Para quem tem dúvidas em qual placa mãe Z97

MAApolonio

Well-Known Member
Registrado
Bom, venho reparando vários tópicos de gente pedindo placas mães Z97, então resolvi colocar algumas principais aqui, com preço médio e características padronizadas.

Todos os preços foram tirados no dia 29/12/2014 do Mercado Livre.

Quem quiser corrigir alguma informação só postar ai, afinal eu posso ter errado algumas coisas, eu daria destaque para a coluna 10K Caps e Fases na decisão.

O que são fases ?
[CLIQUE]

O que são fases especiais ?
São fases que apresentam algum benefício além do comum apresentando em todas placas mães.

A MSI apresenta as fases do tipo Super Ferrite Chokes (SFC) elas apresentam 35 graus a menos na operação, além de 30% mais capacidade de corrente, como
também 20% de melhora na eficiência energética e melhor estabilidade.

A ASUS tem as fases TUF, que apresentam uma melhor refrigeração, mas não chega a ser melhor que a da MSI, mas é melhor que nada.

O que são capacitores 10K ?
São capacitores que apresentam vida útil de pelo menos 10 mil horas.

Fazendo contas

Se você usa 6 horas por dia do seu computador, então temos: 10.000H / 6H = 1666 Dias = 4,5 anos (Garantidos)
Se você usa 24 horas por dia do seu computador, então temos: 10.000H / 24H = 416 Dias = 1,13 anos (Garantidos).

Atenção! a ASRock trabalha com capacitores 12K.

Isso não quer dizer que a placa vai durar exatamente isso, mas depois desse prazo os capacitores não terão mais 100% de eficiência, essas placas mães não são de servidor, que são feitas para trabalhar 24 horas (Por isso que um servidor custa 10 mil reais). Minha ASUS M5A88-M ligada 24 horas por dia, e 12 horas por dia no TALO, durou apenas um ano e meio, depois começou a apresentar vários problemas para ligar.

Porque use circuitos digitais ?
http://sinhardware.com/index.php/vrm-articles/113-digital-vs-analog-pwms/74-analog-vs-digital-pwms

O que é a Killer NetWork ? [Não achei um Benchmarks]

Ele é construído para máximo desempenho de rede para jogos online e streaming de mídia de alta qualidade. Com Advanced Stream Detect ™, Killer E2200 detecta automaticamente e acelera o tráfego de jogo à frente do outro tráfego de rede. Com isso melhorando a latência nos jogos, já que os pacotes de jogos são passados a frente de outros.


TABELA 1
53kdjo.png



Tabela 2 - Postada pelo usuário bbG0123 (UTILIZAR ESSA COMO REFERÊNCIA)

Pessoal eu estava com dúvida sobre essa tabela, porque ela apresentava valores que desmentiam muito os fabricantes quando as suas especificações, olhando o fabricante do controlador ISL95820 você pode ver que na especificação do fabricante quanto ao controlador do PWM, ele realmente somente suporta 4 fases. você pode conferir por você mesmo essa informação aqui http://kazus.ru/datasheets/pdf-data/3881196/INTERSIL/ISL95820.html, mostrando como o MARKETING está "avançado".

071b2d45_1.png

.



[13-01-2015] Como eu devo escolher a minha Z97 utilizando as duas tabelas ?

Bom, tirando os recursos extras apresentados pelos fabricantes, no que diz respeito a estabilidade e possibilidades do Overclock não é muito difícil. Se alguém tem informações melhores, ou não concorda poste por favor.



    • Tabela 2 (Mais importante), todas as colunas abaixo a regra é Maior = Melhor
      1. True Phases - Verifique a quantidade de fases que você consegue comprar, quanto mais fases reais melhor, claro o custo da placa mãe também aumenta.
      2. Mosfets Amper per 6.5W - Quanto maior a amperagem nessa coluna, mais você consegue extrair do seu processador, esse é um dos principais pontos no Overclock (se tiver duas informações, é porque as fases são divididas em dois barramentos, então se faz necessário somar para ter o total)..
      3. Digital Status -Prefira um circuito digital.
      4. RAM Phases - Prefira duas ou mais (maior estabilidade na alimentação das memórias quando utilizar o Overclock delas).
      5. Capacitors - Prefira os capacitores que consigam armazenar maior quantidade de energia, a final eles foram feitos para isso.
      6. Doubler - Se você estiver com duas placas com a mesma quantidade de True Phases, prefira a que tem o valor "S" na coluna Double.
      7. Chokes - Se comparando até aqui, você conseguiu igualar as colunas, então verifique a que tem mais Chokes.
    • Tabela 1
      1. 10K Cap - Prefira a placa que tiver o recurso de maior vida útil dos capacitores
      2. Fases Especiais - As fases recebem um tratamento melhor de dissipação.
      3. O resto é recurso que depende de sua configuração se vai fazer SLI ou CrossFire.
    • Por mais que uma placa apresente recursos melhores, se você for jogar, prefira uma placa Gamer, por mais que parece Marketing, os componentes são desenvolvidos pensando nessa atividade, geralmente nenhuma placas ASUS que não é Gamer tem capacitores 10K por exemplo.
 
Última edição:
Adicionado Gigabyte Gaming 5 na lista.
 
Acho que podia ter umas explicações pelo menos das coisas mais estranhas tipo: O que diabos sao fases especiais? E tambem, esse Killer Network, serve pra alguma coisa ou é balela?
 
legal a iniciativa. Mas duvido muito que acabe com os tópicos sobre indicação de MB Z97. :seferrou::seferrou:
 
Legal o tópico, pode ser que pare um pouco tanto tópico de gente indecisa sobre qual mobo pegar. :joia:
 
KKK paguei 299 na GA-Z97M-D3H na black friday! negocião pra mim! curtindo mto
 
Parabéns ao autor do tópico, bela iniciativa.

Vai aqui um complemento. Utilizo sempre que busco informações sobre Motherboard:
071b2d45_1.png



Ao pessoal que pretende fazer overclock, relevem as "True" Phases (reais).
 
Bom, venho reparando vários tópicos de gente pedindo placas mães Z97, então resolvi colocar algumas principais aqui, com preço médio e características padronizadas.

Todos os preços foram tirados no dia 29/12/2014 do Mercado Livre.

Quem quiser corrigir alguma informação só postar ai, afinal eu posso ter errado algumas coisas, eu daria destaque para a coluna 10K Caps e Fases na decisão.

O que são fases ?
[CLIQUE]

O que são fases especiais ?
São fases que apresentam algum benefício além do comum apresentando em todas placas mães.

A MSI apresenta as fases do tipo Super Ferrite Chokes (SFC) elas apresentam 35 graus a menos na operação, além de 30% mais capacidade de corrente, como
também 20% de melhora na eficiência energética e melhor estabilidade.

A ASUS tem as fases TUF, que apresentam uma melhor refrigeração, mas não chega a ser melhor que a da MSI, mas é melhor que nada.

O que são capacitores 10K ?
São capacitores que apresentam vida útil de pelo menos 10 mil horas.

Fazendo contas

Se você usa 6 horas por dia do seu computador, então temos: 10.000H / 6H = 1666 Dias = 4,5 anos (Garantidos)
Se você usa 24 horas por dia do seu computador, então temos: 10.000H / 24H = 416 Dias = 1,13 anos (Garantidos).

Atenção! a ASRock trabalha com capacitores 12K.

Isso não quer dizer que a placa vai durar exatamente isso, mas depois desse prazo os capacitores não terão mais 100% de eficiência, essas placas mães não são de servidor, que são feitas para trabalhar 24 horas (Por isso que um servidor custa 10 mil reais). Minha ASUS M5A88-M ligada 24 horas por dia, e 12 horas por dia no TALO, durou apenas um ano e meio, depois começou a apresentar vários problemas para ligar.

O que é a Killer NetWork ? [Não achei um Benchmarks]

Ele é construído para máximo desempenho de rede para jogos online e streaming de mídia de alta qualidade. Com Advanced Stream Detect ™, Killer E2200 detecta automaticamente e acelera o tráfego de jogo à frente do outro tráfego de rede. Com isso melhorando a latência nos jogos, já que os pacotes de jogos são passados a frente de outros.



FabricanteModeloÁudio TopKiller NetworkCrossFireSLIM.2 SSD10K CapPCIe 3.0Max VGANº FasesFases SpeciaisCor DestaqueFormatoFotoPreço(R$)
GigabyteGa-z97m-d3hNNSNNN124NLaranjaMATXLINK429,00
ASUSZ97M-PLUSSNSNSN124NDouradoMATXLINK455,00
ASROCKZ97 Pro4NNSNSS126NAzulATXLINK500,00
GigabyteGA-Z97-D3HSNSNSN124NDouradoATXLINK500,00
GigabyteGA-Z97X-SLISNSSSN124NVermelhoATXLINK530,00
ASUSZ97-KSNSNSN124NDouradoATXLINK589,00
ASROCKExtreme 4SNSSSS (12K)3312NAzulATXLINK629,00
MSIGaming 3SSSNSS126SVermelhoATXLINK663,00
ASROCKFatal1ty KillerSSSSSS (12K)338NVermelhoATXLINK675,00
ASROCKExtreme 6SNSSSS (12K)2312NAzulATXLINK683,00
MSIZ97M GamingSSSSSS228SVermelhoMATXLINK689,00
MSIZ97-Gaming 5SSSSSS338SVermelhoATXLINK729,00
GigabyteGA-Z97X-Gaming 3SSSSSN228NVermelhoATXLINK753,00
ASUSSaberThooth Mark 2SNSSNS22/38S (TUF)MilitarATXLINK765,00
MSIGaming 7SSSSSS32/312SVermelhoATXLINK839,00
ASUSZ97-PROSNSSSN2312NDouradoATXLINK840,00
GigabyteZ97 Gaming 5SSSSSS22/38NVermelhoATXLINK876,00
ASUSMAXIMUS VIISSimiliarSSSS238S(TUF)VermelhoATXLINK1090,00
MSIMPOWERSNSSSS32/312SAmareloATXLINK1098,00
ASROCKEXTREME 9SNSSSS (12K)4412NAzulATXLINK1090,00



































.
Iniciativa perfeita amigo,eu mesmo a pouco tempo estava querendo adquirir uma Z97,e eu estava em dúvida em qual pegar.um tópico desses naquela época ajudaria bastante.Ótima ideia. :)
 
Duvida, para overclocks la pelos 4.7GHz, o ideal eh ter pelo menos quantas fases reais?
 
Duvida, para overclocks la pelos 4.7GHz, o ideal eh ter pelo menos quantas fases reais?
Como base para se pensar nesse nível de OC,eu diria no mínimo Oito fases.Com 8 fases já é possível estabilizar num nível padrão,com mais fases esse OC tende a se torna mais eficiente e mais fácil de estabilizar.
 
Como base para se pensar nesse nível de OC,eu diria no mínimo Oito fases.Com 8 fases já é possível estabilizar num nível padrão,com mais fases esse OC tende a se torna mais eficiente e mais fácil de estabilizar.

Ha uma grande quantidade de placas com 4 fases reais, que devem ser mais baratas sem perder a qualidade, da pra chegar ate onde mais ou menos com elas? Quero estudar overclock para quando fizer up ja saber o que posso fazer.

Se bem que pelo o que vi, os processadores Intel atuais dificilmente passam dos 4.5-4.6GHz com uma voltagem segura.
 
Ha uma grande quantidade de placas com 4 fases reais, que devem ser mais baratas sem perder a qualidade, da pra chegar ate onde mais ou menos com elas? Quero estudar overclock para quando fizer up ja saber o que posso fazer.

Se bem que pelo o que vi, os processadores Intel atuais dificilmente passam dos 4.5-4.6GHz com uma voltagem segura.
Eu não posso te afirmar com propriedade,mais analisando e pesquisando sobre as mobos e os processadores atuais,eu acho que se você conseguir chegar a 4.5Ghz nessas mobos com temperaturas razoáveis já vai ser um resultado satisfatório.E tudo vai depender muito da refrigeração e a sorte com o chip do processador que vai ser feito OC.Com mobos de 4 fases na pratica é mais difícil de estabilizar um Over com voltagens menores do que nas 8 fases,talvez as voltagens que vc precise para estabilizar 4.7 Ghz em um processador numa mobo com 8 fases,seja necessário para estabilizar 4.5Ghz em um processador com mobo com 4 fases.Se vai ficar estável ou não,vai depender muito da refrigeração usada nesse processador também.Se você tiver um bom sistema de refrigeração para o CPU e a mobo,com certeza você consegue 4.5 Ghz em 4 Fases.Agora um over com 4.5ghz ou acima é necessário uma boa mobo com muitas fases reais e um bom sistema de refrigeração também,na minha opinião.E como você mesmo disse os atuais processadores já são estressados,pra mim,se você conseguir um OC de 4.5Ghz já foi muito bom o resultado.Mais depende muito da pessoa e o uso desse sistema dela também.
 
Última edição:
Parabéns ao autor do tópico, bela iniciativa.

Vai aqui um complemento. Utilizo sempre que busco informações sobre Motherboard:

Ao pessoal que pretende fazer overclock, relevem as "True" Phases (reais).

Muito bom, melhor contribuição de todas xD.

Só que agora estou triste, porque estava feliz que minha placa era 8 Fases, e agora é apenas um lixo, que não server para fazer over.

:feelbad:MSI Z97M Gaming


TÓPICO ATUALIZADO
 
Última edição:
Muito bom o tópico, mas acredito que nem todos irão entender perfeitamente os dados técnicos.

Eu por exemplo, sei um pouco mais que o básico de overclock...e algumas outras coisas do tipo. Só não sou muuito familiarizado com a plataforma Intel.

Comprei um i5 4670k essa semana e agora falta uma mobo decente. Logo estarei vendendo minha AM3 no bazar juntamente com um FX-8350.

Olhando pela tabela, achei interessante a Z97X-Gaming GT da Gigabyte. O que vcs acham?! :awesome:


E agradecendo quem contribuiu com tópico, pois não se acham estes dados facilmente (pelo menos eu não encontro).
 
legal a iniciativa. Mas duvido muito que acabe com os tópicos sobre indicação de MB Z97. :seferrou::seferrou:

Bom, entao poderíamos usar esse tópico para centralizar as duvidas e indicaçoes. É sempre bom ter um topico com essa função do que poluir a seção com duvidas, indicaçoes etc
 
Bom, entao poderíamos usar esse tópico para centralizar as duvidas e indicaçoes. É sempre bom ter um topico com essa função do que poluir a seção com duvidas, indicaçoes etc

Sim com certeza, o problema é que a galera tem preguiça de pesquisar tópicos já abertos. Se for olhar tem uns 3 ou 4 tópicos do mesmo tipo por página.
 
Muito bom o tópico, mas acredito que nem todos irão entender perfeitamente os dados técnicos.

Eu por exemplo, sei um pouco mais que o básico de overclock...e algumas outras coisas do tipo. Só não sou muuito familiarizado com a plataforma Intel.

Comprei um i5 4670k essa semana e agora falta uma mobo decente. Logo estarei vendendo minha AM3 no bazar juntamente com um FX-8350.

Olhando pela tabela, achei interessante a Z97X-Gaming GT da Gigabyte. O que vcs acham?! :awesome:


E agradecendo quem contribuiu com tópico, pois não se acham estes dados facilmente (pelo menos eu não encontro).

Eu adicionei no final do primeiro tópico como escolher a placa mãe, se puder olhar lá, ai você fala se não entendeu alguma coisa, que assim da para saber se está faltando explicação e informação.
(ps: mas a julgar pelo preço dela, tem coisa muito melhor. Nesse preço você consegue até uma de 48 amperes nos mosfet)
 
Última edição:
Ta muito legal, só não sei porque o preconceito com a minha singela MSI Z97 G43 Gamimg. :feelbad:
 
Ta muito legal, só não sei porque o preconceito com a minha singela MSI Z97 G43 Gamimg. :feelbad:

Eu procurei na internet, mas realmente não tem fotos da VRM dela, então não tem como adicionar na segunda tabela, na primeira é simples. Para adicionar na segunda tabela é necessário que você remova o dissipador dos mosfets, e tire foto em uma resolução bem alta, de forma que dê para ver o que está escrito nos mosfets, também um foto próximo do conector de alimentação 12v da placa mãe, para ver qual chip controlador, para saber então se todas as fases estão sendo usadas ou não.

Mas olhando o preço dela em Dollar, e considerando que praticamente nenhum placa da MSI utiliza todas as fases de verdade, provável que apenas 3 fases estejam sendo utilizadas.

E triste dizer isso, principalmente para mim xD, mas olhando a tabela, fica evidente que as placas de melhor custo/benefício são das ASROCK, além de entregar mais fases/custo, tem o multiplicador (Doubler), diferenciando das tops apenas 2 fases a menos e capacitores menos poderosos, mas de igual valor com as concorrentes, e é claro o circuito Digital não está presente, mas se você não tem muito dinheiro e quer fazer um over mais poderoso é ASROCK.
 
Última edição:
Eu adicionei no final do primeiro tópico como escolher a placa mãe, se puder olhar lá, ai você fala se não entendeu alguma coisa, que assim da para saber se está faltando explicação e informação.
(ps: mas a julgar pelo preço dela, tem coisa muito melhor. Nesse preço você consegue até uma de 48 amperes nos mosfet)

Agora ficou top! :fuckyeah:

Essa MSI XPower é muito top ainda mais com o design porém o preço está bem salgado

Talvez fecho a EVGA Z97 Classified, me pareceu acessível.
 
Agora ficou top! :fuckyeah:

Essa MSI XPower é muito top ainda mais com o design porém o preço está bem salgado

Talvez fecho a EVGA Z97 Classified, me pareceu acessível.

MSI MPOWER http://produto.mercadolivre.com.br/...-msi-z97-mpower-max-ac-lga-1150-intel-z97-_JM
A EVGA é uma placa TOP DPS xD, não consegui achar por menos de 1500 reais, lembra de ver se o seu gabinete cabe ela se for comprar, não é todo gabinete que aguenta uma XL da vida. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-617459426-placa-me-evga-z97-classified-152-hr-e979-kr-_JM

T
em a MPOWER aqui no KABUM por 899,00 a vista
http://www.kabum.com.br/produto/542...tel-inside-core-z97-mpower-max-ac/?tag=MPOWER
 
Última edição:
MSI MPOWER http://produto.mercadolivre.com.br/...-msi-z97-mpower-max-ac-lga-1150-intel-z97-_JM
A EVGA é uma placa TOP DPS xD, não consegui achar por menos de 1500 reais, lembra de ver se o seu gabinete cabe ela se for comprar, não é todo gabinete que aguenta uma XL da vida. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-617459426-placa-me-evga-z97-classified-152-hr-e979-kr-_JM

T
em a MPOWER aqui no KABUM por 899,00 a vista
http://www.kabum.com.br/produto/542...tel-inside-core-z97-mpower-max-ac/?tag=MPOWER

Recentemente vendi quase todas peças do meu pc, o gabinete foi junto.. Só sobrou minha mobo AM3 e os HDs. Pior que comprei um FX8350 pra montar porém resolvi testar a plataforma Intel já que tantos dizem ser superior. Logo vendo o combo.

Entao, essa MPower é pouco inferior pelo que vi em relação à XPower AC pela tabela, e tambem à Classifield.
 
Recentemente vendi quase todas peças do meu pc, o gabinete foi junto.. Só sobrou minha mobo AM3 e os HDs. Pior que comprei um FX8350 pra montar porém resolvi testar a plataforma Intel já que tantos dizem ser superior. Logo vendo o combo.

Entao, essa MPower é pouco inferior pelo que vi em relação à XPower AC pela tabela, e tambem à Classifield.

GG nem vi que coloquei MPOWER em vez de XPOWER é verdade, desculpa. Realmente a XPOWER está bem salgada.
Você olhou se não da para pegar um socket X99 ?


Review da EVGA, realmente uma máquina.
http://www.overclockers.com/evga-z97-classified-motherboard-review
 
Última edição:
Qualificado!
Desejo que com um tópico desses despolua um pouco, que venham sanar suas duvidas aqui!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo