• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

PC travando a 60fps

Allan Ferrari

Active Member
Registrado
Boa noite. Meu pc está com as seguintes situações:

1: O jogo vai a 2, 3 fps e volta.
2: O jogo dá pequenas agarradas mas o fps continua a 60, temperatura e porcentagem de utilização das peças aparentemente normal.
3: O jogo congela (Segue um print do erro q peguei no log do Windows e o monitoramento do jogo na hora da travada).

Especificações:


Processador
AMD Ryzen 5 1600 3.2GHz

Memória
16GB (2X8) Kingston HyperFury Gamer 2400MHz

Placa de vídeo
Galax RTX 2060 6GB DDR6 192 bits

placa-mãe
Asus B450-M Gaming BR

Fonte
Corsair CX750 (Presente, por isso o exagero)

Gabinete
Bluecase BG-024 + 5 Cooler C3 Tech 120mm

Monitor
LED Full HD 1366 x 768 60Hz

Obrigado, desde já!


 
Uou! Uma RTX 2060 pra jogar em 1366x768 é "overkill"! Sobe essa resolução utilizando o DSR, porque tá rolando um gargalo de resolução aí. Sobre as travadas, o jogo e o driver da placa de vídeo estão atualizados? E seu HD, é antigo ou novo? Ja verificou a "saúde" dele?
 
Além do que o colega acima falou, veja se a Bios está atualizada, drivers de chipset, essas coisas. Tenta também formatar o computador. Às vezes uma limpada resolve esses problemas.
 
Uou! Uma RTX 2060 pra jogar em 1366x768 é "overkill"! Sobe essa resolução utilizando o DSR, porque tá rolando um gargalo de resolução aí. Sobre as travadas, o jogo e o driver da placa de vídeo estão atualizados? E seu HD, é antigo ou novo? Ja verificou a "saúde" dele?

Então cara, o HD já testei, está ok, mas sim, ele é antigo.

Eu iria colocar ele na tv, 1920x1080, vc acha que ajuda?

Sobre atualizações, tudo ok.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Além do que o colega acima falou, veja se a Bios está atualizada, drivers de chipset, essas coisas. Tenta também formatar o computador. Às vezes uma limpada resolve esses problemas.
Sim sim, está atualizado. Mas veja bem.

Ele travava mais ainda, aí mandei para manutenção e cara...
A fonte está meio solta parece que não foi parafusada direito.
E tipo, a placa-mãe está faltando parafusos e tem uns diferentes também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ontem um notebook meu deu pau, aí conectei o HD dele nesse Pc pra salvar os arquivos.

Depois disso o PC todo está travando, não só em jogos.
 
Ueh, não é o VSYNC?

Amigo... RTX 2060 num monitor 768p e HD de disco... Você precisa rever suas prioridades. Olha essa porcentagem de uso da placa de vídeo: 30%. Ou seja, numa conta burra mas que diz muito, dos R$ 2.000 que você pagou nessa placa de vídeo você tá deixando de usar R$ 1.400. Uma placa de R$ 700 teria lhe dado exatamente o mesmo desempenho.
 
Ueh, não é o VSYNC?

Amigo... RTX 2060 num monitor 768p e HD de disco... Você precisa rever suas prioridades. Olha essa porcentagem de uso da placa de vídeo: 30%. Ou seja, numa conta burra mas que diz muito, dos R$ 2.000 que você pagou nessa placa de vídeo você tá deixando de usar R$ 1.400. Uma placa de R$ 700 teria lhe dado exatamente o mesmo desempenho.
Na verdade o upgrade ia ser maior. Aí depois acabei colocando nesse monitor q já tinha. Eu uma tv de 1920x1080 já ajudaria?
 
Quanto aos travamentos no caso
Vc vai jogar numa resolução maior, fazendo o uso da placa de vídeo ser maior. Com certeza vai melhorar. Talvez não fique perfeito, mas vai melhorar.
 
Vc vai jogar numa resolução maior, fazendo o uso da placa de vídeo ser maior. Com certeza vai melhorar. Talvez não fique perfeito, mas vai melhorar.
Entendi. Esse fds vou ver se consigo mexer, colocar na tv...


Uou! Uma RTX 2060 pra jogar em 1366x768 é "overkill"! Sobe essa resolução utilizando o DSR, porque tá rolando um gargalo de resolução aí. Sobre as travadas, o jogo e o driver da placa de vídeo estão atualizados? E seu HD, é antigo ou novo? Ja verificou a "saúde" dele?
E fazer esse procedimentos, aticar v-sync, dar uma olhada com calma.
 
Entendi. Esse fds vou ver se consigo mexer, colocar na tv...



E fazer esse procedimentos, aticar v-sync, dar uma olhada com calma.
Com o DSR vc pode aumentar bastante a resolução, o que pode melhorar tbm.
 
Não estou entendendo... vcs estão sugerindo aumentar a resolução para resolver o problema do stuttering?

Isso não faz o menor sentido pra mim oO
 
Seria ideal a troca de alguma peça no caso? Ou do monitor/tv...
Então amigo, primeiro precisamos entender o que está causando o stuttering. As causas mais comuns são:

1- RAM
2- VRAM
3- CPU
4- HD
5- Software (vírus, anti-virus, algum programa bugado em segundo plano, Windows muito antigo, drivers antigos, etc, etc, etc).

A questão da resolução não é pra resolver o stuttering, é que sua placa de vídeo é tão forte pra resolução que vc joga que ela meio que está ociosa, então daria pra vc renderizar o jogo numa resolução superior ao do seu monitor (DSR), e isso lhe traria um ganho de qualidade de imagem sem nenhuma perda de desempenho. Não tem nada a ver com os stutterings. Quer dizer, não dá pra afirmar nada com absoluta certeza, eu nunca joguei esse jogo ai, as vezes ele tem algum bug com resolução baixa ou coisas do tipo, não dá pra saber, estou apenas dizendo os cenários mais comuns.

Eu faria o seguinte:

1- Verificaria se as memórias estão ligadas nos slots recomendados pela fabricante da placa-mãe (geralmente é A2-B2);
2- Verificaria se o perfil XMP está devidamente carregado e ativo;
3- Verificaria se todas as demais opções na BIOS estão conforme o padrão de fábrica;
4- Verificaria se o Windows 10 está atualizado na última versão com nenhuma atualização pendente;
5- Verificaria se os drivers de chipset e vídeo estão na última versão.

Caso o problema persista:

1- Formataria o HD e instalaria o Windows 10 na versão mais recente (original);
2- Após a instalação, deixaria o Windows Update rodando sozinho até não sobrar absolutamente mais nenhuma atualização pendente;
3- Com o Windows 10 original na última versão e com todos os updates, instalaria apenas os drivers de chipset e vídeo da AMD. Mais nada;
4- Instalaria o jogo novamente (original) e verificaria o comportamento.

Se mesmo com o seu PC totalmente limpo e com o Windows 10 atualizado, apenas com software originais, memórias em dual channel e XMP ativo e drivers recentes o problema persistir, eu tentaria fazer um pequeno overclock no seu processador, visto que em stock o clock dele é bem baixo. Isso também vale para a memória, seria interessante deixar ao menos em 2666 MHz, que é o padrão para o seu processador.
 
Não pra resolver, mas pra melhorar o gargalo da resolução.

Seria ideal a troca de alguma peça no caso? Ou do monitor/tv...
Só acontece nesse jogo em específico? Ou em todos que vc joga?
 
Então amigo, primeiro precisamos entender o que está causando o stuttering. As causas mais comuns são:

1- RAM
2- VRAM
3- CPU
4- HD
5- Software (vírus, anti-virus, algum programa bugado em segundo plano, Windows muito antigo, drivers antigos, etc, etc, etc).

A questão da resolução não é pra resolver o stuttering, é que sua placa de vídeo é tão forte pra resolução que vc joga que ela meio que está ociosa, então daria pra vc renderizar o jogo numa resolução superior ao do seu monitor (DSR), e isso lhe traria um ganho de qualidade de imagem sem nenhuma perda de desempenho. Não tem nada a ver com os stutterings. Quer dizer, não dá pra afirmar nada com absoluta certeza, eu nunca joguei esse jogo ai, as vezes ele tem algum bug com resolução baixa ou coisas do tipo, não dá pra saber, estou apenas dizendo os cenários mais comuns.

Eu faria o seguinte:

1- Verificaria se as memórias estão ligadas nos slots recomendados pela fabricante da placa-mãe (geralmente é A2-B2);
2- Verificaria se o perfil XMP está devidamente carregado e ativo;
3- Verificaria se todas as demais opções na BIOS estão conforme o padrão de fábrica;
4- Verificaria se o Windows 10 está atualizado na última versão com nenhuma atualização pendente;
5- Verificaria se os drivers de chipset e vídeo estão na última versão.

Caso o problema persista:

1- Formataria o HD e instalaria o Windows 10 na versão mais recente (original);
2- Após a instalação, deixaria o Windows Update rodando sozinho até não sobrar absolutamente mais nenhuma atualização pendente;
3- Com o Windows 10 original na última versão e com todos os updates, instalaria apenas os drivers de chipset e vídeo da AMD. Mais nada;
4- Instalaria o jogo novamente (original) e verificaria o comportamento.

Se mesmo com o seu PC totalmente limpo e com o Windows 10 atualizado, apenas com software originais, memórias em dual channel e XMP ativo e drivers recentes o problema persistir, eu tentaria fazer um pequeno overclock no seu processador, visto que em stock o clock dele é bem baixo. Isso também vale para a memória, seria interessante deixar ao menos em 2666 MHz, que é o padrão para o seu processador.
Pô, obrigado cara, vou fazer tudo isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não pra resolver, mas pra melhorar o gargalo da resolução.


Só acontece nesse jogo em específico? Ou em todos que vc joga?
Todos os jogos.
 
Instale o último driver de audio do site do fabricante da placa-mãe
 
Então amigo, primeiro precisamos entender o que está causando o stuttering. As causas mais comuns são:

1- RAM
2- VRAM
3- CPU
4- HD
5- Software (vírus, anti-virus, algum programa bugado em segundo plano, Windows muito antigo, drivers antigos, etc, etc, etc).

A questão da resolução não é pra resolver o stuttering, é que sua placa de vídeo é tão forte pra resolução que vc joga que ela meio que está ociosa, então daria pra vc renderizar o jogo numa resolução superior ao do seu monitor (DSR), e isso lhe traria um ganho de qualidade de imagem sem nenhuma perda de desempenho. Não tem nada a ver com os stutterings. Quer dizer, não dá pra afirmar nada com absoluta certeza, eu nunca joguei esse jogo ai, as vezes ele tem algum bug com resolução baixa ou coisas do tipo, não dá pra saber, estou apenas dizendo os cenários mais comuns.

Eu faria o seguinte:

1- Verificaria se as memórias estão ligadas nos slots recomendados pela fabricante da placa-mãe (geralmente é A2-B2);
2- Verificaria se o perfil XMP está devidamente carregado e ativo;
3- Verificaria se todas as demais opções na BIOS estão conforme o padrão de fábrica;
4- Verificaria se o Windows 10 está atualizado na última versão com nenhuma atualização pendente;
5- Verificaria se os drivers de chipset e vídeo estão na última versão.

Caso o problema persista:

1- Formataria o HD e instalaria o Windows 10 na versão mais recente (original);
2- Após a instalação, deixaria o Windows Update rodando sozinho até não sobrar absolutamente mais nenhuma atualização pendente;
3- Com o Windows 10 original na última versão e com todos os updates, instalaria apenas os drivers de chipset e vídeo da AMD. Mais nada;
4- Instalaria o jogo novamente (original) e verificaria o comportamento.

Se mesmo com o seu PC totalmente limpo e com o Windows 10 atualizado, apenas com software originais, memórias em dual channel e XMP ativo e drivers recentes o problema persistir, eu tentaria fazer um pequeno overclock no seu processador, visto que em stock o clock dele é bem baixo. Isso também vale para a memória, seria interessante deixar ao menos em 2666 MHz, que é o padrão para o seu processador.

Boa noite. Fiz esses procedimentos (Overclock ainda não). Segue o resultado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@brdtoledo @jeebruno . Boa noite a todos. Fiz os procedimentos, segue dois pequenos vídeos de um jogo com o msi afterburber monitorando. O principal é o de
6 segundos, q da pra ver travando e a utilização dos componentes.

 
Última edição:
Boa noite. Fiz esses procedimentos (Overclock ainda não). Segue o resultado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@brdtoledo @jeebruno . Boa noite a todos. Fiz os procedimentos, segue dois pequenos vídeos de um jogo com o msi afterburber monitorando. O principal é o de
6 segundos, q da pra ver travando e a utilização dos componentes.

Estranho, man. Eu tinha/tenho esse problema em um jogo específico, o FFXV. Quando peguei minhas memórias de 3200Mhz melhorou bastante, mas ainda tenho. Vi que muita gente tem esse mesmo problema (topicos na steam, reddit, etc), independente da configuração. Aí eu desencanei, já que é só um jogo mesmo, que provavelmente foi lançado "cagado". Mas no seu caso, em todos os jogos, é complicado.
Não sei se tem algo a ver (vai que... né...), porém, já tentou trocar de cabo de vídeo (HDMI/Displayport) e conexão (tanto a saída da placa, quanto a entrada da tv/monitor)?
 
Estranho, man. Eu tinha/tenho esse problema em um jogo específico, o FFXV. Quando peguei minhas memórias de 3200Mhz melhorou bastante, mas ainda tenho. Vi que muita gente tem esse mesmo problema (topicos na steam, reddit, etc), independente da configuração. Aí eu desencanei, já que é só um jogo mesmo, que provavelmente foi lançado "cagado". Mas no seu caso, em todos os jogos, é complicado.
Não sei se tem algo a ver (vai que... né...), porém, já tentou trocar de cabo de vídeo (HDMI/Displayport) e conexão (tanto a saída da placa, quanto a entrada da tv/monitor)?
Já, já testei... A utilização dos componentes está normal?
 
Já, já testei... A utilização dos componentes está normal?
Ao meu ver, estão normais as porcentagens de uso. Dependendo da resolução/jogo/configurações gráficas, a GPU não vai ficar a 100%. Normal.
 
Ao meu ver, estão normais as porcentagens de uso. Dependendo da resolução/jogo/configurações gráficas, a GPU não vai ficar a 100%. Normal.
Entendi... A placa-mãe e placa de vídeo mandei pra garantia, pois tinha muito mais problemas com esse Pc, as duas foram trocadas. Eu tive problema com o HD a 100% de utilização, aí vi alguns vídeos e melhorou. No teste ele está normal, mas ainda pode ser ele? Sendo q ainda não tenho SSD.

Posso considerar problema físico em alguma peça?
 
Última edição:
Entendi... A placa-mãe e placa de vídeo mandei pra garantia, pois tinha muito mais problemas com esse Pc, as duas foram trocadas. Eu tive problema com o HD a 100% de utilização, aí vi alguns vídeos e melhorou. No teste ele está normal, mas ainda pode ser ele? Sendo q ainda não tenho SSD.

Posso considerar problema físico em alguma peça?
Se o problema dos 100% ainda persiste, pode ser ele sim. Caso já tenha resolvido, pode ser outra coisa.
Já tentou trocar os cabos SATA do HD? Mudar as portas? Esse problema tá difícil mesmo :hmm2:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo