[AJUDA] PC liga mas não dá vídeo. O que pode ser ?

Rodrigaum1

Member
Registrado
Olá Pessoal,

Meu pc do nada parou de dar vídeo mas liga normalmente.

Procedimentos que fiz:
  • Testei a placa onboard e nada
  • Testei as memórias separadamente e nada
  • Testei o monitor em outro pc e funcionou
  • Testei a fonte em outro pc e funcionou
Na minha concepção só pode ser mobo ou o cpu. Mas se fosse CPU o pc estaria ligando ?

Mobo: z68ma-d2h-b3
CPU: i7 2600
 

Mas se fosse CPU o pc estaria ligando ?
Sim, até porque "ligar" (girar os fans, acender leds, etc.) é diferente de efetivamente dar boot (sinal de vídeo no monitor, entrar na bios, carregar o sistema operacional, etc.).

Parece ser placa mãe chegando ao final da vida útil mas é apenas um palpite, teria que testar cada uma das peças em um equipamento similar, especialmente placa mãe e processador.

Experimentou um Clear CMOS ou retirar/colocar a bateria da placa mãe pra ver se muda o comportamento? No manual da placa mãe deve ter as instruções de como fazê-lo.
 
Experimentou um Clear CMOS ou retirar/colocar a bateria da placa mãe pra ver se muda o comportamento? No manual da placa mãe deve ter as instruções de como fazê-lo.

Dei um clear CMOS pelo jumper da placa mas não adiantou nada. Tô tentando achar alguma loja de informática na região que tenha alguma mobo/cpu desse soquete mas tá difícil.
 
1 ano de humano equivale a 8 anos de processador. Esse seu já está com mais de 70 anos, pode ter tido falência múltipla dos órgãos ou COVID.
 
Acabou que o problema foi o mais inesperado possível. Deu problema nas minhas duas memórias ao mesmo tempo. Quais as chances disso acontecer ? lul

Porém tenho mais uma dúvida agora: 1 das minhas memórias era uma kvr 1333mhz e a outra, que está na garantia, é uma hyperx fury ddr3 1866Mhz que muda de frequência de acordo com a que a placa mãe suporta, no meu caso, ela pega os 1866. Mas o meu processador só suporta memórias de até 1333, então se a frequencia da bios estiver no auto meu pc não liga. Costumo deixar a frequencia setada em 1333 pra não ter esse problema mas aí que vem o problema agora. Quando eu precisava resetar a bios essa config ia pro auto e eu precisava ligar meu pc apenas com o pente de 1333 pra conseguir entrar na bios e setar para 1333 e então conseguir colocar a outra memória.

Mas agora que não vou ter mais ela, estava pensando em comprar uma outra hyperx para fazer um DC. Só que me deparei com esse problema da bios: Se eu precisar resetar ela algum dia não terei como ligar o PC.

Alguém sabe como contornar esse problema ?
 
Essa placa suporta frequências ate 2133 então se vc colocar os dois pentes HyperX de 1866 vai funcionar normalmente, antes vc tinha esse problema simplesmente por usar dois pentes com especificações diferentes, a frequência padrão de memória do i7-2600 é 1333 mas dá pra rodar frequências mais altas que isso.

E caso mesmo assim tenha problemas pra bootar deixe a placa repetindo ciclos de boot tentando treinar as memórias, em alguns minutos ela vai desistir e tentar uma frequência mais baixa até ligar.
 
Essa placa suporta frequências ate 2133 então se vc colocar os dois pentes HyperX de 1866 vai funcionar normalmente, antes vc tinha esse problema simplesmente por usar dois pentes com especificações diferentes, a frequência padrão de memória do i7-2600 é 1333 mas dá pra rodar frequências mais altas que isso.

E caso mesmo assim tenha problemas pra bootar deixe a placa repetindo ciclos de boot tentando treinar as memórias, em alguns minutos ela vai desistir e tentar uma frequência mais baixa até ligar.
Dando uma estudada ontem sobre eu vi muitas pessoas falando a mesma coisa, mas eu lembro perfeitamente que meu PC ficava tentando bootar e não conseguia se eu deixasse apenas o pente da Hyperx se a frequência na bios estivesse setada como auto. Só ligava se botasse apenas o pente de 1333 ou os dois juntos pra forçar o da hyperx abaixar a frequência.
 
Dando uma estudada ontem sobre eu vi muitas pessoas falando a mesma coisa, mas eu lembro perfeitamente que meu PC ficava tentando bootar e não conseguia se eu deixasse apenas o pente da Hyperx se a frequência na bios estivesse setada como auto. Só ligava se botasse apenas o pente de 1333 ou os dois juntos pra forçar o da hyperx abaixar a frequência.
Estava no slot A2 ou B2?
 
Mobo Gigabyte, esquece. Já tive muita dor de cabeça com memórias na minha "boa e velha" B75. Usava 4 pentes de memória, ambos HyperX Fury, mas 2x1600Mhz e 2x1866Mhz. Mesmo sendo salada de fruta, memória aceita trabalhar em condição mais lenta, todo mundo sabe.
Só que era um problema pra fazer funcionar os 4 módulos, a placa mãe não subia boot de jeito algum, tinha que ir testando aos poucos módulo por módulo até que ela resolvia aceitar as memórias, aí ficava semanas tranquilo (até eu abrir o gabinete pra mexer em alguma coisa). E também, setar primeiro 1600Mhz e tempos manualmente na BIOS e salvar ajudava a fazer ambas funcionarem mais rápido. Teve vezes da BIOS corromper, e eu ter que fazer um jumper pra forçar o sistema dual BIOS funcionar e recuperar a BIOS primária.

Minha hipótese é que o CI físico da BIOS, com o passar do tempo ele "estraga" por assim dizer, pois quem faz a leitura da BIOS em níveis baixos é o PCH, e como a taxa de transferência dos dados é prejudicada, o PCH entende que a BIOS tá corrompida e para a comunicação, pois a placa nem chega a bipar.
Então, pra melhorar nesse quesito das memórias é a gravação da BIOS em um chip novo e substituir na mobo.
Problema que pra fazer a substituição do CI da BIOS só um técnico capacitado, Gigabyte usa o chip soldado.

Eu pegaria memórias de 1866Mhz, frequência mais alta ajuda nos 1% low, e apenas 2 pentes de memória é mais fácil de melhores frequências.
Colocar as memórias com a BIOS zerada na maioria das vezes aqui, a placa subia boot.
 
Estava no slot A2 ou B2?
Em nenhum slot funcionava, lembro de ter testado em todos.
Mobo Gigabyte, esquece. Já tive muita dor de cabeça com memórias na minha "boa e velha" B75. Usava 4 pentes de memória, ambos HyperX Fury, mas 2x1600Mhz e 2x1866Mhz. Mesmo sendo salada de fruta, memória aceita trabalhar em condição mais lenta, todo mundo sabe.
Só que era um problema pra fazer funcionar os 4 módulos, a placa mãe não subia boot de jeito algum, tinha que ir testando aos poucos módulo por módulo até que ela resolvia aceitar as memórias, aí ficava semanas tranquilo (até eu abrir o gabinete pra mexer em alguma coisa). E também, setar primeiro 1600Mhz e tempos manualmente na BIOS e salvar ajudava a fazer ambas funcionarem mais rápido. Teve vezes da BIOS corromper, e eu ter que fazer um jumper pra forçar o sistema dual BIOS funcionar e recuperar a BIOS primária.

Minha hipótese é que o CI físico da BIOS, com o passar do tempo ele "estraga" por assim dizer, pois quem faz a leitura da BIOS em níveis baixos é o PCH, e como a taxa de transferência dos dados é prejudicada, o PCH entende que a BIOS tá corrompida e para a comunicação, pois a placa nem chega a bipar.
Então, pra melhorar nesse quesito das memórias é a gravação da BIOS em um chip novo e substituir na mobo.
Problema que pra fazer a substituição do CI da BIOS só um técnico capacitado, Gigabyte usa o chip soldado.

Eu pegaria memórias de 1866Mhz, frequência mais alta ajuda nos 1% low, e apenas 2 pentes de memória é mais fácil de melhores frequências.
Colocar as memórias com a BIOS zerada na maioria das vezes aqui, a placa subia boot.
O problema é que no meu caso o culpado parece estar sendo o processador que suporta frequencia máxima de 1333, pois a mobo aceita memórias de 1866. De qualquer forma, terei que pegar uma de 1666 da PNY na kabum pois foi a única ddr3 que achei. A hyperx que eu estava pensando em comprar no mercado livre pelo oq eu andei vendo nas avaliações é falsificada.

Quando chegar eu tento dar o boot com ela com a frequencia na bios setada como auto pra ver se vai. Se não for, eu tenho um pente de 2gb ddr3 aqui que peguei emprestado que posso usar pra conseguir entrar na bios e setar de volta para 1333.
 
A hyperx que eu estava pensando em comprar no mercado livre pelo oq eu andei vendo nas avaliações é falsificada.
Posta o link do ML onde vc viu essas memórias Hyperx falsificadas.
E se as suas 2 memórias estavam com defeito, então o problema foi resolvido.
 
Posta o link do ML onde vc viu essas memórias Hyperx falsificadas.
E se as suas 2 memórias estavam com defeito, então o problema foi resolvido.
Elas pararam de funcionar a 1 semana mas o problema do boot com a hyperx foi desde sempre
 
Essa placa suporta frequências ate 2133 então se vc colocar os dois pentes HyperX de 1866 vai funcionar normalmente, antes vc tinha esse problema simplesmente por usar dois pentes com especificações diferentes, a frequência padrão de memória do i7-2600 é 1333 mas dá pra rodar frequências mais altas que isso.

E caso mesmo assim tenha problemas pra bootar deixe a placa repetindo ciclos de boot tentando treinar as memórias, em alguns minutos ela vai desistir e tentar uma frequência mais baixa até ligar.
Quem delimita a frequência máxima que a memória vai rodar nessa geração de intel é o processador, que para modelos não-k normalmente é limitado pra 1333 ou 1600mhz. A placa mãe só traz o multiplicador.

Eu andei vendo muito conteúdo sobre manutenção de pcs intel de 2~3 geração e o que o @chuqlin falou está corretíssimo. Essas placas tem sofrido muito de bios corrompida. Em muitas casos reescrever a bios por uma mais recente e trocar a pasta térmica do chipset ajuda a trazer as placas mães de volta a vida.

Mas placa mãe com mais de 5~6 anos de vida são dias contados pra dar problema. É o componente mais sensível e que tem mais componentes para falhar.
 
Quem delimita a frequência máxima que a memória vai rodar nessa geração de intel é o processador, que para modelos não-k normalmente é limitado pra 1333 ou 1600mhz. A placa mãe só traz o multiplicador.

Eu andei vendo muito conteúdo sobre manutenção de pcs intel de 2~3 geração e o que o @chuqlin falou está corretíssimo. Essas placas tem sofrido muito de bios corrompida. Em muitas casos reescrever a bios por uma mais recente e trocar a pasta térmica do chipset ajuda a trazer as placas mães de volta a vida.

Mas placa mãe com mais de 5~6 anos de vida são dias contados pra dar problema. É o componente mais sensível e que tem mais componentes para falhar.
Vi a Z68 ali e nem me toquei que era um 2600 e não um 2600k, falha minha, apesar que tinha a z68-ud4 e usei ela umas semanas com um i3 antes de pegar meu 2600K e nessa os multiplicadores maiores que 1333 já ficavam todos travados por padrão com o i3 instalado.

E sim a chance de corrupção de bios aumenta com o passar do tempo e ciclos de uso, essa placa se não me engano é uma dual bios então caso o OP tenha algum problema com isso um técnico pode até inverter os chips main e backup bios pra resolver.
 
Então pessoal, chegou minha memória da PNY DDR3 1600mhz e antes de instalar eu entrei na bios e setei a frequência para auto para ver se iria ter o mesmo comportamento da Hyperx(Não dar boot). Instalei apenas ela e removi os pentes de 1333mhz q eu estava usando e o pc ligou normalmente. A da hyperx de 1866 sozinha não dava boot, a não ser que setasse na bios para 1333. Quando a hyperx chegar do RMA vou testar setando para 1600 para ver se vai.

A da pny ainda está rodando a 1600mhz:
i7bgYSz.jpg

MqdIz3l.png


Como, se o processador só suporta até 1333 ? E será que rola de fazer um dual channel a 1333 ou 1600 com a hyperx quando chegar do RMA ?
 
Então pessoal, chegou minha memória da PNY DDR3 1600mhz e antes de instalar eu entrei na bios e setei a frequência para auto para ver se iria ter o mesmo comportamento da Hyperx(Não dar boot). Instalei apenas ela e removi os pentes de 1333mhz q eu estava usando e o pc ligou normalmente. A da hyperx de 1866 sozinha não dava boot, a não ser que setasse na bios para 1333. Quando a hyperx chegar do RMA vou testar setando para 1600 para ver se vai.

A da pny ainda está rodando a 1600mhz:
i7bgYSz.jpg

MqdIz3l.png


Como, se o processador só suporta até 1333 ? E será que rola de fazer um dual channel a 1333 ou 1600 com a hyperx quando chegar do RMA ?
Pq a placa-mãe é serie Z.
O dual channel dá pra tentar mas pode ter alguns problemas por serem pentes diferentes, se der algum problema basta setar os timings de acordo com o pior modelo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo