que ele diz ser e que não contem virus ou spywares. Recentemente, muitos dos sites que provêem esses links tem sido fechados pelas autoridades devido à questionável legalidade dos links providos.


Site oficial: http://www.emule-project.net/

O Shareaza é um software gratuito para compartilhamento de arquivos baseado em tecnologia P2P P2P (peer to peer). Shareaza
Possui uma interface amigável ao usuário, e reúne inúmeras opções e funções. Atualmente está disponível em diversas línguas, incluindo Português brasileiro. A versão mais recente pode se conectar às redes Gnutella, BitTorrent, EDonkey2000 e Gnutella2 (rede padrão do programa). Possui sistemas para verificação de arquivos corrompidos, chat entre usuários, pesquisas múltiplas e inteligentes, reprodutor de multimídia embutido, prévia de arquivos, entre outros.


Site oficial: http://www.shareaza.com/



FastTrack: giFT, Grokster, iMesh (and its variants stripped of adware including iMesh Light), Kazaa, KCeasy, Mammoth, MLDonkey, mlMac, Poisoned

FastTrack é um protocolo p2p, usado pelo Kazaa, Grokster, iMesh, Morpheus que compartilham programas. Até à data de 2003, o FastTrack era o protocolo mais popular de copartilhament de arquivos, principalmente sendo usado para a troca da música mp3. Possuiu mais usuários do que Napster teve em seu pico. As características populares de FastTrack são a abilidade de recomeçar download interrompidos e o download fragmentado do arquivo.


KaZaA permite a troca de música, imagens e arquivos em geral. Muito perseguido pela RIAA, a associação das gravadoras americanas, pela troca de arquivos ilegais (geralmente música protegida por leis de copyright). Foi criada pelo mesmo criador do (Skype)

Site oficial: http://www.kazaa.com/

iMesh é um aplicativo de compartilhamento de arquivos que utiliza de sua própria rede, além da rede Gnutella2 como o Kazaa, eMule. Ele usa o compartilhamento Peer-to-Peer ou P2P, onde uma pessoa compartilha arquivos de música, vídeos ou qualquer outra mídia de computador direto com outra pessoa/computador, sem intermediários. A licença do software é freeware (software gratuíto/não livre). É caracterizado por alguns programas como o Microsoft Anti-spyware ou Ewido como portador de spywares.

Site oficial: http://www.imesh.com/

Gnutella2:
Adagio, Caribou, Gnucleus, iMesh, Kiwi Alpha, MLDonkey, mlMac, Morpheus, Shareaza, TrustyFiles

Gnutella2 é uma das redes utilizadas no programa de compartilhamento de arquivos Shareaza e IMesh,a qual é baseada na rede Gnutella , sendo que possui um sistema de conexão similar a ela, um sistema de busca aprimorado e conexão mais rápida. A rede Gnutella2 pode informar a avaliação dos usuários para os arquivos, informando por exemplo quando um arquivo é falso e a velocidade e estabilidade dos servidores. A mesma foi criada por Mike, o mesmo criador do próprio Shareaza.


Gnutella:
Acquisition, BearShare, BetBug, Cabos, Gnucleus, Grokster, iMesh, gtk-gnutella, Kiwi Alpha, LimeWire, FrostWire, MLDonkey, mlMac, Morpheus, Phex, Poisoned, Swapper, Shareaza, XoloX

Gnutella é uma rede de compartilhamento de arquivos usada principalmente para a troca de músicas, filmes e softwares. É uma verdadeira rede peer-to-peer, ou seja, opera sem um servidor central. Os arquivos são trocados diretamente entre os usuários.

O programa cliente Gnutella conecta-se à rede e compartilha arquivos. As pesquisas são passadas de um nó para o outro circularmente. Clientes Gnutella estão disponíveis em várias plataformas.

De acordo com o site de compartilhamento de arquivos Sklick.com, a Gnutella é a segunda rede de troca de arquivos mais popular da Internet, perdendo apenas para a eDonkey 2000.


Outras redes p2p

Freenet: Entropy (on its own network), Freenet
GNUnet: GNUnet, (GNUnet-gtk)
Kad Network (using Kademlia protocol): aMule, eMule, MLDonkey
MANOLITO/MP2P: Blubster, Piolet, RockItNet
MFPnet: Amicima
Napster: Napigator, OpenNap, WinMX
P2PTV type networks: TVUPlayer, CoolStreaming, Cybersky-TV, TVants
Peercasting type networks: PeerCast, IceShare, FreeCast
Usenet
WPNP: WinMX, WinZO
other networks: ANts P2P, Applejuice, AsagumoWeb, Audiogalaxy, Avalanche, CAKE, Chord, The Circle, Coral, Dijjer, EarthStation 5, FileTopia, FotoSwap, Groove, Hamachi, iFolder, konspire2b, Madster/Aimster, MUTE, OpenExt, OpenFT, P-Grid, IRC, JXTA, KoffeePhoto, Peersites, MojoNation, Mnet, Octoshape, Overnet, PixVillage, Scour, Skype, Solipsis, soribada, Soulseek, SPIN, Swarmcast, WASTE, Winny
:thumbs_up
 

digoferr

PSN: RodrigoFer
Registrado
pra que serve o KAD?
 

Smile=P

<- Te amo Pamela ->
Registrado
Para tornar tópico oficial, seria interessante editar o primeiro tópico e colocar explicações de como funcionam as redes p2p, quais softwares podem ser usados e screens dos melhores programas. mas vale lembrar que nunca deve ser postados links ou assuntos referentes a software pirata no forum adrenaline. O p2p não é necessáriamente para pirataria, então abordem a técnologia sem abordar pirataria, por favor. Volto a frisar, para se tornar tópico oficial você precisa que a primeira mensagem contenha muito mais informações que agora.
 

wandergyn

New Member
Registrado
pootz versao 0.47c, poh nem 20% da galera mudo pra versao 47b
e eles lançam a 0.47c, e vai demora pra galera c toca e pega essas
versoes.
algm ae jah pego essa nova versao (0.47c), pq aqui a versao 0.47b
tava funcionando perfeitamente, sem nenhum problema, c algm souber
oq melhora ae nessa nova versao avisa ae no topico.
 

Lord

bauer
Registrado
To começando com eMule, qual é melhor a c ou a b?
 

komakino

New Member
Registrado
É uma versão "fake".
Estranho não ?
Ou seja: não saiu ainda!
É arquivo com "nada".

Voltando ao assunto: eu acho que deveriam ter implementado a criptografia para o KAD tb.
 

123456789

petição volta sógatas
Registrado
aachen: vc ta certo!!, so vou falar de emule aqui apartir de agora...

segundo o changelog do 47c tera:
4 correcoes pra quem usa o KAD sendo 1 delas critica,
e varios bugzinhos, se vc usa o emule com o KAD desconectado vc n sera afetado.
o emule 47b ta com forca total agora por isso n vou instalar a 47c já, e como ela n foi lancada oficialmente e eu li no forum do emule acho q eles vao corrigir mais bug's ainda e depois lancar. ai sim :)

quanto ao post do wandergyn: fica frio que o importante é o pessoal usa do emule 47b pra cima pq ai ja tera o suport ao ofuscation :) e da versao 47c pra quem usa emule com o KAD conectado (espera ser lancado oficialmente claro).

Lord-NoFX: emule 47b com o enable protocol obfuscation ligado.
 

wandergyn

New Member
Registrado
bom aqui eu uso com kad conectado,
mas axo q vo espera sair a versao oficial, pois
meu emule aqui tah perfeito, entao vo espera lancerem
oficialmente msm.
 

Lord

bauer
Registrado
eMule demora a começar os down's?

Tipo tem fila?
 

Shinkirou

TOKYO 2016
Registrado
eMule demora a começar os down's?

Tipo tem fila?

Sim ele tem fila, e demora para começar nas primeiras utilizações do programa, o que acontece é que conforme voce faz upload de seus arquivos voce ganaha creditos e quando mais creditos mais rapido voce "sobe" nas filas, por isso a rede do emule é uma das mais justas p2p.
 

Lord

bauer
Registrado
Sim ele tem fila, e demora para começar nas primeiras utilizações do programa, o que acontece é que conforme voce faz upload de seus arquivos voce ganaha creditos e quando mais creditos mais rapido voce "sobe" nas filas, por isso a rede do emule é uma das mais justas p2p.

A entendi :D
 

Shinkirou

TOKYO 2016
Registrado
Lançado eMule 0.47c OFICIAL:

v0.47c Hotfix
-----------------------
- Sep, 14. 2006 -
-----------------------
.: Fixed some major bugs in Kad 2.0 source/keyword publishing

-----------------------
- Sep, 13. 2006 -
-----------------------
.: Fixed Kad bug with processing Kad1.0-Packets which is believed to be remotely exploitable and therefore a potential risk if Kad is enabled [found by tHeWiZaRdOfDoS]
.: Fixed bug with lost setting for disabled UDP port.
.: Fixed bug in First Runtime Wizard with previously disabled UDP port.
.: Added more sanitizing for Kad packages to ignore all unrequested packets

-----------------------
- Sep, 11. 2006 -
-----------------------
.: Fixed some Kad memory leaks in exception handlers [tHeWiZaRdOfDoS]
.: Tweaked reading of "addresses.dat" and "shareddir.dat" files to skip spaces and empty lines.
.: Fixed bug with wrong file type mismatch warning for multiple selected part files.

DOWNLOAD: http://prdownloads.sourceforge.net/emule/eMule0.47c-Installer.exe
 

Antonio

New Member
Registrado
ae pessoal..
se eu formato o pc.. eu perco todos os dados de up acumulativo q eu upei?
 

TiaoMacaleh

New Member
Registrado
ae pessoal..
se eu formato o pc.. eu perco todos os dados de up acumulativo q eu upei?


Salva todos arquivos do emule (sem a pasta incomming e temp). Deve dar uns 10mb no maximo. Qundo formater é so colocar essa pasta de volta e todos seus dados continuam la.
 

TiaoMacaleh

New Member
Registrado
pra que serve o KAD?

É uma rede descentralizada. Tem a mesma função dos servers, mas diferente deles, que precisam ficar hospedados em algum lugar ela nao depende de nada disso. A grande vantagem é que nao tem como tirar do ar, como aconteceu com o razorback2.
 

GreenDaY

New Member
Registrado
Estou de warez
 

wandergyn

New Member
Registrado
ae to usando a versao 0.47c aqui e tah perfeito,
jah xegei a baxa a 79kb, no momento to baxando a 45kb,
heheeh a mulinha volto com tudo.
 

Rasiel

Usuário Registrado

Usuários que está vendo este tópico

Topo