• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] PC dando freezes constantes, do nada!

danielnbr

New Member
Registrado
Placa-mãe: MSI B450 Tomahawk
CPU: Ryzen 5 3600
Cooler: Cooler box
Memória RAM: 2x8 Ballistix 2666mhZ
Fonte: Corsair HX1050
Discos: SSD Hibrido Seagate Momentus XT 750GB + HD genérico de 500GB
VGA: Gigabyte RTX 2060 Super

Overclock CPU/RAM: stock
Overclock VGA: stock

Onde o PC está ligado: em um filtro de linha
Rede elétrica aterrada: sim

Sistema operacional: Windows 10
Drivers: mais recente da Nvidia
Versão BIOS: não atualizei desde a compra da placa mãe (15/05/2020)

Problema:

Ontem estava jogando e utilizando normalmente. Hoje liguei e vejo freezes (tela congela e ponteiro do mouse também, porém o som e teclado ainda funcionam). Tem vezes que nem liga, o PC da boot em uma tela preta e vejo o LED indicador vermelho aceso "VGA" na minha placa mãe, mas durante o freeze não há esse led aceso. Não importa onde esteja, BIOS, Windows, sempre congela. As vezes também o PC reinicia do nada. Como o r5 3600 não tem uma gpu integrada não tenho como testar se o problema é a placa de vídeo, com certeza. Porém, ao que tudo aparenta, parece que a mesma é sim a fonte do problema, se me ajudarem a pensar seria ótimo!

A minha PSU é bem antiga, tem uns 8 anos, talvez ela estaria gerando uma instabilidade elétrica no sistema e causando os congelamentos?


O que eu já fiz:
Troquei para outro HD para ver se o problema era o meu SSD antigo (quando fui trocar o boot order congelou na BIOS, então não pode ser)
Tentei rodar o memtest86 mas a tela do teste congelou com 3:38 minutos de execução
Tentei formatar mas congelou no meio do processo
Testei individualmente cada stick de RAM, cada uma em outros slots
Removi a bateria da placa mãe, limpando o CMOS
Troquei o slot PCI Express da placa de vídeo
Abri o case para abaixar as temperaturas (mesmo ele congelando na área de trabalho)
Mudei as opções de energia
Verifiquei meu SSD com o teste embutido do Windows
 
Eu acredito que não seja a fonte não.

Congelar no bios pode ser memória. Ou arquivo do bios corrompido (provavelmente pela memória). Eu tentaria primeiro atualizar o BIOS com um pente só (pode ser a mesma versão mesmo, só atualiza de novo).

Testaria um pente por vez para ver se congela é isolar qual deles esta dando problema.
 
Eu acredito que não seja a fonte não.

Congelar no bios pode ser memória. Ou arquivo do bios corrompido (provavelmente pela memória). Eu tentaria primeiro atualizar o BIOS com um pente só (pode ser a mesma versão mesmo, só atualiza de novo).

Testaria um pente por vez para ver se congela é isolar qual deles esta dando problema.
Testei aqui com cada pente individualmente, troquei os slots e tudo, e em todas as situações deu congelamento. Será que os dois sticks tão com problema?
 
Pra RAM estar a 2666 MHz você deve estar com o perfil XMP / DOCP ativado na BIOS.

Tente desativá-lo, a RAM deve rodar a 2400 MHz e veja se resolve os travamentos.

Se chegar a conclusão que o problema era esse, para usar a RAM nos 2666 MHz, ative o XMP porém suba manualmente a voltagem da RAM (DRAM voltage), mantendo todos os demais parâmetros indicados pelo perfil XMP. Subir de 1.35 para 1.40 volts é seguro e pode resolver.

É MUITO FREQUENTE a voltagem de 1.35 volts "padrão" não ser suficiente para estabilizar a RAM no perfil XMP / DOCP.
 
Testei aqui com cada pente individualmente, troquei os slots e tudo, e em todas as situações deu congelamento. Será que os dois sticks tão com problema?


Eu acho que sim. Pode conseguir um pente emprestado?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo