• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

WINTERMUTE

Tessier-Ashpool
Registrado
O tópico é dedicado para discussão, troca de informações, reunir material, testes, relatos, etc. sobre pastas térmicas e seus meios e métodos.

Afinal, o que é pasta térmica?

Pasta térmica é um tipo de agente de transferência de calor que promove uma melhor condução de calor entre duas superfícies. A superficie dos processadores não é perfeitamente plana. Alguns processadores tem a superfície côncava, além de lacunas microscópicas que ocorrem naturalmente quando duas superfícies planas de metal são pressionadas uma contra a outra. Estas aberturas contêm ar, o que impede e atrapalha a dissipação de calor entre o CPU e o COOLER/WATERCOOLER reduzindo a performance de refrigeração. Preencher esses espaços cheios de ar com a pasta térmica aumenta bastante o desempenho da transferencia de calor.

COOLER/WATERCOOLER em contato sem pasta térmica (1); COOLER/WATERCOOLER em contato com pasta térmica (2); Processo da pasta térmica espalhando sobre as superfícies (3):

(1)
e3W0afi.png

(2)
RLym9wZ.png

(3)
IxxObtF.gif


Tipos de pasta térmica

Existem alguns tipos de pasta térmica. Os mais conhecidos são baseados em: Metal, cerâmica e carbono.

BASEADA EM METAL:
Pasta térmica baseada em metal é de cor cinza e contém partículas sólidas de metal como alumínio e prata. Possui alta condutividade térmica, o que o torna um dos melhores compostos. Em média, os CPUs com pasta térmica à base de metal são cerca de 4ºC a 6ºC mais frios do que os compostos genéricos baseados em cerâmica. Entretanto, esse composto possui seus incovenientes como conduzir eletricidade. Se você derramar por acidente sobre os pinos do CPU ou componentes da placa-mãe, pode levar a um curto-circuito e causar danos ao seu hardware. Mas nem todas elas são condutoras de eletricidade, pois tecnologias foram empregadas para evitar esse problema.

Alguns outros pontos positivos são: fácil de aplicar (não muito viscoso), algumas não são condutoras de eletricidade.
Alguns outros pontos negativos: Tempo de cura mais longo (algumas levam até 200 horas para atingir o ponto ideal).

Exemplo: Arctic Silver 5
Z5b3Gpv.jpg


BASEADA EM CERÂMICA:
Pasta térmica baseada em cerâmica são normalmente de cor branca a cinza claro e contêm pó de cerâmica suspenso em um composto de silicone. Os ingredientes comuns para o pó de cerâmica incluem óxido de alumínio e óxido de zinco. O dióxido de silício tambérm é usado, só que mais comumente em pasta térmica genérica (devido ao seu baixo custo). Como pasta térmica com base em cerâmica não conduz eletricidade, é totalmente seguro usar na eletrônica. Mesmo que por acidente (ou desleixo) você derrube em cima da sua placa mãe e outros componentes expostos, não há risco de danos elétricos.

Mesmo que a maioria dos compostos baseados em cerâmica não tenham o melhor desempenho, eles são adequados para o dia a dia da maioria dos usuários. A melhor pasta térmica com base em cerâmica chega perto de suas contrapartes à base de metal, perdendo por apenas 1ºC a 3ºC na maioria dos testes.

Exemplo: Cooler Master High Performance Thermal Compound
vqTB4GB.jpg


BASEADA EM CARBONO:
Pasta térmica baseada em carbono são os menos comuns entre todos os três, mas ganharam um público fiel entre alguns entusiastas e overclockers. Trabalham com materiais exóticos como partículas de carbono, óxido de grafeno e até mesmo pó de diamante. Não é de se admirar que eles tendem a custar mais.

Pastas com o composto baseado em carbono clamam em oferecer o melhor dos dois mundos: aplicação à prova de falhas e segurança em uma melhor transferência de calor. A primeira afirmação é verdadeira pois ela não é condutora de eletricidade, então não existe o risco de curto-circuito mesmo que você derrame sobre a placa-mãe e processador. Quando se trata da questão de menores temperaturas, pasta térmica com base em carbono trabalha tão bem quanto as baseadas em metal. A margem de 1ºC a 2ºC é o que separa as duas na maioria dos testes.

Exemplo: Arctic Cooling MX-4
m1UcMej.jpg


BASEADA EM METAL LÍQUIDO:
Uma empresa alemã denominada Coollaboratory criou uma pasta térmica composta 100% em metal líquido. É baseado em uma liga metálica que é (quase) líquida à temperatura ambiente. Sua consistência é semelhante ao mercúrio mas não se comporta como tal (mercúrio não faz parte de sua fórmula). Sua aplicação necessita muito cuidado. Por ser 100% de metal ela conduz eletricidade e sua aplicação não é fácil, necessitando de atenção redobrada por ser líquida, podendo causar acidentes com facilidade.

Ela nunca deve ser usada com COOLER/WATERCOOLER de alumínio, pois seu principal componente é o gálio, elemento químico que reage com o alumínio corroendo-o ao longo do tempo.
Não há necessidade de tempo de cura, pois segundo o fabricante, ela se adere ao COOLER/WATERCOOLER e CPU de forma eficaz. Em resumo: sua eficiência máxima ocorre desde sua aplicação.
Em testes ela se sai muito bem, com temperatura inferior ou no mesmo nível de pastas térmicas de alta qualidade. Sua vantagem é o tempo de cura igual a 0. A maior desvantagem é a alta condutividade elétrica.

Exemplo: Coollaboratory Liquid Pro
Ym6bTT1.jpg


Remoção de pasta térmica

Para efetuar a troca da pasta térmica, o primeiro passo é remover a pasta térmica antiga. A melhor forma de remover é usar alcool isopropilico, encontrado com facilidade em qualquer farmácia. Ele é o mais apropriado pois a porcentagem de água na sua composição é menor do que 1%, tornando a chance de oxidação praticamente nula. É também recomendado para limpar qualquer outro hardware de computador e peças eletrônicas em geral.

O processo é basicamente umedecer um material fibroso (como papel toalha) com alcool isopropilico e gentilmente esfregar em círculos em cima da CPU. Normalmente é preciso fazer o processo mais de uma vez. Se é um CPU ou COOLER/WATERCOOLER novos, particularmente recomendo realizar uma leve limpeza com o alcool isopropilico para remover qualquer impureza ou resíduo (seja pó ou óleos da sua própria pele).

Também recomendo o uso de filtro de café para fazer a remoção da pasta térmica e limpeza do CPU e COOLER. Papel toalha, papel higiênico, cotonete e algodão tendem a soltar fibras.

Termidado o processo de remoção da antiga pasta térmica e limpeza do CPU e COOLER/WATERCOOLER é só aplicar a nova pasta térmica.

Vídeo (em inglês) exemplificando como remover (e aplicar) pasta térmica:




Aplicação de pasta térmica

Esse é um assunto bastante polêmico. Por todo lugar (incluindo internet) você encontra inúmeros métodos e filosofias sobre como aplicar pasta térmica. Algumas pessoas dizem que a melhor forma é um ponto no centro, outras dizem que na forma de um "X", etc. A verdade é que o que você necessita é de uma camada bem fina (como uma folha de papel) sobre o máximo de superfície de sua CPU. A certeza que ninguém pode negar sobre aplicação de pasta térmica se resume na expressão popular "menos é mais": Pouca pasta térmica é melhor do que muita.

Abaixo estão fotos mostrando alguns tipos de aplicação e como fica a cobertura da pasta térmica sobre o CPU com o COOLER posicionado.

ATENÇÃO: Nas fotos onde a placa de acrílico está posicionada em cima da CPU, foram feitas algumas marcações para melhor demonstração e entendimento:

Em VERMELHO é o espaço que a pasta térmica não cobriu o CPU.
Em AZUL é onde foram detectadas bolhas de ar.

Foi utilizada uma placa de acrílico para demonstrar como a pasta se espalha sobre a CPU:

SCuFpXk.jpg

APLICAÇÃO: "Grão de arroz"

1X33Su8.jpg
JU5xU9g.jpg

APLICAÇÃO: Gota

22WOze1.jpg
QV4Zwdz.jpg

APLICAÇÃO: Linha fina

sJvdRgs.jpg
8h4ONg2.jpg

APLICAÇÃO: Linha grossa

eG0nZza.jpg
TyDUIhn.jpg

APLICAÇÃO: Três linhas

K6kYudN.jpg
PTuYsY5.jpg

APLICAÇÃO: Cobertura uniforme

OfeiPcz.jpg
9XTMVD0.jpg

APLICAÇÃO: X

AtoPwC5.jpg
A3nGVum.jpg

NOTA: Esse foi um teste realizado que não condiz com 100% de certeza que ocorrerá o que foi mostrado. Alguns testes demonstram menos ou mais cobertura e menos ou mais bolhas de ar. Isso é apenas para exemplificar o que ocorre mais comumente.

Em seguida, temos um vídeo (em inglês) mostrando como a pasta térmica se espalha em cima do processador com diferentes aplicações e diferentes pastas térmicas (incluindo a de metal llíquido).




TESTES & REVIEWS

Resultados de performance atualizados:

yqSq6qVDxvcsSQc3kFUvfG-1200-80.png




x55gSEMYGi2YaPGFWHKGs6-1200-80.png


Fonte: https://www.tomshardware.com/amp/best-picks/best-thermal-paste

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esse teste foi realizado em 2015 e o autor investiu cerca de 300 horas com 47 diferentes pastas térmicas. O resultado mostrado aqui é através do uso de air cooler. O cooler usado é um Phanteks PH-TC14PE.
O autor do teste fez o uso de um coeficiente baseado em ΔT (Delta T), sendo muito mais preciso na medição e diferenças de temperatura.

Vejamos os resultados:
oACEwyk.png

Em spoiler, os detalhes dos produtos utilizados nesse teste:
Ue1LiHg.png


InLwq2W.png


QlVjfIZ.png


4ENlC7H.png


FoKP0hx.png


vy6prYH.png


WQCfLFx.png


8gC0dOD.png


BTl4bS6.png


kaI7TDL.png

RECOMENDAÇÕES DE COMPRA PARA AIR COOLER BASEADO NESSE TESTE:

Maior performance:
  • Phobya LM (Liquid Metal)
  • Thermal Grizzly Kryonaut
Grande performance com bom preço/grama:
  • Thermal Grizzly Hydronaut
  • be quiet! DC1
  • Prolimatech PK-2
  • Noctua NT-H1
  • Alphacool XPX-1
  • Zalman ZM-STG2
Melhor para testes/muitas aplicações
  • Arctic MX-4 (boa performance)
  • Amasan T12 (performance razoável)
Melhor relação preço/performance
  • Cooler Master IC Essential 1

Esse outro teste é um pouco antigo (2009) mas é muito completo e tem várias pastas térmicas usadas até hoje. Irei colocar apenas as tabelas com as notas de cada uma das 80 pastas térmicas testadas.
O esquema de notas segue o padrão americano, sendo D a categoria mais baixa e A a categoria mais alta. Também contém a pontuação baseado em - (menos) e + (mais), portanto: A- < A < A+.

Nota A (Performance excelente):
1Xfn8jQ.jpg


Nota B (Performance boa):
ZC6Hp9f.jpg


Nota C (Performance moderada):
yF1mB1y.jpg


Nota D (Performance modesta):
rebXJYQ.jpg
 
Editado por um moderador:
First? Lol. Comprei ontem uma pasta da Xigmatek, baixou 5~8º a temperatura do meu notebook. Quando eu chegar em casa eu vejo certinho qual é.
 
Pasta térmica tem data de validade? Qual o tempo ideal pra fazer a troca de uma artic silver 5?
 
Pasta térmica tem data de validade? Qual o tempo ideal pra fazer a troca de uma artic silver 5?
Há quem diga que sim e há quem diga que não. Normalmente é estipulado um prazo de validade de 3 anos (36 meses) por boa parte dos fabricantes.

As de baixa qualidade tendem a ficar ressecadas em aproximadamente 1 ano (ou até mesmo antes), muitas vezes longe do término da validade... e pasta térmica ressecada é péssimo para o CPU. Já pastas térmicas de qualidade superior tendem a ter um prazo bem maior de validade e não ressecam (dependendo das condições ambientes e de armazenamento). A Arctic Cooling MX-4 por exemplo dá uma garantia de 8 anos (96 meses) para ser efetuada a troca. Ou seja: Você só precisa se preocupar em trocar a pasta térmica depois de 8 anos.
Analisando por esse lado, fica difícil de dizer qual o prazo de validade de uma pasta térmica desse nível.

Sobre a Arctic Silver 5 li em vários lugares pessoas usando a pasta depois de 5,6,7,8 anos de comprada e funcionando normalmente... também vi casos que com 5 anos a pasta estava ressecada mas foi uma minuscula minoria. Outros usaram a Arctic Silver 5 por mais de 5 anos sem trocar e não tiveram problemas.

Particularmente eu não demoraria mais do que 2 ou 3 anos com uma pasta térmica mesmo que de alta qualidade. No dia que for fazer uma manutenção geral no PC é só trocar. Não é caro levando em consideração a quantidade usada, só é o trabalho pra fazer a troca mesmo.
 
Última edição:
Coincidência bem hoje eu estar pesquisando sobre pastas térmicas e coolers.

Em 2013 quando comprei meu cooler e a primeira pasta térmica decente acabei não pesquisando e peguei uma artic silver 5. Um tempo depois comprei mais uma na amazon mas me mandaram duas por engano.

O fato é que pelo que to vendo já existia essa Artic mx4 que é considerada melhor e o gênio aqui não sabia.

Seria interessante colocar reviews comparando o desempenho das pastas térmicas pra saber qual o melhor CxB atual. Isso deve ajudar bastante os usuários.
 
Coincidência bem hoje eu estar pesquisando sobre pastas térmicas e coolers.

Em 2013 quando comprei meu cooler e a primeira pasta térmica decente acabei não pesquisando e peguei uma artic silver 5. Um tempo depois comprei mais uma na amazon mas me mandaram duas por engano.

O fato é que pelo que to vendo já existia essa Artic mx4 que é considerada melhor e o gênio aqui não sabia.

Seria interessante colocar reviews comparando o desempenho das pastas térmicas pra saber qual o melhor CxB atual. Isso deve ajudar bastante os usuários.
A MX 4 é muito superior?
 
Passando pra dizer rapidinho: a pasta da Xigmatek é a PTI-G4512. Recomendo fortemente!
 
A MX 4 é muito superior?

Pelo que vi ela da diferença de 1~2ºC nos testes mas vale a pena já que ela é coisa de 1 dólar mais cara que a artic silver 5 nos EUA. E vem 4g contra 3,5 da artic silver 5.

Também tem a vantagem de não conduzir eletrecidade, que é uma vantagem que é dita aqui no próprio post do tópico.

Próxima oportunidade que algum parente for aos EUA vou comprar uma dessas e vender minhas duas artic silver 5 lacradas que tenho aqui.

To pensando em trocar de cooler também, ou um WC Corsair H115i ou um H100i v2. Se nenhum deles couber no meu gabinete vou no ar mesmo de Noctua NH-D15
 
A MX 4 é muito superior?
Pelo que vi ela da diferença de 1~2ºC nos testes mas vale a pena já que ela é coisa de 1 dólar mais cara que a artic silver 5 nos EUA. E vem 4g contra 3,5 da artic silver 5.

Também tem a vantagem de não conduzir eletrecidade, que é uma vantagem que é dita aqui no próprio post do tópico.

Próxima oportunidade que algum parente for aos EUA vou comprar uma dessas e vender minhas duas artic silver 5 lacradas que tenho aqui.

To pensando em trocar de cooler também, ou um WC Corsair H115i ou um H100i v2. Se nenhum deles couber no meu gabinete vou no ar mesmo de Noctua NH-D15
Olha, a diferença entre as duas é muito pequena. Alguns testes mostram como o @wjmateus disse, 1ºC a 2ºC para ambas: Alguns testes a AS5 é mais fria e noutros a MX-4. A vantagem da MX-4 também foi citada que é por não conduzir eletricidade, mas é dito que a AS5 apesar de ser baseada em metal, não conduz (tecnologias que foram empregadas).

Então creio que vai mais de gosto pessoal. Ambas são excelentes pastas térmicas.

Passando pra dizer rapidinho: a pasta da Xigmatek é a PTI-G4512. Recomendo fortemente!
Chegou a fazer testes e/ou comparativos?

Estão falando muito bem das pastas térmicas da Xigmatek. Quase compro uma esses dias.
 
Pelo que vi ela da diferença de 1~2ºC nos testes mas vale a pena já que ela é coisa de 1 dólar mais cara que a artic silver 5 nos EUA. E vem 4g contra 3,5 da artic silver 5.

Também tem a vantagem de não conduzir eletrecidade, que é uma vantagem que é dita aqui no próprio post do tópico.

Próxima oportunidade que algum parente for aos EUA vou comprar uma dessas e vender minhas duas artic silver 5 lacradas que tenho aqui.

To pensando em trocar de cooler também, ou um WC Corsair H115i ou um H100i v2. Se nenhum deles couber no meu gabinete vou no ar mesmo de Noctua NH-D15
O meu tubo de ÀS está aberto, não vou comprar, mas fiquei espantado fã forma como o amigo falou...

Tb estou na dúvida se troco meu h50... As temperaturas estão em 60 nos jogos....

Comprar fora está quase igual ao preço daqui atualmente.

A Ekwb está importando... São melhores que o Corsair.... Será que eles mudam o valor da invoice?
 
Olha, a diferença entre as duas é muito pequena. Alguns testes mostram como o @wjmateus disse, 1ºC a 2ºC para ambas: Alguns testes a AS5 é mais fria e noutros a MX-4. A vantagem da MX-4 também foi citada que é por não conduzir eletricidade, mas é dito que a AS5 apesar de ser baseada em metal, não conduz (tecnologias que foram empregadas).

Então creio que vai mais de gosto pessoal. Ambas são excelentes pastas térmicas.


Chegou a fazer testes e/ou comparativos?

Estão falando muito bem das pastas térmicas da Xigmatek. Quase compro uma esses dias.
Pra ser bem honesto, não fiz nenhum tipo de teste por que tenho medo de fritar essa p*rra de notebook, ele esquenta demais. Mas acho que isso é culpa do sistema de refrigeração dele que é bem ineficiente. De forma geral, ele ficava em 60º idle, depois que coloquei a pasta da xigmatek baixou em média 5º, o mais baixo que consegui registrar foi uma diferença de 10º graus.
 
A MX 4 é muito superior?

Diferença de desempenho a parte, eu diria que a MX-4 além de outras são superiores ao AS5 em aspectos secundários.

A AS5 tem uma formulação considerada atualmente como bem antiquada, por ser capacitiva e possuir tempo de cura para atingir o melhor desempenho.

Embora o fabricante especifique a pasta como de alta condutividade térmica de 8.7, foi contestada por um outro estudo comprovando que a condutividade é de apenas 0.94.
Fonte aqui.

Pessoalmente, apesar dos contras recomendaria seu uso se já tivesse a pasta ou se a loja de preferência não tiver opções melhores.
 
ótimo tópico :notbad:

Se achar algum conteúdo explicativo sobre Thermal Pads posta pra gente também :bat:

Estou pensando em abrir a VGA pra limpar futuramente, mas tenho receio de ferrar com os thermal pads, ou não encontrar iguais pra repor.
 
Eu tenho uma Noctua NT-H1 a alguns anos já. No site da Noctua só informa que é o tempo de armazenamento é mais do que 2 anos, mas não diz nada exato. Enquanto estiver funcionando tá bom hahahah
 
O Luke acabou de postar um teste sobre a relação do modo de aplicação e a temperatura.



Resultado: Tanto faz!
 
O Luke acabou de postar um teste sobre a relação do modo de aplicação e a temperatura.



Resultado: Tanto faz!

Isso se deve porque é a parte central do CPU que gera o calor (ou a maior parte dele). O chamado "hotspot". Desde que tenha pasta térmica no centro do processador, não haverá mudanças significativas na temperatura.

Hotspot:
Xq8odTQ.png
xTE1AqY.png
DpQ1oYx.png

P.S.: Nas imagens mostrando o CPU 1 (Intel Core i7-3770K) e CPU 2 (AMD FX-8350), a diferença no tamanho do hotspot se deve por serem de diferentes arquiteturas, sendo o CPU 1 de 22nm e o CPU 2 de 32nm.

Creio que somente haverá diferença significativa de temperatura de acordo com a aplicação da pasta térmica em duas ocasiões:

1ª Não ser usada pasta térmica.
2ª Ser feito algo como isso:

hgMMErj.jpg
 
O Luke acabou de postar um teste sobre a relação do modo de aplicação e a temperatura.

Resultado: Tanto faz!

Eu pessoalmente por simplicidade, prefiro o método do grão no centro do processador (dot).
A aplicação na quantidade correta, cobriria boa parte do processador com menor risco da pasta espalhar para fora do processador.

Sempre evitei o método de espalhar a pasta pelo receio da minha falta de prática acabar causando excesso de bolhas de ar.
Existem pastas que por conta da viscosidade, são consideradas de difícil aplicação manual.

Se não me falhe a memória, os métodos da linha e X tem risco de ao errar na aplicação e quantidade, a pasta cair para fora do processador.

Creio que a melhor forma de aplicação dependeria mais da preferência e prática que cada um tem.
 
Eu pessoalmente por simplicidade, prefiro o método do grão no centro do processador (dot).
A aplicação na quantidade correta, cobriria boa parte do processador com menor risco da pasta espalhar para fora do processador.

Sempre evitei o método de espalhar a pasta pelo receio da minha falta de prática acabar causando excesso de bolhas de ar.
Existem pastas que por conta da viscosidade, são consideradas de difícil aplicação manual.

Se não me falhe a memória, os métodos da linha e X tem risco de ao errar na aplicação e quantidade, a pasta cair para fora do processador.

Creio que a melhor forma de aplicação dependeria mais da preferência e prática que cada um tem.
Até hoje só utilizei o método de grão e (apesar de ter usado apenas ele) é um dos métodos que mais gosto. Como você disse, realizando a aplicação na quantidade correta, evita de a pasta espalhar para fora do processador e cobre a maior parte dele.

Comprei um COOLER e receberei amanhã junto com uma nova pasta térmica (Cooler Master Thermal Fusion 400) e irei realizar a aplicação de cobertura uniforme. Muitas pessoas não gostam dessa aplicação porque tem o risco de formar bolhas de ar com facilidade, mas isso depende muito mais da aplicação do que do método em si.

Essa forma de aplicação é relativamente demorada, e exige paciência e "perfeccionismo".

No exemplo do post inicial, onde mostra essa mesma aplicação e como ficaria com o COOLER posicionado, percebe-se facilmente que não foi uma aplicação bem feita. Por isso gerou tantas bolhas de ar (marcadas em azul):

xw8jpfC.jpg
aeDUl7D.jpg

Um exemplo de aplicação perfeita desse método:

VOU84mR.jpg
 
Última edição:
Olá, boa dia galera! Acabei de ler todo tópico. Como estou no trabalho, as imagens e o vídeo são bloqueados. Então venho perguntar pra vocês. Quais vocês recomendam, pelo que li e meu orçamento comporta fiquei entre essas duas:
  • arctic silver 5 (40 R$ 3g) - Mercado Livre
  • Cooler Master Thermal Fusion (35 R$ 5g) - Kbum
Aguardo sugestões. Abraços
 
Acabei comprando uma ZM-STG2 por 32 R$

Espero que tenha sido uma boa escolha! ^^
 
Olá, boa dia galera! Acabei de ler todo tópico. Como estou no trabalho, as imagens e o vídeo são bloqueados. Então venho perguntar pra vocês. Quais vocês recomendam, pelo que li e meu orçamento comporta fiquei entre essas duas:
  • arctic silver 5 (40 R$ 3g) - Mercado Livre
  • Cooler Master Thermal Fusion (35 R$ 5g) - Kbum
Aguardo sugestões. Abraços
 
Acabei comprando uma ZM-STG2 por 32 R$

Espero que tenha sido uma boa escolha! ^^
Fez uma excelente escolha. Tenho ela e a Cooler Master Thermal Fusion 400 e ambas são excelentes... não é à toa que estão entre as melhores pastas térmicas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu COOLER chegou e junto com ele a Cooler Master Thermal Fusion 400.

Fui fazer a aplicação de cobertura uniforme... Nunca mais eu faço. É muito difícil de ser feita e não consegui deixar como na última foto do meu post anterior. Demorei muito pra fazer a aplicação e deu muito trabalho.

A consistência da pasta influencia demais e a Thermal Fusion 400 não é muito boa pra ser aplicada dessa forma. Uma pasta térmica mais "mole" é bem mais fácil de se fazer.
 
Fez uma excelente escolha. Tenho ela e a Cooler Master Thermal Fusion 400 e ambas são excelentes... não é à toa que estão entre as melhores pastas térmicas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu COOLER chegou e junto com ele a Cooler Master Thermal Fusion 400.

Fui fazer a aplicação de cobertura uniforme... Nunca mais eu faço. É muito difícil de ser feita e não consegui deixar como na última foto do meu post anterior. Demorei muito pra fazer a aplicação e deu muito trabalho.

A consistência da pasta influencia demais e a Thermal Fusion 400 não é muito boa pra ser aplicada dessa forma. Uma pasta térmica mais "mole" é bem mais fácil de se fazer.

A pior pasta para se ter uma boa aplicação é a gelid gc extreme
não consigo por nada deixa-la uniforme no processador então faço igual ao rbuass, espalho com a espatula dela e pouco me importo se fica falha de pasta no ihs.

O método grão fica cerca de 2~3º mais quente do que espalhando. No meu 2600k.
 
A pasta DeepCool Z5 é boa?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo