PC só liga se tiro e coloco na tomada... É fonte?

Kaus Borealis

Active Member
Registrado
Olá a todos.
Pessoal, tenho um pc novo com uma superflower leadex III 750. Tudo novinho, ryzen 5600x, rtx 3060ti e uma msi mpg b550 gaming.
O pc funciona super de boa sem nenhum tipo de problema. Mas AS VEZES quando desligo ele, ao ligar ele só dá uma giradinha leve nas fans, chega a piscar a luz da interface de áudio que tenho (scarlett solo 3rd gen) e apaga tudo. Depois disso não liga de jeito nenhum a n ser que EU TIRE DA TOMADA E COLOQUE DE VOLTA.
Achando uma parada bem estranha, mas como tá tudo na garantia vim perguntar pq se for o caso é melhor ver isso logo. Eu já olhei tudo e n vi nada estufado, nenhum capacitor nem nada. Eu o montei e tb n tive nenhum problema durante a instalação. Alguém já viu isso antes?

Desde já agradeço a quem tiver disposto a brincar de sherlock holmes comigo, hahahah.

Um ótimo final de semana a todos.
 
Tive um problema parecido com uma C3Tech PSH750v, a luzinha da placa mãe acendia como se tivesse em meia voltagem, depois de um tempo e as vezes dando "tranco" na tomada, ela conseguia acender 100% para ligar o PC, era um capacitor estufado que troquei e consegui usar por mais algum tempo. Depois quando troquei a fonte observei um defeito com as mesmas características do que ocorre com seu PC, era a placa mãe em curto, já era velha e tinha oxidação considerável.
 
Tive um problema parecido com uma C3Tech PSH750v, a luzinha da placa mãe acendia como se tivesse em meia voltagem, depois de um tempo e as vezes dando "tranco" na tomada, ela conseguia acender 100% para ligar o PC, era um capacitor estufado que troquei e consegui usar por mais algum tempo. Depois quando troquei a fonte observei um defeito com as mesmas características do que ocorre com seu PC, era a placa mãe em curto, já era velha e tinha oxidação considerável.
puts, cara, mas é td novo.... N percebi nenhum capacitor estufado. Vou ter que olhar de novo.
Alguma outra sugestão do que pode ser? Pior que sem saber o que verificar eu n tenho nem como saber o que mandar pra garantia =/
 
Vou abrir o Pc e revisar todos os cabos e dar uma olhada na fonte por alto. O que acho estranho é que o PC funciona 100% mesmo com jogo pesado aberto ou não. É tudo novo, bem chato isso acontecer. Aceito sugestões do que pode ser.

Eu mesmo montei o PC e não houve nenhum problema na instalação. Um standoff do gabinete se soltou, mas troquei por outro do próprio gabinete na mesma hora e o PC nunca foi ligado com esse standoff solto (foi consertado na hora da montagem).

Realmente não sei o que pode ser. :/
 
EU TIRE DA TOMADA E COLOQUE DE VOLTA.
Esse problema somente é resolvido se você tirar e recolocar a fonte na tomada ou você já testou não tirar o plugue da fonte da tomada e tentar iniciar o PC? Daí poderia ser um problema relacionado a cold boot - onde, geralmente, a culpada é a placa-mãe.
 
Esse problema somente é resolvido se você tirar e recolocar a fonte na tomada ou você já testou não tirar o plugue da fonte da tomada e tentar iniciar o PC? Daí poderia ser um problema relacionado a cold boot - onde, geralmente, a culpada é a placa-mãe.
Eu acabei de tirar a fonte, verificar todas as conexões (de cabos ou não), verifiquei os espaçadores entre mobo e gabinete, todos bem apertados, enfim, tudo certo.
Daí pluguei o cabo da fonte na fonte e ele ligou sem que eu apertasse o botão... ¬¬
Pra complementar, eu ainda n tinha ligado o monitor e usb, então desliguei e liguei de novo. Daí ele não ligou só ao plugar o cabo da fonte, me deixando livre pra apertar o botão do power, não ligou....
Daí mesma coisa... Tirei a tomada do filtro de linha e coloquei de novo ele ligou.

Uma coisa que n sei se dei ênfase o bastante. Na primeira vez que eu tento ligar ele dá uma "mini arrancada". Os Coolers SE MOVEM e param e nada liga. As vezes a luz da minha interface de áudio que é ligada no usb "PISCA" e desliga. Daí o que comentei.... Tiro da tomada, boto de novo e liga....


Brabo é que é tudo novo. Chatão isso. Vou ler mais sobre cold boot. Vlw pela atenção.
 
Alguém indica um técnico no RJ pra me ajudar com essa parada? Tem alguém com recomendação do adrenaline? Se tem n achei.
 
É bem provável que essa fonte esteja com defeito. Já que é nova como disse então acione a garantia.
 
Só pra atualizar... Atualizei a BIOS, desconectei o ERP e tirei a proteção conta surto na BIOS TB. Até agora funcionando normal... Se seguir de boa ótimo...
 
Tive um problema parecido com uma C3Tech PSH750v, a luzinha da placa mãe acendia como se tivesse em meia voltagem, depois de um tempo e as vezes dando "tranco" na tomada, ela conseguia acender 100% para ligar o PC, era um capacitor estufado que troquei e consegui usar por mais algum tempo. Depois quando troquei a fonte observei um defeito com as mesmas características do que ocorre com seu PC, era a placa mãe em curto, já era velha e tinha oxidação considerável.
to com essa fonte aqui, a um bom tempo usando ela em 220v ainda ta bem boa usando ela em uns 400w da eficiencia de 89% 90%
 
to com essa fonte aqui, a um bom tempo usando ela em 220v ainda ta bem boa usando ela em uns 400w da eficiencia de 89% 90%

É uma boa fonte, me serviu por uns 8 anos, porém a baixa amperagem numa linha individual de 12v se tornou um problema para mim (ela dividia 12v em 4 linhas com 18A cada). Na época que eu tinha uma R9 290, só conseguia fazer a placa funcionar corretamente usando o conector PCI-e nativo e um adaptador PCI-e conectado na linha 12v dos cabos molex, depois veio uma nova revisão corrigindo essa falha de projeto.
 
Eu sugiro que tente reproduzir o problema desconectando alguns periféricos, como monitor, acessórios usb, etc.

Meu pc sofre de um bug relacionado ao monitor Acer KG241Q. Quando eu desligo ou coloco o computador para dormir, ele só religa ou acorda normalmente se o monitor estiver desligado. Se o monitor estiver ligado, o PC cai em um limbo onde os fans rodam, mas o sistema não inicia. Os fans giram, mas o RGB não acende, por exemplo.
Para sair desse estado, eu desligo o monitor e desligo e lido a régua onde o PC está ligado. Para evitar, eu tenho todos os periféricos ligados em uma régua de tomadas que eu desligo separadamente do computador.

Já tentei mexer nas configurações do monitor e do computador, mas nada deu jeito. Talvez seja o seu caso, então sugiro fazer algumas experiências antes de mandar para um técnico.
 
Eu sugiro que tente reproduzir o problema desconectando alguns periféricos, como monitor, acessórios usb, etc.

Meu pc sofre de um bug relacionado ao monitor Acer KG241Q. Quando eu desligo ou coloco o computador para dormir, ele só religa ou acorda normalmente se o monitor estiver desligado. Se o monitor estiver ligado, o PC cai em um limbo onde os fans rodam, mas o sistema não inicia. Os fans giram, mas o RGB não acende, por exemplo.
Para sair desse estado, eu desligo o monitor e desligo e lido a régua onde o PC está ligado. Para evitar, eu tenho todos os periféricos ligados em uma régua de tomadas que eu desligo separadamente do computador.

Já tentei mexer nas configurações do monitor e do computador, mas nada deu jeito. Talvez seja o seu caso, então sugiro fazer algumas experiências antes de mandar para um técnico.
Mano, eu tava pensando nisso!
Minha GPU é uma RTX 3060 MSI Ventus x3. Ela tem uma tv ligada que uso pra jogar em 4k (raramente), um monitor ultrawide pra trampo e um monitor acer de 27" tb pra trampo (e jogos mais que a tv).
Desde que deu o problema eu desconectei a TV e até agora tá de boa... Será?
De qualquer forma hj chegaram um SSD e uns cabos sata que comprei pq quando abri da última vez pra ver se percebia algo percebi que os cabos dos HDs e ssds estavam bem desgastados... Vai que é isso tb....Nem sei, mas vou reduzir em um a quantidade de armazenamento por cabo (o ssd que peguei é nvme m2) e vou continuar monitorando.

Minha desconfiança foi na TV antes mesmo de ver tua mensagem pq MESMO QUANDO N ESTOU USANDO A TV, SE ELA É LIGADA OU DESLIGADA MEU PC "AVISA" com aquele som de "O dispositivo foi conectado/desconectado.

Só que avisar isso quando faz sei lá....semanas que não uso a tv? Meu chute é que alguma coisa (ou um dos 2 monitores ou tv ou algum dos periféricos) tá deixando alguma energia residual no ambiente do pc e quando eu tento ligar ele não passa nos testes de autodiagnósticos que faz pra arrancar, saca? É meu chute... Queria saber se faz sentido, mas pelo visto esse problema n faz mto sentido...certamente não é popular, rs.

Vou tentar sim, mantenho a galera aqui avisada. Obrigadasso asso assooo por colaborar com essa sugestão... Eu tava desconfiando, mas agora sei que fa algum sentido justamente pq vc compartilhou tua experiência aí! Vlw mesmo!
 
Só pra atualizar os senhores.

Fui premiado. A fonte estava com problema. Comprei um testador de fonte e apontou 160ms no PG (o que é um valor ok, bom até, mas o PG estava piscando no testador e beepando, indicando que o problema era no PG, ainda que não alterasse o valor).

Troquei pela minha CX650 e funcionou 100% das vezes. Ontem chegou a XPG Core Reactor que peguei com a grana do reembolso, visto que a terabyte confirmou o problema.
Teria pêgo outra fonte igual, mas não tinha em estoque. Sem ressentimentos, ainda acho a Super Flower uma excelente marca, mas agora vamos de XPG...


Grato a todos que me ajudaram! Problema resolvido!
 
Olá a todos.
Pessoal, tenho um pc novo com uma superflower leadex III 750. Tudo novinho, ryzen 5600x, rtx 3060ti e uma msi mpg b550 gaming.
O pc funciona super de boa sem nenhum tipo de problema. Mas AS VEZES quando desligo ele, ao ligar ele só dá uma giradinha leve nas fans, chega a piscar a luz da interface de áudio que tenho (scarlett solo 3rd gen) e apaga tudo. Depois disso não liga de jeito nenhum a n ser que EU TIRE DA TOMADA E COLOQUE DE VOLTA.
Achando uma parada bem estranha, mas como tá tudo na garantia vim perguntar pq se for o caso é melhor ver isso logo. Eu já olhei tudo e n vi nada estufado, nenhum capacitor nem nada. Eu o montei e tb n tive nenhum problema durante a instalação. Alguém já viu isso antes?

Desde já agradeço a quem tiver disposto a brincar de sherlock holmes comigo, hahahah.

Um ótimo final de semana a todos.
Eu estou com um problema semelhante que tá me dando uma dor de cabeça grande. No caso o computador é novo, 11 meses de uso e do nada não quis mais ligar. Só liga quando quer e percebi que só liga se o cabo de energia estiver desconectado e eu recolocar ao mesmo tempo que aperto no power.

Não é fonte. Foi testada outra e o problema se mantém. Será que é mobo mesmo? Ainda tenho 1 mês de garantia com ela. Acham válido acionar?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo