PC bem antigo com fonte antiga: estabilizador ou filtro de linha?

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Catexia
  • Data de Início Data de Início

Catexia

Member
Tenho esse PC antigo:

Placa-mãe ASUSTeK Computer INC. P5LD2-X/1333 (LGA 775)
Processador Intel Core 2 Duo E4500
4GB RAM Dual-Channel DDR2
Placa de vídeo 1024MB NVIDIA GeForce 210
Fonte EIO Power Basic WS-ATX-300W

Tenho um filtro de linha Clamper e também tenho esse estabilizador:
czM6Ly9waG90b3MuZW5qb2VpLmNvbS5ici9wcm9kdWN0cy8yMjQwMDE0MC84MjcyYjYzOTQ2ZDdmMzI0OGMzYjEwNzM0YWI4ZjQ4Zi5qcGc

No caso desse PC, é melhor ligar ele no filtro de linha ou no estabilizador?
A fonte é bem antiga, não lembro ao certo quando foi comprada mas faz mais de uma década.

Esse estabilizador ai é um NHS de 1000VA, é uma marca boa e possui uma boa potencia. Mas como é um equipamento com mais de 10 anos, e se vc isso pelo padrão das tomadas dele. Eu confiaria mais no iClamper.

Bom dia.
Tenho esse PC antigo:

czM6Ly9waG90b3MuZW5qb2VpLmNvbS5ici9wcm9kdWN0cy8yMjQwMDE0MC84MjcyYjYzOTQ2ZDdmMzI0OGMzYjEwNzM0YWI4ZjQ4Zi5qcGc

A fonte é bem antiga, não lembro ao certo quando foi comprada mas faz mais de uma década.
O estabilizador seria melhor no caso de sua rede elétrica ter variações de tensão, caso não seja o caso é melhor o iclamper memo.

Bom dia.
Tenho esse PC antigo:

É melhor utilizar o filtro de linha, esqueça que esse estabilizador existe, ele já cumpriu o seu papel e já deveria ter sido aposentado, deixe-o descansar pois já deu o que tinha de dar. Quanto à sua fonte, ela pode já ter algum capacitor estufado dado sua idade (e ter sido sempre utilizada neste estabilizador), então seria muito interessante trocar ela por uma melhor, por precaução, mas nada impede de você continuar utilizando ela.

O estabilizador seria melhor no caso de sua rede elétrica ter variações de tensão, caso não seja o caso é melhor o iclamper memo.
O estabilizador seria melhor caso precise-se de um peso de papel, nada mais que isso :v

É melhor utilizar o filtro de linha, esqueça que esse estabilizador existe, ele já cumpriu o seu papel e já deveria ter sido aposentado, deixe-o descansar pois já deu o que tinha de dar. Quanto à sua fonte, ela pode já ter algum capacitor estufado dado sua idade (e ter sido sempre utilizada neste estabilizador), então seria muito interessante trocar ela por uma melhor, por precaução, mas nada impede de você continuar utilizando ela.

O estabilizador seria melhor caso precise-se de um peso de papel, nada mais que isso :v
Concordo 90% com você, o povo hoje em dia que usa estabilizador, usa para todas as situações porque antigamente todo mundo usava, mas estabilizador só é necessário em uma rede que flutua demais, infelizmente exageraram no uso.

Concordo 90% com você, o povo hoje em dia que usa estabilizador, usa para todas as situações porque antigamente todo mundo usava, mas estabilizador só é necessário em uma rede que flutua demais, infelizmente exageraram no uso.
Isso, mas também dependendo da flutuação uma boa fonte segura sem a necessidade deles: Tenho aqui uma Seasonic S12II de 520W que já me acompanha a mais de uma década e ela é full-range 90V~264V, ou seja, a energia pode variar loucamente dentro dessa faixa de tensão que ela não desliga. Aqui já deu tensão baixa de ~160V (aqui o estado é 220V) que as lâmpadas ficaram fracas e desligou praticamente tudo, até o monitor, mas o PC continuou ligado até a energia se estabilizar.

Isso que essa fonte é deveras antiga, uma Seasonic SS-300TGW é full-range a partir de 64V, além de ser 80+ GOLD, então não vejo necessidade de um estabilizador até em redes com muita flutuação, ao menos não para o computador (para o monitor, ao menos até hoje nunca vi full-range, apenas bi-volt automático, logo pode ser conveniente estar em um estabilizador mas sabendo do risco que, a longo prazo, alguns capacitores vão estufar).

Users who are viewing this thread

Voltar