• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

PC estava normal, agora não fica com tela preta e componentes não ligam

fhelyperf

New Member
Registrado
Boa tarde pessoal, montei uma CPU nova e estou tendo umas pequenas dores de cabeça. Eu estava usando meu PC normal ontem e quando vou ligar hoje ele não da vídeo, tela fica só piscando como se estivesse desligada e teclado e mouse tb não ligam. Quando vou ligar ele apita umas 3 vezes só, cooler do processador liga e a luz da placa de vídeo também mas de resto fica que nem falei ai.

Ryzen 3600x
RX 570
2x8gb e memória ram
placa-mão B450

Tiver como me darem uma luz ai pra qual seria a solução agradeço.
 
Primeiramente, qual marca/modelo específico da sua placa-mãe, idem pros pentes de memória e fonte?

Em segundo lugar, você instalou os pentes de memória nos slots 2 e 4, considerando que sua placa-mãe tenha 4 ao todo?

Em terceiro lugar, se você remover as memórias fora e tentar ligar o PC, os bips que ele emite são idênticos aos que você ouvia antes de realizar o procedimento?

Falouws :cool:
 
placa de vídeo mal encaixada
qualquer cabo mal encaixado
qual a fonte?

retire da energia, inclusive o monitor e tente ligar de novo
 
Primeiramente, qual marca/modelo específico da sua placa-mãe, idem pros pentes de memória e fonte?

Em segundo lugar, você instalou os pentes de memória nos slots 2 e 4, considerando que sua placa-mãe tenha 4 ao todo?

Em terceiro lugar, se você remover as memórias fora e tentar ligar o PC, os bips que ele emite são idênticos aos que você ouvia antes de realizar o procedimento?

Falouws :cool:
Boa tarde amigo.
As memórias são essas: Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400MHz, DDR4, CL16
Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4

As memórias estavam no 1 e 4 e agorinha eu troquei pro 2 e 3. Pelo que li elas teriam que ficar em canais diferentes pra ter um desempenho melhor. Interfere muito em qual slots eu colocar elas? Pensei que só variando os canais já seria válido.
Tem umas inscrições ao lado dos slots:
DIMM_A1
DIMM_A2*
DIMM_B1
DIMM_B2*
Me orientei pelas cores, mas no caso creio que deveria usar na A1 e B1 então?

Sua terceira pergunta eu vou testar agora.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Primeiramente, qual marca/modelo específico da sua placa-mãe, idem pros pentes de memória e fonte?

Em segundo lugar, você instalou os pentes de memória nos slots 2 e 4, considerando que sua placa-mãe tenha 4 ao todo?

Em terceiro lugar, se você remover as memórias fora e tentar ligar o PC, os bips que ele emite são idênticos aos que você ouvia antes de realizar o procedimento?

Falouws :cool:
Testei agora amigo, realmente é o mesmo barulho, três apitos em sequência.
Devo colocar os pentes nos slots 2 e 4 que nem tu disse então?

Ah e minha fonte é uma Corsair 550W 80 Plus White VS550
 
Última edição:
Boa tarde amigo.
As memórias são essas: Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400MHz, DDR4, CL16
Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4

As memórias estavam no 1 e 4 e agorinha eu troquei pro 2 e 3. Pelo que li elas teriam que ficar em canais diferentes pra ter um desempenho melhor. Interfere muito em qual slots eu colocar elas? Pensei que só variando os canais já seria válido.
Tem umas inscrições ao lado dos slots:
DIMM_A1
DIMM_A2*
DIMM_B1
DIMM_B2*
Me orientei pelas cores, mas no caso creio que deveria usar na A1 e B1 então?

Sua terceira pergunta eu vou testar agora.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Testei agora amigo, realmente é o mesmo barulho, três apitos em sequência.
Devo colocar os pentes nos slots 2 e 4 que nem tu disse então?

Ah e minha fonte é uma Corsair 550W 80 Plus White VS550

Se as memórias não tiverem vindo com defeito de fábrica, era pra rodar numa boa.

Sim, interfere: os canais de memória são formados por 2 slots e você deve colocar memórias em canais diferentes para que, somados, consigam trabalhar em modo dual channel. O slots 1 e 2 formam um canal de memória, enquanto que os slots 3 e 4 formam outro canal. A melhor combinação, na grande maioria dos casos, é usar as memórias instaladas nos slots 2 e 4, A2 e B2, como informa o manual da sua placa-mãe e a inscrição no PCB da placa, na cor branca, por meio de asteriscos (é até possível trabalhar em dual channel rodando nos slots 1 e 3, só que a ligação elétrica que sai do socket da CPU vai primeiro para o slot 2 e 4 e, depois, é feita uma extensão para os slots adjacentes, sendo que a fiação do slot 1 vem do slot 2, e a fiação do slot 3 vem do slot 4; por causa disso, caso você deseje fazer overclock ou já estivesse usando de cara memórias mais rápidas, 3000-3200 MHz, essa velocidade provavelmente só seria atingida se as memórias estivessem instaladas nos slots 2 e 4).

Portanto, instale as memórias nesses slots e veja se muda alguma coisa, pois o fato de você ter tirado as memórias fora e o som que o speaker emitiu ter sido o mesmo, leva a crer que seja problema com a memória (3 bips seguidos, de mesma duração, na BIOS AMI que é usada pela Asus, indica isso).

Quanto à fonte, apesar da eficiência White, é um bom modelo, então se ela não veio com algum defeito, vai alimentar tua configuração numa boa :joia:

Falouws :cool:
 
Se as memórias não tiverem vindo com defeito de fábrica, era pra rodar numa boa.

Sim, interfere: os canais de memória são formados por 2 slots e você deve colocar memórias em canais diferentes para que, somados, consigam trabalhar em modo dual channel. O slots 1 e 2 formam um canal de memória, enquanto que os slots 3 e 4 formam outro canal. A melhor combinação, na grande maioria dos casos, é usar as memórias instaladas nos slots 2 e 4, A2 e B2, como informa o manual da sua placa-mãe e a inscrição no PCB da placa, na cor branca, por meio de asteriscos (é até possível trabalhar em dual channel rodando nos slots 1 e 3, só que a ligação elétrica que sai do socket da CPU vai primeiro para o slot 2 e 4 e, depois, é feita uma extensão para os slots adjacentes, sendo que a fiação do slot 1 vem do slot 2, e a fiação do slot 3 vem do slot 4; por causa disso, caso você deseje fazer overclock ou já estivesse usando de cara memórias mais rápidas, 3000-3200 MHz, essa velocidade provavelmente só seria atingida se as memórias estivessem instaladas nos slots 2 e 4).

Portanto, instale as memórias nesses slots e veja se muda alguma coisa, pois o fato de você ter tirado as memórias fora e o som que o speaker emitiu ter sido o mesmo, leva a crer que seja problema com a memória (3 bips seguidos, de mesma duração, na BIOS AMI que é usada pela Asus, indica isso).

Quanto à fonte, apesar da eficiência White, é um bom modelo, então se ela não veio com algum defeito, vai alimentar tua configuração numa boa :joia:

Falouws :cool:
É, coloquei nos slots que você disse e deu na mesma. Estranho que estava funcionando ontem né, dai agora ta assim, e no caso as duas memorias estariam com defeito?
 
Nossa deu até um gelo, comprei um kit pra fazer um upgrade no meu pc, um ryzen 5 1600 AF, asus EX-A320M-gaming, e 2x8gb corsair vegeance LPX 2666. Só esperando chegar e tomara que eu nao tenha problemas.
 
É, coloquei nos slots que você disse e deu na mesma. Estranho que estava funcionando ontem né, dai agora ta assim, e no caso as duas memorias estariam com defeito?

Pode ser uma, podem ser as duas. A única forma de testar seria você ligar apenas 1 pente por vez pra ver se o PC ao menos liga com uma delas. Instale no slot 2, tente iniciar e veja o comportamento: se der o mesmo problema, troque pelo outro pente e repita o processo; se ainda assim continuar, então ao meu ver só pode ser as memórias ou a placa-mãe que resolveu bixar de uma hora pra outra.

Falouws :cool:
 

sera q rx 570 ta com mesmo problema?
Navi (Série 5xxx) e Polaris (5xx) são arquiteturas diferentes. O problema das 5xxx pelo que eu sei são os drivers, em comparação as placas Polaris são bem estáveis hoje em dia. Não sei se a placa de vídeo é o problema aqui, mas se for acho que provavelmente não tem a ver com os problemas das placas Navi.
 
Última edição:
É a maldita combinação de ryzen 3600 com mobo B450, seja qual for o fabricante sempre dá treta.
Ou seja, o PC funciona hoje, mas, amanhã, só Deus sabe.
É por essas e outras que eu não saio da Intel, pq nela eu tenho confiabilidade e a certeza de que o meu micro irá funcionar no dia seguinte.
 
É a maldita combinação de ryzen 3600 com mobo B450, seja qual for o fabricante sempre dá treta.
Ou seja, o PC funciona hoje, mas, amanhã, só Deus sabe.
É por essas e outras que eu não saio da Intel, pq nela eu tenho confiabilidade e a certeza de que o meu micro irá funcionar no dia seguinte.

Falar, e não provar, cai no território do achismo...

Não estou negando problemas, a questão é que não creio que eles são generalizados, senão iria chover gente aqui reclamando dessa mesma configuração e o que não falta são pessoas comprando 3600/3600X + B450.

Estais feliz com a Intel? Que bom, fico feliz, mas mais legal ainda seria você apresentar uma solução ao caso, ao invés de divulgar factoides, achismos...

Falouws :cool:
 
Falar, e não provar, cai no território do achismo...

Não estou negando problemas, a questão é que não creio que eles são generalizados, senão iria chover gente aqui reclamando dessa mesma configuração e o que não falta são pessoas comprando 3600/3600X + B450.

Estais feliz com a Intel? Que bom, fico feliz, mas mais legal ainda seria você apresentar uma solução ao caso, ao invés de divulgar factoides, achismos...

Falouws :cool:
Não é nem questão de falar, mas, sim o de constatar a enorme quantidade de usuários aqui no fórum e lá fora que relatam problemas com a combinação do chipset Amd B450+Ryzen 3600 e afins.
E não só do chipset B450 como também do A320 e outros mais.
A solução eu não tenho e ninguém tem, até pq só vai existir quando a AMD tomar vergonha na cara e parar de mandar produtos (processadores e chipsets) inacabados para o consumidor, simples assim...
 
Não é nem questão de falar, mas, sim o de constatar a enorme quantidade de usuários aqui no fórum e lá fora que relatam problemas com a combinação do chipset Amd B450+Ryzen 3600 e afins.
E não só do chipset B450 como também do A320 e outros mais.
A solução eu não tenho e ninguém tem, até pq só vai existir quando a AMD tomar vergonha na cara e parar de mandar produtos (processadores e chipsets) inacabados para o consumidor, simples assim...

Eu acompanho basicamente todo dia esse fórum, indico várias configurações e ajudo na medida do possível. Não vi, até o momento, nenhuma configuração de 3600 + B450 que desse problema dessa magnitude, de ora ligar de boa, ora não. Se houver (e que pode muito bem ter passado despercebido à minha vista, já que não sou um robô), é muito provável que seja defeito de hardware do que da combinação do setup em si. Não descarto problema na BIOS também, mas, de novo, se fosse um problema sério e generalizado, o que mais se teria aqui seriam tópicos abordando o tema, o que não é bem o caso.

Mais uma vez repito: se tivesse chovendo reclamações dessa combinação em particular, a reputação da AMD estaria em frangalhos e geral estaria evitando de recomendar comprar essa configuração específica ou mesmo hardware da AMD, mas os números de vendas mostram uma realidade bem diferente.

Enfim, se ocorre problemas com o 3600, por que não ocorreria também problemas com o 3700X/3800X/3900X, já que usam a mesma arquitetura, o mesmo die e só muda a quantidade de núcleos/threads/clock/cache/CCDs que cada CPU possui? Esquisito, para dizer o mínimo...

Falouws :cool:
 
Tomara que o kit que comprei e vou montar não de problemas, peguei uma A320 com R5 1600 AF
 
Tomara que o kit que comprei e vou montar não de problemas, peguei uma A320 com R5 1600 AF

Se a placa veio de fábrica funcionando perfeitamente, juntamente com as memórias, o único problema que você possa ter seria tentar instalar o 1600 AF nela e a mesma não bootar por falta de uma BIOS compatível para a leitura das informações do 1600, que usa o codenome da primeira geração, mas usa o núcleo Zen+ presente na segunda. Em tese, pelo fato do nome ser o mesmo do 1600 e dessas placas suportarem os Ryzen 2000 há algum tempo, é provável que esse evento não venha a acontecer.

Falouws :cool:
 
Se a placa veio de fábrica funcionando perfeitamente, juntamente com as memórias, o único problema que você possa ter seria tentar instalar o 1600 AF nela e a mesma não bootar por falta de uma BIOS compatível para a leitura das informações do 1600, que usa o codenome da primeira geração, mas usa o núcleo Zen+ presente na segunda. Em tese, pelo fato do nome ser o mesmo do 1600 e dessas placas suportarem os Ryzen 2000 há algum tempo, é provável que esse evento não venha a acontecer.

Falouws :cool:
ufa. Tem problema se a ram que eu escolhi não estiver na lista de ram compartivel ? Tipo o part number da ram que comprei tem o final um pouco diferente da que está na lista. Escolhi uma corsair vegeance LPX 2666, e na lista tem varias corsair vegeance, mas tem o de 2400, tem o 2666, mas muda um pouco o final (latencia um pouco mais baixa). Com outras marcas acontece a mesma coisa, kingston hyperX vi varias na lista, mas o part number exato nao tem, muda um pouco o final. Alguem consegue explicar esse fenomeno que só tem nas mobos para ryzen ?
 
ufa. Tem problema se a ram que eu escolhi não estiver na lista de ram compartivel ? Tipo o part number da ram que comprei tem o final um pouco diferente da que está na lista. Escolhi uma corsair vegeance LPX 2666, e na lista tem varias corsair vegeance, mas tem o de 2400, tem o 2666, mas muda um pouco o final (latencia um pouco mais baixa). Com outras marcas acontece a mesma coisa, kingston hyperX vi varias na lista, mas o part number exato nao tem, muda um pouco o final. Alguem consegue explicar esse fenomeno que só tem nas mobos para ryzen ?

Não necessariamente. A minha RAM não estava presente no QVL da minha placa-mãe e eu consegui fazê-la funcionar com o perfil do XMP, exceto pela mudança no valor do CL de 17 para 18 ns, pois o IMC do Ryzen não gosta de número ímpar nessa latência.

QVL é um guia apenas, não uma verdade absoluta. Ela vai garantir que se você pegar uma memória da lista, o fabricante certifica de que ela vai rodar da forma como eles conseguiram lá, mas isso não implica dizer que um pente fora da lista não possa funcionar.

Quanto à questão da mudança nos códigos, ao menos na Corsair isso acontece porque existem 3 fabricantes principais de chips de memória (SK Hynix, Samsung e Micron) e eles fabricam vários modelos/revisões de chips, com diferentes capacidades/frequências/latências. O que geralmente acontece é que a Corsair, que não fabrica nenhum chip, compra chips desses fabricantes e monta seus módulos com eles, assim como qualquer outro fabricante de renome (G.Skill, ADATA, Kingston, etc.). Acontece que, num determinado momento, a demanda por um tipo especifico de memória (2400 MHz CL14) pode aumentar do nada e a Corsair se vê obrigada a atendê-la (já que ela não quer perder de lucrar mais com a venda de mais memórias), aumentando a produção dos módulos; porém, pode ocorrer de, durante o incremento na produção, acabar o estoque dos chips usados nesses pentes (chips da Micron, por exemplo), que a Corsair havia comprado anteriormente achando que a demanda seria X e que acabou sendo Y. Ao tentar entrar em contato com a Micron, a Corsair descobre que os novos pedidos demorarão mais tempo que o planejado para chegarem, o que faria a linha de produção ser interrompida; para remediar isso, sabendo que os demais fabricantes (Samsung e Hynix) conseguem também fabricar chips 2400 MHz CL14, ela requisita mais chips deles (seja nesse momento ou de forma antecipada, o que é o mais provável) e continua a fabricar os mesmos módulos, agora com uma revisão diferente no PCB, para indicar que esses novos módulos, apesar de funcionarem na mesma frequência/latência dos anteriores fabricados com chips Micron, usam um chip de outro fabricante. É por causa disso que há essa discrepância no part number de alguns modelos.

Apesar de ainda existir o risco de certas incompatibilidades, eles foram amenizando conforme a plataforma foi amadurecendo mediante updates de BIOS e lançamentos de novas gerações com refinos na controladora de memória interna do processador. Ainda continua sendo loteria, mas as chances de dar alguma merda são pequenas nesse cenário de memórias abaixo de 3000 MHz.

Falouws :cool:
 
ufa. Tem problema se a ram que eu escolhi não estiver na lista de ram compartivel ? Tipo o part number da ram que comprei tem o final um pouco diferente da que está na lista. Escolhi uma corsair vegeance LPX 2666, e na lista tem varias corsair vegeance, mas tem o de 2400, tem o 2666, mas muda um pouco o final (latencia um pouco mais baixa). Com outras marcas acontece a mesma coisa, kingston hyperX vi varias na lista, mas o part number exato nao tem, muda um pouco o final. Alguem consegue explicar esse fenomeno que só tem nas mobos para ryzen ?
Esse "fenômeno" é que as fabricantes de memória lançam muitas variantes e as fabricantes de placa mãe não ficam testando todas do mercado, pode ficar tranquilo com o seu kit.
 
Esse "fenômeno" é que as fabricantes de memória lançam muitas variantes e as fabricantes de placa mãe não ficam testando todas do mercado, pode ficar tranquilo com o seu kit.
ufa. Podemos dizer que a intel tem o controlador de memoria melhor que a amd ? Nenhuma mobo da intel que eu saiba tem lista de compartibilidade de ram só precisa ser ddr4, e todos os ryzen tem as mobos com essa lista.
 
ufa. Podemos dizer que a intel tem o controlador de memoria melhor que a amd ? Nenhuma mobo da intel que eu saiba tem lista de compartibilidade de ram só precisa ser ddr4, e todos os ryzen tem as mobos com essa lista.
Na verdade se trabalhar com o IF 2:1, o top 1 no ranking de overclock em memória é da AMD, mas por conta de como funciona a arquitetura Zen, não é interessante para nós usuários passar de 3600-3800mhz.
Sobre a lista de QLV, a Intel também tem, o pessoal fica receoso por conta da primeira geração dos ryzen realmente darem muito problemas, porém a maioria era com memórias de altas frequências. Hoje em dia está no mesmo patamar que Intel ou melhor.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo