PC dando falha nos testes no AIDA 64

LordFlamejante

Member
Montei meu PC recentemente. Notei que o mesmo estava apresentando bastante tela azul, então decidi instalar o AIDA 64 e fazer alguns testes. Fiquei surpreso. Logo no começo, com mais ou menos 3 segundos de teste, o AIDA 64 já apresenta o seguinte erro: na memória cache ( ). Eu testei os itens individualmente, e também na memória RAM dá erro após mais ou menos 40 segundos de teste ( ). Eu testei cada um separadamente, e apenas a memória cache e memória RAM apresentaram erro após pouco tempo de teste (cada item ficou aproximadamente 3 horas no benchmark e não apresentou nenhum erro). Preciso da ajuda de vocês! Obrigado.
Config do PC:
Processador AMD Ryzen 7 2700 3.4GHz
Placa mãe B450 Aorus Eite, AM4
Placa de vídeo PowerColor AMD Radeon RX 5700 XT Red Devil 8GB, GDDR6
SSD Kingston 240 GB (sistema operacional) HD 1 TB Toshiba (aplicativos e jogos)
Fonte Gamemax GM500 80 Plus Gold
Water Cooler CORSAIR Hydro Series H100i Pro
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Peço desculpas pelas fotos no meio do texto. Não sei mexer direito no site. Obrigado pela compreensão!

Qual a memória (marca, freq., single ou dual channel)? Como estão as temperaturas? A BIOS e o Windows estão com as versões mais recentes?

Qual a memória (marca, freq., single ou dual channel)? Como estão as temperaturas? A BIOS e o Windows estão com as versões mais recentes?
Utilizo as memórias 4X8GB HyperX Fury 2666MHz HX426C16FB2/8. O Windows e a BIOS estão atualizadas. As temperaturas ficam estáveis. No caso da RAM, normalmente enquanto o teste é realizado fica na casa dos 40 graus.

Utilizo as memórias 4X8GB
Uma hipótese é da controladora não está conseguindo lidar com os 4 pentes simultaneamente, outra hipótese é da fonte não estar aguentando todo o sistema.

Apenas em stress isso ocorre? Está conseguindo rodar jogos normalmente ou apresenta o mesmo comportamento?

Eu começaria eliminando 2 pentes de memória deixando os restantes na configuração padrão e executando os mesmos testes novamente.

Uma hipótese é da controladora não está conseguindo lidar com os 4 pentes simultaneamente, outra hipótese é da fonte não estar aguentando todo o sistema.

Apenas em stress isso ocorre? Está conseguindo rodar jogos normalmente ou apresenta o mesmo comportamento?

Eu começaria eliminando 2 pentes de memória deixando os restantes na configuração padrão e executando os mesmos testes novamente.
Sua observação é importante. Sim, os erros ocorrem com o uso normal do PC. Sempre dando tela azul. Vou tirar 2 pentes de RAM e refazer os testes. Volto aqui pra postar os resultados.

Sua observação é importante. Sim, os erros ocorrem com o uso normal do PC. Sempre dando tela azul. Vou tirar 2 pentes de RAM e refazer os testes. Volto aqui pra postar os resultados.
Fiz os testes apenas com dois pentes, e o resultado foi diferente. Agora não sei se coloco a culpa na fonte ou na placa mãe kkkkkkkkkkk (deixei rodando o teste mais ou menos 5 minutos cada e nenhum apresentou erro). O problema maior é que eu só tenho 8 GB disponíveis, porque fica um pente reservado pro hardware (não sei tirar isso).
Se alguém souber como libero essa memória eu ficaria grato!

Última edição:
Se vc não tentou fazer nenhuma gambiarra para fazer buffer de memoria para algum jogo então tem algum problema, eu já vi isso com sistema operacional bugado que só consegui resolver formatando e tb já peguei caso de terem entortado pino do Ryzen e ter ficado desse jeito.

Se vc não tentou fazer nenhuma gambiarra para fazer buffer de memoria para algum jogo então tem algum problema, eu já vi isso com sistema operacional bugado que só consegui resolver formatando e tb já peguei caso de terem entortado pino do Ryzen e ter ficado desse jeito.
Acho que nenhuma dessas coisas podem ter acontecido. Nunca tirei o meu processador do lugar e nunca fiz overclock de memória...

f

Também estou com o mesmo problema do amigo. Acabei de montar um PC e está dando esse erro no Stress Cache pelo AIDA64, com apenas 2 minutos de stress, o que pode ser?
Fica dando tela azul toda hora também.. e Toda vez que instalo algum jogo pela STEAM ele corrompe...
Fiz os testes 1 por 1 e deu bom em todos exceto o cache.

Ryzen 5 5600g
memória DDR4 3200mhz 2x8gb marca SK Hynix
MOBO As Rock B450 pro4
SSD NVME M.2 256gb KingSpec
Windows 11 pro 64x

Users who are viewing this thread

Voltar