• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Bom dia. @Thominex recebi hoje o Honeywell-PTM7950, mas só farei a aplicação quando minhas memórias que comprei do ali chegarem, aí aplico de uma vez. Veio bem embalado, o termal veio dentro de uma caixa de plástico, bem preso e um um saquinho o restante dos acessórios, gostei, até que é barato pelo tanto de coisa extra que vem junto, e todas são super funcionais, tipo a chave de fenda, que serve até para parafuso que segura nvme, a espátula e etc, valeu a pena pelo preço.

Depois que eu fizer a aplicação posto os testes de como ficou os resultados no 5600g. Também estou pensando em deixar minha rtx 2060 de lado assim que as rams chegarem, pois farei a aplicação da ptm nela, mas preciso adquirir antes os termais dela, vou medir com um paquímetro e ver a medida de cada um. Aí compro no ali mesmo os pads de todos os tamanhos, nesses dias até tinha um de qualidade mediana, mais ou menos 8w/mk, acho que é um valor bom, iria aplicar o termal pad até nas costas da pcb dela, pra ver se o backplate dela consegue ajudar na dissipação, pelo menos um pouco, pois acho que o dela é plástico, não metal, o que ajudaria e muito se fosse do tipo.
 
Um update nas temperaturas da placa de vídeo: O tempo de cura dessa pasta térmica da PC yes é meio alto. Agora que o pump-out não aconteceu e só agora, depois de tipo... 12 dias é que as temperaturas parecem mais normais, similares às temperaturas da MX 4. E eu uso esse PC todos os dias por pelo menos umas 8 horas. Enfim, fica a dica. A pasta tem a mesma viscosidade da MX4 mas tem alguma diferença na composição que faz o tempo de cura dela ser maior, vendo os resultados agora é OK pelo preço. Com a MX6 e a MX4 com 3~4 dias no máximo eu via as temperaturas 'corretas'.
 
Bom dia. Pessoal, pastas como a ts cold, que é bastante densa, díficil de espalhar, qual a melhor forma e ideal de aplicar pasta desse tipo? Ela para aplicar é muito chato, pois dá trabalho para espalhar, sendo obrigado a aplicar uma força maior para que a mesma espalhe.

Ví os vídeos mais recentes do teclab, para esse tipo de pasta, pelo que entendi, o ideal é esquentar o tubo antes, colocar em seguida a gota no cento do ihs e novamente esquentar a mesma, assim pelo que entendi ela é espalhada de forma ideal e conversará bem com o dissipador. Eles também costuma aplicar no dissipador também, preciso fazer isso ou apenas no ihs é o suficiente?
 
Última edição:
EK Water Blocks apresenta pasta térmica NGP

A EK, fornecedora líder de soluções de refrigeração para computadores, anuncia com orgulho o lançamento da Pasta Térmica EK-Loop NGP (5 g), um material de interface térmica meticulosamente projetado para entusiastas que buscam transferência térmica eficiente entre componentes de última geração e seu cooler preferido. A pasta térmica EK-Loop NGP utiliza partículas de qualidade nanométrica, garantindo uma transferência de calor eficaz entre CPUs, GPUs e outros chipsets e seus respectivos mecanismos de resfriamento, como blocos de água e dissipadores de calor.

A pedra angular da Pasta Térmica EK-Loop NGP é sua tecnologia Nano Grade Particles (NGP), que garante baixíssima impedância térmica e excelente aplicabilidade. Essas partículas de qualidade nanométrica são projetadas para formar uma camada ultrafina entre a fonte de calor e o resfriador, promovendo uma dissipação de calor eficaz. A baixa impedância térmica é importante porque permite que a pasta transfira efetivamente o calor de componentes críticos como CPUs e GPUs, minimizando o risco de superaquecimento e apoiando o desempenho geral do sistema.

Vpksmnw.jpeg


JKh1Tsb.jpeg


a6LtY34.jpeg


Adaptada para aplicações de computação, incluindo PCs para jogos, estações de trabalho e servidores, esta formulação avançada foi projetada para oferecer boa resistência ao amassamento e desempenho confiável por longos períodos. Ela garante estabilidade para usuários em vários ambientes, confirmando sua adaptabilidade para uma variedade de cenários

Estabilidade térmica e confiabilidade
A pasta térmica EK-Loop NGP apresenta estabilidade térmica excepcional, funcionando de forma confiável dentro de uma faixa de temperatura de -20°C a 125°C. Esta estabilidade é crucial para manter um desempenho consistente e prevenir a degradação térmica ao longo do tempo, o que é essencial para a eficiência do sistema a longo prazo. Suas excelentes propriedades dielétricas garantem que a pasta mantenha um desempenho ideal sem produzir pressão indevida quando utilizada em diversas aplicações, melhorando sua condutividade térmica e confiabilidade a longo prazo.

Aplicação fácil de usar
Boa espalhabilidade e facilidade de aplicação são características principais da Pasta Térmica EK-Loop NGP, tornando-a excepcionalmente fácil de usar tanto para entusiastas experientes quanto para iniciantes. O produto vem em seringa com capacidade para cinco gramas (5 g), ampla para usos múltiplos. Para aprimorar o processo de aplicação, cada embalagem inclui uma espátula preta de alta qualidade projetada para uma aplicação uniforme e suave, garantindo que a quantidade certa de pasta seja sempre aplicada.

Mais detalhes e especificações da Pasta Térmica EK-Loop NGP estão descritos na tabela abaixo:

sLVnAx0.jpeg


Disponibilidade e Preço
Projetada na Eslovênia, Europa, a Pasta Térmica EK-Loop NGP (5 g) já está disponível para compra na EK Webshop. Para obter informações sobre preços, consulte a tabela abaixo, que mostra o preço de varejo sugerido pelo fabricante (MSRP), com IVA incluído.

Preço sugerido: € 9,90. Para mais informações, visite a página do produto .
 
EK Water Blocks apresenta pasta térmica NGP
55 pila lá nas oropa, vai chegar aqui no preço da grizzly. Se for boa, melhor ter a opção do que não ter né.
 
Bem interessante o preço dela espero que não chegue caro por aqui.
Geralmente, quando um produto não está numa alta demanda, o preço aqui é por volta de MSRP americano + 30~35%. Nos EUA ela está cotada como 10.99USD, é mais barata do que a Noctua e mais cara do que a MX6... Provavelmente vai seguir na mesma por aqui.
 
Alguém já sabe um lugar no Brasil onde possamos comprar PTM7950 tendo 100% de certeza que é original? Comprar um negócio desses do aliex e ebay acho que é pedir pra ser feito de panaca, os chinesin deve dar uma risadinha a cada novo aviso de venda que aparece nos anúncios deles lá.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra dúvida, sabem onde consigo comprar, online, arruelas plásticas de 0,5cm de diâmetro pra dar mais pressão do dissipador no die quando eu parafusar o primeiro na placa?
 
Última edição:
Alguém já sabe um lugar no Brasil onde possamos comprar PTM7950 tendo 100% de certeza que é original? Comprar um negócio desses do aliex e ebay acho que é pedir pra ser feito de panaca, os chinesin deve dar uma risadinha a cada novo aviso de venda que aparece nos anúncios deles lá.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra dúvida, sabem onde consigo comprar, online, arruelas plásticas de 0,5cm de diâmetro pra dar mais pressão do dissipador no die quando eu parafusar o primeiro na placa?
Comprei a minha no Aliexpress e após quase 1,5 ano de uso dela, fiz novo repaste com ela. Reduziu as temperaturas do note no cinebench em quase 8°C. Não passa de 92°C no cinebench.
1zuTVJj.jpeg

Link:
 
Quem estiver interessado em saber: Botei a thermal putty da Implastec na minha GPU.
Recentemente abri minha 3060 porque as temperaturas do hotspot (VRAM) tinham subido consideravelmente e já estava na hora de trocar a pasta térmica também. Testei vários métodos porque tive que reaplicar porque ficou "desnivelado" das primeiras vezes. Custou 130 reais no ML (109 fora o frete em outros lugares) porque já tinha aberto a placa e não sabia o estado que estava a putty que veio de fábrica (sim, minha placa veio com thermal putty, não com thermal pad). Enfim, precisava trocar - estava seca, arenosa, se desintegrando e ainda precisei reutilizar até chegar a putty nova.

LJvwkv1.jpeg

Sobre o produto:
As temperaturas estão melhores, é a mesma coisa de um thermalpad decente;
Vem mais que o suficiente para aplicar na placa de vídeo. Acho que com a sobra poderia até trocar os pads da minha RX 550 no outro PC.

Sobre aplicação:
De primeira eu fiz o que vi fazerem com a U6 - Cortei do tamanho do Thermal pad indicado no manual da MSI, instalei nas memórias, troquei a pasta térmica da GPU. Pressionei de leve e aparafusei 'em X'. Pasta térmica usada: Arctic MX6 - Mas fui forçado a usar a PCYES Nitrogen Max na terceira aplicação porque a putty tem um macete que vou explicar.

Resultado: As temperaturas ficaram, primeiro, mais baixas. A placa estava chegando em uma máxima de 64ºC já com undervolt e a diferença da VRAM para a GPU havia caído dos 13°C que estavam com a solução antiga para 7~8°C. Porém em menos de 24H as temperaturas da GPU começaram a subir até escalonar para 76°C na máxima, e subiam cada vez mais rápido (o que na minha GPU não era normal). O coil whining ficou insuportável também. Abri e notei que a pasta térmica não estava boa no centro da GPU. Olhando com cuidado, o PCB estava 'torto' - ou seja, a tensão não ficou legal e estragou a pasta térmica.

Da segunda vez, eu fiz questão de nivelar todos os pedaços da putty. Fazendo uma pesquisa, eu vi que batia com o tamanho dos thermal pads, mas dessa vez eu fiz medindo a diferença com um paquímetro e NÃO pressionei antes de aparafusar 'em X'. Outra diferença foi que prendi a putty no heatsink e não na VRAM - aqui eu usei mais putty em volta para ter certeza que ia encostar na VRAM. Claro que também reapliquei a pasta térmica.

Resultado: Temperaturas máximas de 66ºC e diferença de 7~8°C, porém vi o mesmo problema de pump-out conforme as temperaturas subiam, chegando até mais rápido aos 76°C, mas dessa vez a PCB não parecia estar torta. Desmontando, mesma coisa - sem pasta no centro do die.

Terceira aplicação (correta): Cortei a putty com uma sobra milimétrica na altura (+- 0.1mm, acho que um pouco mais) e prendi na VRAM, ajeitando a altura e o tamanho para não ter muita sobra dos lados. Nivelei todos eles usando uma régua, pressionando e medindo de leve para que a diferença não fosse muita. Usei um pedaço de putty da "sobra" em um espaço vazio para tentar nivelar, forçar um "pé" na parte que senti que a board ficava mais torta por falta de suporte (esse parece ser um problema do heatsink e não da putty). Reapliquei a pasta térmica, dessa vez a nitrogen que infelizmente é menos viscosa que a MX6. NÃO PRESSIONEI, só encaixei o heatsink, aparafusei 'em X'. Verifiquei a PCB para ver se tinha 'empenado' como da outra vez e não tinha.

Resultado: Temperaturas máximas de 68°C (mas se sustentaram) e a diferença para a VRAM agora é de 8~9°C ao invés dos 7 que estava conseguindo antes.

Por enquanto está tudo certo, estou no terceiro dia com as mesmas temperaturas. mas deixo aqui a dica para quem for optar pela putty e usar essa da implastec - ela não é muito densa e dependendo de como for a instalação do seu heatsink, pode acabar esmagando ela demais e aplicar pressão em excesso na GPU, forçando pump-out mesmo se usar uma pasta viscosa.

No meu caso, além da putty ser 'mole', tem o problema do heatsink mal feito da MSI ventus 2x - parte dos contados com a vram é direto nos heatpipes, o que gera um contato "mal distribuído" já que o heatpipe na parte que tem o contato não é reto, é aredondado, então não acho que é só um problema da TS-putty ser mole. Um dos problemas é que o heatsink precisa do 'suporte' dos thermalpads para não aplicar pressão de forma errada na GPU. Acho que conseguiria temperaturas melhores na GPU se tivesse conseguido usar a MX6, mas infelizmente a pasta acabou na terceira aplicação. Os pads originais deveriam ser de 2,25mm e um de 2,75mm num pedaço específico, isso também pode influenciar em quanto a mais você deve usar, eu suspeito que quanto mais grossos os thermalpads originais deveriam ser, mais putty você pode precisar usar dependendo do heatsink.

CONCLUSÃO: Funciona, só cuidado pra aplicar, pode precisar de algum tipo de macete ou suporte dependendo do seu heatsink.
Estava pensando em comprar a putty para substituir os termal pads da minha rtx 2060, mas vendo seu relato já estava quase desistindo, pois certeza que eu iria fazer merda, zero experiência com esse tipo de produto.

Mas acho que irei tentar, principalmente depois de assistir um vídeo recente desta criatura aqui, eu racho de rir desse maluco, mas a forma como ele ensina para aplicar a putty é interessante, pois facilita o usuário mais leigo saber a medida aproximada dos pads da sua vga. Vou adquirir a putty e fazer a preventiva da minha, já está precisando.
 
Estava pensando em comprar a putty para substituir os termal pads da minha rtx 2060, mas vendo seu relato já estava quase desistindo, pois certeza que eu iria fazer merda, zero experiência com esse tipo de produto.

Mas acho que irei tentar, principalmente depois de assistir um vídeo recente desta criatura aqui, eu racho de rir desse maluco, mas a forma como ele ensina para aplicar a putty é interessante, pois facilita o usuário mais leigo saber a medida aproximada dos pads da sua vga. Vou adquirir a putty e fazer a preventiva da minha, já está precisando.
Cara, acho que o problema todo é como o cooler da GPU é instalado. Esse cooler ventus da MSI é horrível, é pesado, tem alturas diferentes pra partes diferentes da memória, aí tem o VRM que se você deixar o pad antigo também não encosta... Enfim... se o cooler for mais bem feito, com um cold plate decente ou pelo menos nivelado, não tem essa mesma dor de cabeça. Hoje eu ponho a culpa do meu sofrimento total na MSI.

EDIT: Só pra ilustrar bem, ISSO acontece nessas placas:
index.php
(imagem do MSI forum)
E essa é uma 3060 Ti x3. Algo parecido acontece na 3060 X2 - um dos thermalpads mal toca o alumínio. Nesse caso é pior porque eles ficam mal equilibrados nos heatpipes, mas é ruim pra pressionar do mesmo jeito. Enfim, não é como se não resolvesse com a putty, resolve, só dá trabalho nesse caso.

Edit2:
Em amarelo - não servem pra nada, não tem chip nessa parte.
Em laranja - 0.5mm maior que os outros
Em vermelho - estão pinçados nos heatpipes, eles não tem 100% de contato com a superfície

hhLyVFP.jpeg
(imagem da loja William Electronic product Store da Aliexpress)

E pra piorar, só tem esses parafusos da GPU aí "equilibrando" tudo, então pra descer certinho precisa da ajuda dos thermalpads, se não vai pressão suficiente na GPU pra 'deformar' a PCB, mesmo com o backplate inútil de plástico. por isso é bom fazer com uma sobra pra cima, não usar o exato tamanho dos thermalpads.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo