• Assim como acontece todos os anos, abrimos a seção Black Friday: ACESSE CLICANDO AQUI. Portanto o For Sale ficará fechado durante a Black Friday e Cyber Monday.

PC, 25 anos

xsunda

Meus amigos,meus inimigos
10/08/2006 - 16h55

Primeiro PC, pioneiro da revolução digital, faz 25 anos

ibm.jpg ibm1.jpg

O PC da IBM, criado há 25 anos, não dava sinais nem mesmo remotos de seu potencial como objeto quase onipresente na vida moderna. Pesando quase 12 quilos, tinha a mesma capacidade de uma calculadora atual e o custo do modelo mais básico equivalia a um mês de salário.

A máquina, lançada no mercado em 12 se agosto de 1981, foi batizada com o nome pouco atraente de IBM 5150 PC. Era dotada de uma tela monocromática verde, processador Intel de 4,77 megahertz e memória de 16 quilobytes.

Só para se ter uma idéia, o menos sofisticado dos PCs da família 2006 da Dell é 500 vezes mais rápido do que aquele primeiro exemplar, 32 mil vezes mais potente e 12 vezes mais barato.

"Concebido para os negócios, a escola e a casa, este sistema de fácil utilização está à venda por apenas US$ 1.565", dizia o anúncio da IBM. Essa quantia equivale a 4.000 dólares hoje, um salário de nível médio nos Estados Unidos. Mas, na época, se esse cliente quisesse equipar seu computador com tela colorida, dois leitores de disquete no formato de 5,25 polegadas e uma impressora (daquelas bem barulhentas), o preço poderia triplicar.

Para a época, as especulações sobre a possível criação de um computador portátil pareciam ficção científica, já que o PC pesava 11,7 quilos, e o teclado, 2,7 kg.

Esse PC, "com seus softwares opcionais, pode fazer funcionar centenas de programas", prometia o anúncio da IBM em 1981. Entre os modelos se destacava "uma versão melhorada do popular Microsoft BASIC e um modo de emprego de fácil compreensão".

Os "softwares opcionais" tinham objetivo profissional, como o VisiCalc, o ancestral do Excel, e o EasyWriter, um editor de texto que "armazena as letras, os manuscritos e outros textos, que podemos modificar ou imprimir", anunciava a empresa a respeito da novidade. A IBM esperava vender 2.000 unidades do 5150, mas a demanda real foi de um milhão de unidades.

Maurivillas

Fed up!
Administrador
NUSSA!!!

Eu rodava o Visicalc no meu antigo Apple II+ e achava o maximo!!

O legal dele é que dava pra ligar numa TV e ficava colorido - mas me incomodavam as interferências na imagem!!

vinyyyyyyyyyyyy

Metallica maN
Cruzes Ollldsss masters falando!!! Não peguei essa epoca, minha epoca é do PIII ehuaheuahuea.;...... mais eu li tudo sobre a historia da computação e com certeza esse ae ajudou a nos chegarmos a esse ponto! Mais ele é considerado o 1° computador "de mesa" ou seja o 1° desktop, pq o 1° PC data de 189- e poucos não é? Era mecanico eu li isso não sei onde!!

VALEU!

Denis Fernando

New Member
Alguem lembra tbm do 4004, 8080 e 8086 da Intel? foi um dos primeiros a serem produzidos pela Intel:wub: :yes:

Gargula

Gamer since 1994!
Membro Honorário
Nuss... "essas maquinas sao muito boas, sao perfeitas" - 25 anos atras =P

Tenho vontade de usar algo do tipo, nunca usei =/

LurtZ

Membro Honorário
Membro Honorário
É........Tudo tem um começo!;)

SATANAS666

Member
Putzz era massa aqueles disquetes gigantescos feitos de plastico flexivel parecido com um tipo de tecido.

Mas quem revolucionou mesmo essa invenção foi o Steve e Bill Genios mesmo!!

Felipe_ninja_LP

Usuário Registrado
Nussa isso sim que é história,o meu primeiro computador foi um 486 acho que 66MHZ,com 16MB de ram,e video de 1MB ON,detalhe isso foi no ano de 2002,huahuahua,depois tive um Pentium 1 133,e depois um pentium II com 266MHZ,e agora esse que eu tenho agora,e que diferença de velocidade não é.

guina

New Member
O meu primeiro computador foi um TK85, ligava ele na televisão e carregava os jogos por um gravador K7, hehe, muito loco! demorava meia hora para carregar um jogo e as vezes dava pau carregando...

Anomado

L'architetto
Não sou dessa época mais meu 1° pc foi um 386 dx1 33mhz (no turbo) com 8 de ram e hd de 200mb... era o bixo, jogava Out Of this Wolld e Stunts, Doom 1, Hexen, Gran Prix 1...

FMM

Banido
Banido
USava um at de 13 Mhz com 640K de memo sem HD e jogava Indy 500 e Tst Drive 1 aHUuhauhAUHauhaUHAUH, muito rox.:lol: :cool: :cool: :cool: :cool:

Rogola

fera?
Meu primeiro PC foi um 386 tbm... Mas nem lembro as configs.

Usuários que está vendo este tópico