Passar cabo de rede pela casa

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos nowinskit
  • Data de Início Data de Início

nowinskit

know-it-all Member
Olá pessoal, eu nunca mexi com instalação de cabeamento, e sei pouco de redes, na parte de infraestrutura eu fico perdido ainda mais com algo que nunca tive experiência. Seguinte, tenho vários equipamentos pela casa que utilizam rede wifi, e gostaria de sanar o problema passando cabeamento para esses pontos, mas não tenho noção de como se faz a divisão de cabos.

Tenho o roteador em meu quarto, quero enviar cabo para outros 2 quartos, sala e cozinha, no caso seriam 4 ligações diretas. Um quarto possui computador e impressora. O outro quarto vai ficar em stand by. Na sala quero conectar a smart tv e na cozinha conectar um repetidor. Como eu resolvo isso? Vou precisar adicionar switch no meio do caminho para não ter que passar 4 cabos direto do roteador até os 4 pontos?

Me deem dicas de como fazer isso.

Agradeço desde já.

Só por curiosidade, qual roteador utiliza atualmente e qual o problema que enfrenta com o wifi?

Eu queria passar cabo aqui, mas o idiota que fez a reforma aqui não deixou duto separado para cabo de rede.
Ai passar com rede elétrica eh foda.
E usar cabo blindado precisa de aterramento para o cabo. Foda.

Se vc quer passa cabo passa um por um ligando modem ao equipamento.

Só por curiosidade, qual roteador utiliza atualmente e qual o problema que enfrenta com o wifi?
6 telefones, uma smartTV, uma impressora de rede, um computador desktop, 2 notebooks e um tablet, todos conectados em um roteador 2740e. Tenho sentido muita lentidão.
Planejo ainda instalar câmeras de cftv, então já aproveito e faço tudo de uma vez.

Pretendo colocar um roteador wifi na sala junto da smarttv, pois atualmente o roteador da dlink no meu quarto faz todo trabalho. Inclusive queria sugestões de um bom roteador com porta lan gigabit e wifi dual band.

Outro ponto que o modem de internet não me dá acesso as configurações e não consigo colocar repetidor wifi na casa conectando no roteador 2740E, não é possível conectar outro roteador AP nesse atual, pois o atual está configurado como AP já, então só consigo adicionar outro roteador como AP por conexão ethernet saindo desse para um segundo ponto.

Eu queria passar cabo aqui, mas o idiota que fez a reforma aqui não deixou duto separado para cabo de rede.

Na minha casa tem aterramento, mas a parte de organização de cabeamento não sei como está, pois nunca subi no foro para ver.

Última edição:
Kit pra não ter mais problemas com tua rede: routerboard mikrotik 750 gr3 + 1 ou 2 Access Points com bom alcance (ubiquiti ou 2 roteadores como ponto de wifi em extremidades da casa como eu faço).
Eu uso canaletas mesmo.

Vá em alguma loja que faça os cabos para você, peça CAT6 !

Compre essas caneletas de PVC > https://www.telhanorte.com.br/eletrica/eletrodutos-e-conduites/canaletas-e-acessorios#1

faça a pedição de quantos cabos e quantos metros cada cabo vai precisar e pronto.

EU instalaria esses Mesh ligados direto no roteador da operadora, não tem erro > https://produto.mercadolivre.com.br...d-3-pack-_JM?quantity=1&variation=40777328098

Mikrotik não são tão rapidos quanto um roteador AC/AX que hoje se encontra no mercado...

Compre essas caneletas de PVC > https://www.telhanorte.com.br/eletrica/eletrodutos-e-conduites/canaletas-e-acessorios#1

faça a pedição de quantos cabos e quantos metros cada cabo vai precisar e pronto.

EU instalaria esses Mesh ligados direto no roteador da operadora, não tem erro > https://produto.mercadolivre.com.br...d-3-pack-_JM?quantity=1&variation=40777328098

Mikrotik não são tão rapidos quanto um roteador AC/AX que hoje se encontra no mercado...

puts, essas canaletas não dá, são simplesmente horríveis, acaba com o visual da casa.

A melhor coisa é comprar o cabo, as ponteiras e o alicate. Ir passando os cabos por dentro das paredes. basta enfiar pelos conduítes que eles saem no próximo ponto e ir direcionando para onde quiser. O ideal é usar um passa fios.

E eu daria um jeito de passar os 4 cabos de uma vez. pois daria quase o mesmo trabalho e pouparia muito dinheiro de ficar comprando switch e arranjando tomadas para eles.

Eu paguei R$110 reais em 50 metros de cabo blindado + alicate + 16 ponteiras e fiz sozinho o cabeamento da minha casa.

não se pode passar os cabos de rede com fiação eletrica.

e até hoje as casas não vem com planejamento para cabos de dados separado !.

prefiro ter canaletas do que ter uma rede de má qualidade na minha casa, se acha que os seus "amigos" que forem na sua casa vão deixar de ser seus amigos por causa das canaletas ? brasileiro da mais valor para a aparencia do que para a infra-estrutura

não se pode passar os cabos de rede com fiação eletrica.

e até hoje as casas não vem com planejamento para cabos de dados separado !.

prefiro ter canaletas do que ter uma rede de má qualidade na minha casa, se acha que os seus "amigos" que forem na sua casa vão deixar de ser seus amigos por causa das canaletas ? brasileiro da mais valor para a aparencia do que para a infra-estrutura
Na verdade grande parte das casas tem uma tubulação para energia e outra para telefonia/antena/etc, este último pode ser utilizado para transmissão de dados sem problema algum.

Dependendo do local também não vejo problema em utilizar canaletas externas mas convenhamos que elas não agradam todo mundo e não é todo local que fica bom/bonito/funcional.

E por favor seja um pouco mais 'suave' nos comentários sobre pessoas que você não conhece, tenho certeza que você pode tentar ajudar sem a necessidade de ser impertinente.

Kit pra não ter mais problemas com tua rede: routerboard mikrotik 750 gr3 + 1 ou 2 Access Points com bom alcance (ubiquiti ou 2 roteadores como ponto de wifi em extremidades da casa como eu faço).
Eu uso canaletas mesmo.
Gostaria de entender a vantagem de ter um mikrotik em relação a um roteador normal com dual band, já que só vou poder usar ele como AP, já que o roteamento é feito pelo modem fiberhome e eu não tenho acesso para alterar isso.

O que quero é ter wifi 5g em meu quarto para meu notebook, então penso em comprar um TP-link Archer C6, e ao mesmo tempo conectando meu desktop em gigabit, pois atualmente está limitado a 100mb. Colocar um roteador 2.4ghz na sala para conectar smartv da sala no cabo que atualmente usa wifi, e com ele será possível pegar wifi no resto da casa, que não é muito grande.

Também quero colocar um roteador no quarto ao lado que roda um desktop e impressora no wifi atualmente, colocando ambos no cabo e liberando wifi.

Cabo já comprei 100mt CAT5e da furukawa, comprei os itens para crimpagem e eu mesmo vou fazer. Não vejo necessidade de CAT6 em meu ambiente.

Pq canaletas?, vou passar o cabeamento pelo foro da casa, utilizando as passagens de telefonia que já possuem. Na sala tem tomada exclusiva de telefone. Nos 3 quartos tbm, e existe uma terceira passagem vazia na garagem da casa que posso utilizar para um AP. Pelo que sei o eletricista que fez está casa deixou a fiação elétrica organizada. Acredito que não terei problemas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas eu não queria deixar os cabos saindo direto do roteador no meu quarto, queria adicionar jack nas pontas, para melhorar a organização. Problema que minha "tomada" do quarto não vai ter espaço para implementar 4 jacks. Alguém tem sugestão de alternativa a deixar os 4 cabos saindo direto do roteador pela parede?

Outra coisa que se eu for adicionar 5 câmeras na casa, vou precisar passar mais 5 cabos no mesmo espaço?

Última edição:
Gostaria de entender a vantagem de ter um mikrotik em relação a um roteador normal com dual band, já que só vou poder usar ele como AP, já que o roteamento é feito pelo modem fiberhome e eu não tenho acesso para alterar isso.

O que quero é ter wifi 5g em meu quarto para meu notebook, então penso em comprar um TP-link Archer C6, e ao mesmo tempo conectando meu desktop em gigabit, pois atualmente está limitado a 100mb. Colocar um roteador 2.4ghz na sala para conectar smartv da sala no cabo que atualmente usa wifi, e com ele será possível pegar wifi no resto da casa, que não é muito grande.

Também quero colocar um roteador no quarto ao lado que roda um desktop e impressora no wifi atualmente, colocando ambos no cabo e liberando wifi.

Cabo já comprei 100mt CAT5e da furukawa, comprei os itens para crimpagem e eu mesmo vou fazer. Não vejo necessidade de CAT6 em meu ambiente.

Pq canaletas?, vou passar o cabeamento pelo foro da casa, utilizando as passagens de telefonia que já possuem. Na sala tem tomada exclusiva de telefone. Nos 3 quartos tbm, e existe uma terceira passagem vazia na garagem da casa que posso utilizar para um AP. Pelo que sei o eletricista que fez está casa deixou a fiação elétrica organizada. Acredito que não terei problemas.

Mas eu não queria deixar os cabos saindo direto do roteador no meu quarto, queria adicionar jack nas pontas, para melhorar a organização. Problema que minha "tomada" do quarto não vai ter espaço para implementar 4 jacks. Alguém tem sugestão de alternativa a deixar os 4 cabos saindo direto do roteador pela parede?

Outra coisa que se eu for adicionar 5 câmeras na casa, vou precisar passar mais 5 cabos no mesmo espaço?

vc pode colocar um switch no forro da casa, ai do roteador sairia um unico cabo e la no forro estaria o swit h distribuindo os cabos para os dutos e deceria um cabo por duto e um cabo por camera e tudo no forro... ai ja poe um switch bem dimencionado de sei la 10 12 ou 16 portas... roteador e switch gigabit pra nao ter gargalo....

vc pode colocar um switch no forro da casa, ai do roteador sairia um unico cabo e la no forro estaria o swit h distribuindo os cabos para os dutos e deceria um cabo por duto e um cabo por camera e tudo no forro... ai ja poe um switch bem dimencionado de sei la 10 12 ou 16 portas... roteador e switch gigabit pra nao ter gargalo....

A idéia é boa, mas eu não gosto de ficar sem acesso fácil as coisas. Se der algum problema no switch é meio difícil para eu subir no telhado da casa.

Os dutos de "telefonia" são aparentemente 3/4" o que daria uns 4 ou 6 cabos por duto. Estava pensando se fazer ramificações causaria problemas de desempenho/funcionalidade.

Para não sair todos cabos de meu quarto, faria conexão de cabo ponto a ponto, assim interligando ap1--ap2--ap3. Penso em comprar uma caixa externa para adicionar os 4 keystones em meu quarto.

Ou poderia enviar os 4 cabos do meu quarto até as saídas principais, e conectar as câmeras nestes 3 pontos.

Uma imagem de paint pra exemplificar:

R9rPMsg.jpg

Estava pensando em comprar algo assim pra fazer as tomadas nos pontos com mais de 1 keystone.

Compraria caixa externa assim:
e espelho com até 6 conexões:

Última edição:
Boa tarde.
Estou com dificuldade de levar o cabo da Internet para o quarto das crianças. A TV que fica neste quarto é uma LG que até se conecta na rede Wi-Fi, mas não funciona nenhuma função smart.
Quando tive Net aqui em casa, o instalador, com muito custo, pois os dutos são apertados, levou um ponto até este quarto passando aquele cabo coaxial deles.
Gostaria de saber se é possível conectar de alguma forma o cabo RJ45 na entrada e na saída deste cabo para aproveitá-lo ou se compensa mesmo passar o cabo de Internet no lugar dele?
Já adianto que esta segunda opção vai me dar bastante trabalho, pois não sei a metragem que irei precisar pra pedir o cabo com os conectores e também não tenho o alicate pra crimpar.

Boa tarde.
Estou com dificuldade de levar o cabo da Internet para o quarto das crianças. A TV que fica neste quarto é uma LG que até se conecta na rede Wi-Fi, mas não funciona nenhuma função smart.
Quando tive Net aqui em casa, o instalador, com muito custo, pois os dutos são apertados, levou um ponto até este quarto passando aquele cabo coaxial deles.
Gostaria de saber se é possível conectar de alguma forma o cabo RJ45 na entrada e na saída deste cabo para aproveitá-lo ou se compensa mesmo passar o cabo de Internet no lugar dele?
Já adianto que esta segunda opção vai me dar bastante trabalho, pois não sei a metragem que irei precisar pra pedir o cabo com os conectores e também não tenho o alicate pra crimpar.
existir, até existe um conversor que faz isto, mas o preço é um tanto quanto proibitivo (cerca de 600-700 reais), e vc vai precisar do PAR, entao nao compensa, troca esse cabo..kkk
PS: ao pesquisar no google sobre, vc vai ver uns adaptadores baratinhos, mas eles são apenas para usar com cameras de CFTV, não pra transmissao de dados...

Boa tarde.
Usar um roteador/repetidor qualquer com a função de wireless bridge pra receber o sinal wireless e passar via cabo pra TV não seria uma opção?

Sempre passei junto, quando não havia outra opção, na minha casa e na casa de amigos nunca deu BO...
Mas sei que "não pode".
:true:

Cara, aqui em casa eu mesmo fiz esse trabalho e foi um baita trabalho, mas a satisfação de fazer você mesmo, ter aprendido algo e ter um WiFi lindo na casa toda é sensacional.

Minha casa tem 3 andares e fiz todo cabeamento. No total tem 3 roteadores wireless (2 funcionando como AP), 1 roteador (AP) e 2 switches, tudo cabeado com Cat6.

Configurei o WiFi da mesma forma na casa toda só mudando os canais, tem WiFi 2.4GHz e 5GHz forte na casa toda :challenge:

Comprei passa fio, 100 metros de cabo, os espelhos RJ45 fêmea para as paredes.

Tu precisa de um alicate que não sei o nome mas é esse aqui:
11358626_1GG.jpg

Só sair passando os cabos, deixa as sobras e depois faz os espelhos.

Se precisar fazer cabo com conector macho precisa desse alicate:
alicate-para-crimpar-terminais-rj11-rj12-rj45-tramontina-pro.jpg

Cuidado na hora de fazer os plugues/conectores, os fios coloridos tem uma ordem específica de fazer o conector:

ethcable568a.gif

Última edição:
Usar um roteador/repetidor qualquer com a função de wireless bridge pra receber o sinal wireless e passar via cabo pra TV não seria uma opção?
Não tinha pensado nesta alternativa.
Posso usar qualquer modem pra fazer essa ponte? Tenho um d-link antigo guardado aqui em casa.
Ou precisa ser um com a função de repetidor?

existir, até existe um conversor que faz isto, mas o preço é um tanto quanto proibitivo (cerca de 600-700 reais), e vc vai precisar do PAR, entao nao compensa, troca esse cabo..kkk
PS: ao pesquisar no google sobre, vc vai ver uns adaptadores baratinhos, mas eles são apenas para usar com cameras de CFTV, não pra transmissao de dados...
Muito obrigado.
Irei descartar a hipótese de usar o cabo que está lá .

Última edição:
Quantas tomadas tem no comodo que você quer ligar? Talvez seja o caso de tirar a fiação elétrica de uma delas e usar somente para rede.. ou então tentar achar alguma tomada de telefone, ou vazia.

Não tinha pensado nesta alternativa.
Posso usar qualquer modem pra fazer essa ponte? Tenho um d-link antigo guardado aqui em casa.
Ou precisa ser um com a função de repetidor?

Muito obrigado.
Irei descartar a hipótese de usar o cabo que está lá .
O roteador só precisa ter o modo Wireless Bridge e ser configurado de acordo (ex. de configuração em http://forums.dlink.com/index.php?topic=65327.0).

Já montei minha rede cabeada interna, ainda não fiz a parte das câmeras. Inicialmente cometi erros na compra de alguns itens de baixa confiabilidade, a conexão entre o archer c6 e o computador do outro quarto estava pegando apenas fast ethernet 100mbps, descobri que o problema estava no keystone/jack rj45 da marca AMP. Estranhamente utilizando dois keystone AMP na saída do roteador e saída para o computador pegava apenas 100mbps, após substituir apenas o keystone da saída para o computador por um furukawa a conexão pegou 1gbps. Fiquei na dúvida agora se o problema pode ter sido pontual com o keystone AMP removido ou se é alguma limitação da marca. De todo modo irei substituir o outro por furukawa.

O fabricante Unicaserv/PierTelecom dos espelhos de até 6 conectores RJ45 são feito baseados no keystone rj45 da SohoPlus que possuem largura menor e assim cabem 2 lado a lado. Outros modelos de keystone como da AMP e sem marca são mais largos e não cabem dois lado a lado no módulo do espelho. É possível também mesclar 1 sohoplus e um AMP que cabem dois lado a lado.

Agora pretendo adicionar um segundo link de internet na casa por fibra, e estou estudando como é possível mesclar os dois links nessa rede já criada.

Users who are viewing this thread

Voltar