PC tá fazendo barulho semelhante a um AVIÃO. (O que aconteceu?)

bruzy

Member
Registrado
Acabei de descobrir que vem da placa de vídeo mesmo o barulho.

Fiz os testes no programa e descobri que vem da placa de vídeo mesmo o problema.

Agora o que eu faço?

Deixo a ventoinha rodando menos? Isso não esquentaria mais? Não perde desempenho?

E por qual motivo isso começou acontecer? Essa placa tem um ano apenas.

Postei um vídeo no Youtube com o problema:
 
Última edição:
São as ventoinhas indo no máximo. Aqui acontecia quando eu ligava o PC e o SmartFan estava no "auto". Mas eram as ventoinhas do gabinete. No seu caso, parece que são as da placa de vídeo.
 
São as ventoinhas indo no máximo. Aqui acontecia quando eu ligava o PC e o SmartFan estava no "auto". Mas eram as ventoinhas do gabinete. No seu caso, parece que são as da placa de vídeo.
Eu também acho que é da placa de vídeo. Ela está com problema?

No caso, eu configurando para ventoinha para rodar com menos velocidade, será que resolve?

É uma RX 580 Sapphire.

Obrigado amigo!
 
Acabei de descobrir que vem da placa de vídeo mesmo o barulho.

Fiz os testes no programa e descobri que vem da placa de vídeo mesmo o problema.

Agora o que eu faço?

Deixo a ventoinha rodando menos? Isso não esquentaria mais? Não perde desempenho?
 
Não sei como é nas RX580. Nas 5700 é só mudar a curva das fans no drive da AMD.

Tem um tópico gigante no fórum sobre isso.
É importante saber também como andam as temperaturas da sua vga.

 
Última edição:
Acabei de descobrir que vem da placa de vídeo mesmo o barulho.

Fiz os testes no programa e descobri que vem da placa de vídeo mesmo o problema.

Agora o que eu faço?

Deixo a ventoinha rodando menos? Isso não esquentaria mais? Não perde desempenho?
Tem de ter um motivo para ela estar girando mais rápido que o normal pode ser os fans que estão estragando eles perdem o desempenho e para compensar o calor dissipado ela tem de girar mais para diminuir o calor, se for o caso tem de substituir os fans por novos.
Se diminuir o giro dos fans ela pode super aquecer e desligar ou estragar a placa de vídeo por isso não diminua o giro delas, deixe em automático que o sensor dela cuida do resto, se em automático ela girar o máximo durante todo o tempo mesmo sem rodar um jogo então os fans estão com defeito pode substituir por novos..
 
Se ela está girando no máximo é porque há a produção de calor. Pode ser uma falha no sensor de temperatura, no circuito do PWM ou até mesmo por vírus.

Verifique como está a temperatura da placa pelo dedômetro. Se estiver muito quente é possível que algum programa esteja usando a VGA para processar algo. Recomendo checar se não foi infectado com programas de mineração.
 
Não uso para mineração, somente pra jogar mesmo.

Achei estranho pq tem vezes que não jogo e ela começa com os barulhos do cooler do nada, mesmo não estando jogando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se ela está girando no máximo é porque há a produção de calor. Pode ser uma falha no sensor de temperatura, no circuito do PWM ou até mesmo por vírus.

Verifique como está a temperatura da placa pelo dedômetro. Se estiver muito quente é possível que algum programa esteja usando a VGA para processar algo. Recomendo checar se não foi infectado com programas de mineração.


Não uso para mineração, somente pra jogar mesmo.

Achei estranho pq tem vezes que não jogo e ela começa com os barulhos do cooler do nada, mesmo não estando jogando.
 
Isso é Coil Whine, 5 a 6 anos atrás tive uma placa da AMD que com o tempo apresentou esse ''defeito''. São as bobinas da placa que estão fazendo esse ruído, não interfere em nada o desempenho da placa nem danifica ela com o tempo.
Se estiver na garantia obviamente troque porque pra conseguir vender depois é um dor de cabeça infernal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O mais estranho é que essas placas da Sapphire são as que mais apresentam isso.
 
Última edição:
Tem algum software que faz o controle do aquecimento ? Aqui por exemplo eu uso o Afterburnner pra fazer esse controle de temperatura da placa.
Aqui as fans da minha RX580 ficam pardas, se chega a 50° elas começam a girar, e quando jogo vai aumentando gradativamente para ir resfriado a placa.

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo