• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

PC (Ryzen) Não da vídeo!

Alef Alves

Member
Registrado
Olá, espero que estejam bem.



Tenho um kit super antigo e decidi fazer um upgrade.

Kit Antigo: (10 anos de uso)

CPU = Phenom II x6 1090T

Ram = Vengeance 2x4 ddr3 1600mhz

Mobo = M4N68T-M LE

Fonte = Cooler Master GX 650W

GPU = Rx 460 2gb (não possui alimentação extra)





O caso é o seguinte: Comprei um Ryzen 1600AF + B450m Aorus e uma RAM DDR4 3200mhz Team Group.

Aproveitei a fonte e a placa de vídeo do Kit Antigo. Após a montagem, fui ligar e nada de vídeo. Os coolers estavam girando sem problemas. Como essa placa não tem speaker, não sei se bipou algo. Mas a led erro da CPU estava acesa.

Verifiquei os cabos e tudo estava correto. A outra mobo, usava apenas um conector 4 pinos para alimentação da CPU. Já a AORUS, usa 8. Mas os cabos estão funcionando bem.

Um detalhe que notei, foi que o botão POWER do gabinete não acendeu.

Poderia ser a fonte a razão do problema? Já usei uma placa de vídeo com alimentação extra e tudo funcionou como deveria!
 
Esta usando só um lente de memoria? Tenta retirar e colocar em outro slot.
Sim, apenas um. Já tentei nos 4 slots. A led da CPU fica constantemente acesa. Estou pensando na possibilidade de a placa vir atualizada para os Ryzen 3000 e ter dado alguma incompatibilidade com o 1600AF. Mas não me parece fazer sentido segundo a lista de BIOS no site...

:thinking:
 
Está usando com placa de vídeo? Testou sem placa de vídeo para ver se o sintoma muda?
 
Está usando com placa de vídeo? Testou sem placa de vídeo para ver se o sintoma muda?
Ryzen 1600AF não possuí vídeo integrado. Os Ryzen com vídeo integrado terminam com "G".
Estou com uma RX 460 2gb.
Tudo que posso imaginar, é que precisa atualizar a BIOS. Ou no caso, quem sabe, um downgrade!? Porque não reconheceu o 1600AF.
Do contrário, seria ele com problema 😥
 
Isso está cheirando mesmo a bios que não reconheceu, não tem nenhum conhecido com ryzen mais novos pra poder testar?
 
Isso está cheirando mesmo a bios que não reconheceu, não tem nenhum conhecido com ryzen mais novos pra poder testar?
Conhecido não. Mas tem uma loja (do outro lado da cidade :damn: ) que se ainda estiver funcionando, pode ter um Ryzen de 1 geração para eu testar.
O curioso é que na caixa da placa está bem estampado ser compatível com Ryzen de 1~2~3 geração.
Mas ainda me pergunto sobre o erro. Afinal, no site diz que à partir da BIOS "F1", o 1600AF tem compatibilidade. E provavelmente deve estar na F40 para ser compatível com a linha 3000.
 
Bom, pela caixa é pra funcionar... Não sei se é o caso desta placa, mas tem umas que ao atualizar a bios para os ryzen 5000, perdia suporte pra alguns processadores mais antigos. Quem sabe a sua ta bem atualizada e não é um caso desses.

O ideal é testar primeiro com outro processador mesmo.
 
Bom, pela caixa é pra funcionar... Não sei se é o caso desta placa, mas tem umas que ao atualizar a bios para os ryzen 5000, perdia suporte pra alguns processadores mais antigos. Quem sabe a sua ta bem atualizada e não é um caso desses.

O ideal é testar primeiro com outro processador mesmo.
Mas é bem contraditório. A pág da Gigabyte nessa placa não é tão informativa quanto as concorrentes. Lá diz "Desde a Bios F1". Deveria funcionar.
Bom, a única coisa que posso fazer e testar outra CPU aqui e essa CPU em outra placa. Torcendo para os dois funcionarem. Do contrário, terei de ir para a garantia mesmo sem ter usado.

Nesse caso que mencionou, eu deveria fazer um downgrade de BIOS?
 
Deveria mesmo funcionar. Pra fazer um downgrade teria que assegurar que tudo está funcionando, que pode dar algum problema na garantia, não sei...

A minha placa mãe é gigabyte tb e as informações são realmente meio desencontradas, descobri hj que adicionaram suporte pros ryzen 5000 na a320 deles e na descrição da bios está bem discreto que adicionaram processadores, mas só na lista de cpus compatíveis que você descobre os ryzen 5000...
 
Deveria mesmo funcionar. Pra fazer um downgrade teria que assegurar que tudo está funcionando, que pode dar algum problema na garantia, não sei...

A minha placa mãe é gigabyte tb e as informações são realmente meio desencontradas, descobri hj que adicionaram suporte pros ryzen 5000 na a320 deles e na descrição da bios está bem discreto que adicionaram processadores, mas só na lista de cpus compatíveis que você descobre os ryzen 5000...
Amanhã vou conferir isso e volto aqui para dizer como foi. Mas realmente, é deprimente não ter informações no fabricante.
Até entenderia se lá tivesse alguma info ex: BIOS F40> , deixam de funcionar os Ryzen 1600AF. Sei lá.
Obrigado pela ajuda!
 
Boa sorte ae, vai atualizando o tópico pra poder acompanhar a resolução!
 
Quanto a usar apenas um dos conectores de 4 pinos na placa, ok. O outro é opcional.

O 1600AF é na verdade um 2600. Então a placa deveria funcionar sem problemas. Sem necessidade de alterar o BIOS.

Só para esclarecer, se o LED da CPU está aceso, quer dizer que a CPU passou no teste. O próximo item seria a memória. O problema aí está na memória.

Tenta fazer um clear na CMOS. As vezes pode ser um negócio bobo.
 
Quanto a usar apenas um dos conectores de 4 pinos na placa, ok. O outro é opcional.

O 1600AF é na verdade um 2600. Então a placa deveria funcionar sem problemas. Sem necessidade de alterar o BIOS.

Tenta fazer um clear na CMOS. As vezes pode ser um negócio bobo.
Sim, deveria funcionar sem necessidade de update.
Bom, não consegui fazer o update e a única loja com Ryzen por aqui, queria me cobrar R$ 150,00 pelo update.
Uma piada, por assim dizer.
Vou preencher as coisas aqui e devolver para a loja. Prolongar essa dor de cabeça não parece ser um bom caminho.
 
Sim, deveria funcionar sem necessidade de update.
Bom, não consegui fazer o update e a única loja com Ryzen por aqui, queria me cobrar R$ 150,00 pelo update.
Uma piada, por assim dizer.
Vou preencher as coisas aqui e devolver para a loja. Prolongar essa dor de cabeça não parece ser um bom caminho.
Mas se liga, teu problema aí está na memória, não na CPU.
 
Então. Esses LEDs funcionam assim:

Testa a CPU. Tá OK - Acende a Luz
Testa a RAM. Tá OK - Acende a Luz
Testa Video. Tá OK - Acende a Luz
Testa o Boot. Tá OK - Acende a Luz


Então, se a luz da CPU está acesa quer dizer que a CPU passou no teste. O problema está na RAM. Esses Ryzen de primeira geração são chatos com RAM mesmo. Tenta achar um pente mais básico, sem tanto OC.

Quanto a luz do gabinete, você ligou os cabos invertidos. Confere lá.
 
Não liguei errado os cabos do gabinete. Montei 4x.
Oh, então os leds vão acendendo e quando não acender, o próximo não aceso que deu erro?
E no caso, ela sendo 3200mhz, não baixaria o clock para 2666? 3200mhz seria ativando XMP, certo?
 
Oh, então os leds vão acendendo e quando não acender, o próximo não aceso que deu erro?

Sim, exatamente. O erro na sua máquina está na RAM.

E sim, a RAM inicialmente iria para as velocidades JEDEC. Mas isso não quer dizer que o Ryzen 1600AF (ou 2600) seriam compatíveis com ela.

Minha sugestão é conseguir um pente sem OC e dar o boot inicial. E depois de configurar tudo, tentar com a Team Group.
 
Sim, exatamente. O erro na sua máquina está na RAM.

E sim, a RAM inicialmente iria para as velocidades JEDEC. Mas isso não quer dizer que o Ryzen 1600AF (ou 2600) seriam compatíveis com ela.

Minha sugestão é conseguir um pente sem OC e dar o boot inicial. E depois de configurar tudo, tentar com a Team Group.
Não sei se fico feliz ou triste sabendo disso.
Vou testar novamente e sair em busca de uma ram DDR4. Obrigado
 
@Flavio Fernandes , @Julianx Apenas atualizando o tópico. Devolvi os itens (B450m Aorus, 1600AF e 3200 Team Group) e fiz um novo pedido.

• B450m Steel Legend
• 1600AF
• Spectrix D50 3000Mhz

Assim, por um lado foi bom porque pelos reviews que acompanhei, essa placa é superior a Aorus em alguns pontos. A memória, não sei se foi um bom negócio. Porém, estava na promo e vai facilitar o RMA se necessário.

Mas o grande ponto é que mesmo com esse novo kit, não deu vídeo :ohgod: ...

Fico imaginando se isso seria alguma incompatibilidade com uma memória com frequência alta em um 1600AF. Mas creio que eu teria que habilitar esses 3000 (ou 3200 da Team group) por XMP na bios. :thinking:

Infelizmente, não consegui atualizar a BIOS da Aorus. Mas no site dizia que seria compatível com o 1600 AF desde a F1.
Bom, o que me restou aqui foi a Fonte. Fiz o pedido de uma Nidus 500w e atualizo aqui quando receber.
A fonte atual tem praticamente 10 anos. Espero muito que seja isso! Embora funcione bem no setup antigo gastando muito mais energia, o fato de usar 2 conectores 4 pinos nas B450, pode indicar que tenha algum problema por aí.

Em resumo, é isso. quando chegar, volto aqui com o resultado.
Agradeço pela ajuda!
 
Finalmente minha fonte chegou e ... bom, realmente era isso. Funcionou perfeitamente!

Obrigado por tentarem me ajudar nesse caso.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo