• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Partes metálicas dando " mini choque "

Matheus.Silva

New Member
Registrado
Boa noite
Gostaria de tirar uma dúvida,conforme o título, tenho uma dúvida sobre esses mini choque.
Algumas partes como a entrada de fone em cima do gabinete, na parte traseira e as vezes no psu cover.

No caso, minha tomada não tem aterramento no pino do meio e na hora da montagem meio que faltou um espaçador e usei um antigo que eu tinha para não encostar no gabinete, o espelho da placa mãe que eu saiba não está encostando na placa mãe.

Seria a falta do aterramento que faria esse choque ou tem algum problema na montagem que fiz ? Foi a minha primeira vez e no caso o pc está funcionando completamente normal e perfeito exceto por essas parte que dão choque, mas um choque bem de leve como se fosse mais um susto.

Gabinete é o Gadit X
 
Boa noite
Gostaria de tirar uma dúvida,conforme o título, tenho uma dúvida sobre esses mini choque.
Algumas partes como a entrada de fone em cima do gabinete, na parte traseira e as vezes no psu cover.

No caso, minha tomada não tem aterramento no pino do meio e na hora da montagem meio que faltou um espaçador e usei um antigo que eu tinha para não encostar no gabinete, o espelho da placa mãe que eu saiba não está encostando na placa mãe.

Seria a falta do aterramento que faria esse choque ou tem algum problema na montagem que fiz ? Foi a minha primeira vez e no caso o pc está funcionando completamente normal e perfeito exceto por essas parte que dão choque, mas um choque bem de leve como se fosse mais um susto.

Gabinete é o Gadit X
não importa espaçador ou não, a falta de aterramento + gabinete inseguro causa esse tipo de choque.

A carcaça de gabinetes de alto preço são completamente isentos disso, as quinas são levemente arredondadas, com camada grossa de tinta antichoque.

Mas nada disso substitui o fio terra.
 
não importa espaçador ou não, a falta de aterramento + gabinete inseguro causa esse tipo de choque.

A carcaça de gabinetes de alto preço são completamente isentos disso, as quinas são levemente arredondadas, com camada grossa de tinta antichoque.

Mas nada disso substitui o fio terra.
Então posso dizer que esses choques são causado por não ter fio terra né ?
 
estranho pq esses choques se tiverem fuga de 30mA, ainda q tivesse aterramento, o DR iria desarmar.
Fiz o teste no computador com uma chave de teste e descobri umas coisas interessantes.

Uso um filtro de linha clamper e testei em um filtro de linha qualquer.

Com somente o cabo da fonte ligado direto no filtro de linha, com o filtro de linha '' desligado '', tem energia em todas as partes metálicas, nisso são entradas de usb, fone de ouvido, e parafusos e outras partes atrás do gabinete.



Com somente o cabo da fonte ligado direto no filtro de linha, com o filtro de linha '' ligado '', não tem quaisquer tipo de energia.

Com o cabo da fonte ligado diretamente a tomada, mesmo com a chave de conexão da fonte '' ligada e desligada '' não tem quaisquer tipo de energia.

Nisso eu testei nos filtros de linha ligado e desligando a chave de conexão e o único meio de não ter energia nessas partes metálicas são com o filtro de linha '' ligado ''.
 
Última edição:
a tomada tá montada correta?

NBR14136-Neutro-Terra-Fase.jpg


Com o pc conectado ao filtro de linha com ele ligado
Com o pc conectado ao filtro de linha e ele desligado
ele quem? o filtro de linha ou o computador?
 
Mudei a frase ali em cima já que ficou meio embolado.
No caso , sim a tomada está correta e o filtro conectado na tomada mas com a chave desligada tem energia e se eu conectar o computador com o filtro desligado, as partes do gabinete metálicas ficam dando choque
 
Fiz o teste no computador com uma chave de teste e descobri umas coisas interessantes.

Uso um filtro de linha clamper e testei em um filtro de linha qualquer.

Com somente o cabo da fonte ligado direto no filtro de linha, com o filtro de linha '' desligado '', tem energia em todas as partes metálicas, nisso são entradas de usb, fone de ouvido, e parafusos e outras partes atrás do gabinete.



Com somente o cabo da fonte ligado direto no filtro de linha, com o filtro de linha '' ligado '', não tem quaisquer tipo de energia.

Com o cabo da fonte ligado diretamente a tomada, mesmo com a chave de conexão da fonte '' ligada e desligada '' não tem quaisquer tipo de energia.

Nisso eu testei nos filtros de linha ligado e desligando a chave de conexão e o único meio de não ter energia nessas partes metálicas são com o filtro de linha '' ligado ''.
No caso mais uma peripécia fora da regulamentação global da nossa Indústria.
 
Já tive dois pcs, um com gabinete cougar e agora o atual aerocool, ambos me dão choques quando pego no gabinete desde que eu esteja descalço, calçado não acontece.
O primeiro eu usava em uma casa sem aterramenton so que a atual tem mas continua dando esses mini choques aí, colocar o pendrive da kingston (que tiveram a brilhante ideia de ser de metal) descalço é pedir pra tomar choque haha
 
Com somente o cabo da fonte ligado direto no filtro de linha, com o filtro de linha ''desligado'', tem energia em todas as partes metálicas
se o filtro de linha está desligado, logo a fase está cortada. não era pra ter energia.
Se está passando energia com o filtro de linha desligado, logo, sua tomada está invertida neutro com fase.
 
se o filtro de linha está desligado, logo a fase está cortada. não era pra ter energia.
Se está passando energia com o filtro de linha desligado, logo, sua tomada está invertida neutro com fase.
Vou checar isso e aproveitar colocar uma aterragem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já tive dois pcs, um com gabinete cougar e agora o atual aerocool, ambos me dão choques quando pego no gabinete desde que eu esteja descalço, calçado não acontece.
O primeiro eu usava em uma casa sem aterramenton so que a atual tem mas continua dando esses mini choques aí, colocar o pendrive da kingston (que tiveram a brilhante ideia de ser de metal) descalço é pedir pra tomar choque haha
No caso eu tava tomando choque calçado ou não kkkk, como já sei qual é o problema, já dá para me previnir
 
aproveitar e fazer um aterramento.
Aterramento tem q ser feito com projeto de um engenheiro desde o padrão de entrada.

a única coisa q VC pode fazer sem aterramento é usar um filtro de linha comum ligado num clamper iPocket 3P.

e seguir a dica do @yurieu comprando um gabinete de qualidade isolado.
 
as veses é algo atras da placa mae encostando no gabinete fazendo escapar 5v ou 12v ae da essse choque aqui isolei entre a placa mae e gabinete coloquei pedaços de papeloes q faz a placa nao encostar no gabinete so aonde parafusa q encosta, tenta isso :) pode resolver se for isso
 
O certo é ter aterramento. Pode ser lata pura que vc não vai levar choque mesmo descalço.
 
Desculpe ressuscitar o tópico, mas estou com o mesmo problema, porem com uma dúvida diferente.
Irei tirar a poeira do meu pc esses dias, e queria saber se é recomendado desligar a fonte na limpeza. A minha também da choque ocasionalmente e eu não quero levar um susto ao pegar nela e ter a chance de derrubar no chão.
 
Desculpe ressuscitar o tópico, mas estou com o mesmo problema, porem com uma dúvida diferente.
Irei tirar a poeira do meu pc esses dias, e queria saber se é recomendado desligar a fonte na limpeza. A minha também da choque ocasionalmente e eu não quero levar um susto ao pegar nela e ter a chance de derrubar no chão.
Sim
Desliga o cabo da fonte que vem da tomada e faça a limpeza retirando pó
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo