P5Q nova travando a qualquer tentativa de instalação de OS!

Fernando Alonso

know-it-all Member
Registrado
Rapazeada do adrena, antes de qq coisa feliz 2010.:D

Amigos, um amigo meu comprou um combo constituído dos seguintes componentes:

Q8200;
P5Q;
2gb DDR2 800 Kingston.
VGA HD3650;
fontes utilizadas, Satellite 400w 548bkv;
Corsair TX650 (foi comprada por suspeição da primeira EM AMBAS OS MESMOS PROBLEMAS FORAM VERIFICADOS PORTANTO DESCARTADO);


Sou um profissional da área, mas confesso que, tentei praticamente tudo em um teste rápido de bancada e a princípio sem sucesso. Só não troquei a ram porque não tinha outra ddr2 disponível. Mas aviso de antemão que orientei o meu amigo a passar o memory test do livecd de uma distro Linux e o mesmo me reportou que o teste foi bem sucedido, segundo ele sem erro algum.

Tentei praticamente tudo: troca de fonte; teste de bancada; reinstalação da cpu (aqui verifiquei se o meu amigo tinha feito ***** e empenado algum contato do lga 775, coisa que não ocorreu, está perfeito); a vga dele estava funcionando perfeitamente no pc anterior dele por isso está descartada aqui; a cpu é nova e box; o cooler foi perfeitamente reincaixado por mim, portanto sem nenhuma possibilidade do mesmo estar mal encaixado ou em falso; mudei a ram de slot e em consequência descobri q essa placa-mãe só usa primordialmente os slots amarelos, sendo que nos pretos ela nem deu vídeo; HD não pode ser, porque usei um PATA e um SATA que antes do upgrade funcionavam perfeitamente; o Bios foi atualizado para a última versão; loading setup defaults, clear cmos; tirei a bateria; fiz settings de clock, tensões e divisores de clock da cpu e ram manuais, claro, perfeitamente munido dos mesmos, até tentei um certo exagero nos settings de tensões, no afã de corrigir possíveis maus settings automáticos e nada TB...

O problema consiste exatamente no título do tópico, ele a princípio conseguiu formatar e instalar um SO normalmente nas primeiras tentativas, chegou a utilizar o SO, instalar alguns joguinhos, mas depois vieram os travamentos e BOSD's. Então ele tentou formatar e reinstalar o SO. Formatar até conseguimos, porém quando o processo de formatação termina e começam as operações de escrita no HD ou leitura do HD, ou durante aquela tela de instalação do Windows XP no qual ele instala os devices, instala o seu hardware, lá pelos 34 minutos, o pc entra em um loop infinito, dá a famosa tela azul da morte ou reinicia aleatoriamente.

Mesmo fazendo todo esses procedimentos descritos acontece isso.

O Diabo é que mexi em alguns settings e opções de ram no bios e consegui um pouco de progresso, ganhei um pouco de estabilidade, por isso estou achando que seja alguma incompatibilidade de ram, mas nada encorajador, os BOSD's durante a instalação do Windows continuaram, mas os travamentos durante o carregamento dos arquivos de instalação do cd cessaram, isso mesmo, o pc tava se apresentando cada vez mais instável, travando toda hora em um simples carregamento do cd de instalação do XP, logo após se definir a mídia cd como boot. A placa-mãe é também grande suspeita, mas por enquanto, pela sua qualidade e estado de zero, não estou conseguindo conceber isso...


UFa, muito post, peço desculpas por tudo isso e agradeço desde já a atenção. Pergunto a vcs - com mais experiência que eu com essa mobo - o que pode estar ocorrendo? Alguma sujestão?
 
Última edição:
Isso tá com cara de memória!
Testa com outro pente quando tiver disponível...

Abraço!
 
kra pode ser memoria ou hd tbm! jah tive problemas assim na bancada.
 
pode ser memoria, hd ou processador rsrs

ja aconteceu isso ai comigo, mesmissima coisa, era o processador se entregando, até uma hora q ele não funcionou mais...

então, não descarte a possibilidade de ser defeito no processdor sem testar com outro.
 
Se conseguir alguma distro linux que rode pelo live cd tente dar o boot com ele e fazer algum download de arquivo grande, formato rar preferencialmente. Caso consiga e ocorra erros na descompactação teste proc e memória separados.

Tive problemas semelhantes em um notebook meu, começaram do nada em um dia que fui reinstalar o SO. A instalação demorou muito, mas foi, porém o notebook congelava e só fui perceber que poderia ser alguma coisa relacionada à hardware quando meus downloads grandes vinham todos corrompidos.

Um de meus pentes apresentava erros.

Não sei se conhece, mas o UBCD pode ajudar em muitos testes simples, como processador (estresse), memórias (memtest) e até mesmo de superfície de HD. Sugiro que baixe o cd.

A princípio são essas as minhas dicas.

Boa sorte!

OBS: Não descarte as memórias apenas por não apresentarem erros, se possível teste em outra config.
 
Já tentou instalar o 7 ou o Vista?

Abraços.

Já, mesmo comportamento anormal do sistema. Aproveitamento, pô pessoal ajuda aí, tanta gente por aqui com essa mobo, mais ninguém? :cry:
 
Cara isto está com cara de memória, meu antigo computador, começou do mesmo jeito que o seu. Um dos pentes estava bichado, foi substituir e adeus dor de cabeça.
 
O meu muito obrigado a todos os que procuraram ajudar. De fato, como havia suspeitado e muitos sugeriram aqui eram as memórias mesmo, estavam com algum defeito ou apresentaram alguma incompatibilidade séria com a Motherboard, foi apenas trocar as mesmas e os problemas acabaram, abração a todos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo