PC direto na tomada x estabilizador x filtro de linha

Tava vendo esse Computer Protector Pro e vasculhando o site deles eu vi q eles tem pra vender aqui na minha cidade, hehehe q sorte :D
 
Acho uma bosta!! :p

Primeiro pq o filtro é um lixo, e tem um varistor menor que uma unha do dedo indicador, 71 joules me indica isso e a proteção só acontece entre Fase/neutro, não tem Fase/Terra - Neutro/Terra

O Nobreak eu ainda pensaria no caso dele, mas ligaria num desses:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T
http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR08
http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR07
http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3

Pq não pegar esse nobreak aqui? Muito melhor q esse q vc indicou ai, em varios quesitos! E mais barato!

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APCBE600LM
 
Vlw mesmo em rau tá me quebrando um galhão me ajudando pois penso em comprar urgente essas coisas.

primeiro penso em comprar só o filtro de linha e depois o no break. O que não entendo são essas coisas:

Proteção contra surtos e filtragem:
- Classe de surtos de energia: 320 J
- Classificação eP Joule: 1760
- Rejeição de ruído: EMI/RFI (100 KHz a 60 dB 10 MHz)
- Corrente de pico no modo nominal: 13 KAmps
- Corrente de pico modo comum: 13 KAmps
- Faixa de tensão de passagem: <85

Pois com eu saberei qual tipo de surto, picos ou ruídos preciso pra rede aqui de casa? E isso de ep joule e Rejeição de ruído: EMI/RFI?

Mas como vc que entende está me recomendando esses modelos, nem quero saber uhauhauhauha.
 
Vlw mesmo em rau tá me quebrando um galhão me ajudando pois penso em comprar urgente essas coisas.

primeiro penso em comprar só o filtro de linha e depois o no break. O que não entendo são essas coisas:

Proteção contra surtos e filtragem:

- Classe de surtos de energia: 320 J << - Valor de absorção energética dos varistores. Essa é a soma total de todos varistores instalados. O varistor é o componente primordial na proteção de surtos de tensão. Esse valor serve pra ter uma idéia geral da qualidade da proteção, mas não é o principal, nem o mais importante de todos, mas quanto maior, melhor

- Classificação eP Joule: 1760 << - Estimated Peak Joules - pico de absorção estimado em Joules, não sei bem como chegam a esse valor, mas é quase um "PMPO" da vida, só serve pra ficar bonito na embalagem do produto. :D


- Rejeição de ruído: EMI/RFI (100 KHz a 60 dB 10 MHz) - <<-- Faixa de corte em decibéis do nível de ruido induzido na linha, variando da frequencia 100Khz até 10MHz. Nessa faixa de frequência esse filtro específico tem uma faixa de corte de 60dB, que é um valor bom. Quando maior o valor de corte e da faixa frequencial que ele faz isso, melhor.


- Corrente de pico no modo nominal: 13 KAmps <<-- Primeiro isso aí foi digitado errado, é Modo Normal e não "nominal". Modo normal são surtos gerados entre os condutores Fase e Neutro. Esses são os surtos mais comuns e geralmente causados pelo homem ou seja, por máquinas produzidas pelo homem, como ar-condicionados, elevadores, máquinas industriais pesadas, etc. Em modo normal (tb conhecido como modo diferencial) os varistores ligados nessa linha aguentam um pico veloz de 13.000Amperes de desvio de corrente de surto. Esse valor é relativamente alto. As proteções de 15-30 reais não guentam mais do que 4500A. Vale lembrar que 13.000A é coisa pra carambra e o varistor vai embora só numa dessas! Se uma máquina humana conseguir gerar um surto de 13000A, eu não sei que máquina animal é essa!

- Corrente de pico modo comum: 13 KAmps - <<-- O mesmo explicado acima, mas nesse caso são surtos de causas naturais ou seja, raios! Esses surtos são entre os condutores Fase, Neutro ou ambos em relação à terra. Sem aterramento isso aqui nem vale de nada. Surtos causados por raios precisam de um referencial à terra. Então qualquer protetor que você comprar não será efetivo contra raios se não tiver um desvio direto pra terra. 13.000A é um valor considerável pra esse tipo de surto, mas há melhores. Tem APC com 60.000A nessa linha, tem outras marcas com 120.000A. Quanto maior o valor, melhor!

- Faixa de tensão de passagem: <85 - <<-- Tensão que chega no seu computador antes que as proteções reajam. O varistor reage em nanosegundos, coisa de 5 nanosegundos. Nesse tempo antes da reação, 85V a mais do que o normal vai passar pelo protetor até sua máquina, mas o tempo é tão baixo que é insuficiente pra danificar alguma coisa. Operando em 220V essa tensão de passagem poderia ser de até 700V que não danificaria o equipamento, pelo tempo tão curto de reação dos varistores. Valores ideais pra 120V são 330V no máximo.

Pois com eu saberei qual tipo de surto, picos ou ruídos preciso pra rede aqui de casa? E isso de ep joule e Rejeição de ruído: EMI/RFI?

Explicado acima.

Mas como vc que entende está me recomendando esses modelos, nem quero saber uhauhauhauha.

Agora tá sabendo o básico!
 
então _rau_

imaginando a seguinte ipotese,

estou com Nobreak BiVolt. mas usando em 220v.

caso eu me mude para um prédio onde tenha 110v.

eu poderia usar esse Filtro de Linha " Surge Protect. APC PH8VT3 8 tomadas 120V TV fone antena " na tomada , e ligar esse Nobreak APC nesse Filtro de Linha.

com isso a segurança ficará ainda melhor. confere?

pelo que eu andei vendo, não teria problema de fazer isso, já que se o Nobreak poder pegar tensões com surtos etc, pode muito bem pegar uma tensão filtrada. com isso teria menos trabalho e filtrando ainda mais a onda para a fonte do PC. sendo assim , a segurança aumenta nem que seja um pouco.;

bom isso foi o que eu andei analisando... se estou errado, por favor me corrija.

PS: em outro forum já falamos sobre isso, mas não partindo desse raciocinio. e sim se poderia ou não usar.

PS2: estou apenas tentando entender o funcionamento completo de cada aparelho, caso isso fizer realmente diferença, eu acho que vale a pena comprar, por que na verdade ele esta no mesmo preço do "Filtro de Linha" da Clamper, e me parece ser bem melhor.
 
É isso aí mesmo q vc falou... pode fazer dessa forma.

Agora vou dormir. Té +!
 
_rau_ disse:
Agora tá sabendo o básico!

hehehehehe pelo menos isso.

tenho mais umas perguntas se possível me responda:

1) o estabilizador aqui nunca me queimou nenhuma peça do PC mas as vezes enxe o saco com seus tlecs, vi um tópico que o cara disse: fui trocar meu estabilizador por um filtro de linha e minha fonte queimou". O que houve nesse caso?

2) O Nobreak que vc me passou é de 600VA, seu eu comprar mais pra frente uma fonte de 1000W, ele não vai aguentar ou não tem nada a ver?

3) Tem uma academia aqui perto de casa que suga uma força "***" quem em meados de 2006 fazia o quarteirão inteiro ficar sem luz por 2 semanas. Muitos reclamaram e fizeram um abaixo assinado e eles compraram um gerador. Mas nesses últimos meses a academia ampliou e a rede aqui em casa anda feia nos horários de pico, as vezes dá tanto tlec no estabilizador que desliga o pc. Com um filtro de linha bom, estarei seguro? São os tlecs excessivos que fazem minha fonte desligar?
 
hehehehehe pelo menos isso.

tenho mais umas perguntas se possível me responda:

1) o estabilizador aqui nunca me queimou nenhuma peça do PC mas as vezes enxe o saco com seus tlecs, vi um tópico que o cara disse: fui trocar meu estabilizador por um filtro de linha e minha fonte queimou". O que houve nesse caso?

Difícil dizer, podem ter acontecido várias coisas. Eu lembro desse tópico, mas não me lembro bem a que conclusão chegamos, mas por exemplo, se as condições de tensão forem baixas demais e constantes, a fonte pode funcionar puxando mais corrente da rede elétrica e por ventura se
aquecendo mais ou forçando seus componentes.

Ele pode ter colocado um filtro vagaba, sem proteção alguma efetiva e alguma condição de surto veio a levar a fonte dele.

Pode ter sido coicidência também, as vezes a fonte já ia pifar de um jeito ou de outro.




2) O Nobreak que vc me passou é de 600VA, seu eu comprar mais pra frente uma fonte de 1000W, ele não vai aguentar ou não tem nada a ver?

Não vai aguentar. Esse nobreak é 600VA, 360watts com Fator de Potência = 0.6. Fontes com PFC Ativo possuem um FP = 0,97 ou 0,98 logo - 600VA x 0,98 = 588Watts. Isso contando só o consumo da fonte e deixando de fora a eficiência e as outras fontes sem PFC ativo, como a do monitor, dos periféricos, etc. Você precisará de um nobreak de 1300VA no mínimo, analisando pelo ponto de vista de que dificilmente você consumirá 1000watts totais da fonte, só que mesmo assim pode acontecer um problema.

Se você souber inglês pode ler o problema que falo mais detalhadamente aqui:


http://emea-en.apc.com/cgi-bin/emea...T0xJnBfc2VhcmNoX3RleHQ9UEZD&p_li=&p_topview=1

mas resumidamente, fontes com PFC ativo podem exigir sua potência máxima nos momentos de partida ou comutação pra bateria, levando o nobreak à condição de sobrecarga, mesmo que o consumo em "cruzeiro" seja abaixo do valor máximo da fonte. Nessa condição o PC pode resetar e continuar a funcionar na bateria e pode tão bem como desligar totalmente se a microchave disjuntora do nobreak vir a desarmar por sobrecarga. O mais seguro no seu caso é um nobreak de pelo menos 1300VA mesmo, no mínimo.

EX: Um nobreak de 1300VA consegue fornecer 1300watts desde que a carga imposta tenha FP=1 ou seja, só se for cargas totalmente resistivas, como lãmpadas incandescentes, ferros de solda, chuveiro, etc. Cargas eletrônicas em geral tem FP abaixo de 1. Uma fonte de 1000watts exige em partida pelo menos 1000watts e uma condição de transferencia pra bateria pode exigir quase isso também. Até aqui temos 1000watts. Vamos calcular essa fonte cm eficiência de 80%. Se ela tiver com carga de 1000watts em cima dela, ela estará sugando da tomada:

1000 x 1,20 = 1200watts.

Só aí consumimos 1200watts de 1300VA, isso se FP for 0,98 que na verdade dará um consumo total de 1200watts e uns quebrados.

Sobram então 100VA ou uns 60watts pros outros equipamentos.

Esse é um cenário que acho difícil alcançar na prática, você teria que montar um sistema muito do fodão pra consumir tudo isso. Teria que fazer ai um QUAD SLI, processador TOP, vários HDS, ventiladores, Luzes internas... Não vejo a razão de uma fonte tão pontente se não for consumir isso dela. Se você não for consumir 1000watts, é um desperdício sem tamanho. A fonte vai operar menos eficientemente também.




3) Tem uma academia aqui perto de casa que suga uma força "***" quem em meados de 2006 fazia o quarteirão inteiro ficar sem luz por 2 semanas. Muitos reclamaram e fizeram um abaixo assinado e eles compraram um gerador. Mas nesses últimos meses a academia ampliou e a rede aqui em casa anda feia nos horários de pico, as vezes dá tanto tlec no estabilizador que desliga o pc. Com um filtro de linha bom, estarei seguro? São os tlecs excessivos que fazem minha fonte desligar?

Cara, seu caso só nobreak ou que a CIA energética aumente a capacidade do transformador da quadra, isso vocês têm que ver junto à eles.

Seu PC vem a desligar por um desses motivos ou os dois: A quantidade de tlec é tão grande que os capacitores da fonte não conseguem manter a energia, não têm tempo de se recarregarem. Eles aguentam até 16ms sem energia, um tlec causa 8ms sem energia. Um tlec atrás do outro muitas vezes vai provocar essa condição de falta de luz acima de 16ms. O outro motivo é a tensão muito baixa.

Se não resolverem esse problema aí, nobreak cara, mas as baterias podem ter vida útil reduzida, só que nada menos que 2 anos eu acredito. Elas duram de 3 a 5 anos dependendo do numero de descargas e recargas.

O nobreak vai te dar tempo enquanto os equipamentos da academia estão dando partida. Mas se mesmo depois da partida de todos os equipamentos a energia continuar muito baixa, a CIA energética é obrigada a arrumar isso aí.
 
O pior da estória rau é que fiz um levantamento aqui e na área que moro apenas eu tenho pc mais forte e mexo em horários de pico, os outros ou tem pc mais fraco e nem mexe muito ou quando mexe é fora dos horários de pico. Pra fazer um outro abaixo assinado fica difícil já que fizeram em 2006. Mas como a academia está ampliando teriam que comprar outro gerador. Pra finalizar então aquele Nobreak APC de 600W que vc me falou e um desse: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T, ou desse: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3, me ajudariam bem né?
 
Grande _rau_,

sempre colaborando com assuntos sobre energia elétrica no Fórum PCs. Que bom achar suas colaborações aqui também.

O que me diz sobre este modelo: Computer PowerCenter™ PC 800 HP with Clean Power™ Stage 1

A venda em: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16812111031

PC800HP_glam.jpg
 
Há uns 3 meses atrás o meu estabilizador queimou e começei a usar o meu PC da assinatura direto na tomada, depois de mais 2 meses usando assim a fonte começou a fazer um silencioso ruido de panela de pressão e no outro dia eu liguei o pc e o mesmo queimou a fonte de vez.

ou seja comprei um estabilizador bom e estou um pouco mais tranquilo, lógico que o certo seria comprar um nobreak bom, mas ainda nao posso comprar isso.


:wave:
 
O pior da estória rau é que fiz um levantamento aqui e na área que moro apenas eu tenho pc mais forte e mexo em horários de pico, os outros ou tem pc mais fraco e nem mexe muito ou quando mexe é fora dos horários de pico. Pra fazer um outro abaixo assinado fica difícil já que fizeram em 2006. Mas como a academia está ampliando teriam que comprar outro gerador. Pra finalizar então aquele Nobreak APC de 600W que vc me falou e um desse: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T, ou desse: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3, me ajudariam bem né?


Cara, independente de você ter um PC bom e os outros não, por lei a CIA elétrica tem que manter uma faixa de tensão. Aqui por exemplo vem na conta que eles precisam manter a faixa de 210 até 229V. No inicio do ano tivemos um problema na rede onde a tensão no horário de pico tava indo a 170V, meu nobreak nesses horários ficava direto na bateria, impossivel de usar, eu tive que pegar um estabilizador pra conseguir alguns volts a mais ou ligar direto, pq minhs fontes quase todas funcionam de 100-240V. Ficamos umas 2 semanas assim. Eu enviei uma reclamação, vieram aqui em casa e constataram o problema que depois de alguns dias resolveram.

Na sua configuração atual o modelo de 600VA vai funcionar, mas lembre-se que ele fornece apenas 360watts se a fonte não tiver PFC ativo. Eu uso numa fonte de 460watts, mas sua configuração não parece consumir mais do que 250watts.


Grande _rau_,

sempre colaborando com assuntos sobre energia elétrica no Fórum PCs. Que bom achar suas colaborações aqui também.

O que me diz sobre este modelo:

A Monster é famosa no mercado Audio/Vídeo e produz produtos de ótima qualidade. Esse aí em questão concorre direto com os APC. Vale a pena sim, mas é só pra 120V.


Há uns 3 meses atrás o meu estabilizador queimou e começei a usar o meu PC da assinatura direto na tomada, depois de mais 2 meses usando assim a fonte começou a fazer um silencioso ruido de panela de pressão e no outro dia eu liguei o pc e o mesmo queimou a fonte de vez.

ou seja comprei um estabilizador bom e estou um pouco mais tranquilo, lógico que o certo seria comprar um nobreak bom, mas ainda nao posso comprar isso.

:wave:

COndições de baixissima tensão provoca esse tipo de ruido na fonte quando ela está com bastante carga, já preseciei isso e pode vir a reduzir a vida util. Pode ter sido seu caso. O estabilizador, se for da nova safra na nova norma, consegue elevar a tensão de 89V pra uns 109V.

É difícil dizer com certeza se foi isso mesmo.
 
_rau_ disse:
Na sua configuração atual o modelo de 600VA vai funcionar, mas lembre-se que ele fornece apenas 360watts se a fonte não tiver PFC ativo. Eu uso numa fonte de 460watts, mas sua configuração não parece consumir mais do que 250watts.

Minha fonte não tem PFC ativo. Se eu mudar minha configuração então esse APC 600W não vai me ajudar muito? Tipo uma 9800GX2 e uma Satellite 1000W?
 
3) Tem uma academia aqui perto de casa que suga uma força "***" quem em meados de 2006 fazia o quarteirão inteiro ficar sem luz por 2 semanas. Muitos reclamaram e fizeram um abaixo assinado e eles compraram um gerador. Mas nesses últimos meses a academia ampliou e a rede aqui em casa anda feia nos horários de pico, as vezes dá tanto tlec no estabilizador que desliga o pc. Com um filtro de linha bom, estarei seguro? São os tlecs excessivos que fazem minha fonte desligar?


cara, aqui ao lado de casa tambem tem uma academia, e academia de rico mesmo, com muitos aparelhos e fica aberta das 6h da manha até as 1h da manha. e agora lendo esse seu post. fez sentido de que.... apos essa hora não tem TEC algum. apenas nesse horário... coincidência ou é isso mesmo?

não tinha pensado nisso, pensei em tudo menos nisso. será ?
 
Minha fonte não tem PFC ativo. Se eu mudar minha configuração então esse APC 600W não vai me ajudar muito? Tipo uma 9800GX2 e uma Satellite 1000W?

Não vai aguentar, posso te dizer com certeza! Se eu fosse você economizaria e pegaria o de 1300VA. Mas pra que fonte de 1000watts cara? É ignorância. Uma de 750watts seguraria isso aí mole-mole, não? De qualquer forma, recomendo pelo menos 1300VA aí.


cara, aqui ao lado de casa tambem tem uma academia, e academia de rico mesmo, com muitos aparelhos e fica aberta das 6h da manha até as 1h da manha. e agora lendo esse seu post. fez sentido de que.... apos essa hora não tem TEC algum. apenas nesse horário... coincidência ou é isso mesmo?

não tinha pensado nisso, pensei em tudo menos nisso. será ?

Sim, quem mora em regiões com muitas fábricas por perto costuma ter esse tipo de problema tb.
 
cara, aqui ao lado de casa tambem tem uma academia, e academia de rico mesmo, com muitos aparelhos e fica aberta das 6h da manha até as 1h da manha. e agora lendo esse seu post. fez sentido de que.... apos essa hora não tem TEC algum. apenas nesse horário... coincidência ou é isso mesmo?

não tinha pensado nisso, pensei em tudo menos nisso. será ?

É sim cara essa academia perto de casa é pra rico, nos horários de pico passa dos 300 alunos ligando e desligando equipamentos e aqui em casa sente muito o estabilizador. Vive piscando a luz aqui. Fora dos horários de pico o estabilizador fica quieto só faz barulho quando liga um chuveiro ou microondas mas isso é normal.
 
_rau_ disse:
Não vai aguentar, posso te dizer com certeza! Se eu fosse você economizaria e pegaria o de 1300VA. Mas pra que fonte de 1000watts cara? É ignorância. Uma de 750watts seguraria isso aí mole-mole, não? De qualquer forma, recomendo pelo menos 1300VA aí.

cara eu disse fonte de 1000W pq gosto muito de jogos e vivo fazendo up no PC e toda peça que compro já penso no futuro, por causa disso. Esse da APC de 1300VA aguenta até quanto de Watts reais e quantos minutos ligado na bateria no meu sistema atual?
 
omG !!!!!!!

não acredito nisso, além dessa academia fazer festas com banda ao vivo na parte de fora até as 2h da manha todo mês, ainda puxa a energia... então agora faz totalmente sentido esses Tec´s todo durante o dia... e por isso que de madrugada é suavidade total, nem lembro dos Tec´s. no máximo 1 vez a cada madrugada, que parece ser normal por oscilação na energia. natural... mas agora eu fico ainda mais preocupado e revoltado com esse tipo de situação.

era só o que me faltava. o lance é me mudar daqui mesmo. não vai ter jeito.
 
A Monster é famosa no mercado Audio/Vídeo e produz produtos de ótima qualidade. Esse aí em questão concorre direto com os APC. Vale a pena sim, mas é só pra 120V.

Obrigado pela resposta. Já conhecia a fama da Monster para esse nicho do AV. É considerada a melhor marca de cabos para equipamentos AV do mundo.

Sempre vi os Surge Suppressors da Monster dedicados a Home Theaters e Audio Enthusiasts, então pesquisei por modelos e encontrei esse destinado a computadores. Acredito que a engenharia seja a mesma em ambos os casos, mudando apenas o rótulo e algumas pequenas especificações.

Creio que esse modelo que citei nem concorre diretamente com os APC. Pelo preço, acredito que ele esteja num a gama superior. O que você acha? Ou será que custa caro só pela marca?

PS.: Lembrando que esse Monster declara apenas 1665 joule contra mais de 3000 joule dos APC e mesmo assim custa 50 dólares contra apenas 30 epoucos dólares dos APC.
 
ou seja, se eu deixasse como antes, ligado direto na tomada... com essa puxada de energia da academia. ia ser bem pior. a fonte poderia ter ido para o saco a qualquer momento.
 
omG !!!!!!!

não acredito nisso, além dessa academia fazer festas com banda ao vivo na parte de fora até as 2h da manha todo mês, ainda puxa a energia... então agora faz totalmente sentido esses Tec´s todo durante o dia... e por isso que de madrugada é suavidade total, nem lembro dos Tec´s. no máximo 1 vez a cada madrugada, que parece ser normal por oscilação na energia. natural... mas agora eu fico ainda mais preocupado e revoltado com esse tipo de situação.

era só o que me faltava. o lance é me mudar daqui mesmo. não vai ter jeito.

é cara vai se acostumando, eu passo nervoso todos os dias. Houve uma semana que meu estabilizador ficou muito quieto nos horários de pico e até estranhei, quando fui ver a academia ficou fechada essa semana para limpeza e detetização. E como eu te disse aqui de madrugada é perfeito, mas vou mexer no PC só de madrugada? Eu não:p
 
ou seja, se eu deixasse como antes, ligado direto na tomada... com essa puxada de energia da academia. ia ser bem pior. a fonte poderia ter ido para o saco a qualquer momento.

Com certeza cara, já tinha ido faz tempo...
 
Talvez sim, talvez não. Há que se quantificar essas variações, se elas permanecerem na faixa de 20-25%, pra baixo ou pra cima, qualquer genérica aguenta. Eu só não sei estimar diante das variável de tempo de duração das oscilações. Variações curtas vão de boa, agora longas e no limite da fonte, já fica dificil dizer. Alguns dizem que não há problema, outras opiniões já dizem que há diminuição da vida util nesses casos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo